Está en la página 1de 76

BASES FILOSFICAS E SOCIOLGICAS DA EDUCAO

Dr. Loureno Zancanaro lzanca@uel.br

BASES FILOSFICAS E SOCIOLGICAS DA EDUCAO FORMAS DE CONHECIMENTO Conhecimento Filosfico = razo sabedoria Conhecimento Cientfico = mensurvel Conhecimento senso comum = vivncia Conhecimento mtico = sobrenatural deuses Conhecimento religioso = exp. espiritual

BASES FILOSFICAS DA EDUCAO

CONCEITOS BSICOS DE FILOSOFIA


FILOSOFIA
PENSAR VIVER AGIR ETHOS GUARIDA HOSP. INCONDICIONAL

TICA

VIRTUDE

HBITO MODO DE SER CARTER DEVER-SER


PROCESSO DE HUMANIZAO

CAPACIDADE DE PENSAR O PRPRIO PENSAMENTO

PROTEO

CIDADANIA CIVIL CIDADANIA SOCIAL CIDADANIA ECONMICA

BASES SOCIOLGICAS DA EDUCAO


OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Ao social Coero social Comunidade

Conflito social
Cooperao

Consenso
Difuso

Controle social
Diviso do trabalho

Estrutura social

Funo social

Grupo social

BASES SOCIOLGICAS DA EDUCAO


OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Instituio social Integrao Interao

Normas sociais

Movimentos sociais

Mobilidade social
Papel social

Socializao Valores

Organizao social Status social

CONCEITO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


FILOSOFIA: Desenvolvimento da capacidade de pensar o prprio pensamento. SOCIOLOGIA: Estudo objetivo das relaes que se estabelecem, consciente ou inconscientemente entre as pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social, ou entre grupos sociais diferentes que vivem no seio de uma sociedade mais ampla.

OBJETO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA


FILOSOFIA: A existncia humana, o sentido de vida. Toda investigao filosfica veicula uma determinada concepo do que seja existncia humana e qual o seu sentido. SOCIOLOGIA: Investiga as relaes que se estabelecem, entre as pessoas, numa comunidade, grupo social, ou grupos sociais diferentes.

CONCEITO DE EDUCAO
Processo de humanizao vinculada a uma determinada cultura. Processo de desenvolvimento da capacidade fsica, intelectual e moral da criana e do ser humano em geral, visando sua melhor integrao individual e social.

A EDUCAO COMPREENDE
Uma dimenso filosfica de mundo. Uma dimenso social. Uma dimenso poltica. Uma dimenso religiosa. Uma dimenso da cincia. Uma dimenso tecnolgica, etc.

LIVRES OU DETERMINADOS?
Determinismo biolgico Determinismo cultural Como devemos entender o homem diante dessa discusso? Como entender a liberdade?

EDUCAO
EDUCAO X ESCOLARIDADE

A pobreza grande educadora... ensina, sobretudo desesperana. A poltica grande educadora... ensina, sobretudo ceticismo. A televiso grande educadora... ensina, sobretudo consumismo (Neil Postman).

FILOSOFIA
a prpria sabedoria uma atividade que nos ensina como devemos pensar, como devemos viver e como devemos agir. o desenvolvimento da capacidade de pensar o prprio pensamento. um instrumento de investigao e reflexo sobre as cincias. (Metfora da Coruja de Minerva, Hegel).

OBJETO DA FILOSOFIA
Tem como objeto o homem e sua existncia. A algo bem diferente do objeto, da qumica, da fsica e da biologia. A existncia humana objeto de investigao. A filosofia investiga o SER, o sentido de vida. A educao visa transmitir determinada imagem de ser humano, um tipo bem concreto de existncia. Debruar-se sobre os princpios filosficos ver qual a imagem de ser humano veiculada, e, as suas conseqncias para a educao. A filosofia nos dar os conceitos de compreenso, por isso um timo
instrumento de reflexo.

FILOSOFIA E IDEOLOGIA
Scrates compara a sofstica arte da cozinha que procura satisfazer o paladar, mas no se preocupa se os alimentos so benficos ao corpo (Plato. Grgias). A sofstica considera tudo a partir do til. A filosofia, a partir da afeio verdade das coisas. Toda ordem social Cama de Procusto.

