Está en la página 1de 44

CURSO DE ADMINISTRAO ECONOMIA & GESTO 2011- 2

INOVAO

INOVAO. ECONOMIA BASEADA NO CONHECIMENTO.

O conhecimento, em todas as suas formas, desempenha hoje um papel crucial em processos econmicos. As naes que desenvolvem e gerenciam efetivamente seus ativos de conhecimento tm melhor desempenho que as outras. Os indivduos com maior conhecimento obtm empregos mais bem remunerados. Este papel estratgico do conhecimento ressaltado pelos crescentes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, educao e treinamento e outros investimentos intangveis, que cresceram mais rapidamente que os investimentos fsicos na maioria dos pases, e na maior parte das ltimas dcadas.

(...)

INOVAO. ECONOMIA BASEADA NO CONHECIMENTO.

(...)
A estrutura de polticas deve, portanto, dar nfase capacidade de inovao e criao de conhecimento nas economias da OCDE. A mudana tecnolgica resulta de atividades inovadoras, incluindo investimentos imateriais como P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), e cria oportunidades para maior investimento na capacidade produtiva. por isso que, a longo prazo, ela gera empregos e renda adicionais. Uma das principais tarefas dos governos criar condies que induzam as empresas a realizarem os investimentos e as atividades inovadoras necessrias para promover a mudana tcnica.
(Manual de Oslo, pg. 31. 1997).

INOVAO. ECONOMIA BASEADA NO CONHECIMENTO.

OCDE

Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento.


1 Conveno em Paris dezembro de 1960. Vigncia a partir de 30 de setembro de 1961.

INOVAO. ECONOMIA BASEADA NO CONHECIMENTO.


Objetivos; Alcanar o mais alto nvel de desenvolvimento econmico sustentvel e de emprego e um padro de vida progressivamente melhor nos pases membros, mantendo o ao mesmo tempo a estabilidade financeira e contribuindo, por conseguinte, para o desenvolvimento da economia mundial; Contribuir para a expanso econmica estvel, tanto nos pases membros quanto nos no membros em processo de desenvolvimento econmico; e Contribuir para a expanso do comercio mundial calcada no multilateralismo e na no discriminao, de conformidade com as obrigaes internacionais. (Manual de Oslo, pg 4. 1997).

INOVAO. ECONOMIA BASEADA NO CONHECIMENTO.

Inovaes tecnolgicas em produtos e processos (TPP) compreendem as implantaes de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnolgicas em produtos e processos. Uma inovao TPP considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado (inovao de produto) ou usada no processo de produo (inovao de processo). Uma inovao TPP envolve uma serie de atividades cientificas, tecnolgicas, organizacionais, financeiras e comerciais. Uma empresa inovadora em TPP uma empresa que tenha implantado produtos ou processos tecnologicamente novos ou com substancial melhoria tecnolgica durante o perodo em anlise.
(Manual de Oslo, pg. 130. 1997).

CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 3. Atlas. 2008.

TIPOS DE INOVAES
Inovao de produto;

Inovao de processo;

Inovao organizacional;

Inovao de marketing.
CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 4. Atlas. 2008.

TIPOS DE INOVAES

Inovao de produto. a introduo de um bem ou servio novo ou significativamente melhorado com relao aos produtos existentes, tanto de caractersticas funcionais, como de usos previstos. As inovaes de produto podem utilizar novos conhecimentos ou tecnologias, ou podem basear-se em novos usos o novas combinaes para conhecimento ou tecnologias existentes.

CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 4. Atlas. 2008.

TIPOS DE INOVAES
Inovao de processo.
a implementao de um mtodo de produo ou distribuio novo ou significativamente melhorado. Os mtodos de produo envolvem tcnicas, equipamentos e/ou softwares utilizados para produzir bens e servios. J os mtodos de distribuio dizem respeito logstica da empresa. Alm da produo e distribuio, esse tipo de inovao tambm envolve as atividades de compras, contabilidade, computao e manuteno e a implementao de tecnologias da informao e da comunicao (TIC) novas ou significamente melhoradas, caso vise melhoria de eficincia
CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 4. Atlas. 2008.

TIPOS DE INOVAES
Inovao organizacional. a implementao de um novo mtodo organizacional, que pode ser uma nova prtica de negcio da empresa, uma nova organizao do local de trabalho ou nas relaes externas. Os aspectos distintivos da inovao organizacional, comparada com outras mudanas organizacionais, esta no fato de no ter sido usada anteriormente na empresa e que seja o resultado de decises estratgicas tomadas pela gerncia

CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 4. Atlas. 2008.

TIPOS DE INOVAES
Inovao de marketing. a implementao de novos mtodos de marketing, como mudanas no design do produto e na embalagem, na promoo do produto e sua colocao no mercado, e de mtodos de estabelecimento de preos de bens e de servios. a implementao de um novo mtodo de marketing, voltado para as necessidades dos consumidores, abrindo novos mercados, ou reposicionando o produto no mercado, com o objetivo de aumentar as vendas. Deve representar mudanas significativas na concepo do produto, em sua promoo ou na fixao de preos. Deve fazer parte de um novo conceito ou estratgia de marketing que representa um distanciamento substancial dos mtodos de marketing existentes na empresa.
CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 4. Atlas. 2008.

INOVAO. Aberta; Fechada.

