Está en la página 1de 38

Dimenses

Conjunto de pessoas que partilham propsitos, gostos, preocupaes e que interagem entre si constituindo uma comunidade

Sistema de conhecimentos que so obtidos de leis gerais, testadas atravs de mtodos cientficos

Conjunto de ideias, instrumentos, mtodos e processos especficos

Natureza instrumental e operatria

Ncleos geradores

Domnios de referncia para a aco


Contexto macro-estrutural

DR4

Contexto institucional

DR3

Contexto profissional

DR2

Contexto privado

DR1

Ncleos geradores

Nveis de complexidade
Domnio de referncia para a aco (DR)

Sociedade

Tecnologia

Cincia

Reflexo
O que fiz? Que significado tem para mim? Por que fiz o que fiz? Como poderia ser de modo diferente?

Actuo nos modos de utilizao de equipamentos tcnicos no contexto domstico, equacionando as desigualdades entre mulheres e homens e explorando formas de as ultrapassar. Actuo no modo de utilizar equipamentos tcnicos na vida domstica no sentido de melhorar a eficincia e evitar danos. Actuo tendo em conta os princpios cientficos em que assenta o funcionamento de equipamentos domsticos (electricidade, calor, fora, etc.).

NG1 Equipamentos e sistemas tcnicos


DR1 Equipamentos domsticos

O que so? Quem os utiliza? Para que servem? Como evoluram? Como funcionam? Como devem ser utilizados de forma eficiente?

NG1 Equipamentos e sistemas tcnicos


DR2 Equipamentos profissionais

O que so? Quais so as qualificaes necessrias para manusear o equipamento profissional? Como funcionam? Costuma repara-los? Quais os cuidados a ter?

NG1 Equipamentos e sistemas tcnicos


DR3 Utilizadores, Consumidores e Reclamaes

J teve que reclamar? A quem? Como fez? Porqu? Quais as decises que toma na aquisio de um equipamento?

NG1 Equipamentos e sistemas tcnicos


DR4 Transformaes e evolues

Quais foram as consequncias das transformaes tecnolgicas na sociedade ? Conhece as melhorias tecnolgicas introduzidas? Como evoluram os equipamentos?

NG2 Ambiente e Sustentabilidade


DR1 Consumo e eficincia energtica

Quem consome mais energia? Porqu? Para qu? Como poupar para evitar os desperdcios? Quais as energias que temos nossa disposio?

NG2 Ambiente e Sustentabilidade


DR2 Resduos e Reciclagens

Quem so os profissionais que tratam dos resduos? Como realizada a recuperao dos resduos no local de trabalho? O que significa a reciclagem?

NG2 Ambiente e Sustentabilidade


DR3 Recursos Naturais

O que so recursos naturais? Quais so as instituies responsveis pela proteco do ambiente? Como so geridos os recursos naturais? Quais as consequncias no ambiente de uma m gesto?

NG2 Ambiente e Sustentabilidade


DR4 Clima

O clima est a mudar, porqu? Quem so os responsveis? O que so as alteraes climticas? O clima estar relacionado com a tecnologia?

NG3 Sade
DR1 Cuidados Bsicos

O que entende por sade? O que a qualidade de vida? Como faz para ter uma vida saudvel? Quais so os nutrientes necessrios ao organismo?

NG3 Sade
DR2 Riscos comportamentais

Possui alguns seguro especfico na profisso? Quais so as doenas e os acidentes profissionais mais frequentes? Toma algumas precaues? Quais so as regras de higiene, sade e segurana no trabalho?

NG3 Sade
DR3 Medicinas e Medicamentos

Quais as instituies responsveis pela sade? Quem fabrica e distribui os medicamentos? Quais os sistemas de sade que conhece? Como funcionam? Costuma auto-medicar-se? Que tipo de medicamentos conhece? Como os utiliza? O que significa princpio activo?

NG3 Sade
DR4 Patologias e Preveno

Quem se preocupa mais com sade? E antigamente? Quais so as doenas do sculo? Como evitar? Que medidas adoptar? Que tipo de doenas esto a surgir? De que modo tm evoludo?

NG4 Gesto e Economia


DR1 Oramentos e Impostos

O que um oramento? Como constitudo? Como gere o oramento? Quais so as suas prioridades? O que so os impostos? Os impostos tm algum peso no oramento? De que forma pode rentabilizar as poupanas?