PROJETOS DA IDEOLOGIA:
- Subjetividade. - Industrial de produo e consumo de bens teis. - Niilismo. FUNES DA IDEOLOGIA: - A funo de dissimulao - A funo de dominao - A funo de deformao

CONCEPES FILOSFICAS DE EDUCAO


PEDAGOGIA DA ESSNCIA: A essncia algo anterior a cada indivduo. esse conjunto de virtualidades que precisa ser desenvolvido. PEDAGOGIA DA EXISTNCIA: Nega a essncia humana como algo apriorstico. medida que vou vivendo vou me definindo. PEDAGOGIA DIALTICA: O SER s inteligvel a partir de duas categorias: TOTALIDADE E HISTORICIDADE. Tudo tem a ver com tudo.

CONCEPES FILOSFICAS DE EDUCAO


A historicidade condio para conhecer qualquer ser. Eu sou eu e minhas circunstncias (Ortega y Gasset). O homem aquilo que faz (Hannah Arendt). A educao s ter sentido se colocar a totalidade da cultura no interior da escola como elevao do nvel de conscincia. Ethos = ninho, lugar a partir do qual vejo o mundo, cuja expresso objetiva deve ser o Estado. O que diferencia um povo o seu ethos, sua cultura. O homem grego encontra seu valor na polis, o moderno no Estado. l que o indivduo se encontra e se reconhece.

QUE HOMEM QUEREMOS PARA NOSSA SOCIEDADE?


Qual filosofia de vida levaremos para o dia-a-dia: professores, alunos, cidados ou profissionais da sade? Que fundamentos sero necessrios para que nossa ao seja transformadora, emancipadora e conduza autonomia?

QUE TIPO DE HOMEM QUEREMOS?


Falar da educao, de seus problemas e sua importncia falar do homem, de suas aflies, angstias, necessidades, realizaes e esperanas. Seja qual for tendncia pedaggica que seguimos ou a escola filosfica que expressamos, sempre carregamos conosco uma determinada concepo de homem. Daquilo que pensamos do homem, de como o queremos, de como o concebemos, vo determinar nossos procedimentos na educao. Se quisermos o homem livre lutaremos para isso, se concebermos o homem sem liberdade continuaremos com nossas formas massificadoras de fazer educao (Arnaldo Nogaro).

DEVER DA FILOSOFIA
filosofia cabe pensar os problemas colocados por seu tempo. Filosofar dirigir um outro olhar sobre as coisas, sobre a realidade, a vida; tentar conhecer atravs das aparncias o que transcende tais aparncias; Filosofar exercitar e tomar conscincia sobre si mesmo diante da realidade social e histrica que nos envolve. Filosofar aceitar, reconhecer de pronto que vida um paradoxo, um enigma, um sinal a ser interpretado, um processo sem sujeito nem fim predeterminado (Newton Aquiles von Zubem).

PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO


Corrupo Sade Educao Direitos humanos Fome Misria Individualismo, etc.

A REFLEXO ENSINA COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO?


Radical: penetrar at a raiz do problema, as causas, as conseqncias.
Rigorosa: com mtodo e sistematizao

Viso de conjunto: de totalidade

A reflexo deve ser crtica no sentido de que no vai pensar dogmaticamente o que deve ser a educao, mas vai, pouco a pouco, refleti-la a partir dos problemas que j existem na ao. O papel da reflexo de constante reviso, levando em conta a origem mais profunda e as conseqncias mais longnquas das atividades dos docentes e educadores. A reflexo uma qualidade necessria ao pedagogo e ao professor, sobretudo, quando adota uma atitude de busca sempre mais rigorosa, de pesquisa de avaliao, de aperfeioamento permanente. um esforo de autocrtica, das dvidas e das falsas justificaes e representaes.

COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO?

A reflexo ao mesmo tempo crtica, dialtica e inovadora. Todo educador est imbudo de princpios e idias norteadoras de sua ao. preciso fazer uma anlise de nossa prxis, seja consciente ou inconsciente. Alimentamos, agimos e praticamos ideologias, em determinados momentos, sem nem saber o que fazemos ou simplesmente desconhecemos sua origem.

COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO?

PARTE II
PROBLEMAS, IMPASSES E PERSPECTIVAS DE UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

PROBLEMA DA EDUCAO BRASILEIRA


O primeiro grande problema da educao brasileira o clientelismo. Qual a origem histrica da tradio patrimonial brasileira? Onde est a origem da tica da malandragem? Do jeitinho brasileiro? Da tradio poltica administrativa com bases patrimoniais? A questo de fundo no seria uma crise tica?

