Está en la página 1de 26

A Extenso do Mundo Bblico

Jos Adelson de Noronha

O Mundo Bblico
O mundo bblico situa-se no atual Oriente Mdio e terras do contorno do Mar Mediterrneo. ele o bero da raa humana. Mais precisamente a Mesopotmia, nas plancies entre os rios Tigre e Eufrates.

Foi daqui que partiram as primeiras civilizaes.

O Mundo Bblico
Na disperso das raas aps o Dilvio (Gn caps. 10 e 11):

Sem povoou o sudoeste da sia; Co povoou a frica; Cana povoou a pennsula arbica e Jaf povoou a Europa e parte da sia.

Limites do Mundo Bblico


Ao Norte: Da Espanha ao Mar Cspio
A Leste: Do Mar Cspio ao Mar Arbico (Oceano ndico) Ao Sul: Do Mar Arbico Lbia. A Oeste: Da Lbia Espanha.

Regies, reas, pases e Acidentes Naturais do mundo bblico

1. Mesopotmia
Gn 24.10; At 2.9; Dt 23.4.

Bero da humanidade A Histria Geral declara ser o Egito o bero da humanidade, mas a verdade est na Bblia. Aqui existiu o den Admico.

1. Mesopotmia

Na Mesopotmia destacam-se dois pases: Babilnia, de capital do mesmo nome. Outros nomes antigos: Caldia (Ez 11.24); Sinear (Gn 14.1); Smer. o sul da Mesopotamia;

Assria, Gn 2.14; 10.11. o norte da Mesopotmia. hoje parte do Iraque. Capital: Nnive, destruda em 607 AC.

2. Arbia
Capital: Petra (gr); Sela (heb.)
Vai da foz do Nilo ao Golfo Prsico. A, Israel peregrinou em demanda de Cana. A regio de Ofir, fornecedora de ouro ficava possivelmente a (I Rs 9.28). A parte da pennsula do Sinai era chamada Arbia Ptrea. A Lei foi dada a e o tabernculo erigido a primeira vez.

3. Prsia

Hoje parte do Ir. Capitais: teve as seguintes, pela ordem: Ecbtana, Pasrgada, Sus, Perspolis. Foi cenrio do livro de Ester e parte do livro de Daniel. A, primeiramente floresceram os medos. Depois os persas assumiram a liderana. Ver At 2.9. A Mdia, quando na supremacia tinha por capital Hamad (entre os gregos Ecbtana.)

4. Elo
Hoje incorporado no Ir. Capital: Sus, Gn 14.1; At 2.9.

5. Armnia ou Ararat Cap. 6 de Gnesis.

6. Sria

Capital: Damasco, Is 7.8. Seu territrio no o mesmo da Sria moderna (At 11.26). Nos dias de Jesus tornara-se sede da provncia romana, da qual fazia parte a Palestina (Lc 2.2). A capital dessa provncia era Antioquia. A Sria era na poca governada por um legado romano.

7. Fencia
Hoje: Lbano, em parte. Cidades principais: Tiro e Sidon.
Navegantes famosos. Primitivos exploradores. Fundaram Cartago, na frica do Norte (hoje Tunis.)

Nosso alfabeto vem dos fencios, cerca de 1500 AC. Ver Mt 15.21; 11.22; I Rs 9.26-28.

8. Egito

o pas mais citado na Bblia depois de Israel. Em hebraico seu nome Mizraim, Gn 10.6. Teve vrias capitais nos templos bblicos.

Parte do seu futuro, profeticamente falando, est em Ez 29.15.

9. Etipia

A profecia de Sl 68.31 a respeito da Etipia, teve seu cumprimento a partir de At 8.26-39, quando a f crist foi ali introduzida. pas de princpios cristos at hoje. A Etipia da Bblia compreende hoje a Abissnia e a Somlia.

10. Lbia

Extensa regio da frica do Norte. Simo, o que ajudou Jesus a levar a cruz, era natural de Cirene - cidade da Lbia, Mt 27.32. Igualmente, no dia de Pentecoste estavam cireneus em Jerusalm, At 2.10.

11. sia
A sia dos tempos bblicos nada tinha com o atual continente asitico.
Era uma provncia romana situada na parte ocidental da chamada sia menor ou Anatlia. Ler At 6.9; 19.22; 27.2; I Pe 1.1; Ap 1.4,11.

Capital dessa provncia: feso. Toda a regio dessa antiga sia Menor compreende hoje o territrio da Turquia.

12. Grcia ou Hlade


At 20:2
No Antigo Testamento, em hebraico, Jav ou Inia (Gn 10.4,5). A maior parte da Grcia Antiga era conhecida pelo nome de Acaia (At 18.12), nome esse derivado dos Aqueus - povo que a habitou. Na poca do NT a Grcia era constituda de Estados isolados sob os romanos. Sua capital poltica era Corinto e no Atenas. Em Corinto residia o procnsul romano

13. Macednia
At 19:21
Ficava ao norte da Grcia.
A antiga Macednia hoje parte do territrio de vrios pases, a saber: norte da Grcia, sul da Bulgria, Iugoslvia, e parte da Turquia. O ministrio do apstolo Paulo ocorreu na sia Menor, Grcia e Macednia, principalmente. A capital da Macednia era Pella.

14. Ilrico
Rm 15:19

Regio europia onde Paulo ministrou a Palavra de Deus. hoje a Albnia e parte da Iugoslvia. A parte principal da Iugoslvia de hoje a antiga Dalmcia de II Tm 4.10.

At 27:1; Hb 13:24
Pas banhado pelo Mediterrneo, situado ao sul da Europa. Em Roma, sua capital, foi fundado um diminuto reino em 753 AC, que mais tarde viria a ser senhor absoluto do mundo conhecido - O Imprio Romano. Para a Itlia Paulo viajou e pregou o Evangelho como prisioneiro.

15. Itlia

16. Espanha
Rm 15:24,28

Segundo os estudiosos da Bblia, a cidade de Trsis mencionada em Jn 1.3; 4.2, ficava ao sul da Espanha, sendo no tempo de Jonas o extremo do mundo conhecido do povo comum. Foi a Espanha grande perseguidora dos cristos durante a Idade Mdia, especialmente atravs dos tribunais da sinistra Inquisio.

17. Israel ou Cana


Gn 15:18
Principal terra da Bblia. Foi prometida por Deus aos Hebreus (Gn 15:18).
o centro geogrfico da terra (Ez 5:5), a coroa de todas as terras (Ez 20:15); terra desejvel e a mais formosa das naes (Jr 3:19); Ocupava, aproximadamente, 31.000 Km2, 1/8 do Estado de So Paulo.

Ora, Agar o monte Sinai, na Arbia, e corresponde Jerusalm atual, que est em escravido com seus filhos (Gl 4:25).

También podría gustarte