Está en la página 1de 49

FORNOS

2012

FORNOS
Definio Um forno , basicamente, um trocador de calor que usa os gases quentes da combusto para elevar a temperatura de um fluido circulando atravs de uma serpentina instalada dentro do forno. Os fornos so usados em vrios processos que envolvem indstrias qumicas, refinarias, plantas de gs e petroqumicas.

FORNOS

O forno , depois dos trocadores de calor, o principal equipamento de fornecimento de calor para as diversas correntes de uma Planta Industrial. Sua funo em alguns processos vai alm da complementao de calor para fins de condicionamento da temperatura da carga que alimenta as torres de fracionamento ou os reatores.

FORNOS
Os fornos consistem de uma serpentina de tubos que colocado dentro de uma caixa ou cmera onde h combusto, a fim de aquecer o produto, que passa internamente nos tubos.

O calor desenvolvido na cmara de combusto proveniente de maaricos ou queimadores, que podero ser alimentados por leo ou gs combustvel dentre outros.

FORNOS
Utilizao

Utilizados na Indstria do Petrleo e petroqumica, em diversas fases de seu processo para aquecer o produto que est sendo processado antes de entrar em uma torre, reator ou outro equipamento do processo

COMBUSTO

COMBUSTO

A forma mais empregada para produo de calor na indstria a combusto, definida como a reao entre os elementos qumicos de um combustvel e o oxignio. A oxidao dos combustveis uma reao exotrmica, sendo a quantidade de calor liberada, funo da composio qumica do combustvel e dos produtos finais de combusto.

COMBUSTO
Reao de oxi-reduo extremamente rpida, onde existe simultaneamente a oxidao de um combustvel e a reduo do comburente, com a liberao de grande quantidade de energia calorfica e luminosa. O comburente quem sustenta a combusto e constitudo, em um processo comum, pelo oxignio contido no ar atmosfrico. O combustvel uma substncia orgnica ou mineral que queima e libera grande quantidade de energia quando submetida ao processo de combusto

COMBUSTO

Requisitos para uma combusto Combustvel (agente redutor); Comburente (agente oxidante); Fonte de ignio.

COMBUSTO

Na combusto a reao que ocorre denominada basicamente de oxidao. Assim, quando o carbono puro (C) queimado, a reao que se passa : C + O2 CO2 + 97.200 Kcal

COMBUSTO

Na combusto o objetivo obter o mximo possvel de calor. No basta porm que o rendimento calorfico atenda s necessidades requeridas, preciso que isto seja feito de forma econmica.

COMBUSTO

A fim de maximizar o rendimento da combusto, deve-se obter o melhor aproveitamento possvel do potencial energtico do combustvel atravs de alguns fatores operacionais, como: - Regular a relao ar-combustvel; - Proporcionar uma perfeita mistura ar-combustvel

COMBUSTO

Combustvel - toda substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. Ele serve de campo de propagao ao fogo. Os combustveis podem ser, slidos, lquidos ou gasosos. Ex.: madeira, papel, tinta, algodo, lcool, gasolina, etc.

COMBUSTO
Comburente - o elemento que d vida s chamas, e intensifica a combusto. O mais comum que o oxignio desempenhe este papel, porem no o nico, existindo outros gases.

COMBUSTO
Calor - Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. a condio favorvel causadora da combusto.

COMBUSTO

Reao em cadeia - a queima auto-sustentvel. a unio dos trs itens j descritos, gerando uma reao qumica. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

COMBUSTO

Ar de combusto: ar que reage quimicamente com o combustvel no processo de queima. Ar em excesso: ar que passa atravs da cmara de combusto e dutos de tiragem, em excesso ao que teoricamente necessrio para combusto completa. Ar primrio: ar misturado com combustvel para atingir determinadas caractersticas antes de ser admitido na cmara de combusto.

COMBUSTO

Ar secundrio: ar necessrio

para realizao da combusto, admitido para a zona da combusto, aps a combusto com o ar primrio ter comeado.

Ar terico: volume de ar quimicamente exato, necessrio para a combusto completa de uma quantidade especfica de combustvel.

COMBUSTO

Vapor de Abafamento:
o vapor utilizado na purga do forno com finalidade de expulsar da cmara de combusto os gases indesejados. Uma purga adequada dura o tempo necessrio para que se efetue uma renovao equivalente a trs vezes o volume da cmara de combusto.