ESTATSTCA
Pesquisa mostra que 85% dos professores do ensino pblico esto com a auto-estima afetada. Outra pesquisa mostra que 80% dos professores da escola particular estavam satisfeitos.

CAMINHOS POSSVEIS
A discusso sobre o sentido da tica nos remete inexoravelmente educao.
A condio necessria para a educao est na tica.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


PARA OS GREGOS: SCRATES entendia que a via para o aperfeioamento humano est no autoconhecimento: Conhece-te a ti mesmo.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


PARA OS GREGOS: Aristteles entendia a tica como exerccio, modo de ser adquirido e conquistado pela diuturna deliberao. pela via deliberativa que o carter da pessoa vai se estruturando. Entendemos que o mesmo processo acontece em relao educao.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


PARA A TRADIO CRIST: Ama teu prximo como a ti mesmo Cf. Mt 5 Sermo da Montanha.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


Moral social no sculo XVIII: A condio necessria para a cidadania est na tica, caso contrrio todos os discursos por ela e pelos direitos humanos se tornam abstraes.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


A tica na perspectiva terica, no seu sentido originrio significa recolher entendimentos que permitam compreender como possvel tornar a vida bem sucedida mediante a proteo dos mais vulnerveis. A educao necessita ter no seu horizonte o ideal da vida bem sucedida, ter em seu mago a idia de felicidade e de hospitalidade incondicional. Se no for dessa maneira, talvez nunca consigamos realizar o sonho de uma sociedade fundada na cidadania civil, social e econmica.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR FILSOFOS E SOCILOGOS


A Moral Social, sistematizada a partir do sculo XVIII por Mandeville, Anthony Cooper, David Hume e pelos contratualistas, preocupou-se em estabelecer um MNIMO MORAL onde direitos e deveres fundados na tica seriam a garantia da cidadania. A biotica est incumbida de pensar um mnimo moral retomando a discusso dos direitos individuais e sociais na ordem democrtica.

POLTICA E EDUCAO
HISTORICAMENTE APONTAMOS TRS MTODOS DE ENSINOAPRENDIZAGEM: 1. A pedagogia da transmisso transmisso de conhecimentos 2. A pedagogia do adestramento desenvolvimento de habilidades 3. A pedagogia da problematizao nem transmisso de conhecimentos ou verdade prontas no mbito do desenvolvimento cientfico, tecnolgico, das cincias sociais e humanas. Nem adestramento de habilidades mecnicas ou repetitivas, mas um mtodo que seja capaz de desenvolver no educando atitudes. Educar: Educar no doutrinar ou adestrar ou s transmitir conhecimentos, mas problematizar. Fica claro, tambm que cada modelo pedaggico encerra hipteses fundantes, estratgias de ao e estilos de trabalho.

POLTICA E EDUCAO
PERGUNTAS FUNDAMENTAIS:
Qual o contedo moral das decises? Que valores esto sendo postos em jogo? Essas questes encerram a necessidade de pensar um novo estilo de pensar a educao enquanto uma forma deliberativa, com o objetivo de provocar uma atitude, uma definio, portanto deve ser fundamentalmente poltica. Tal conceito est vinculado proposta essencial e originria da filosofia como maiutica ou dialtica, conceito platnico: arte de raciocinar, intercmbio de afirmaes e negaes. Kant denomina: auto-reflexo, auto-correo e auto-avaliao compatvel com a definio de filosofia: Desenvolvimento da capacidade de pensar o prprio pensamento.

POLTICA E EDUCAO
No osso entendimento esses poderiam ser os fundamentos da educao onde os assuntos da polis, do bem comum fazem parte do cotidiano dos cidados. A educao poltica e deve viver no contexto da cidade como deliberao.

EDUCAO DELIBERATIVA
Paulo Freire se referia pedagogia problematizadora como um momento em que educador e educando redescobrem numa situao de maiutica. um processo em que a tarefa descobrir por si mesmo, indagando, elaborando o saber pela interao de experincias, modificando atitudes, enriquecimento conhecimentos.

EDUCAO DELIBERATIVA
A pedagogia da problematizao encerra algumas marcas prprias de um modelo cujo objetivo provocar atitudes. Elas se inserem mediante o esprito criativo dos sujeitos, pela reflexo, autonomia e esprito coletivo. Tudo isso caminha para a ampliao do esprito de responsabilidade, medida que este resultado do desenvolvimento da capacidade crtica e transformadora. Uma ao desse tipo pode resultar na conscientizao: todos fazemos parte do mesmo empreendimento. Tal ao tambm se fundamenta na dialtica da complementaridade to cara e to esquecida num mundo de atitudes individualistas.

