Está en la página 1de 24

PONTOS DE ORIENTAÇÃO

LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
Cada ponto do espaço possui uma personalidade única, uma identidade própria que o diferencia dos demais.

A localização de um lugar é definida pelas coordenadas geográficas.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

.

LOCALIZAÇÃO DE UM LUGAR Sua posição está ligada ao conjunto de Relações que foram estabelecidas entre esse lugar e outros lugares em escala A local. nacional localização de um lugar ou global. regional. GLOBAL URUGUAIANA NACIONAL REGIONAL .

baseada nos pontos cardeais. subcolaterais representados pela figura denominada de ROSA DOS VENTOS .Em geografia a ideia de direção nos é dada pela orientação. colaterais.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS As coordenadas geográficas permitem a localização absoluta dos pontos sobre a Terra. traçadas nos sentidos norte e sul e leste e oeste. corresponde um ponto que é único na localização de qualquer evento terrestre. O encontro de duas linhas imaginárias. .

As linhas que estão dispostas sobre a terra chamam-se .

*O paralelo principal é o do Equador 0º e divide a Terra em dois Hemisférios. o Norte e o Sul. além do Equador temos: Circulo Polar Ártico.*Os paralelos são num total de 180. Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio . *Cinco deles recebem nome. sendo 90 ao sul e 90 ao norte. Circulo Polar Antártico.

MERIDIANOS *São semi-círculos. *Os meridianos convergem nos pólos. ele divide a Terra em dois hemisférios. todos tem o mesmo tamanho ligando um pólo a outro. *O Meridiano principal é o de Greenwich e mede 0º. sendo 180 a Leste e 180 a Oeste. por isso não são paralelos em toda a sua extensão. . o Oriental e o Ocidental. *Os meridianos são num total de 360.

Como a Terra é esférica a distância entre paralelos e meridianos são medidas em graus e conforme o sentido podem ser: .

*Por serem semi-círculos. . para cada meridiano há um contrário chamado de anti-meridiano.

sendo um total de 180º para leste e 180º para Oeste. *O Meridiano de Greenwich foi escolhido por convenção para ser o meridiano 0º ou meridiano inicial.LONGITUDE * É distância em graus entre os meridianos. .

AS COORDENADAS REPRESENTAM O ENCONTRO ENTRE DUAS DISTÂNCIAS EM GRAUS: LATITUDE E LONGITUDE .

. os hemisférios são vistos de outra maneira A inversão da percepção se dá em função de estarmos observando a Terra pelo lado oposto do Meridiano de Greenwich.Se observarmos a Terra pelo antimeridiano de Greenwich que está a 180º do de 0º.

30ºS de Latitude Antípoda 30ºN 80ºL de Longitude Antípoda 100ºO ( 180º .PONTOS ABSOLUTOS ANTÍPODAS Quando pretendemos os pontos contrários ou antípodas da Terra devemos calcular da seguinte forma as coordenadas geográficas.80º = 100º) .

RELAÇÃO DE DISTÂNCIA ENTRE Graus e km .

.

NAS LATITUDES ESSA DISTÃNCIA EM km NÃO VARIA. SE ISSO OCORRER SOBRE O PARALELO DE 60º. . VOCÊ ANDARIA MENOR DISTÃNCIA EM Km.ASSIM SE VOCÊ ANDAR 20º SOBRE A LINHA DO EQUADOR TERÁ MAIOR DISTÂNCIA EM Km A PERCORRER. POIS OS PARALELOS NUNCA SE JUNTAM .

Coordenadas geográficas no planisfério .

Mapa Mundo .

.

Coordenadas em área plana .

Sistema Solar .