COMBUSTO

Atmosfera: mistura de gases compreendendo o ar; mistura de


gases dentro de uma cmara especfica, tal como na cmara da combusto de um forno.Denominao dada tambm unidade de presso, que equivale a 101,3 kPa ao nvel do mar. Termo que tambm designa ambiente externo e ventilado, quando refere-se ao local de descarga de produtos de combusto ou gases.

COMBUSTO
Atmosfera oxidante: gases num forno metalrgico que provocam a formao de inmeras impurezas ou oxidao no metal que est sendo submetido a tratamento trmico.

COMBUSTO
Atomizao: processo utilizado para transformar um combustvel lquido para o estado mais prximo possvel do gasoso, reduzindo-o a pequenas gotculas, de maneira a aumentar a superfcie especifica at aproximar-se da fase gasosa, a fim de haver uma mistura eficiente com o oxignio, conseqentemente, uma boa combusto.

operao que consiste em lanar um jato de vapor nos tubos de uma fornalha para remover fuligem depositada.
Ramonagem:

COMBUSTO
Ar de Combusto O ar atmosfrico a fonte mais abundante e de mais baixo custo, fornecedora de oxignio. O ar atmosfrico composto, principalmente, de nitrognio e oxignio. ar atmosfrico compe-se principalmente de: Oxignio (O2 ) = 23% (em peso) ou 21% (em volume) Nitrognio (N2) = 77% (em peso) ou 79% (em volume

COMBUSTO
Ar de Combusto Conhecendo-se a composio do combustvel e com base na estequiometria da reao, consegue-se calcular o ar necessrio para a queima do combustvel. A quantidade de ar que fornece o oxignio teoricamente suficiente para a combusto completa do combustvel, chamada de "ar terico" ou "ar estequiomtrico".

COMBUSTO

Se utilizarmos somente o "ar terico", h grande probabilidade do combustvel no queimar totalmente (haver formao de CO ao invs de CO2) e consequentemente a quantidade de calor liberada ser menor.

COMBUSTO

Para se garantir a combusto completa recorre-se a uma quantidade adicional de ar alm do estequiomtrico, garantindo desse modo que as molculas de combustvel encontrem o nmero apropriado de molculas de oxignio para completar a combusto. Essa quantidade de ar adicional utilizada chamada de excesso de ar.

COMBUSTO

Tambm fazem parte da composio do ar quantidades de dixido de carbono, vapor d gua, gases raros (argnio, nenio, criptnio, xennio e hlio) e em certas reas pode conter xidos de enxofre e de nitrognio, partculas slidas e outras substncias estranhas.

COMBUSTO
O excesso de ar proporciona uma melhor mistura entre o combustvel e o oxidante, mas deve ser criteriosamente controlado durante o processo de combusto. Deveremos conhecer a quantidade ideal mnima possvel de excesso a ser introduzida na queima, pois o ar que no participa da combusto tende a esfriar a chama, sem contribuir para a reao. Quanto maior o excesso de ar, maior o volume de gases nos produtos de combusto e conseqentemente maior a perda de calor pela chamin, influindo negativamente na eficincia da combusto.

COMBUSTO
Monitorao da Queima A monitorao da chama pode ser feita de diversas maneiras:
Visual Utilizao de aparelhos Aparelhos Osart; Analisadores do teor de oxignio nos gases de combusto; Cmeras de televiso para visualizao da chama dentro da cmara de combusto; Opacmetros instalados na chamin; Analisadores de gases de combusto.

COMBUSTO
Analisador Osart

COMBUSTO
APARNCIA DA CHAMA A aparncia da chama, referncia do rendimento na fornalha. Se a chama est branca e brilhante, alm de poder-se observar as paredes da cmara de combusto com facilidade, significa excesso de ar. medida que se reduz o excesso de ar, a cor da chama na parte de trs da cmara vai se tornando amarela e da para laranja-amarelada e, finalmente, laranja-avermelhada. A parte das chamas mais afastada dos queimadores deve ser laranja-amarelada ou dourada.

COMBUSTO
APARNCIA DA FUMAA Uma fumaa clara pode indicar um pequeno ou um grande excesso de ar. Uma boa prtica reduzir o excesso de ar at que a fumaa adquira o aspecto de uma leve nvoa marrom-claro. Fumaa escura no significa necessariamente a insuficincia de ar ou excesso de CO. M homogeneizao da mistura combustvel, excesso de combustvel podem atingir os tubos e at as paredes da cmara resultando na fumaa irregular por um bom perodo. A fumaa branca indica quase sempre um excesso de ar ou vazamentos na cmara de combusto.

