Está en la página 1de 133

Conhecendo Apresenta Vapor Engenharia de aplicao Jackson X.S.

BEM VINDO AO MUNDO DO VAPOR !


O curso de vapor SPIRAX SARCO/ENGEVAL tem como objetivo demonstrar as caractersticas e o uso do vapor como elemento de transmisso de energia para aquecimento industrial. A utilizao do vapor como meio de transmisso de potncia mecnica um assunto especfico que abordaremos em outra oportunidade. Trabalharemos com as unidades do sistema mtrico. O presente curso destinado a todas as pessoas que atuam em projetos, operao e manuteno de sistemas de vapor. Esperamos, com este trabalho, contribuir com os profissionais dessas reas no tocante solues dos problemas encontrados.

1.1 - O QUE VAPOR ? Como outras substncias, a gua pode se apresentar nos estados slido (gelo), lquido (gua) e gasoso (vapor). Neste curso, estudaremos a gua nos estados lquido, gasoso e a transio de um estado para outro. Ao cedermos calor para a gua, sua temperatura aumenta at atingir um determinado valor. A partir deste, a gua no tem mais como se manter em estado lquido. Esse valor corresponde ao PONTO DE EBULIO, isto , qualquer adio de calor far com que parte desta gua ferva, se transformando em vapor. Podemos considerar, de forma sinttica que vapor nada mais que a unio do elemento qumico GUA com o elemento fsico ENERGIA OU CALOR.

1.2 - POR QUE SE UTILIZA O VAPOR ? O vapor utilizado como meio de transmisso de energia desde a Revoluo Industrial. princpio, utilizava-se vapor no preparo de alimentos. Hoje, o vapor tornou-se uma ferramenta flexvel e verstil para a indstria quando se necessita de aquecimento. POR QUE? O vapor gerado partir da gua, fludo relativamente barato e acessvel em grande parte do planeta. Sua temperatura pode ser ajustada com preciso, controlando sua presso atravs de vlvulas. Transporta grandes quantidades de energia com pouca massa e, ao retornar ao estado lquido, cede essa energia ao meio que se deseja aquecer. facilmente transportado atravs de tubulaes, podendo percorrer grandes distncias entre os pontos de gerao e utilizao.

1.3 - PRODUO DE VAPOR Para melhor explicar a produo de vapor, utilizaremos o exemplo da figura abaixo:

Suponhamos um cilindro com a parte inferior vedada, envolvido com isolamento trmico com eficincia de 100 %, de tal forma que no haja perda de calor para a atmosfera e contendo 1 kg de gua temperatura de 0 C (ponto de fuso). Essa condio ser tomada, doravante, como ponto de referncia, onde passaremos a considerar, para nossos propsitos, que a QUANTIDADE DE CALOR existente nessa massa de gua igual a ZERO.

Supondo que a presso exercida sobre a gua seja atmosfrica, qualquer adio de calor absorvida pela gua far com que sua temperatura se eleve, conforme mostra abaixo:

A temperatura da gua aumentar at que se atinja o valor de 100C. Nessas condies, qualquer aumento adicional de calor far com que a gua no consiga se manter em estado lquido, sendo que uma parte dessa massa ferver, ou melhor, se transformar em vapor, conforme figura abaixo:

Quanto maior a quantidade de calor absorvida pelo sistema, maior ser a massa de gua transformada em vapor, conforme as figuras a baixos:

partir do momento em que se esgotar completamente a massa de gua, a temperatura do processo voltar a aumentar, sendo que teremos somente a presena de vapor (gs), conforme a figura abaixo.

O calor que provoca a mudana de temperatura na gua em sua forma lquida at o ponto de ebulio, bem como, o calor que provoca aumento da temperatura do vapor (gs), fazendo com ele mude de temperatura na regio de super-aquecimento, ou seja, h aumento de temperatura sem haja mudana de estado, chamado de CALOR SENSVEL (smbolo CS).

O calor adicional necessrio para converter 1 kg de gua em vapor chamado de CALOR LATENTE (smbolo CL). A soma do Calor Sensvel e do Calor Latente corresponde ao CALOR TOTAL por kg de vapor (smbolo CT).

2.1.4 EXEMPLO DE CALOR SENSVEL Suponhamos que dispomos de gua com temperatura de 10C para abastecer uma caldeira que trabalha presso atmosfrica. Conforme visto anteriormente, necessitamos de 1 kcal de energia para fazer aumentar a temperatura de 1 kg de gua em 1C. Nessas condies, seriam necessrias 90 kcal para elevar a temperatura de 1 kg de gua de 10C at 100C (correspondente temperatura de ebulio da gua presso atmosfrica). Se a capacidade produtiva da caldeira for de 10000 litros (ou 10000 kg), a energia necessria para elevar toda a massa de gua de 10C para 100C ser 90 kcal/kg * 10000 kg = 900000 kcal. Vale observar que este valor no corresponde ao calor sensvel encontrado nas Tabelas de Vapor Saturado, pois, o ponto de referncia para tomada deste valor considerado quando a gua est a 0C. Portanto, nessas condies, o calor sensvel 100 * 1 = 100 kcal/kg.

2.1.5 - CALOR LATENTE ( Calor de Mudana de Fase ) Se, atingida a temperatura de 100C na presso atmosfrica, a gua continuar a receber calor, passar a ocorrer a transformao da gua em vapor, temperatura constante. Esse calor adicional chama-se CALOR LATENTE, sendo a quantidade de energia necessria para transformar 1 kg de gua em 1 kg de vapor. Obs.: Toda vez que ocorre a mudana de fase do fludo (gua para vapor), onde o fluido recebe a energia, bem como, na mudana de fase do fludo (vapor para gua) onde ocorre a liberao da energia, chamamos de calor latente

2.1.6 - CALOR TOTAL a soma do calor sensvel com o calor latente. Ao observarmos as Tabelas de Vapor Saturado, veremos que, presso atmosfrica, as quantidades de energia para transformar 1 kg de gua em vapor so: CALOR SENSVEL = 100 kcal CALOR LATENTE = 539,7 kcal CALOR TOTAL = 100 + 539,7 = 639,7 kcal Considerando uma massa de 100 kg de vapor, a quantidade de energia total ou calor total dessa massa corresponde a 639,7 * 100 = 63970 kcal.

2.1 - CALOR o termo utilizado para designar a energia trmica total de um fludo lquido ou gasoso (tais como a gua e o vapor), dentro de condies de presso e temperatura preestabelecidas. A unidade que utilizaremos nos nossos estudos kilocaloria (smbolo kcal). 2.1.1 -QUANTIDADE DE CALOR o calor, ou energia trmica total, por unidade de massa. A unidade representativa kilocaloria por kilograma (kcal/kg). 2.1.2 - CALOR ESPECFICO a capacidade que uma substncia possui para absorver ou transferir calor e se define como a quantidade de energia, em Joules, necessria para aumentar a temperatura de 1 kg dessa substncia em 1C. O calor especfico da gua 4,186 kJ/kg C ou 1 kcal/kg C. Isso representa dizer que se houver uma transferncia de calor de 1 kcal para uma massa de 1 kg de gua, ocorrer um aumento de 1C na temperatura.

2.1.3 - TRANSFERNCIA DE CALOR Trata-se do fluxo de energia entre um meio a alta temperatura a outro meio com temperatura menor, quando em contato ou proximidade. S ocorrer fluxo ou transferncia de calor se houver um diferencial de temperatura entre os meios. Caso a temperatura desses meios seja a mesma, ambos estaro num estado de equilbrio trmico.

2.2 - PRESSO A unidade representa a fora exercida por um determinado fludo por unidade de rea. Utilizaremos, em nossos estudos, a unidade BAR (Sistema Internacional). O Sistema Britnico adota o PSI (pound square inche ou libra por polegada quadrada). comum tambm a utilizao da unidade kgf/cm2. seguir, abordaremos alguns aspectos importantes sobre o conceito de presso:

2.2.1 - LEI DE PASCAL Num sistema fechado, a presso exercida por um fludo age igualmente em todos os pontos do sistema.

