Está en la página 1de 36

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

INTRODUO AOS CONCEITOS AMBIENTAIS

o O processo de gesto ambiental inicia-se quando se promovem adaptaes ou modificaes no ambiente natural, de forma a adequ-lo s necessidades individuais ou coletivas, gerando desta forma o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformao e escala

o A maneira de gerir a utilizao desses recursos o fator que pode acentuar ou minimizar os impactos; o O processo de gesto fundamenta-se em 3 variveis:

o No Sc.XX, outra questo veio agravar ainda mais os problemas ambientais: a vida urbana e a escala de aglomerao e concentrao populacional

o Esta opo urbana demanda quantidades cada vez maiores de recursos e gera igualmente, quantidades sempre gigantescas de resduos.

MEIO AMBIENTE NBR ISO 14001:1996 o Meio ambiente a circunvizinhana em que uma organizao opera, incluindo ar, gua, solo recursos naturais, ora, fauna, seres humanos e suas inter-relaes. o Lei n 6.938/1981- Na Poltica Nacional de Meio Ambiente

Lei n 6.938/1981- Na Poltica Nacional de Meio Ambiente


o I) meio ambiente, o conjunto de condies, leis, inuncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; o II) degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente o III) poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: o a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; o b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; o c) afetem desfavoravelmente a biota; o d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente o e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos;

Lei n 6.938/1981- Na Poltica Nacional de Fundamentos Bsicos da Gesto Ambiental Meio Ambiente
o V) poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; e o V) recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superciais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a ora.

Fundamentos Bsicos da Gesto Ambiental Constituio Federal- artigo 225


o Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia quadade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. o Portanto, com base nas denies acima, pode-se entender tanto a complexidade quanto a importncia do meio ambiente para a sobrevivncia das espcies, inclusive do homem, e do papel que temos na sua preservao.

Meio Ambiente

Interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida humana.
Jos Afonso da Silva (apud Nogueira, A)

Meio Ambiente

Meio Ambiente

MUDANAS PROVOCADAS NO MEIO AMBIENTE o Nmade - sedentrio (10000 a.C.); o Romanos - aquedutos (400 ou 500 a.C.); o Industrializao (sc. XVIII); o Mundo Atual.

PREOCUPAES AMBIENTAIS

o A partir dos anos 50;


o Mais intensas a partir da dcada de 70; o 1970 - Europa - Ano de Conservao da Natureza; o 1972 - Estocolmo - Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente; o Novo entendimento poltico-jurdico e social do o ambiente e da co-responsabilidade mundial na sua proteo; o Criao do Programa das Naes Unidas para o Ambiente (PNUMA), como sede em Nairobi.

MEIO AMBIENTE, TRABALHO E SAUDE

MEIO AMBIENTE X PRODUO INDUSTRIAL o chamins das fbricas despejam diariamente toneladas de gases, vapores e partculas no ar;
efluentes lquidos com toneladas de

metais pesados so despejados em rios e mananciais onde se captam gua para consumo domstico;

Invaso da dinmica da produo no espao e vida das pessoas.

Meio ambiente X Produo Industrial o Parque industrial de So Paulo produz anualmente


2,5 milhes de toneladas de resduos prejudiciais sade. o dentre os principais setores industriais brasileiros, com forte presena no mercado internacional, quatro so altamente nocivos ao o meio ambiente: o - papel e celulose; o -alumnio; o -siderurgia; o - petroqumica.

Poluio

TIPOS DE POLUIO

TIPOS DE POLUIO

Quantidade de gua disponvel

Quantidade de gua disponvel

eutrofizao

Poluio do solo

Resduos

Planejamento de Gesto Ambiental

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTATEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

CONCEITOS ATUAIS DE GESTO AMBIENTAL

ATENO!!!!
o Hoje, as empresas que menosprezam a conscincia ecolgica so julgadas e condenadas sumariamente pela opinio pblica, correndo srio risco de sobrevivncia. Rapidamente, percebeu-se que a gesto ambiental, mais do que uma atitude politicamente correta, tornou-se uma indispensvel vantagem competitiva. o Os sistemas de gesto ambiental passaram a ser desenvolvidos com maior nfase, na Europa e nos Estados Unidos, a partir da dcada de 80, quando grandes acidentes, como Bhopal, na ndia, e Exxon Valdez, no Alasca, causaram impactos ambientais de grandes propores e acirraram ainda mais a mobilizao da sociedade em prol da ecologia.

También podría gustarte