Está en la página 1de 31

COMO PODEMOS DEFINIR A LOGSTICA?

Para Keedi (2004), a evoluo da logstica apresenta-se nos seguintes estgios: 1 Estgio - Comea com o homem primitivo transportando as coisas (caa, pedras,entre outros) de um lugar a outro e armazenando-as. Era o modo mais primitivo da logstica. Evolui com o uso de cestas e carroas Princpio da Intermodalidade. 2 Estgio Domesticao dos animais como forma de trao e incio do transporte aquavirio a partir de troncos de rvores.

3 Estgio Evoluo do modal aquavirio para construo de barcos maiores impulsionados por remos (fora humana) e velas realizando ligaes entre paises. Nasce o Transporte Internacional Martimo.
A 1 Empresa Martima reconhecida a Companhia Martima das ndias com sede na Holanda.

4 Estgio Com a Revoluo Industrial, final do sc. XIX, inventa-se o trem e o barco a vapor. Consolida-se a Indstria Automobilstica trazendo o caminho que, juntamente com o trem a vapor, revolucionam o transporte de cargas por terra. 5 Estgio Inveno do avio e, modernizao e consolidao do container. Por fim, segundo Silva (2004, p13-14), o termo Logstica surge na Frana no sc. XVIII no reinado de Luiz XIV, que criou o posto de Marechal General de Lgis responsvel pelo transporte e armazenamento dos materiais blicos

Keedi (2004)

LOGISTICA: Um conceito em plena mudana

A palavra LOGSTICA de origem francesa (Do verbo Loger alojar), era um termo militar que significava a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas. Tomou, depois, um significado mais amplo, tanto para uso militar como industrial, a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte para o usurio (Magee, John F., LOGSTICA Industrial, Ed. Pioneira, 1999). Outros historiadores defendem que a palavra logstica vem do antigo grego logos, que significa razo, clculo, pensar e analisar. O Oxford English dicionrio define logstica como: "O ramo da cincia militar responsvel por obter, dar manuteno e transportar material, pessoas e equipamentos".

O inicio da Logstica teve sua interpretao relacionada com as operaes militares (movimentao de tropas, alimentos, combustveis...)

Desde os tempos bblicos, os lderes militares j se utilizavam da logstica. As guerras eram longas e com grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessrios o planejamento, organizao e execuo de tarefas logsticas, que envolviam a definio de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessrio ter uma fonte de gua potvel prxima, transporte, armazenagem e distribuio de equipamentos e suprimentos

A verdadeira tomada de conscincia da logstica como cincia teve sua origem nas teorias criadas e desenvolvidas pelo Tenente-Coronel Thorpe, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da Amrica que, no ano de 1917, publicou o livro "Logstica Pura: a cincia da preparao para a guerra". Segundo Thorpe, a estratgia e a ttica proporcionam o esquema da conduo das operaes militares, enquanto a logstica proporciona os meios". Assim, pela primeira vez, a logstica situa-se no mesmo nvel da estratgia e da ttica dentro da Arte da Guerra.

Eccles, Chefe da Diviso de Logstica do Almirante Chester Nimitz, na Campanha do Pacfico, foi um dos primeiros estudiosos da Logistica Militar, sendo considerado como o "pai da logstica moderna" (Brasil, 2003). At o fim da Segunda Guerra Mundial a Logstica esteve associada apenas s atividades militares. Aps este perodo, com o avano tecnolgico e a necessidade de suprir os locais destrudos pela guerra, a logstica passou tambm a ser adotada pelas organizaes e empresas civis. Era servio de apoio e no estratgia... Logstica era confundida como transporte e armazenagem... Hoje, a logstica ganhou conotao estratgica, fundamental importncia para manuteno do competividade das empresas. sendo de estado e

Logstica A Melhor Maneira de Diminuir Custos, Tempo e Espao Fsico, Visando Maior Lucro, Confiana e Satisfao de seus Clientes.

Entende-se por logstica o conjunto de todas as atividades de movimentao e armazenagem necessrias, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final, como tambm dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, obtendo nveis de servio adequados aos clientes, a um custo razovel.

Logstica nada mais do que uma administrao geral e bem detalhada de uma empresa seja ela pequena, mdia ou grande porte.

DEZ TERMOS RELACIONADOS DEFINIO DE LOGSTICA

LOGSTICA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Planejamento Implementao Controle Eficincia Eficcia Materiais Informaes Abrangncia Necessidades dos clientes Lucratividade

Assim a nova definio de Logstica traz dificuldades para o ensino, fazendo-se necessrio a explicao de cadeia de Suprimentos para que o conceito possa ser compreendido em sua plenitude. "O gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve o planejamento e a administrao de todas as atividades envolvidas no fornecimento, requisio, transformao e todas as atividades da administrao logstica. Fundamentalmente, se inclui a coordenao e a cooperao entre todos os canais produtivos, podendo ser fornecedores, intermedirios, provedores de servios terceirizados e consumidores. O gerenciamento da cadeia de Suprimentos integra o fornecimento e demanda ao longo de todas as empresa envolvidas" (CLM, 2004).