PRESSES ATMOSFRICA, ABSOLUTA E MANOMTRICA A PRESSO ATMOSFRICA aquela exercida pela atmosfera terrestre sobre todas as coisas existentes na Terra e varia de acordo com a altitude na qual os corpos se encontram. Ao nvel do mar, a presso atmosfrica equivale a aproximadamente 1 bar. Quanto maior a altitude, menor ser a presso atmosfrica, j que a massa de ar existente sobre os corpos ser menor. A PRESSO MANOMTRICA ou relativa a que se l nos manmetros instalados em sistemas quaisquer. Quando no se encontram montados, os manmetros medem presso zero, o que representa dizer que o zero do manmetro equivale presso atmosfrica (no caso no nvel do mar, 1 bar abs).

APRESSO ABSOLUTA corresponde soma da presso manomtrica ou relativa com a presso atmosfrica local. A presso absoluta zero corresponde ao zero absoluto ou vcuo total. Sendo assim, uma presso de 3 bar abs (ou 3 bar a) corresponde a uma presso manomtrica de 2 bar (ou 2 bar g) ao nvel do mar.

As presses absolutas abaixo de 1 bar abs so, normalmente, expressas em milibar.


No caso do Brasil, onde as variaes de altitude so pouco significativas (abaixo de 1000 m, em mdia), consideramos a presso atmosfrica como 1 bar abs, bastando somar este valor ao valor da presso manomtrica para se chegar presso absoluta.

O volume ocupado pelo vapor muito maior que o da gua, pois, quando em estado lquido, as molculas de gua se mantm muito mais prximas que as molculas de vapor. Podemos afirmar, portanto, que o processo de evaporao consiste em ceder energia suficiente para que cada molcula possa vencer a fora de atrao que as mantm prximas, fazendo com que, ao passar para a fase gasosa, possam se deslocar livremente no meio que as contm.

Um fato a observar que se a presso sobre a gua aumentar, as molculas encontraro maior dificuldade para vencer essa fora de atrao, e, portanto, haver maior dificuldade de transformao da gua em vapor. Para garantir essa transformao, a quantidade de calor para romper a fora de atrao ser maior. Consequentemente, a temperatura de ebulio da gua, quando submetida a presses maiores que a atmosfrica, ser maior do que 100C.

Para cada valor de presso h uma nica temperatura de ebulio. Caso a presso da gua seja menor do que a atmosfrica, a quantidade de calor necessria para ocasionar a ebulio ser menor, sendo menor, tambm, a temperatura em que a ebulio ocorre.

Consideremos uma caldeira como um recipiente fechado. O vapor, ao ser gerado dentro da caldeira, passa a exercer uma presso sobre o meio, inclusive sobre a superfcie da gua contida nesse meio (lembrem-se da Lei de Pascal). Esse aumento de presso far com que a temperatura de saturao da gua se torne maior, pois as molculas necessitam de uma quantidade maior de energia para vencer a fora de atrao inter molecular. No exemplo abaixo, expomos duas condies diferentes de produo de vapor.
100 C 184 C

Calor Latente 539,4 kcal 100 C Calor Total 639,4 kcal Calor Sensvel 100 kcal 0 C 0 C 184 C

Calor Latente 481,8 kcal Calor Total 661,8 kcal

Calor Sensvel 180kcal

A figura da esquerda mostra o comportamento da produo de vapor presso atmosfrica, enquanto que a Figura da direita mostra essa mesma produo a uma presso de 10 barg.

CONCLUIMOS QUE :
1. Quando a presso do vapor aumenta, ocorre: Ligeiro aumento do calor total Aumento do calor sensvel Diminuio do calor latente 2. Quando a presso do vapor diminui, ocorre: Ligeira diminuio do calor total Diminuio do calor sensvel Aumento do calor latente.

1 Presso Relativa bar

2 Presso Aboluta Bar 0,01 0,015 0,02 0,025 0,03 0,04 0,05 0,06 ,08 0,10 0,12 0,15 0,20 0,25 0,30 0,35 0,40 0,50 0,60 0,70 0,80

3 Temperatur a o C 6,7 12,7 17,2 20,8 23,8 28,6 32,5 35,8 41,2 45,4 49,1 53,6 59,7 64,6 68,7 72,2 75,4 80,9 85,5 89,5 92,9

4 Volume Especfico m 3/kg 131,7 89,64 68,27 55,28 46,53 35,46 28,73 24,19 18,45 14,95 12,60 10,21 7,795 6,322 5,328 4,614 4,069 3,301 2,783 2,409 2,125

5 Calor Sensvel kcal/kg 6,7 12,8 17,2 20,8 23,8 28,6 32,5 35,8 41,1 45,4 49,0 53,5 59,6 64,5 68,6 72,2 75,4 80,8 85,4 89,4 92,9

6 Calor Total kcal/kg 600,1 602,8 604,8 606,4 607,7 609,8 611,5 612,9 615,12 617,0 618,5 620,5 623,1 625,1 626,8 628,2 629,5 631,6 633,4 634,9 636,2

7 Calor Latente kcal/kg 593,0 590,0 587,4 585,6 583,9 581,1 578,9 577,1 574,1 571,6 569,5 567,0 563,5 560,6 558,2 556,0 554,1 550,8 548,0 545,5 543,2

1 Presso Relativa Bar 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,5

2 Presso Aboluta Bar 0,90 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,2 3,4 3,6 3,8 4,0 4,5

3 4 5 Temperat Volume Calor ura Especfico Sensvel o C m3/kg kcal/kg 96,2 1,904 96,2 99,1 1,725 99,1 101,8 1,578 101,8 104,2 1,455 104,3 106,6 1,350 106,7 108,7 1,259 108,9 110,8 1,180 110,9 112,7 1,111 112,9 116,3 0,995 116,5 119,6 0,902 119,9 122,6 0,826 123,0 125,5 0,7616 125,8 128,1 0,7066 128,5 130,5 0,6592 131,0 132,9 0,6166 133,4 135,1 0,5817 135,7 137,2 0,5495 137,8 139,2 0,5208 139,9 141,1 0,4951 141,8 142,9 0,4706 143,6 147,2 0,4224 148,1

6 Calor Total kcal/kg 637,4 638,5 639,4 640,3 641,2 642,0 642,8 643,5 644,7 645,8 646,9 648,0 649,1 650,2 650,3 651,0 651,7 652,4 653,1 653,4 654,6

7 Calor Latente kcal/kg 541,2 539,4 537,6 536,0 534,5 533,1 531,9 530,6 528,2 525,9 524,0 522,1 520,4 518,7 516,9 515,8 514,3 512,8 511,3 509,8 506,7

3.2 - VARIAES DO VOLUME ESPECFICO

Outra caracterstica do vapor a variao do volume especfico em relao presso. Se 1 kg de gua se converter em vapor, o resultado exatamente 1 kg de vapor. Porm, o volume ocupado pelo vapor ser muito maior que o ocupado pela mesma quantidade de gua. Ao contrrio do que ocorre com a gua, o volume ocupado por uma determinada quantidade de vapor depende diretamente de sua presso. Quanto maior a presso do vapor, menor ser o volume ocupado por esta massa, conforme observado no grfico da figura abaixo.

Grfico da Presso x Volume do vapor


2

Volum e especfico (m ^3/kg)

1,5 1 0,5 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Presso relativa (bar)

Diante do exposto, podemos concluir que o ideal, num sistema de vapor, efetuar sua gerao com presses elevadas ( o menor volume especfico requer tubulaes de menor dimetro). Utiliz-lo a presses mais baixas (maior parcela de calor latente e menor custo dos equipamentos.