EDUCAO DELIBERATIVA
A educao deve assegurar a divulgao e a disseminao do saber, semente para que o terreno que se prove frtil. A cada passo na viso e compreenso do real, surge uma nova indagao tica. No por acaso, tanto a educao quanto a biotica constituem mais do que nunca os tijolos que constroem o devir da humanidade (Hubert Lepargneur: 2006 151).

EDUCAO DELIBERATIVA
O processo deliberativo se d numa relao simtrica, onde ningum pode ser excludo. O objetivo banir a violncia incrementando um modo de ser respeitoso. O debate deve ser realizado mediante uma relao democrtica respeitando a manifestao do outro. O objetivo nesse caso encontrar pontos de acordo que abram a possibilidade de um consenso.

EDUCAO CRTICA
A educao atual no pode ser reduzida informao factual (s transmisso ou adestramento), envolve uma capacitao de escolhas e juzos: a biotica eminentemente um campo de juzos e escolhas, no qual as liberdades tem de ser preparadas para serenas avaliaes de convenincia, orientando escolhas par as melhores opes alternativas, o que no possvel sem certo treino ou autocrtica (Hubert Lepargneur: 151).

OS VALORES: Os valores que inspiram a ao, que do fora ao fazer, esto no campo da tica por excelncia porque implicam numa escolha ou preferncia.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

Para Santo Agostinho: A condio de moralidade de uma ao est na liberdade. Desta maneira, o ato e o efeito de uma ao no campo da tica est fundada na escolha e na liberdade.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI


Os valores so relativos. Valores so a utilidade, a bondade, a beleza, a justia, bem comum os plos contrrios: inutilidade, maldade, injustia, dor e sofrimento. H perda de valores quando existe ausncia de referenciais, pontos-chave, que do direcionamento vida e conduta humana. Eles valem por si quando tm implcita a idia de bem, sade, felicidade e dignidade. O respeito dignidade da vida um valor em si. No atribumos um valor vida, por que nesse caso poderamos estar dando uma preferncia relativa. A vida no relativa, simplesmente valor, dignidade. A vida tudo o que temos.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXIcomum, liberdade, felicidade. a) tica grega polis, justia, bem
b). A tica de salvao fundamentos do cristianismo c). A tica social compreenso do homem como sujeito emprico separado da moral crist. d). A tica do dever - tica para o indivduo. Procede apenas segundo aquela mxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo em que ela se torne uma lei universal. (Ou) Procede de maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na de todos os outros, sempre e ao mesmo tempo como fim, e nunca como puro meio. (Ou) O homem um fim em si mesmo e no pode ser usado como meio (Kant). e). A tica da responsabilidade e da convico (Weber). f). tica da responsabilidade com o futuro (Hans Jonas). g). tica discursiva ou comunicativa (Jrgen Habermas).

TICA DISCURSIVA A ao comunicativa supe o entendimento entre indivduos que procuram, pelo uso de argumentos racionais, convencer (ou se deixar convencer) a respeito da validade da norma: instaura-se a o mundo da sociabilidade, da espontaneidade, da solidariedade, da cooperao. A inteno precisa ser tica.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

TICA DISCURSIVA: Partindo dos pressupostos acima qual a estratgia que poderamos montar para tentar resolver problemas sociais: corrupo, sade, indisciplina nas escolas, do desrespeito ao professor, aos colegas, pais, bem comum, autoridade, etc.?

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

FUNDAMENTOS PARA A TICA DO DISCURSO - Simetria entre os interlocutores a condio para a fundamentao da tica do discurso. - Qualquer sujeito capaz de linguagem e de ao pode participar no discurso. - Qualquer um pode problematizar qualquer afirmao. - Qualquer um pode introduzir no discurso qualquer afirmao. - Qualquer um pode expressar suas posies, seus desejos e suas necessidades.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI


FUNDAMENTOS PARA A TICA DO DISCURSO S h validade quando as normas encontram aceitao por parte de todos os afetados, de todos os participantes de um discurso prtico. Uma norma s ser declarada correta se todos estiverem de acordo, ento ela satisfar no os interesses de um grupo ou indivduo, mas o de todos.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI


FUNDAMENTOS PARA A TICA DO DISCURSO

No se pode impedir nenhum falante de fazer valer seus direitos estabelecidos nas regras anteriores, mediante coao interna ou externa ao discurso. A deciso sempre tica. (Conscincia moral e agir comunicativo. p. 112,133).

