Está en la página 1de 21

Educao a Distncia

A nova era da educao


Grupo: Juliano-Marcia Tecnologia da informao Turma: 126

CONCEITOS BSICOS
Educao distncia (EaD, tambm chamada de teleducao) a modalidade de ensino que permite que o aprendiz no esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensinoaprendizagem. Diz respeito tambm separao temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.

O QUE A EAD?
A EaD deve ser vista como possibilidade de insero social, propagao do conhecimento individual e coletivo. E como tal pode ajudar na construo de uma sociedade mais justa e igualitria. nesta direo que a Universidade v a possibilidade de formar cidado consciente de seu papel scio poltico ainda que vivam em regies onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contempornea reduza a disponibilidade para investir nos estudos.

HISTRICO DA EAD
O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em trs geraes, conforme os avanos e recursos tecnolgicos e de comunicao de cada poca. * Primeira gerao: Ensino por correspondncia, caracterizada pelo material impresso iniciado no sculo XIX. Nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no Brasil o Instituto Monitor, que, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondncia, de Radiotcnico. Em seguida, temos o Instituto Universal Brasileiro atuando h mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no pas...

HISTRICO DA EAD
* Segunda gerao: Teleducao/Telecursos, com o recurso aos programas radiofnicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vdeo e material impresso. A comunicao sncrona predominou neste perodo. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil;

HISTRICO DA EAD
* Terceira gerao: Ambientes interativos, com a eliminao do tempo fixo para o acesso educao, a comunicao assncrona em tempos diferentes e as informaes so armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovaes da World Wide Web possibilitaram avanos na educao a distncia nesta gerao do sculo XXI. Hoje os meios disponveis so: teleconferncia, chat, fruns de discusso, correio eletrnico, weblogs, espaos wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interao multidirecional entre alunos e tutores.

EAD NO MUNDO
A Sucia registrou sua primeira experincia em 1833, com um curso de Contabilidade. Na mesma poca, fundou-se na Alemanha em 1856 o primeiro instituto de ensino de lnguas por correspondncia. O modelo de ensino foi iniciado na Inglaterra em 1840, e, em 1843 foi criada a Phonografic Corresponding Society. Fundada em 1962, a Universidade aberta mantm um sistema de consultoria, auxiliando outras naes a implementar uma educao a distncia de qualidade. Tambm no sculo XIX, a EaD foi iniciada nos Estados Unidos da Amrica na Illinois Weeleyan University.

EAD NO MUNDO
J no sculo XX, em 1974, a Universidade Aberta Allma Iqbal no Paquisto iniciou a formao de docentes via EaD. A partir de 1980, a Universidade Aberta de Sri Lanka passou a atender setores importantes para o desenvolvimento do pas: profisses tecnolgicas e formao docente. Na Tailndia, a Universidade Aberta Sukhothiai Thommathirat tem cerca de 400 mil estudantes em diferentes setores e modalidades. Criada em 1984, a Universidade de Terbuka na Indonsia surgiu para atender forte demanda de estudos superiores, e prev chegar a cinco milhes de estudantes. J na ndia, criada em 1985, a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi tem objetivo de atender a demanda de ensino superior.

EAD NO MUNDO
Austrlia um dos pases que mais investe em EaD, mas no tem nenhuma universidade especializada nesta modalidade. Nas universidades de Queensland, New England, Macquary, Murdoch e Deakin, a proporo de estudantes a distncia maior ou igual de estudantes presenciais. Na Amrica Latina programas existentes incluem o Programa Universidade Aberta, inserido na Universidade Autnoma do Mxico (criada em 1972), a Universidade Estatal a Distncia da Costa Rica (de 1977), a Universidade Nacional Aberta da Venezuela (tambm de 1977) e a Universidade Estatal Aberta e a Distncia da Colmbia (criada em 1983).

EAD NO BRASIL
No Brasil, desde a fundao do Instituto Rdio Tcnico Monitor, em 1939, o hoje Instituto Monitor, depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Reus em 1974, vrias experincias de educao distncia foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso. As experincias brasileiras, governamentais e privadas, foram muitas e representaram, nas ltimas dcadas, a mobilizao de grandes contingentes de recursos. Os resultados do passado no foram suficientes para gerar um processo de aceitao governamental e social da modalidade de educao distncia no pas. . Porm, a realidade brasileira j mudou e nosso governo criou leis e estabeleceu normas para a modalidade de educao a distncia em nosso pas.

NMERO DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO


Assim como toda grande novidade, a regio Sudeste do Brasil foi a primeira a abraar a EAD (Educao a Distncia) e ramific-la em suas diversas instituio de ensino. Seja pela grande quantidade de instituies de Ensino Superior e, tambm, pela enorme demanda de alunos presentes, a regio dominou desde meados de 2001, quando houve seu primeiro "boom", a expanso da EAD no Brasil. No ano de 2005, segundo dados do ABRAED (Anurio Brasileiro Estatstico de Educao a Distncia) a regio concentrava 50% dos alunos estudando a distncia.