GERAO DE VAPOR
CALDEIRAS O vapor gerado atravs de equipamentos chamados CALDEIRAS, onde se efetua o aquecimento da gua atravs da queima de um determinado combustvel ou de resistncias eltricas. As caldeiras so classificadas de acordo com o seguinte critrio:

A) FORMA DE OPERAO :

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES Os gases quentes provindos da queima circulam pelos tubos de troca, transferindo o calor para a gua. Normalmente operam com baixas capacidades de produo e presso.

CALDEIRA FLAMOTUBULAR

CALDEIRAS AQUOTUBULARES

A gua circula pelos tubos entre dois vasos comunicantes, recebendo calor dos gases quentes gerados no queimador. So caldeiras com capacidades maiores de produo e altas presses.

CALDEIRA AQUOTUBULAR

CALDEIRAS MISTAS Possuem as duas formas anteriormente citadas para transferncia de calor. Esta caldeira pode queimar combustveis

diferenciados.

CALDEIRAS ELTRICAS : O aquecimento se d atravs de resistncias eltricas (eletrodos) que transferem o calor diretamente para a gua.

CALDEIRAS ELTRICAS

B) COMBUSTVEL UTILIZADO (COMBUSTVEIS MAIS COMUNS) leo BPF Lenha Gs natural / GLP : utilizado em caldeiras de hospitais e hotis ou em instalaes localizadas em regies urbanas Cavaco de madeira : encontrado nas indstrias de celulose Licor negro : encontrado nas caldeiras de recuperao das

fbricas de celulose Bagao de cana : encontrado nas usinas de acar e lcool Biomassa Carvo mineral

PERDAS IDENTIFICADAS EM CALDEIRAS


A seguir ressaltaremos alguns itens que devem ser observados buscando uma operao eficiente nas caldeiras: Ao de gases dissolvidos na gua de alimentao: as presenas de gases tais como O2 e CO2 causam corroso nas superfcies metlicas das caldeiras; gua de alimentao no modulada (Efeito On-Off) causando queda de presso na caldeira e choques trmicos; Presena de slidos suspensos na gua de alimentao; Presena de slidos dissolvidos na gua de alimentao (slica, clcio, magnsio, etc) causadores de incrustaes nas reas de troca; Perdas de calor motivadas por descargas excessivas; Comprometimento da segurana e rendimento da caldeira por descargas insuficientes.

CONTROLE DOS SLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS Pode ser feita de duas formas: 1. De forma manual, atravs da anlise fsico-qumica da gua que define os perodos em que a descarga deve ser feita 2. De forma automtica, atravs da leitura da

condutividade eltrica de gua

Um sensor de condutividade eltrica instalado na caldeira, efetuando a leitura da condutividade da gua e enviando esse sinal para o controlador. Caso o valor lido seja superior ao set point instalado na memria do controlador, enviado um sinal de abertura para a vlvula de controle. condutividade, ocorrer operao inversa. Importante observar que o controlador trabalha com sinal de condutividade da gua neutra (pH=7), sendo que o ideal, na caldeira, que a gua seja mantida com pH 8,5-11,5. O Caindo esse valor de

controlador no possui recursos para manter a alcalinidade constante, tendo que ser calibrado previamente com um fator fixo para atender essa condio.

VANTAGENS DO SISTEMA AUTOMTICO Controle mais preciso Segurana operacional Economia Ao observarmos os grficos seguintes, verificaremos que, enquanto na descarga o valor mdio de STD se mantm distante do valor mximo admissvel, na descarga automtica esse valor encontra-se muito prximo do mximo.

Se avaliarmos numericamente, temos: Descarga manual B = 3000 ppm Bmdio = 2000 ppm F = 300 ppm % descarga = 300 * 100% = 17,6 % 2000 - 300 Descarga automtica B = 3000 ppm Bmdio = 2900 ppm F = 300 ppm % descarga = 300 * 100% = 11,5 % 2900 - 300 Economia = 6,1 pontos percentuais a menos

Na tabela abaixo, temos a economia de consumo de combustvel obtida com 1% de descarga economizada.

Presso da caldeira (bar) 7 10 17 26

Combustvel economizado em 1% de descarga economizada 0,19% 0,21% 0,25% 0,28%

Portanto, no exemplo anterior (10barg), temos: (17,6 - 11,5) * 0,21 = 1,28 % de economia Revendo o exemplo:
Vazo do vapor = 10.000 kg/h Relao vapor/leo BPF = 1 kg de leo gera 13 kg de vapor, em mdia Consumo de leo = 770 kg/h Economia = 770 * 0,0128 10 kg/h

Supondo regime de 24 horas/dia, 30 dias/ms, temos: Custo do leo = R$ 0,99/kg Economia anual = R$ 85.536,00

Portanto, no exemplo anterior (10barg), temos: (17,6 - 11,5) * 0,21 = 1,28 % de economia Revendo o exemplo:
Vazo do vapor = 10.000 kg/h Relao vapor/Cavaco = 1 kg de cavaco gera 3,61 kg de vapor, em mdia Consumo de Cavaco = 2770 kg/h Economia = 2770 * 0,0128 35,50 kg/h

Supondo regime de 24 horas/dia, 30 dias/ms, temos: Custo do Cavaco = R$ 0,054/kg Economia anual = R$ 16.563,00

DESCARGA DE FUNDO
Na descarga de fundo so eliminadas as impurezas em suspenso existentes na gua. Por serem mais pesadas, essas impurezas tendem a se depositar no fundo da caldeira, inibindo a transferncia de calor e causando superaquecimento. Essa operao pode ser feita manual ou automaticamente. O tempo de abertura da vlvula de descarga no deve exceder a 5 segundos, sendo que a operao deve ser repetida de hora em hora. O grfico seguinte mostra a vazo de descarga em funo da presso de operao da caldeira:

Tomemos como exemplo uma caldeira operando a 10 bar de presso e vlvula de descarga de fundo de 2. Nessas condies a descarga ser de 14 kg/s. Na descarga manual, muito difcil manter a vlvula aberta no tempo exato de 5 segundos. A cada segundo adicional sero desperdiados 14 kg. Vejamos o que ocorre se esse tempo for de 7 segundos: Excedente de descarga = 2 * 14 = 28 kg/descarga Regime de trabalho = 24 horas/dia, 30 dias/ms Desperdcio = 28 * 24 * 30 = 20160 kg/ms Desperdcio = 241.920kg/Ano.

No acionamento automtico, no ocorre desperdcios, pois o tempo de abertura e os intervalos so registrados num controlador/temporizador, que mantm a operao uniforme. Alm disso, deve-se ressaltar a segurana operacional. A figura seguinte mostra o sistema automtico e manual de descarga de fundo.

De acordo com a legislao ambiental, os efluentes industriais no devem ser descarregados para o esgoto a altas temperaturas. No caso da descarga de fundo, o correto

direcionar os resduos para um tanque, para que sofra o resfriamento antes de ser jogado no esgoto. No caso de instalao com vrias caldeiras, pode-se utilizar um nico vaso de descarga, que deve ser previamente dimensionado para atender a demanda total.

REFRIADOR DE AMOSTRA

VLVULAS DE SEGURANA DAS CALDEIRAS

A normalizao de vasos de presso, caldeiras e seus acessrios de segurana (incluindo vlvulas de segurana.). Segue as seguintes normas:
ASME (AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINNER) - tem como finalidade publicar cdigos de segurana na padronizao de projetos e construo de caldeiras e vasos de presso, incluindo dispositivos, vlvulas de segurana. Est em atividade desde 1914.

NR 13 Norma regulamentadora do ministrio do trabalho que cuida de caldeiras e vasos de presso. baseado nela que as empresas brasileiras podero ser fiscalizadas e punidas em caso de irregularidades.

ASME SEO I E VIII


Vlvula de segurana: dispositivo automtico de presso caracterizado por uma abertura instantnea (pop) uma vez atingida a presso de abertura. Usada em fluidos compreensveis (gs/vapor).
Vlvula de alvio: Dispositivo automtico de presso caracterizado por uma abertura progressiva e proporcional ao aumento de presso acima da presso de abertura. Usada em fludos incompreensveis (lquidos).