BIOTICA, EDUCAO E SADE: DEFINIO A cincia da sobrevivncia humana (POTTER, 1970). Estudo sistemtico das dimenses morais incluindo viso, deciso, conduta e normas das cincias da vida e da sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas num contedo interdisciplinar.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

BIOTICA Nascer: Quando comea a vida? Conceito de pessoa. Vulnerabilidade. Viver: Dignidade de vida e busca de qualidade, responsabilidade. Final da vida: Que significa dignidade humana na fase final da vida? Vulnerabilidade. (eutansia, distansia, mistansia e ortotansia).

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

BIOTICA Necessidade do cuidado. Como falar em autonomia no incio e no final da vida? A palavra final para o final da vida no nem autonomia nem liberdade, mas solidariedade. Competncia tecno-cientfica +competncia humana. Questes: Como garantir dilogo, tolerncia em relao ao diferente? Porque discuti-la uma questo de sobrevivncia.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

EDUCAR PARA A RESPONSABILIDADE Responsabilidade diante da fragilidade do planeta diante dos poderes da tcnica. Responsabilidade poltica: a pessoa eleita para fazer uso comum de sua responsabilidade. A responsabilidade paterna: prottipo de toda a responsabilidade, o recm-nascido carente, frgil, exige dos pais responsabilidade total.

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

IMPERATIVO DA RESPONSABILIDADE Age de tal maneira que os efeitos de tua ao no conduzam possibilidade de destruio da existncia futura. Age de tal modo que os efeitos de tua ao no destruam a possibilidade futura da vida. No comprometas as condies de continuidade indefinida da humanidade sobre a terra. Inclui na escolha presente como objeto do teu querer a integridade futura do homem (Jonas).

UMA FILOSOFIA DA EDUCAO BRASILEIRA PARA O SCULO XXI

Captulo III

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

Estado de equilbrio entre os seres humanos e os ambientes fsico, biolgico, social, compatvel com suas atividades funcionais (Trad. do original: Last, 2001). Sade um estado de completo bemestar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doena.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

A percepo de sade varia entre as diferentes culturas, assim quanto as crenas sobre o que traz ou retira a sade. A OMS define ainda a engenharia sanitria como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar fsico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento bsico (sistemas de gua, de esgotos sanitrios e de limpeza urbana) a sade pblica fica completamente prejudicada.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetria dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de sade (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenas mundiais so causadas por falta de gua potvel suficiente para atender as populaes.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

A ao dos movimentos sociais tem uma fora muito grande no sentido de provocar mudanas nos sujeitos e em instituies. A reflexes em todos os ambientes, teolgicas, eclesiais, polticas, pedaggicas e filosficas precisam incorporar os fundamentos crticos e emancipatrios em todas as dimenses da vida. No construir somente categorias descoladas da realidade e que pouco contribuem para sua compreenso e transformao. A ao deve se transformar em poltica pblica, sob pena de tornaremse reflexes exclusivamente acadmicas, tericas e distantes da prxis.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

NECESSIDADE DE POLTICAS PBLICAS Qualquer abordagem sobre a questo da sade e da doena deve passar pela biotica.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.


NECESSIDADE DE POLTICAS PBLICAS
- Problemas persistentes - Problemas emergentes

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.


FUNDAMENTOS DA BIOTICA Dignidade humana O princpio da dignidade da vida aponta imediatamente para um argumento filsofo Kant: O homem um fim em si e nunca pode ser considerado como um simples meio.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

FUNDAMENTOS DA BIOTICA Trs tipos de relaes interpessoais (Martin Buber) 1. EU < TU 2. EU < ISSO 3. EU < ABSOLUTO

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.


FUNDAMENTOS DA BIOTICA Jurgen Habermas fala que nossas relaes sociais so na maioria das vezes INSTRUMENTAIS, isto , no COMUNICATIVAS.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

FUNDAMENTOS DA BIOTICA Qualidade de vida O que sustenta a qualidade de vida a justia porque pressupe uma vida digna. A biotica um grito pela dignidade humana, por isso torna-se um tema ecumnico. No meu nem seu, de todos. O bom, o justo e o verdadeiro no seu sentido pleno, portanto tico, remete ao coletivo. Nenhum homem uma ilha a tal ponto de no depender do outro, no s no sentido antropocntrico, mas tambm antropocsmico.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.