NG4 Gesto e Economia


DR2 Empresas, Organizaes e Modelos de Gesto

De que forma organizada a empresa? Quem lidera? De que forma? Quais as tcnicas que utiliza para melhorar o servio?

NG4 Gesto e Economia


DR3 Sistemas Monetrios e Financeiros

O que o sistema monetrio europeu? Como so realizadas as transferncias financeiras entre bancos europeus? O que significa inflao?

NG4 Gesto e Economia


DR4 Usos e Gesto do tempo

Como gerido o tempo conforme a actividade econmica? Como o factor tempo interfere na nossa vida? Quais os instrumentos para medir o tempo? Tem a tecnologia alguma influncia na sociedade? Quais so os custos que esto relacionados com o tempo?

NG5 Tecnologias de Informao e Comunicao


DR1 Comunicaes rdio

O que entende por Tecnologias de Informao e Comunicao Como utiliza e para qu? Conhece os princpios cientficos em que assenta o funcionamento das TIC

NG5 Tecnologias de Informao e Comunicao


DR2 Micro e macro electrnica

Como adquire competncias face s TIC? Teve que se adaptar s novas exigncias face s TIC? Que tipo de equipamento informtico utiliza associado ao computador? Que tipo de software utiliza na actividade profissional?

NG5 Tecnologias de Informao e Comunicao


DR3 Media e Informao

Como funcionam os meios de comunicao? Quem so os actores e os seus interesses na difuso das informaes? Conhece o poder da informao na opinio pblica? Qual a tecnologia de suporte divulgao e disseminao da informao? Como os meios de comunicao tm evoludo? Quais os procedimentos tcnicos na produo da informao?

NG5 Tecnologias de Informao e Comunicao


DR4 Redes e Tecnologias

Considera que as TIC proporcionam novas oportunidades de participao e desigualdades? Como? Como evoluiu a transmisso das informaes ao longo dos tempos? Explique a proliferao das redes sociais e suas consequncias? Como funciona uma rede?

NG6 Urbanidade e Mobilidade


DR1 Construo e Arquitectura

J fez obras em casa? O que fez? Como fez? Que tipo de alojamento possui? Quais as divises da casa que privilegiou? Quais os conhecimentos de construo e arquitectura que possui? Conhece algumas tecnologias inovadoras de construo? Conhece os materiais e as suas propriedades?

NG6 Urbanidade e Mobilidade


DR2 Ruralidade e Urbanidade

O que entende por harmonizao territorial? Como foi realizado o desenvolvimento local e regional Como so explorado os recursos naturais e/ou locais de grande comercializao e consumo? Como podemos salvaguardar o patrimnio rural e urbano? Como preservar e manter o equilbrio no ambiente e no bem-estar das diferentes comunidades?

NG6 Urbanismo e Mobilidade


DR3 Administrao, segurana e territrio

Quais as instituies reguladoras da administrao e segurana do territrio? Qual o papel das diferentes instituies? Como actuam? Conhece regras e cdigos reguladores de segurana e administrao do territrio?

NG6 Urbanismo e Mobilidade


DR4 Mobilidades locais e globais

O que entende por contexto intercultural? Quais os factores de migrao? Como a evoluo tecnolgica condicionou a mobilidade? Como os diferentes fluxos migratrios (animal ou humano) foram influenciados por diferentes condicionalismos ao longo da histria (estatstica)?

NG7 Saberes fundamentais


DR1 O elemento

O que entende por integrao social? O que significa coeso social? Ser diferente na sociedade? Como interfere a tecnologia no estudo de um elemento? Qual a base cientfica das estruturas elementares?

NG7 Saberes fundamentais


DR2 Processos e mtodos cientficos

Como realizada a recolha de informaes? Quais os processos que utilizou para desenvolver e melhorar a sua actividade profissional? O que entende por mtodo cientfico?

NG7 Saberes fundamentais


DR2 Processos e mtodos cientficos

NG7 Saberes fundamentais


DR3 Cincias e controvrsias pblicas

O que pensa sobre a co-incinerao, o aborto ,a clonagem, a utilizao das clulas estaminais, os alimentos geneticamente alterados, etc Quais as vantagens e os inconvenientes

NG7 Saberes fundamentais


DR4 Leis e modelos cientficos

Como evoluiu a sociedade? Como evoluiu o universo? Como surgem os comportamentos? Como surge a cincia? O que entendo pela coexistncia de estabilidade e mudana? "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Lavoisier

También podría gustarte