Presso mxima de trabalho admissvel (PMTA): Maior valor de presso compatvel com o cdigo de projeto, a resistncia de materiais utilizados, as dimenses do equipamento e seus parmetros operacionais.
Presso de Abertura (Ajuste ): Presso na qual a vlvula de segurana ajustada para abrir no processo quando solicitada.

Sobrepresso: Aumento da presso acima da presso de abertura da vlvula que permitir a mxima vazo.

Exemplo: Vlvula de segurana ASME I: se ajustada para abrir a 10,0 bar, comear a abrir com 10,0 , mas s ficar 100 % aberta com 10,3 barg Vlvula de segurana ASME VIII: se ajustada para abrir a 10,0 bar, comear a abrir com 10,0 , mas s ficar 100 % aberta com 10,8 a 11,0 barg

Acumulao: o aumento acima da PMTA, durante a descarga da vlvula de segurana. Para Caldeiras ASME I, acumulao deve ser de no mximo 6%, e essas so a imensa maioria das caldeiras instaladas no Brasil.
Portanto, se for instalada 01 vlvula ASME VIII, numa caldeira ASME I, ela poder abrir acima dos limites mximos do equipamento. 1 Se voltarmos ao exemplo anterior, o limite da caldeira seria 10,6 barg (6 % acima da PMTA), mas a vlvula de segurana s abriria totalmente a aproximadamente 11,0 barg , o que colocaria a instalao sobre serssimo risco de acidente.

Toda caldeira : deve ter 01 ou mais vlvulas de segurana. Essa vlvula at pode ser de segurana e alvio, mas nunca s de alvio. Essas devem ser usadas somente em lquidos, onde no necessrio abertura rpida e sim proporcional. rea de aquecimento: Se a rea de troca trmica for maior que 47 m2 (ou mais que 1100 KW se eltrica), a caldeira deve ter 02 ou mais vlvulas de segurana.
Dessa forma, as vlvulas de segurana sero capazes de descarregar todo vapor gerado, no permitindo que a presso aumente mais que 6% acima P.M.T.A (presso mxima de trabalho admissvel). Obs.: Alguns fabricantes recomendam que a capacidade somada das vlvulas de segurana sejam 30% superior a capacidade nominal da caldeira. Ex.: Caldeira com capacidade de 10.000kg/h, as vlvulas de segurana deveram Ter capacidade de descarga de 13.000 kg/h.

NR 13 : NORMA REGULAMENTADOR A DO MINISTRIO DO TRABALHO ALGUNS ITNS IMPORTANTES DA NR.13 : 15. 5. 3 .: A inspeo de segurana peridicas, constituda por exame interno e externo, deve ser executada nos seguintes prazos mximo: a) 12 (doze) meses para caldeiras das categorias A, B, C; b) 12 (doze) meses para caldeiras de recuperao de lcalis de qualquer categoria; c) 24 (vinte quatro) meses para caldeiras de categori A, desde que aos 12 (doze) meses sejam testadas as presses de aberturas das vlvulas de segurana; d) 40 (quarenta) meses para caldeiras especiais Obs.: Os prazos definidos nesse item devem ser considerados como mximos. O prazo real dever ser estabelecido pelo o profissional habilitado em funo de experincia anterior disponvel, devendo ser contados a partir da ltima inspeo completa executada na caldeira.

13.5. 4 : Observao

Caldeiras da CATEGORIA A Presso de operao igual ou superior 1960 Kpa ( 19,98 kgf/cm2
Caldeiras da CATEGORIA C Presso de operao igual ou 588 Kpa 5,99 kgf/cm2 Caldeiras da CATEGORIA B So todas as caldeiras que no se enquadram nas categorias anteriores

15. 5. 7 As vlvulas de segurana instaladas em caldeiras devem ser inspecionadas periodicamente como segue: a) Pelo menos uma vez por ms, mediante acionamento manual da alavanca, em operao, para categorias B e C b) Desmontando, inspecionando e testando em bancadas, as vlvulas flangeadas e, no campo, as vlvulas soldadas, recalibrando-as numa freqncia compatvel com a experincia operacional da mesma, porm respeitando-se como limite mximo o perodo de inspeo estabelicido no subitem 13.5.3 ou 13.5.4, se aplicvel, para caldeiras A e B.

TIPOS DE VAPOR

VAPOR SATURADO ( TTULO DO VAPOR ) Recordando o processo de produo do vapor, atingida a temperatura de saturao, a gua passa a se transformar em vapor, mantendo sua temperatura constante. Quanto maior a quantidade de calor latente absorvida pela mistura, maior ser a quantidade de vapor e, consequentemente, menor ser a quantidade de gua. Durante essa fase, a mistura chamada de VAPOR SATURADO MIDO, pois, junto com o vapor, ainda existe uma parcela de gua presente. No instante em que houver absoro de todo o calor latente, toda a gua presente estar transformada em vapor, isto , o vapor estar totalmente isento da presena de gua. Neste estgio, o vapor chamado de VAPOR SATURADO SECO. Na prtica, o vapor utilizado nas indstrias arrastam consigo gotculas de gua, no podendo ser classificado de vapor saturado seco. Porm, o desejvel que o vapor utilizado em processos de aquecimento seja o mais seco possvel, isto , com maior parcela possvel de calor latente. Chamamos de QUALIDADE ou TTULO DO VAPOR (smbolo X) ao percentual de vapor seco existente numa mistura gua + vapor. Este valor incide diretamente sobre a quantidade de calor latente existente no vapor.

Exemplo: Se o vapor estiver a 7 bar de presso com um ttulo de 95 %, a quantidade de calor contido por kg de vapor ser: CT = CS + (CL * X) CT = Calor total Cs = Calor S ensvel CL = Calor Latente CT = 172,5 + (489,6 * 0,95) CT = 637,6 kcal/kg Este valor representa uma reduo de 24,5 kcal/kg em relao ao calor total do vapor a 7 bar, encontrado nas Tabelas de Vapor Saturado.

TABELA DE VAPOR SATURADO Esta tabela serve para relacionar todas as propriedades at aqui descritas, resultado de ensaios efetuados com o vapor. As colunas 1 e 2 correspondem, respectivamente, s presses manomtrica e absoluta. A coluna 3 mostra os diferentes valores de temperatura de saturao, para as diferentes presses expressas nas colunas anteriores. A coluna 4 traz os valores de volume especfico do vapor s diferentes presses. As colunas 5, 6 e 7 trazem as quantidades de calor sensvel, total e latente do vapor, tambm s diferentes presses. Vale lembrar que esses valores correspondem ao VAPOR SATURADO SECO, isto , com ttulo 100 %.

