Está en la página 1de 12

O encontro com a recreao.

Expectativas e os sonhos que ainda levam uma pessoa idosa a se perceber que projetos de vida e produtora de cultura, pois nunca tarde para comear, a ajuda deva ser dada como estimulo para realiza-lo dentro de dimenses prazerosas. Atividade recreativa, possuidora do carter ldica, pode ser um grande coadjuvante para que as pessoas, com a simplicidade da vivencia prazerosa, abram seus prprios espaos para um existir com mais qualidade.Toda atividade fsica e mental a que o individuo e naturalmente impelido para satisfazer as necessidades fsicas, psquicas ou sociais, de cuja realizao lhe advm prazer.

Interessante considerarmos a existncia de contingncias sociais, psicolgicas fisiolgicas, as quais, marcadamente, diferem na construo do tempo disponveis no passado e o que representado atualmente para despertar o interesse por determinada atividade. Permitir o ldico, pois este, como intelecultor do prazer, elemento de ligao entre o homem e o meio na contraposio da seriedade, reino de tudo improdutividade, vazio, tomando como sendo uma coisa para entreter que no tem mais o que fazer. Realar a liberdade de escolha, pois a imagem modelar que a cincia psicolgica sugere como uma das atitudes bsicas e de valor para o ser humano na sua relao com o meio a de manter com ele um conflito e a busca de soluo permanentes. Favorecimento da explorao do prazer em viver com alegria, descobrindo no brincar a representatividade das descobertas de novas relaes sociais, fsicas e psicolgicas.

Atividades recreativas no grupo de convivncia.


Brincando, o homem a socializao, faz amigos e aprende a conviver com o outro. brincando que construmos melhor os significados das coisas, objetivando a assimilao das relaes afetivas e a construo de conhecimentos. nessa realidade que o homem vivencia suas fantasias e exercita os sentidos, e com isso explora e sente melhor o seu mundo, desenvolvendo suas potencialidades, isso por meio do desafio contido nas situaes ldicas,que o aprender feito de forma espontnea. No s para distrao e descarga de energia, mas como forma de assimilao da realidade. O jogo uma atividade que permite ao homem a apropriao dos cdigos culturais e do seu papel na sociedade, possuindo uma funo vital para individuo. O jogo pode ser, inclusive uma expresso da arte e esta inserido nela, fazendo-se presente nas mais variadas atividade relacionadas a arte.

Propostas de atividade O jogo dramtico.


Proposta a pessoa idosa exige novas formas de ver o movimento, em lugar das tradicionais, estardizadas pro regulamentos e modelos. Algumas estratgias. estimular as pessoas idosas para a descoberta do novo, desafiando-as ultrapassar os obstculos da falta de informao, do no consigo, do no tenho mais idade para fazer isto etc. Escolher algo que represente e valorize as emoes, o despertar pelo afeto, o valor de transmitir sentimentos etc. Estabelecer um pacto de compromisso e responsabilidade com o fazer, com horrios, materiais e com as apresentaes, como um elemento importante no grupo, onde todos dependem de todos.

Para haver o jogo dramtico, necessitamos de elementos concretos, como, por exemplo, o corpo, a voz, a memria, o espao, e de elementos abstratos, como o sentimento, os anseios, a emoo, pois a expresso dramtica utilizada no jogo define uma dupla necessidade: a de expresso e a de comunicao. Inicialmente, em grande grupo, procura-se ouvir as historias de vida, ou algo ligado aos fatos marcantes de cada sujeito; no importa se isso requer vrios encontros, pois o importante deixar ser criado um ambiente de respeito e confiana no falar, no comunicar-se etc. Posterior mente, procuram-se pequenas historias, que sero lidar, comentadas representadas por meio de gestos em pequenos grupos.

Mais tarde, exerccios para a voz, com cantos e brincadeiras que imitem o choro, o riso, o gritar etc., so tambm importantes no processo. Finalmente, escolhe-se o texto, que ser trabalhado para ser apresentado e desenvolvido no palco ou local adequado para sua realizao. Esse texto pode ser j existentes ou poder ser uma criao coletiva, ou ainda, a adaptao de uma das historias de vida. Como tarefa ultima, h a preparao dos materiais, roupas e cenrios, os quais comporo a dramatizao se forem necessrios.

También podría gustarte