Está en la página 1de 22

RUDO

O OUVIDO
O ouvido interno, fechado num recipiente sseo, possui trs canais semicirculares, que no interferem no sentido da audio, mas oferecem o sentido de equilbrio, e o caracol (cclea). A cclea, com seu formato de caracol, a ponte de ligao entre o sistema mecnico de percepo do som e o sistema elctrico de envio da mensagem ao crebro, atravs das vias neuronais.

Com o movimento da bigorna, em funo da aco do martelo, accionado o movimento da janela oval, esta por sua vez est presa bigorna. Portanto, sempre que a bigorna agir, a janela oval movimentar-se- de forma reflexa. A janela redonda transmite as mensagens que chegam ao ponto de expanso e retraco do fludo contido na cclea. A importncia da janela redonda est em que ela que contm as informaes referentes frequncia e intensidade de um som. O sistema nervoso solicitar da janela redonda todos os dados a respeito do som captado.

O OUVIDO
At a janela redonda o processo mecnico, e sofre defasagem no tempo. A partir da, do sistema nervoso ao centro do crebro responsvel pela sensibilidade sonora, praticamente no h lapso temporal, porque a mensagem enviada por pulsos elctricos infinitamente mais rpidos que os mecnicos.

COMO SE AVALIA O RUDO?


Para avaliar os nveis de rudo utilizam-se instrumentos de medida, nomeadamente:

Sonmetro

Dosmetro

COMO SE AVALIA O RUDO?

Estes instrumentos anteriormente apresentados medem o nvel de presso sonora em decibis (dB).

QUAIS SO OS NVEIS EXCESSIVOS?


O Decreto-Lei n.182/06, de 6 de Setembro define trabalhador exposto como sendo trabalhador cuja exposio diria ao rudo durante o trabalho igual ou superior ao nvel de aco ou que est sujeito durante o trabalho a picos do nvel de presso sonora iguais ou superiores ao valor limite de pico.

Assim, de acordo com este Decreto-Lei so definidos os seguintes valores limite de exposio:
Limite Geral Nvel de aco superior Nvel de aco inferior Valor limite de exposio diria LC pico Valor limite de exposio diria LC pico Valor de aco superior
Lc pico Valor de aco inferior

Valor 85 dB(A) 80 dB(A) 87dB(A) 140dB(C) 137dB(C) 135 dB(C)

QUAIS SO AS CONSEQUNCIAS DA EXPOSIO A ELEVADOS NVEIS DE RUDO?


Nveis de rudo elevados danificam certos terminais nervosos do ouvido. A pessoa afectada s se apercebe dessa perda irrecupervel quando deixa de ouvir bem os outros ao conversar, mesmo quando no existe rudo ambiente.

QUAIS SO AS CONSEQUNCIAS DA EXPOSIO A ELEVADOS NVEIS DE RUDO?


No entanto, para alm da perda da audio, o rudo pode provocar outros efeitos, tais como, alteraes respiratrias, cardiovasculares, digestivos ou visuais. Os nveis elevados de rudo podem provocar perturbaes do sono, irritabilidade e cansao. O rudo diminui o nvel de ateno e aumenta o tempo de reaco do individuo face aos diversos estmulos, pelo que conduz ao aumento do nmero de erros cometidos e, consequentemente, de acidentes.

O QUE DEVER FAZER?


Antes de mais dever informar-se acerca do nvel de rudo a que est exposto diariamente. Dever colaborar nos estudos de avaliao dos nveis de rudo que forem realizados na empresa onde trabalha, bem como em eventuais exames audiomtricos. Dever cumprir a sinalizao existente e, se for caso disso, utilizar os protectores de ouvido que a empresa lhe disponibiliza.

O QUE DEVER FAZER?


Manter adequadamente os protectores de ouvido e utilizados adequadamente. Assegurar-se que os proteces fono-absorventes no sejam retiradas. No deixe cair objectos (caixas, paletes,etc.) de alturas elevadas.

PROTECTORES AUDITIVOS
H uma grande variedade de protectores auditivos, mas h que ter em conta que nem todos protegem o mesmo em determinadas frequncias (Hz). Alguns tipos de protectores:

Concha ou abafadores Pr-Moldado Moldvel Descartvel Semi-Insero

IMAGENS DE PROTECTORES AUDITIVOS

CONSELHO

USE

PARA EVITAR

FIM

SAMUEL PROENA FILIPA MARQUES SARA GERALDES

También podría gustarte