1 Presso Relativa bar

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,5

2 Presso Aboluta Bar 0,01 0,015 0,02 0,025 0,03 0,04 0,05 0,06 ,08 0,10 0,12 0,15 0,20 0,25 0,30 0,35 0,40 0,50 0,60 0,70 0,80 0,90 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,2 3,4 3,6 3,8 4,0 4,5

3 Temperatura C 6,7 12,7 17,2 20,8 23,8 28,6 32,5 35,8 41,2 45,4 49,1 53,6 59,7 64,6 68,7 72,2 75,4 80,9 85,5 89,5 92,9 96,2 99,1 101,8 104,2 106,6 108,7 110,8 112,7 116,3 119,6 122,6 125,5 128,1 130,5 132,9 135,1 137,2 139,2 141,1 142,9 147,2
o

4 Volume Especfico m3/kg 131,7 89,64 68,27 55,28 46,53 35,46 28,73 24,19 18,45 14,95 12,60 10,21 7,795 6,322 5,328 4,614 4,069 3,301 2,783 2,409 2,125 1,904 1,725 1,578 1,455 1,350 1,259 1,180 1,111 0,995 0,902 0,826 0,7616 0,7066 0,6592 0,6166 0,5817 0,5495 0,5208 0,4951 0,4706 0,4224

5 Calor Sensvel kcal/kg 6,7 12,8 17,2 20,8 23,8 28,6 32,5 35,8 41,1 45,4 49,0 53,5 59,6 64,5 68,6 72,2 75,4 80,8 85,4 89,4 92,9 96,2 99,1 101,8 104,3 106,7 108,9 110,9 112,9 116,5 119,9 123,0 125,8 128,5 131,0 133,4 135,7 137,8 139,9 141,8 143,6 148,1

6 Calor Total kcal/kg 600,1 602,8 604,8 606,4 607,7 609,8 611,5 612,9 615,12 617,0 618,5 620,5 623,1 625,1 626,8 628,2 629,5 631,6 633,4 634,9 636,2 637,4 638,5 639,4 640,3 641,2 642,0 642,8 643,5 644,7 645,8 646,9 648,0 649,1 650,2 650,3 651,0 651,7 652,4 653,1 653,4 654,6

7 Calor Latente kcal/kg 593,0 590,0 587,4 585,6 583,9 581,1 578,9 577,1 574,1 571,6 569,5 567,0 563,5 560,6 558,2 556,0 554,1 550,8 548,0 545,5 543,2 541,2 539,4 537,6 536,0 534,5 533,1 531,9 530,6 528,2 525,9 524,0 522,1 520,4 518,7 516,9 515,8 514,3 512,8 511,3 509,8 506,7

4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 54 59 64

5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5 9,0 9,5 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 55 60 65

151,1 154,7 158,1 161,2 164,2 167,0 169,6 172,1 174,5 176,8 179,0 183,2 187,1 190,7 194,1 197,4 200,4 203,4 206,1 208,8 211,4 216,2 220,8 225,0 229,0 232,8 236,3 239,8 243,0 246,2 249,2 252,1 254,9 257,6 260,2 262,7 268,7 274,3 279,5

0,3816 0,3497 0,3213 0,2987 0,2778 0,2609 0,2448 0,2317 0,2189 0,2085 0,1981 0,1808 0,1664 0,1541 0,1435 0,1343 0,1262 0,1190 0,1126 0,1068 0,1016 0,0925 0,0849 0,0785 0,0729 0,06802 0,06375 0,05995 0,05658 0,05353 0,05078 0,04828 0,04601 0,04393 0,04201 0,04024 0,03636 0,03310 0,03033

152,1 155,9 159,3 162,7 165,6 168,7 171,3 174,0 176,4 179,0 181,2 185,6 189,7 193,5 197,1 200,6 203,9 207,1 210,1 213,0 215,8 221,2 226,1 230,8 235,2 239,5 243,6 247,5 251,2 254,8 258,2 261,6 264,9 268,0 271,2 274,2 281,4 288,4 294,8

655,8 656,8 657,8 658,6 659,4 660,1 660,8 661,4 662,0 662,5 663,-0 663,9 664,7 665,4 666,0 666,6 667,1 667,5 667,9 668,2 668,5 668,9 669,1 669,3 669,6 669,7 669,7 669,6 669,5 669,3 669,0 668,8 668,4 668,0 667,7 667,3 666,2 665,0 663,6

503,7 501,2 498,5 496,1 493,8 491,6 489,5 487,5 485,6 483,7 481,8 478,3 475,0 471,9 468,9 466,0 463,2 460,4 457,8 455,2 452,7 447,7 443,2 438,7 434,4 430,2 426,1 422,1 418,3 414,5 410,8 407,2 403,5 400,0 396,5 393,1 384,8 376,6 368,8

VAPOR SUPERAQUECIDO Se, mesmo aps toda a gua ter se transformado em vapor, o sistema continuar a receber calor, voltar a ocorrer o aumento de temperatura. Nesse estgio, teremos somente vapor (totalmente isento de gua), porm valores de temperatura acima da temperatura de saturao. O vapor, nessas condies, chamado de VAPOR SUPERAQUECIDO. O vapor saturado se condensa rapidamente quando em contato com superfcies frias, isto , cede seu calor latente de forma rpida. Por outro lado, o vapor superaquecido, nas mesmas condies, cede, primeiramente, parte de seu calor sensvel, fazendo diminuir sua temperatura. A condensao s ocorrer quando sua temperatura atingir o valor da temperatura de saturao. O fluxo de energia, neste caso, menor do que o alcanado com o vapor saturado.

A diferena entre a temperatura de saturao e a temperatura em que se encontra o vapor superaquecido, para uma determinada presso, chamado de GRAU DE SUPERAQUECIMENTO. Como exemplo, se o vapor estiver submetido a uma presso de 10 bar e temperatura de 220 C, o grau de superaquecimento ser: Presso = 10 barg Temperatura de saturao = 183,2 C Temperatura do vapor = 220 C Grau de superaquecimento = 220 - 183,2 = 36,8 C

UTILIZAO DO VAPOR SATURADO E SUPERAQUECIDO


O VAPOR SUPERAQUECIDO utilizado para movimentao de mquinas (turbinas, bombas, etc.), onde se deseja aproveitar a potncia mecnica. Nesse caso, o vapor deve estar totalmente isento de gotculas que podem causar eroso nas aletas das turbinas.

O VAPOR SATURADO utilizado em processos de aquecimento, pois, o objetivo aproveitar a energia trmica (calor latente / sensvel / total) do mesmo. Alm disso, sua gerao muito menos onerosa que a de vapor superaquecido.

REDES DE VAPOR

3.2 - VARIAES DO VOLUME ESPECFICO

Outra caracterstica do vapor a variao do volume especfico em relao presso. Se 1 kg de gua se converter em vapor, o resultado exatamente 1 kg de vapor. Porm, o volume ocupado pelo vapor ser muito maior que o ocupado pela mesma quantidade de gua. Ao contrrio do que ocorre com a gua, o volume ocupado por uma determinada quantidade de vapor depende diretamente de sua presso. Quanto maior a presso do vapor, menor ser o volume ocupado por esta massa, conforme observado no grfico da figura a seguir

Grfico da Presso x Volume do vapor


2

Volum e especfico (m ^3/kg)

1,5 1 0,5 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Presso relativa (bar)

7,0 7,5 8,0 8,5 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 54 59 64

8,0 8,5 9,0 9,5 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 55 60 65

169,6 172,1 174,5 176,8 179,0 183,2 187,1 190,7 194,1 197,4 200,4 203,4 206,1 208,8 211,4 216,2 220,8 225,0 229,0 232,8 236,3 239,8 243,0 246,2 249,2 252,1 254,9 257,6 260,2 262,7 268,7 274,3 279,5

0,2448 0,2317 0,2189 0,2085 0,1981 0,1808 0,1664 0,1541 0,1435 0,1343 0,1262 0,1190 0,1126 0,1068 0,1016 0,0925 0,0849 0,0785 0,0729 0,06802 0,06375 0,05995 0,05658 0,05353 0,05078 0,04828 0,04601 0,04393 0,04201 0,04024 0,03636 0,03310 0,03033

171,3 174,0 176,4 179,0 181,2 185,6 189,7 193,5 197,1 200,6 203,9 207,1 210,1 213,0 215,8 221,2 226,1 230,8 235,2 239,5 243,6 247,5 251,2 254,8 258,2 261,6 264,9 268,0 271,2 274,2 281,4 288,4 294,8

660,8 661,4 662,0 662,5 663,-0 663,9 664,7 665,4 666,0 666,6 667,1 667,5 667,9 668,2 668,5 668,9 669,1 669,3 669,6 669,7 669,7 669,6 669,5 669,3 669,0 668,8 668,4 668,0 667,7 667,3 666,2 665,0 663,6

489,5 487,5 485,6 483,7 481,8 478,3 475,0 471,9 468,9 466,0 463,2 460,4 457,8 455,2 452,7 447,7 443,2 438,7 434,4 430,2 426,1 422,1 418,3 414,5 410,8 407,2 403,5 400,0 396,5 393,1 384,8 376,6 368,8

Diante do exposto, podemos concluir que o ideal, num sistema de vapor, efetuar sua gerao com presses elevadas ( o menor volume especfico requer tubulaes de menor dimetro). Utiliz-lo a presses mais baixas (maior parcela de calor latente e menor custo dos equipamentos.