COMBUSTO
COMBUSTIVEIS O combustvel um material cuja queima utilizada para produzir calor, energia ou luz. A queima ou combusto uma reao qumica na qual os constituintes do combustvel se combinam com o oxignio do ar. Para iniciar a queima de um combustvel necessrio que ele atinja uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignio.

COMBUSTO

Temperatura de Ignio
a temperatura que se precisa fornecer a um ponto da mistura ar/gs combustvel para que a energia de ativao da reao de combusto seja alcanada, iniciando-se a combusto. A temperatura de ignio inversamente proporcional ao aumento da presso, pois h um maior contato entre os componentes da mistura, resultando numa temperatura menor de ignio.

COMBUSTO
Temperatura de Ignio A Temperatura de Ignio no uma constante para cada combustvel. Varia de acordo com a quantidade de ar presente; da concentrao de oxignio no ar; da presso da mistura ar/gs e da composio do combustvel.

COMBUSTO
COMBUSTVEIS INDUSTRIAIS GASES

y GLP (Gs liquefeito de petrleo: 50% Butano;50% Propano) y GN (Gs Natural: 85% CH4) y GAF (Gs de alto forno: CO + H2 + CH4) y GR (Gs de refinaria: CH4+ H2 + etano+eteno)
LQUIDOS
leo combustvel Diesel

COMBUSTO
COMBUSTVEIS INDUSTRIAIS SLIDOS Carvo mineral Biomassa Madeira (lenha, carvo vegetal) Bagao de cana

COMBUSTO
Padres de Emisses por Tipo de Combustvel

Fonte: Santos, E.M. et all Petrobrs - 2002

COMBUSTO

A combusto de hidrocarbonetos pode ser caracterizada por um processo em duas etapas:  Converso do combustvel em CO  Oxidao do CO em CO

COMBUSTO

Fonte: RPB Cubato - 2006

FORNOS

Na cmara de radiao instalada parte da serpentina de processo e onde queimado um combustvel atravs dos queimadores. Recebe esta denominao porque a transferncia de calor se d basicamente por radiao dos gases de combusto resultantes da queima do combustvel.

FORNOS
A zona de conveco , normalmente, uma caixa de base retangular montada acima da cmara de radiao onde so instaladas a outra parte da serpentina de processo e as serpentinas de outros servios, tais como: gerao de vapor d gua, superaquecimento de vapor d gua, etc., com o objetivo de aumentara eficincia do forno. Recebe esta denominao porque o calor dos gases de combusto transferido para as serpentinas de tubos basicamente por conveco.

FORNOS

Norma Regulamentadora: NR 14

FORNOS

A chamin um trecho cilndrico montado normalmente acima da seo de conveco, atravs do qual os gases de combusto so lanados para a atmosfera.

FORNOS

Chamin

Serpentina de Conveco

Serpentina de Radiao

Queimadores

FORNOS
1-Porta de Acesso 2-Arco (Teto Radiao) 3- Coifa 4- Parede Interna 5-Queimador 6- Carcaa 7- Seco de Conveco 8- Corbel 9- Tubulao de Interligao 10- Tubos 11- Superfcie Extendida 12Curva de Retorno 13- Caixa de Cabeotes 14- Seco de Radiao 15- Seco de Proteo 16- Janela de Observao 17-Suporte de Tubos 18- Parede Refratria 19- Espelho Terminal 20- Base de Concreto 21-Chamin 22- Plataforma

FORNOS
As principais variveis operacionais de um forno industrial so a temperatura de sada do fluido de processo do forno, a vazo atravs de um ou mais passes e a carga trmica a ser fornecida pelo sistema de combustveis. Os fornos controlam a temperatura de sada do produto manipulando a vazo de combustvel para os queimadores.

FORNOS
Como os queimadores possuem restries quanto sua presso de operao, alguns fornos substituem os controladores de vazo de combustvel por controladores de presso para implementao da proteo contra apagamento de chama por presso muito baixa ou deslocamento de chama por presso muito alta no queimador.

FORNOS

Principais Objetivos de Controle de um Forno (1)

Manter constante e estvel a temperatura de sada do produto; Manter constantes as vazes de cada passe do forno; Manter constante e em um valor seguro a presso interna da fornalha; Manter o excesso de oxignio combusto em um valor timo. nos gases de

También podría gustarte