FUNDAMENTOS DA BIOTICA
Felicidade A felicidade est alm da realizao enquanto posse de objetos culturais. Vai alm da realizao subjetiva momentnea cuja experincia com certeza todos j vivenciamos. Ela poltica, social, cultural, profissional, em nvel de esperana e f. A biotica, nesse sentido, um grito de esperana que surge l do fundo do poo. A sade autntica a infra-estrutura da felicidade.

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.


FUNDAMENTOS DA BIOTICA
Justia Esta se constitui o fundamento do agir tico. No acontece somente no plano individual, do bom, do justo, da felicidade, mas tambm no plano e global. O principialismo colabora para entendermos os principais argumentos e discusses entre Biotica e Direitos Humanos: a) Princpio da beneficncia; b) Princpio da no-maleficncia; c) Princpio da autonomia; d) Princpio da justia. e) So fundamentais por sustentarem a biotica nos alicerces do respeito pessoa ou ao princpio da reverncia vida (DallAgnol, 2004: 157ss). Aqui os direitos humanos se inserem como poltica pblica.

RESPEITO AOS DIREITOS: AS LIBERDADES PBLICAS Promoo dos direitos: os direitos econmico-sociais: Cidadania civil Cidadania social Cidadania econmica

BASES FILOSFICAS, SOCIAIS E CONCEITUAIS DE SADE E DOENA.

CONSIDERAES FINAIS
Levantar 20 procedimentos deliberativos no mbito: Da Escola Da Sociedade Da economia Da poltica...

CONSIDERAES FINAIS
Os fins justificam os meios (Maquiavel). A poltica feita de dio e violncia (M. Weber).

Para Aristteles no h separao entre moral e poltica.

CONSIDERAES FINAIS

O sculo da biotecnologia (Jeremy Rifkin).


Engenheirar: verbo usado para designar o trabalho de cientistas na manipulao
gentica.

Terapia de Gene: insero de genes externos em pacientes numa tentativa de


corrigir vrias desordens genticas. Empresas genmicas: empresas caadoras de genes Poluio gentica: forma de destruir habitats, desestabilizando ecossistemas e diminuindo as reservas remanescentes de diversidade biolgica do planeta. Eugenia: cincia que se ocupa com o estudo de condies que tendem a melhorar as qualidades fsicas e morais de geraes futuras, podendo envolver a eliminao sistemtica de traos biolgicos indesejveis. Sistemas genticos de castas: uma maneira de segregar pessoas por algum tipo de risco gentico. Classe geneticamente desempregada: forma de discriminar pessoas menos adequadas ao trabalho, a partir da avaliao gentica.

CONSIDERAES FINAIS
TICA DE PROTEO Contra possveis ameaas a indivduos e populaes humanas que podem nadificar seus Direitos Humanos fundamentais, aos que esto sem guarida e sem ethos protetor (sem cidadania civil, social e econmica). Proteger as populaes vulnerveis. Esse deve ser um dever das Cincias.

CONSIDERAES FINAIS
TICA DE PROTEO COMO HOSPITALIDADE INCONDICIOANAL Dar guarida aos desamparados (Direitos Humanos) Substituir a categoria obsoleta de cidadania por hospitalidade incondicional, democracia do porvir, solidariedade mundial. Somente uma hospitalidade incondicional pode dar seu sentido e sua racionalidade prtica a qualquer conceito de hospitalidade.

CONSIDERAES FINAIS
TICA DE PROTEO Justificam-se porque os seres humanos e no humanos esto desamparados diante das ameaas de terceiros. Promover a biotica da proteo, resgatando o sentido mais antigo da palavra ethos (guarida), a hospitalidade incondicional (Derida). Van Renselaer Potter props ultrapassar a separao entre cultura cientfica e cultura humanstica. Props uma scientia nova capaz de guiar a ao humana e vista da sobrevivncia da humanidade. A biotica da proteo talvez possa ajudar a recuperar esta vocao da filosofia primeira.

CONSIDERAES FINAIS

A TICA SERIA SUPRFLUA EM UM MUNDO TOTALMENTE HARMNICO SERIA IMPOSSVEL EM UM MUNDO TOTALMENTE CONFLITUOSO. NINGUM AUTORIDADE MORAL, TEMOS QUE RECOMEAR SEMPRE.

FIM

También podría gustarte