PONTOS A SEREM OBSERVADOS TRANSPORTE DO VAPOR :

PARA

A velocidade de transporte do vapor. Para se evitar vibraes na linha de vapor, excesso de rudo e principalmente o risco de GOLPE DE ARIETE, porque quanto maior a velocidade do vapor maior ser a velocidade do condensado que se forma dentro da tubulao e consequentemente maior ser o impacto do condensado em seus obstculos naturais de rede como curvas, vlvulas, etc. Aumentando os riscos de acidentes com danos fsicos e patrimonial. Por isso a importncia das drenagens de redes eficientes. ( Consideramos como velocidade ideal entre 25 a 35m/s, procurando sempre no ultrapassar a velocidade de 35m/s, ou seja em torno de 126Km/h).

GOLPES DE ARIETES
O gradual aumento da massa de condensado poder formar uma barreira compacta, que se arrasta pela tubulao a altas velocidades. No momento em que encontra um obstculo (purgador, vlvula, filtro ou mudanas de direo), o impacto causado por essa massa se d de forma violenta, provocando alto nvel de rudo e, pior, o rompimento de conexes e acessrios e tambm riscos aos operadores.

BOTAS COLETORAS
As vantagens resultantes de uma correta seleo do tipo de purgador adequado pode ser intil se o condensado encontrar dificuldades no seu caminho at o purgador. Durante uma parada, o condensado presente numa tubulao de distribuio se acumula nos pontos baixos, sendo necessria a instalao de purgadores nesses pontos para promover sua eliminao. Alm disso, o condensado se acumular tambm ao longo da linha, justificando a instalao de pontos de drenagem a cada 30 metros lineares de tubulao.

BOTAS COLETORAS

FIGURA 77A INCORRETA

FIGURA 77B CORRETA

VELOCIDADE E DIMENSIONAMENTO
Como j vimos, na medida em que se baixa a presso na rede ocorre um aumento de volume especfico do vapor, acarretando o aumento de velocidade do vapor dentro da rede, porque? Porque o volume aumentou, a tubulao se manteve no mesmo dimetro, a quantidade de vapor de consumo (kg/h) se mantm, isso significa que a velocidade deve aumentar. Geralmente quando ocorre uma queda de presso existe a necessidade de redimensionamento da rede para mantermos a velocidade ideal de distribuio de vapor que de 25 a 35 m/s (mxima) ou, seja 129Km/h.

DIMENSIONAMENTO
D2 ( dimetro cm) = Q (vazo) * (vol. Especfico na presso) -----------------------------------------------------0,283( constante) * v (velocidade desejada)
UNIDADES : Q = Kg/h v = m/s D = cm

DILATAO
Dilatao (mm) = (Alfa do material) * ( Comprimento em mm) * ( Delta T)

ALFA DOS MATERIAIS AO CARBONO 0,000012 FOFO 0,0000105 COBRE 0,0000175 AO INOX 0,00015
Obs.: Para todos os dimetros o clculo o mesmo, a diferena que quanto maior o dimetro maior a fora na dilao.

LIRAS, CONTORNOS E JUNTAS

DRENAGENS DE LIRAS E CURVAS EM U

TIPOS DE MOVIMENTO NAS JUNTAS DE EXPANSO

ANCORAGENS

LINHAS DE DISTRIBUIO EM DENTE DE SERRA

ISOLAMENTOS
SEM ISOLAMENTOS
TEMP. 50 C 100 C 150 C 200 C 250 C 300 C 350 C 400 C 1/2" 27 78 142 220 319 442 590 772 3/4" 1" 34 41 99 123 180 223 280 347 406 505 563 701 753 939 987 1232 1 1/4" 44 130 260 420 610 850 1200 1500 1 1/2" 50 155 290 470 700 970 1320 1750 2" 59 180 340 560 830 1150 1600 2100 2 1/2" 74 220 430 700 1060 1500 2050 2650 3" 87 250 500 800 1200 1700 2300 3000 3 1/2" 97 285 550 900 1350 1900 2700 3300 4" 106 320 600 1000 1500 2100 2900 3800

OBS.: Os valores das perdas de calor esto em kcal/m.h.

COM ISOLAMENTOS
Presso Kgf/cm2 0,7 2,1 4,2 7,0 8,5 12,0 17,5 21,0 28,0 35,0 42,0 CONDENSADO FORMADO A CADA 30m DURANTE O PROCESSO (Kg/h)
2 2,7 3,6 4,5 5,4 5,8 7,1 8,1 8,9 10,3 12,5 13,4 2.1/2 3,1 4,0 5,4 6,7 7,2 8,5 9,8 11,2 12,5 14,7 16,5 3 4,0 4,9 6,3 8,0 8,9 10,3 12,1 13,4 15,2 17,4 19,6 4 4,9 6,3 8,0 9,8 10,7 11,6 15,2 16,5 19,2 21,9 24,6 6 7,2 8,9 12,0 14,7 16,1 17,0 22,3 24,1 28,1 32,6 36,6 8 9,0 12,0 15,0 18,0 20,0 24,0 28,0 30,0 36,0 41,0 46,0 10 11,0 14,0 18,0 23,0 25,0 30,0 34,0 38,0 44,0 51,0 57,0 12 13,0 17,0 22,0 27,0 30,0 35,0 41,0 45,0 53,0 60,0 68,0 14 14,0 19,0 24,0 30,0 33,0 38,0 45,0 50,0 58,0 66,0 75,0 16 16,0 21,0 28,0 34,0 38,0 44,0 52,0 56,0 66,0 76,0 85,0 18 17,0 22,0 30,0 37,0 40,0 48,0 56,0 62,0 72,0 83,0 93,0 20 20,0 25,0 33,0 42,0 45,0 53,0 63,0 69,0 80,0 92,0 104,0 24 24,0 30,0 40,0 50,0 54,0 63,0 75,0 82,0 96,0 100,0 124,0

Vimos que o ideal, num sistema de vapor, efetuar sua gerao com presses elevadas ( o menor volume especfico requer tubulaes de menor dimetro). Utiliz-lo a presses mais baixas para troca trmicas indiretas (maior parcela de calor latente e menor custo dos equipamentos).

PONTOS A SEREM OBSERVADOS PARA A TROCA TRMICAS : A temperatura de aquecimento do produto, ou seja, Qual ser a temperatura C que produto deve aquecer. Devemos sempre considerar uma margem de segurana de aquecimento de no mnimo de 40C, maior, entre a temperatura do produto com a temperatura do vapor.

