Está en la página 1de 17

Tijolos macios Blocos cermicos

Nomes: Andressa Peres Denise Mokreys Juliana Prata Patrcia Hagobian AM7DI

Tijolos macios especificaes

Definio: tijolo que possui todas as faces plenas de material, podendo apresentar rebaixos de fabricao em uma das faces de maior rea. Fabricao: O tijolo macio cermico deve trazer a identificao do fabricante, o que ser efetuado sem prejuzo para o uso do produto. Fornecimento: Os tijolos macios sero fornecidos em lotes ou sublotes identificveis, constitudos de unidades do mesmo tipo e qualidade, essencialmente fabricados nas mesmas condies. Unidade de compra: A unidade de compra o milheiro.

Tijolos macios
Classificao: Os tijolos se classificam em: - Comuns: So de uso comum e podem ser classificados em a, b e c, conforme sua resistncia a compresso. - Especiais: Sero fabricados em formatos e especificaes acordados entre as partes. Caractersticas geomtricas: formas e dimenses nominais. Os tijolos comuns possuiro forma de um paraleleppedo retangular, sendo suas dimenses nominais as seguintes, obedecida a ordem comprimento, largura e altura: 190 x 90 x 57 e 190 x 90 x 90.

Blocos cermicos especificaes


Definio: componente de alvenaria que possui furos prismticos e / ou cilndricos perpendiculares s faces que os contm. Fabricao: O bloco cermico fabricado com argila, conformado por extruso e queimado a uma temperatura que permita ao produto final atender s condies determinadas nessas normas. Fornecimento: Os blocos cermicos sero fornecidos em lotes ou sublotes identificveis, constitudos de blocos do mesmo tipo e qualidade, essencialmente fabricados nas mesmas condies. Unidade de compra: A unidade de compra o milheiro

Blocos cermicos
Os

blocos classificam-se em: - De vedao: So os blocos projetados para ser assentados com os furos horizontais. Classificam-se em comuns e especiais. - Blocos de vedao comuns: So os de uso corrente e sero classificados em A e B conforme sua resistncia compresso. - Blocos de vedao especiais: So os fabricados em formatos e especificaes acordados entre as partes.

Blocos cermicos

- Blocos portantes: so os blocos projetados para ser assentados com os furos na vertical. - Blocos portantes comuns: So os de uso corrente. - Blocos portantes especiais: So os fabricados em formatos e especificaes acordados entre as partes.

Caractersticas geomtricas: Forma: os blocos de vedao e portantes comuns possuiro a forma de um paraleleppedo retangular.

Procedimentos tijolos macios e blocos cermicos


Fabricantes:

Admite-se o emprego de tijolos e blocos cermicos fabricados por: - Tenaz S.A., sob a marca Forja Tenaz - Tijolos e telhas Mavi Ltda. - Uralita Indstria e Comrcio Ltda. Normas: A execuo da alvenaria de tijolos macios e/ou de blocos cermicos obedecer as normas da ABNT.

Procedimentos
Contraverga: Componente estrutural localizado sobre os vos de alvenaria Verga: Componente estrutural, localizado sobre os vos de alvenaria.

Procedimentos
Escantilho: Rgua de madeira, com o comprimento do pdireito do andar, graduada com distncias iguais a altura nominal do componente cermico mais 30 mm (junta entre fiadas).

Procedimentos
Juntas de amarrao: Sistema de assentamento dos componentes de alvenaria no qual as juntas verticais so descontnuas. Juntas a Prumo: Sistema de assentamento dos componentes de alvenaria no qual as juntas verticais so contnuas.

Procedimentos
Ligao: Ligao entre alvenaria e componentes da estrutura (pilares, vigas, etc.) obtida mediante o emprego de materiais e disposies construtivas e particulares.

Procedimentos

Disposies diversas: - As alvenarias de tijolos macios e blocos cermicos obedecero s dimenses e os alinhamentos determinados nos Projetos de Arquitetura. - As espessuras indicadas no Projeto de Arquitetura referem-se s paredes depois de revestidas. Admite-se no mximo, uma variao de 2 cm em relao espessura projetada. - Se as dimenses dos tijolos a empregar obrigarem uma pequena alterao dessas espessuras, sero efetuadas as necessrias modificaes no desenho depois de consultada a fiscalizao. - Haver o cuidado de no deixar panos soltos de alvenaria por longos perodos e nem executa-lo de uma s vez. - As alvenarias apoiadas em alicerces sero, no mnimo, 24h aps a impermeabilizao desses alicerces. - Nesses servios de impermeabilizao sero tomados todos os cuidados para garantir a estanqueidade da alvenaria, e consequentemente, evitar o aparecimento de umidade ascendente.

Procedimentos
Componentes

cermicos: - As paredes sero moduladas de modo a utilizar-se o maior nmero possvel de componentes cermicos inteiros. - Os componentes cermicos sero abundantemente molhados antes de suas colocaes. - As alvenarias destinadas a receber chumbadores de serralharia executadas, obrigatoriamente com tijolos macios.

Procedimentos

O assentamento dos componentes cermicos ser executado com juntas de amarrao. As fiadas sero perfeitamente de nvel alinhadas e aprumadas. Ser utilizado o escantilho como guia de juntas. A marcao dos traos no escantilho ser efetuada atravs de pequenos sulcos realizados sem serrotes. Para o alinhamento vertical da alvenaria -prumada- ser utilizado o prumo do pedreiro. No caso de alvenaria de blocos cermicos vedada a colocao de componente cermico com furos no sentido da espessuras das paredes. Todas a salincias superiores a 40 mm sero construdas com componentes cermicos.

Procedimentos

A execuo da alvenaria ser iniciada pelos cantos principais ou pelas ligaes com quaisquer outros componentes e elementos da edificao. Aps os levantamentos dos cantos ser utilizada com guia uma linha entre eles, fiada por fiada, para que o prumo e a horizontalidade fiquem garantidos. Para as obras com estrutura de concreto armado e alvenaria ser interrompida abaixo da vigas e/ou lajes. Esse espao ser preenchido, aps sete dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura.

Procedimentos

Componentes estruturais: - Os panos de alvenaria no podero ter o comprimento superior a 5 m e nem altura superior a 3 m. - O dimensionamento de pilares e das cintas de amarrao ser efetuada pelo construtor e autenticada pela fiscalizao. - Para as obras que no exijam estrutura de concreto armado, a alvenaria no deve servir de apoio direto para as lajes. Nessa hiptese ser prevista uma cinta de amarrao, em concreto armado, sob a laje e sobre todas as paredes que delas recebem cargas. - Sobre o vo de portas e janelas, sero moldadas ou colocadas vergas e contravergas. - Na execuo de alvenaria com juntas a prumo, obrigatria a utilizao de armaduras longitudinais situadas na argamassa de assentamento e distanciada cerca de 60 cm na altura.

Procedimentos
Ligao:

Com barra de ao/tela soldada: Para a perfeita aderncia das alvenarias s superfcies de concreto, essas ltimas sero chapiscadas com argamassa industrializada. Essa recomendao vlida para toda superfcie de concreto em contato com a alvenaria. Planeza da parede: Ser verificada periodicamente durante o levantamento da alvenaria com rgua a prump e comprovada aps a alvenaria erguida, no devendo apresentar distoro maior do que 5 mm.

También podría gustarte