NMERO DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO


interessante observar, porm, que a edio 2007 do anurio aponta uma mudana radical na capilarizao da EAD no Brasil, colocando o Sul do pas na primeira colocao entre as regies que mais concentram alunos de EAD e, juntamente com a regio Centro-Oeste, a que mais cresce em nmero de estudantes. Para se ter uma idia, s no ano de 2006, do total de 778. 458 estudantes matriculados em cursos de Educao a Distncia em instituies de ensino credenciadas, 258.623 estavam concentrados na regio Sul, 243.114 na regio Sudeste e 135.998 no Centro-Oeste. Em porcentagem, isso significa que, hoje, o Sul detm 33% dos alunos de EAD, contra 31% do Sudeste. Isso mostra ainda que, alm de uma queda acentuada, o Sudeste tambm dividiu seus alunos com outras regies, como a Centro-Oeste que, s nos ltimos trs anos, passou de 7,6% para 17,5% do total de alunos matriculados em instituies credenciadas oferecendo cursos de EAD no Brasil.

NMERO DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO


Atualmente, reflexo da ampla difuso da Educao a Distncia no Brasil, o discurso de especialistas em relao EAD vem a sobrepujar preconceitos como a dificuldade de organizao do jovem que estuda sozinho e a falta de maturidade de um egresso do Ensino Mdio para ser o "senhor de seu conhecimento". "Em conversas informais com diretores de RH de grandes empresas escuto muitos elogios sobre a postura dos estagirios e profissionais que vieram de um curso a distncia", destaca Loyolla. Em geral, o especialista diz que o discurso positivo em relao postura profissional destes jovens permeia pela disciplina e a excelncia da busca e anlise de informaes. "Demandas nem sempre cumpridas por profissionais formados no mtodo tradicional de ensino", diz.

NMERO DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO


Estes fatores aliados a crescentes investimentos em produo tecnolgica e a criao e consolidao da UAB (Universidade Aberta do Brasil) - grande aposta do governo federal para a expanso universitria e maior insero de jovens no Ensino Superior - indicam que a Educao a Distncia trar resultados importantes para a Educao Superior no pas, ainda que especialistas tenham crticas fortes atual legislao praticada pelo MEC a fim de regular o setor.

O ALUNO E O PROFESSOR EM EAD


Ser organizado. Ter horrios disponveis, saber trabalhar em grupo e ter muito mais empenho e vontade de aprender, do que um aluno de uma escola regular com estudos dirios ao lado de um professor so requisitos bsicos para um aluno de EAD.

COMO O ALUNO EM EAD


Ser organizado. Ter horrios disponveis, saber trabalhar em grupo e ter muito mais empenho e vontade de aprender

CARACTERSTICAS DO BOM ALUNO EAD


O bom aluno e o que participa, desafia investiga contribui com os diversos grupos, soma com o outros, critica e toma decises.

PAPEL DO PROFESSOR EM EAD


Nesse processo de aprendizagem, assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da aprendizagem atua como "mediador", isto , aquele que estabelece uma rede de comunicao e aprendizagem multidirecional, atravs de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicao, no podendo assim, se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funes pedaggicas no que se refere construo da ambincia de aprendizagem. Esta mediao tem a tarefa adicional de vencer a distncia fsica entre educador e o educando. O qual, dever ser auto-disciplinado e auto-motivado, para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem. Hoje, se tem uma educao diferenciada como: presencial, semipresencial e educao distncia

EAD VERSUS PRESENCIAL OU EAD E PRESENCIAL


A principal diferena entre EAD e presencial, e o espao fsico, na EAD o educador e o educando no se encontram no mesmo espao fsico, o ensino e totalmente distncia, j na presencial so os cursos regulares onde professores e alunos se encontram sempre numa instituio de ensino.

E-LEARNING
O termo e-Learning fruto maduro de uma combinao ocorrida entre o ensino com auxlio da tecnologia e a educao distncia. Ambas as modalidades convergiram para a educao on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning. Sua chegada repentina adicionou novos significados para o treinamento e fez explodir as possibilidades para difuso do conhecimento e da informao para os estudantes e, em um compasso acelerado, abriu um novo mundo para a distribuio e o compartilhamento de conhecimento, tornando-se tambm uma forma de democratizar o saber para as camadas da populao com acesso s novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponvel a qualquer tempo e hora e em qualquer lugar.

LINKS

ALAVA, Serafim (Org.). Ciberspao e formaes abertas: rumo a novas prticas educacionais?. Porto Alegre: Artmed, 2002. AZEVDO, Wilson. Muito Alm do Jardim de Infncia: temas de Educao On-line. Rio: Armazm Digital, 2005. BARBOSA, Rommel M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Educao, projetos, tecnologia e conhecimento. So Paulo: PROEM, 2002. GIUSTA, Agnela & FRANCO, Iara (Org.). Educao a Distncia: uma articulao entre a teoria e a prtica. Belo Horizonte:PUC Minas Virtual, 2003. KENSKI, Vani. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao. Campinas, SP: Papirus, 2007. LEVY, Pierre. A Inteligncia Coletiva. So Paulo: Editora Loyola, 1998. MERCADO, Luis Paulo (Org.). Novas Tecnologias na Educao: Reflexes sobre a prtica. Macei: EDUFAL, 2002. MORAN, Jos Manuel. A educao que desejamos: Novos desafios e como chegar l. Campinas, SP: Papirus, 2007. MORAN, Jos Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 12 ed. So Paulo: Papirus, 2006.

También podría gustarte