Fontes de Reduo da Eficincia da Troca Trmica


Produto a ser aquecido

Vapor

Parede metlica

Incrustaes
Ar Condensado gua estagnada

Efeito dos Filmes de gua e Ar


121o C gua sendo aquec. 99o C 1 116o C 2 3 4 Fig. 1 gua sendo aquec. 99o C

Vapor 1.0 bar

1 - Filme de ar 2 - Filme de condensado 3 - Superfcie de troca trmica 4 - Filme de gua

Vapor 0.7 bar

Fig. 2

CONDENSAO E RESISTNCIAS TRANSFERNCIA DE CALOR ALAGAMENTO O vapor, ao manter contato com as superfcies das tubulaes de distribuio, passa a ceder parte de seu calor latente, isto , passa por um processo de condensao, em funo do diferencial de temperatura existente. Esse processo exatamente o inverso do que ocorre na caldeira. Observemos o que ocorre com o vapor quando utilizado num processo de aquecimento:

A figura da esquerda mostra um recipiente contendo um determinado produto que se deseja aquecer atravs de uma serpentina. O vapor, ao circular pela serpentina, cede seu calor latente ao produto. O condensado formado proveniente dessa troca trmica flui para a parte inferior da serpentina, devendo ser drenado. Se o vapor se condensa numa velocidade superior da drenagem, ou se a vazo de vapor na entrada da serpentina for maior que a vazo de descarga, haver acmulo de condensado, conforme mostra a figura da direita. Esse efeito chamado de ALAGAMENTO. Esse condensado, princpio, se encontra mesma temperatura do vapor, o que no representa dizer que esteja com a mesma quantidade de calor. Por esse motivo, a presena de condensado reduz sensivelmente a eficincia de troca trmica da serpentina, pois, o condensado, ao ceder calor, assume temperaturas cada vez menores, fazendo diminuir a temperatura das superfcies de troca e reduzindo o fluxo de calor.

Dependendo do processo, existe a possibilidade do aproveitamento do calor cedido pelo condensado (calor sensvel). Porm, na grande maioria dos casos, desejvel que a eficincia da troca trmica seja a melhor possvel, fato este s conseguido com o calor latente cedido pelo vapor.

A rea externa da serpentina que mantm contato com o produto chamada de SUPERFCIE DE AQUECIMENTO. Para que tenhamos a melhor eficincia do sistema, desejvel que toda essa rea seja efetivamente utilizada para a transferncia do calor. Caso parte da serpentina esteja preenchida com condensado, fica claro que essa transferncia no se dar da forma esperada. A rea disponvel para

transferncia de calor um dos trs fatores com o qual controlamos a quantidade de calor transferida do vapor ao produto.

As figuras anteriores mostram o vapor e o condensado em contato com a superfcie de aquecimento da serpentina. Pode parecer que o nico obstculo que impede a transferncia de calor do vapor ao produto a superfcie metlica da serpentina. Na prtica, o que ocorre demonstrado
Camada de incrustrao Camada de condensado

na
Camada de incrustrao

figura

abaixo.

Parede de Metal

Pelculas de ar, gua e xidos se agregam s paredes metlicas e atuam como barreiras transferncia de calor. Na parede em contato com o produto formase uma pelcula de produto estagnado, alm de incrustaes formadas pelo prprio produto e xidos. Haver uma significativa reduo do fluxo de calor e vapor em funo da presena de tais pelculas.

gua a ser aquecida

Camada de Ar

gua estagnada

Vapor

ALGUMAS SOLUES PARA SE AMENIZAR ESTES EFEITOS:

1. A limpeza regular dessas paredes a melhor soluo para a eliminao dos xidos e incrustaes 2. J a utilizao de agitadores ou misturadores garantem a eliminao de produto estagnado. 3. Um sistema eficiente de tratamento da gua da caldeira tambm pode minimizar essas ocorrncias. 4. Eliminadores de AR

DADOS TCNICOS DE LABORATRIOS

Uma pelcula de gua de 0,25 mm de espessura oferece a mesma resistncia transferncia de calor que uma parede de ferro de 17 mm ou uma de cobre de 120 mm.

J a pelcula de ar tem um efeito ainda mais drstico contra a transferncia de calor que a gua. Por esse motivo os materiais isolantes mais confiveis e efetivos so constitudos por uma massa de clulas de ar diminutas reunidas mediante fibras no condutoras de calor (l de vidro, l de rocha, slica, etc.). Dados obtidos em laboratrio nos garante que uma pelcula de ar de 1 mm de espessura pode oferecer a mesma resistncia ao fluxo de calor que uma pelcula de 25 mm de gua, uma de ferro de 1500 mm ou de cobre de 12000 mm. Por isso, se torna muito importante a eliminao de ar dos sistemas de vapor.

PURGADORES

Presso mm H2O

CONDENSAO

CARGA DE PARTIDA DA FBRICA Imaginemos o que ocorre no momento em que o vapor entra no sistema desde a caldeira e encontra as superfcies das tubulaes de distribuio e os equipamentos frios. Haver um diferencial de temperatura elevado entre o vapor e as paredes metlicas, acarretando uma grande velocidade na transferncia de calor. Nesta condio, o consumo de vapor ser alto, pois, a condensao se dar de forma muito rpida. CARGA DE TRABALHO medida em que o diferencial de temperatura vai diminuindo, menor ser a quantidade de condensado formada, sendo tambm menor o consumo de vapor. No momento em que as temperaturas do vapor e das superfcies metlicas se equilibrarem, a taxa de condensao ser mnima e o consumo de vapor se manter estvel.

SELEO DE PURGADORES A correta aplicao do vapor est diretamente relacionada com a escolha adequada do purgador, para cada processo existe um purgador ideal. importante ressaltar que no existe um purgador que atenda a todas as condies existentes nos diferentes processos.

Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas, sendo elas:


condensado deve ser descarregado assim que se forma ou o equipamento admite alagamentos ? Existe retorno de condensado ? A que nvel se encontra ? Existe contrapresso nos purgadores ? A linha est sujeita a golpes de arete ? Qual o nvel de incidncia ? H vibraes ou movimentos excessivos no equipamento ? H presena de condensado corrosivo? purgador est sujeito ao de intempries ? H muita incidncia de ar no sistema? H possibilidade de ocorrncia de vapor preso ?

2.2.2 - COLUNA DGUA A unidade de presso pode ser expressa em metros de coluna dgua (m.c.a.). Para melhor exemplificar este conceito, tomemos um reservatrio conforme a figura abaixo:

15 m 10 m

1m

1m

Avaliemos a presso exercida pela gua na base do reservatrio: F ------- , A

P=

onde:

P = presso F = fora A = rea No caso, a fora exercida pela gua equivalente ao seu peso prprio: Peso Especfico da gua = 1000 kgf/m3 Volume do reservatrio = 10 m3 Como: F = 1000 kgf/m3 * 10 m3 = 10000 kgf A = rea da base do reservatrio A = 100 * 100 = 10000 cm2 10000 Portanto : P = --------- = 1 kgf/cm2 10000 (aproximadamente igual a 1 bar).

CONCLUSO: Independente da rea, a presso equivalente a uma altura de 10 metros de coluna dgua 1 kgf/cm2 ou 1 bar.

A capacidade de descarga de um purgador est associada a dois fatores: dimetro do orifcio da sede e presso diferencial, ou a diferena entre as presses de entrada e sada do purgador. Fica claro que, se o purgador descarrega para a atmosfera, a presso diferencial corresponder presso de entrada.

Porm, em sistemas onde haja retorno de condensado, o tanque de gua de alimentao, para onde esse condensado levado, normalmente encontra-se num nvel superior ao do purgador, conforme mostra a figura abaixo
TANQUE DE GUA DA CALDEIRA

EQUIPAMENTO P = 2 bar

ALTURA 25 m

A altura a ser vencida pelo condensado representa uma contrapresso e equivale presso de sada do purgador. Sua definio numrica segue o conceito da coluna dgua: cada 10 metros de altura equivale a uma contrapresso de 1 barg. Como exemplo, o condensado descarregado a partir de uma presso de 2 bar pode atingir uma altura mxima de 20 metros.
DIFERENCIAL DE PRESSO :

Para se dimensionar um PURGADOR considera o diferencial de presso e no somente a presso de entrada do purgador, ou seja, A PRESSO DE ENTRADA menos A CONTRA PRESSO DO PURGADOR (SADA)

Exemplo : Se a presso de entrada for 10barg e a presso de sada for de 6 barg, o diferencial de presso ser de somente 4 barg, isto significa que pode ser usado um purgador com sede de 4,5 barg.

