Está en la página 1de 19

A contabilidade

Unidade 10

O papel da contabilidade nas empresas


As organizaes/empresas desenvolvem e executam actividades com vista a alcanar determinados resultados. A contabilidade surgiu com o objectivo de registar por escrito essas actividades.
Meio de prova em situaes de litgio

O seu papel...
A contabilidade assume um papel como fonte de informao sobre a situao das empresas e dos seus negcios; entendida como um conjunto de tcnicas destinadas ao registo histrico da actividade das empresas; Actualmente considera-se que esta fornece informaes fundamentais para a previso da actividade futura da empresa e indispensvel sua gesto eficaz, permitindo o controlo e anlise crtica da actividade da organizao.
Unidade 10 - TAS 3

Divises da Contabilidade
Contabilidade Geral
ESTADO Actividade interna Contabilidade Interna FORNECEDORES CLIENTES
Unidade 10 - TAS 4

SCIOS

BANCOS

Contabilidade interna ou analtica


Consiste na actividade desenvolvida dentro da prpria empresa, decorrente do relacionamento entre os vrios sectores da empresa (produo, aprovisionamento, sector comercial, sector administrativo, etc.) Compete-lhe apurar os resultados (lucros ou prejuzos) de cada bem produzido e a rendibilidade de cada departamento da empresa; Determinar os custos de produo, nos diferentes estdios do processo produtivo.
Unidade 10 - TAS 5

Contabilidade geral ou externa


Regista as relaes externas da empresa, com os bancos, o Estado, os fornecedores, os clientes, os scios, ... Compete-lhe apurar os lucros ou prejuzos, bem como elaborar contas anuais.

Unidade 10 - TAS

O patrimnio de uma empresa


Uma entidade (indivduo, empresa ou unidade econmica) pode ser proprietria de dinheiro, bens materiais, de direitos e obrigaes.
um conjunto de bens, direitos e obrigaes Dvidas a pagar aos credores (dbitos) Stock de mercadorias Dvidas de clientes (crditos) dinheiro Viaturas, edifcios e equipamentos Unidade 10 - TAS

Patrimnio
dividido em duas classes de elementos patrimoniais:
Activo Passivo

Engloba os valores (dinheiro, depsitos, Mercadorias, etc.) e os crditos a receber

Engloba as dvidas a pagar aos Credores (fornecedores, Estado, Instituies de Crdito, etc.)

Unidade 10 - TAS

O patrimnio dividido em duas classes de elementos patrimoniais:

ACTIVO = BENS + DIREITOS

PASSIVO = OBRIGAES

Unidade 10 - TAS

Valor do Patrimnio = Situao Lquida = Capital Prprio

ACTIVO PASSIVO = SITUAO LQUIDA


corresponde ao que se possui, mais o que se tem a receber, menos o que se deve

Unidade 10 - TAS

10

A situao lquida...
Diz-se Situao Lquida Activa, quando o valor do Activo superior ao valor do Passivo; Diz-se Situao Lquida Nula, quando o valor do Activo igual ao valor do Passivo; Diz-se Situao Lquida Passiva, quando o valor do Activo inferior ao valor do Passivo;

As empresas que se encontram nesta situao dizem-se em falncia tcnica.


Unidade 10 - TAS 11

As Contas
A descrio individual de todos os elementos patrimoniais pouco prtica, muito trabalhosa e difcil de interpretar. No sentido de simplificar e uniformizar critrios (normalizao) procedeu-se agregao elementos patrimoniais com caractersticas comuns em contas.
um conjunto de bens patrimoniais afins.
Unidade 10 - TAS 12

Caractersticas de uma conta:


O seu ttulo designao curta associada ao tipo de bens que representa. O valor da conta corresponde soma dos valores dos elementos patrimoniais que a compe. O mbito da conta corresponde caracterizao dos bens abrangidos pela conta.
Unidade 10 - TAS 13

Tipos de contas:
Contas do Activo representam os elementos patrimoniais activos. Contas do Passivo - representam os elementos patrimoniais passivos. Contas de Situao Lquida designam os capitais da empresa.

Unidade 10 - TAS

14

O Balano
O Inventrio apenas regista os bens do Activo e do Passivo de uma empresa. Ao acrescentar a Situao Lquida ao inventrio, obtm-se o balano. Este documento regista a situao patrimonial num dado momento. Permite comparar o Activo com o Passivo, explicitando o valor do patrimnio da empresa.
Unidade 10 - TAS 15

Perspectiva financeira do balano:


O Passivo de uma empresa representa os recursos postos sua disposio por terceiros (os credores). A Situao Lquida activa (capitais prprios) representa os fundos disponibilizados pelos proprietrios da empresa. O Activo corresponde utilizao dos fundos dos proprietrios e de terceiros.

Unidade 10 - TAS

16

Tipos de balano
Periodicamente as empresas so legalmente obrigadas a apresentar contas. Em geral o perodo considerado (exerccio econmico da vida das empresas) inicia-se em 1 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro de cada ano.
Balano inicial
Unidade 10 - TAS

Balano final
17

Movimentao das contas do activo


Dbitos

Conta Caixa

Crditos

+ Entradas/ Aumentos

Sadas/ Diminuies

Unidade 10 - TAS

18

Movimentao das contas do Passivo


Dbitos

Conta Fornecedores

Crditos

Sadas/ Diminuies

+ Entradas/ Aumentos

Unidade 10 - TAS

19

También podría gustarte