SEIS PALAVRAS QUE DEFINEM A LOGSTICA

MISSO DA LOGSTICA

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Mercadorias Servios Lugar Momento Condies Custo

MISSO DA LOGSTICA

Colocar as mercadorias ou servios no lugar certo, na hora certa, nas condies acertadas com o cliente ao menor custo possvel.

Atividades primrias: essenciais para o

cumprimento da funo logstica, contribuem com o maior montante do custo total da logstica: - Processamento de pedidos: determina o tempo necessrio para a entrega de bens e servios aos clientes. - Gesto de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade temporal, necessrio um nvel mnimo de estoque que aja como amortecedor entre a oferta e a demanda. - Transporte: referem-se aos mtodos de movimentar os produtos aos clientes: vias rodovirias, ferrovirias, aerovirias e martimas. De grande importncia, em virtude do peso deste custo em relao ao total do custo da logstica.

ATIVIDADES PRIMRIAS DA LOGSTICA

CLIENTES Processamento dos pedidos dos clientes Transportes

Manuteno de estoques

Apesar de transportes, manuteno de estoques e processamento de pedidos serem os principais elementos que contribuem para a disponibilidade e a condio fsica de bens e servios, h uma srie de atividades adicionais que apoia estas atividades primrias. Elas so:

Armazenagem: Refere-se administrao do espao necessrio para manter estoques. Envolve problemas como : localizao, dimensionamento da rea, arranjo fsico, configurao do armazm.
Manuseio de Materiais: Est associada com a armazenagem e tambm apoia a manuteno de estoques. Est relacionada movimentao do produto no local de estocagem. Embalagem de Proteo: Seu objetivo movimentar bens sem danific-los alm do economicamente razovel.

Obteno: a atividade que deixa o produto disponvel para o sistema logstico. Trata da seleo das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programao de compras e da forma pela qual o produto comprado.
Programao do Produto: Enquanto a obteno trata do suprimento (fluxo de entrada), a programao do produto lida com a distribuio (fluxo de sada). Refere-se s quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas. Manuteno de Informao: Nenhuma funo logstica dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessrias informaes de custo e desempenho. Manter uma base de dados com informaes importantes - por exemplo: localizao dos clientes, volumes de vendas, padres de entregas e nveis de estoques - apoia a administrao eficiente e efetiva das atividades primrias e de apoio.

ATIVIDADES DE APOIO A LOGSTICA

Nvel de Servio Nvel de Servio

A LOGSTICA compe-se de trs subsistemas de atividades: Abastecimento, Movimentao de Materiais e Distribuio Fsica, cada qual envolvendo o controle da movimentao e a coordenao demanda suprimento.

Abastecimento (adm. de materiais): assume responsabilidade por todas as atividades de suprimento do material. Movimentao de Materiais:tradicionalmente orientada para movimentao e armazenagem de produo. Distribuio Fsica: orientada para produtos acabados, armazns e transporte.

Misso da Logstica

AFINAL...O QUE LOGSTICA?

Processo que agrega valor de: Lugar Tempo

Qualidade
Informao
cadeia produtiva, atendendo ao Cliente Final

"uma empresa competitiva quando ela

capaz de oferecer produtos e servios de maior qualidade, custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos por rivais
"habilidade da organizao em fabricar

Barbosa (1999, p.23)

produtos melhores do que seus concorrentes, de acordo com os limites impostos por sua capacitao tecnolgica, gerencial, financeira e comercial

Machado-da-Silva e Fonseca (1999, p.29)

Fatores que dificultam o melhor uso de logstica


falta de cultura de trabalho com enfoque integral carncia de informaes contbeis que apiem a tomada de decises logsticas falta de hbito de trabalho com parceiros falta de ferramentas

1- Melhore constantemente a qualidade de produtos e servios. um objetivo sem fim; 2- Adote a nova filosofia; 3- Elimine a necessidade de inspeo em massa; 4- Pare de escolher fornecedores apenas com base nos preos; 5- Melhore o sistema continuamente; 6- Institua o treinamento e retreinamento no prprio servio;

7- Institua liderana; 8- Elimine o medo; 9- Quebre barreiras entre departamentos; 10- Elimine slogans, exortaes e objetivos arbitrrios para a fora de trabalho; 11-Elimine cotas numricas para a fora de trabalho e objetivos numricos para administrao; 12- Crie orgulho pela habilidade profissional; 13- Institua um programa vigoroso de educao e melhoria para cada um; 14-Faa cada um na empresa tomar os passos para acompanhar a transformao.

1.
2.

QUAL A FUNO DA LOGSTICA NA INTERNACIONAIZAO DE PRODUTOS? QUAIS OS PONTOS MAIS RELEVANTES NESTES PROCESSOS?

También podría gustarte