PERDAS POR VAZAMENTOS


De nada adianta ter-se projetado corretamente um sistema de vapor se no houver uma manuteno eficiente ao longo do tempo. comum observarmos a ocorrncia de vazamentos tanto no sistema de vapor quanto no de condensado. Ex.: Para se ter uma idia, um furo de de dimetro pode descarregar 1.403 kg/h de vapor a uma presso de 42,0 barg, acarretando perdas de at 101.016 toneladas de vapor por ms (considerando regime de 720 horas/ms), ou seja, considerando o valor da tonelada do bagao de R$ 20,00 a valores de hoje, perde-se em torno de R$ 8.366,40 (ms). claro que este clculo estamos considerando apenas o custo estimado com o bagao de cana, sem contar energia eltrica, tratamentos de gua etc. No podemos esquecer que estamos considerando apenas um vazamento de um furo de .

QUANTO CUSTA UM VAZAMENTO DE VAPOR ?


Dimetro do furo = 3 mm / Presso = 7 barg PERDA DE VAPOR = 30 kg/h 1 kg de leo BPF gera 13 kg de vapor (em mdia) Portanto, PERDA DE LEO = 2,3 KG DE LEO/HORA Supondo jornada de 16 horas/dia, 30 dias/ms: PERDA = 1104 KG DE LEO POR MS (x R$ 0,25/KG) PERDA = R$ 276,00 POR MS

PERDAS POR VAZAMENTO EM PURGADORES ( VAZ. DIRETO)


MODELO/BITOLA DIFERENCIAL DE PRESSO VAZAMENTO D TD/S/ V 52 1/2 40 49,1 D TD/S/ V 52 1/2 41 49,55 D TD/S/ V 52 1/2 42 50 D TD/S/ V 52 1/2 43 50,45 D TD/S/ V 52 1/2 44 50,9 D TD/S/ V 52 1/2 45 51,35 D TD/S/ V 52 3/4 40 68,05 D TD/S/ V 52 3/4 41 68,82 D TD/S/ V 52 3/4 42 69,59 D TD/S/ V 52 3/4 43 70,36 D TD/S/ V 52 3/4 44 71,13 D TD/S/ V 52 3/4 45 71,9 D TD/S/ V 52 1 40 101,63 D TD/S/ V 52 1 41 102,32 D TD/S/ V 52 1 42 103,01 D TD/S/ V 52 1 43 103,7 D TD/S/ V 52 1 44 104,39 D TD/S/ V 52 1 45 105,08

MODELO/BITOLA DIFERENCIAL DE PRESSO VAZAMENTO FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 0,5 41 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 1 42,5 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 1,5 43 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 2 44,5 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 2,5 45 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 3 45,5 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 3,5 46 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 4 46,5 FTH/SLR 10/20 4,5 1 1/2" 4,5 47 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 0,5 83 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 1 85 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 1,5 86,5 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 2 88 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 2,5 90 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 3 92 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 3,5 93 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 4 94 FTH/SLR 10/20 4,5 2" 4,5 94

TABELA PODER CALORFICO DOS COMBUSTVEIS


ESPCIE
Bagao de cana Bagao de cana Bagao de cana Bagao de cana Carvo Vegetal Carvo Mineral Carvo Mineral Carvo Mineral Carvo Mineral Lenha em Toras Lenha em Toras Lenha em Toras Lenha em Toras Lenha em Toras Lenhas de Pinos Lenhas em Toras Lenhas em toras Lenhas em toras Lenhas em toras

TIPO
Briquetada Bagatex Microdestilaria Usina Mato Mina do Leo Candiota Chaqueada Tubaro Lei Boa Seca Normal Ruim Verde Regular Toras Picotada Eucaliptos Mato Cerne de accia

WATS %
10 20 55 50 7 13 12 11 7 15 17 35 37 30 25 25 30 30 30

PCI Kcal/kg
3.930 3.590 1.481 1.814 4.179 3.603 2.873 2.655 4.006 3.388 3.077 2.164 1.988 2.537 2.811 3.032 2.498 2.478 2.261

ANLISE TPICAS DE ALGUNS LEOS COMBUSTVEIS


QUEROSENE Densidade a 20/4C Ponto de Fulgor C Viscosidade a 37,8 C,SSU Ponto de Fluidez C Teor de Enxofre % peso PCS (Kcal/kg) PCI ( Kcal/kg) 0,812 40,5 32,5 37 DIESEL 0,831 BPF 0,981 83 15,300 14 0,05 11,089 10,369 0,83 10,949 10,259 1,90 10,238 9,683 XISTO TIPO XISTO TIPO XISTO TIPO L W E 0,910 0,955 0,970 70 41 - 12 1,00 10,250 9,750 70 112 - 12 1,00 10,200 9,800 100 230 (54,4C) 3 1,00 10,170 9,700 0,03 S.Q. 3000 0,815 50 36,5

10,872

PCS : Poder Calorifico Superior / PCI : Poder Calorifico inferior

ANLISE TPICAS DE ALGUNS GASES COMBUSTVEIS


G.L.P Gs Natural (Congas) 17,666 0,790 0,611 Gs Coqueria (Cosipa) 10,848 0,485 0,375 Gs de Rua (Congas) 16,284 0,728 0,563 Gs de Alto forno (Cosipa) 28,760 1,286 0,993 Gs Refinaria (Revap) 18,497 0,827 0,640

Peso Molecular Densidade (kg/Nm3) Densidade Relativa ao Ar (kg/Nm3) AR Estequiomtrico (VolxVol) PCS ( Kcal/kg) PCI (Kcal/kg) PCS(Kcal/Nm3)
3

50,483 2,257 1,746

26,270

10,056

5,210

4,296

0,762

9,566

11.712 10.867 26.434 24.573

12.701 11.464 10.036 9.059

11.644 10.375 5.650 5.034

6.322 5.602 4.599 4.076

752 745 966 956

12.010 10.927 9.934 9.038

PCI(Kcal/Nm ) FONTE : STEAMMASTER EQUIPAMENTOS TRMICOS LTDA

CCULO DE CUSTO DA TONELADA DE VAPOR/TONELADA VALORES UNIDADES DADOS PROCESSO 1814 KCAL/KG PCI DO COMBUSTVEL 668,4 KCAL/KG CALOR TOTAL NA PRESSO GERADA 105 C TEMPERATURA DE RECALQUE 0,75 % RENDIMENTO DA CALDEIRA 0,02 R$ VALOR DO KG DO COMBUSTVEL 2,41 KG QUANTIDADE DE VAPOR/KG R$ 8,28 R$/Ton. VALOR DA TONELADA VAZO DA CALDEIRA /TON. 650 R$ 5.383,46 R$/h CUSTO DO VAPOR POR DIA 24 R$ 129.203,09 R$ CUSTO DO VAPOR POR MS 30 R$ 3.876.092,61 R$ CUSTO DO VAPOR POR ANO 6 R$ 23.256.555,68 R$

CCULO DE CUSTO DA TONELADA DE VAPOR/TONELADA VALORES UNIDADES DADOS PROCESSO 1814 KCAL/KG PCI DO COMBUSTVEL 668,4 KCAL/KG CALOR TOTAL NA PRESSO GERADA 25 C TEMPERATURA DE RECALQUE 0,75 % RENDIMENTO DA CALDEIRA 0,02 R$ VALOR DO KG DO COMBUSTVEL 2,11 KG QUANTIDADE DE VAPOR/KG R$ 9,46 R$/Ton. VALOR DA TONELADA VAZO DA CALDEIRA /TON. 650 R$ 6.147,89 R$/h CUSTO DO VAPOR POR DIA 24 R$ 147.549,28 R$ CUSTO DO VAPOR POR MS 30 R$ 4.426.478,50 R$ CUSTO DO VAPOR POR ANO 6 R$ 26.558.871,00 R$

Diferena de R$ 3.302.315,32 / Safra

TELEFONES DE CONTATOS

ENGEVAL : (034)3214-1842 JACKSON CEL.: (065)9972 - 3440

FIM

También podría gustarte