INOVAO FECHADA.

CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 19. Atlas. 2008.

INOVAO ABERTA.

CARVALHO, Marly Monteiro. INOVAO. ESTRATGIAS E COMUNIDADES DE CONHECIMENTO, pg 21. Atlas. 2008.

INOVAES - TPP

INOVAES - TPP
Atacadistas de mquinas, equipamentos e suprimentos:

Criao de websites na Internet onde novos servios como informaes sobre produtos e vrias funes de apoio podem ser entregues aos clientes gratuitamente; Publicao de um novo catlogo para clientes em disco CD compacto. As imagens podem ser escaneadas digitalmente e gravadas diretamente no CD, onde podem ser editadas e vinculadas a um sistema administrativo que d informaes sobre o produto e os preos;
Novos sistemas de processamento de dados.
Manual de Oslo, pg. 57. 1997

INOVAES - TPP
Empresas de transporte rodovirio: Uso de telefones celulares para redirecionar os motoristas ao longo do dia. Permite aos clientes maior flexibilidade nos destinos das entregas; Novo sistema de mapeamento por computador, usado pelos motoristas para descobrir a rota de entrega mais recente (isto , de um destino para outro). Isto permite oferecer aos clientes entregas mais rpidas; Introduo de reboques com oito contineres em forma de globo, em vez dos quatro habituais.
Manual de Oslo, pg. 57. 1997

INOVAES - TPP

Empresas de correio e telecomunicaes: Introduo de sistemas de transmisso digital.

Simplificao da rede de telecomunicaes. O nmero de nveis da rede foi reduzido com o uso de menos centrais de comutao que tenham nvel de automao mais alto.

Manual de Oslo, pg. 57. 1997

INOVAES - TPP
Bancos:

Introduo de cartes inteligentes e cartes de mltiplos propsitos em plstico; Nova agncia bancria sem qualquer pessoal onde os clientes fazem normalmente seus negcios atravs de terminais de computadores sua disposio. Banco via telefone, que permite aos clientes realizar muitas de suas transaes bancrias por telefone, no conforto de seus lares. Mudana de escaneamento de imagem para OCRs (Optical Character Readers Leitoras ticas de Caracteres) no manuseio de formulrios/documentos. Escritrio de apoio paperless (sem papis todos os documentos so escaneados para registro em computadores).
Manual de Oslo, pg. 57. 1997

INOVAES - TPP
Empresas de consultoria e fornecimento de software: Desenvolvimento de toda uma linha nova de pacotes distintos para os clientes oferecendo aos clientes graus variveis de assistncia/apoio; Introduo de novos aplicativos de multimdia que podem ser usados para fins educativos, eliminando-se a necessidade da presena real de um instrutor humano; Utilizao de tcnicas de programao orientadas pelo objeto no desenvolvimento de sistemas de processamento automtico de dados; Desenvolvimento de novos mtodos de gerenciamento de projetos. Desenvolvimento de aplicativos de software atravs de computeraided design (CAD).
Manual de Oslo, pg. 58. 1997

INOVAES - TPP
Empresas de consultoria tcnica: Novo mtodo de purificao de gua extrada de lagos para uso domstico como gua potvel;

Oferecimento aos clientes de novo sistema de controle de suprimento que lhes permita verificar se as entregas dos fornecedores esto de acordo com as especificaes; Desenvolvimento de uma norma para obras de construo em reas j densamente povoadas (onde preciso ter cuidado para no danificar qualquer das edificaes adjacentes).

Manual de Oslo, pg. 58. 1997

INOVAES - TPP
Empresas de propaganda e marketing:

Entrega de relaes de clientes potenciais em disquetes junto com um sistema de preenchimento de lista (programa) que permita s empresas clientes analisar, elas prprias, e extrair amostras das relaes.
Capacidade de assistir os clientes em campanhas de marketing direto oferecendo-se para distribuir folhetos de propaganda previamente etiquetados, etc., endereados a domiclios selecionados.
Manual de Oslo, pg. 58. 1997

INOVAES - TPP
Empresas de propaganda e marketing (cont.): Iniciar um processo de controle para verificar atravs do telefone com domiclios aleatoriamente selecionados se esto de fato recebendo os folhetos/anncios que deveriam estar recebendo. Entrega de aplicativos de software necessrios para que os clientes possam, eles mesmos, analisar os dados junto com bases de dados estatsticos.

Manual de Oslo, pg. 58. 1997

OBJETIVOS ECONMICOS DA INOVAO.

OBJETIVOS ECONOMICOS DA INOVAO.


Substituir produtos que estejam sendo descontinuados; aumentar a linha de produtos: Dentro do campo do produto principal; Fora do campo do produto principal.

Desenvolver produtos amistosos em termos de meio ambiente;


Manter participao de mercado; Aumentar participao;
Manual de Oslo, pg. 79. 1997

OBJETIVOS ECONOMICOS DA INOVAO.


Abrir novos mercados: no exterior; novos grupos-alvos domsticos; Aumentar a flexibilidade da produo; Reduzir os custos de produo atravs: da reduo dos custos unitrios de mo de obra; do corte de materiais de consumo; do corte do consumo de energia; da reduo da taxa de rejeio; da reduo dos custos de desenho do produto; da reduo dos prazos de incio de produo.
Manual de Oslo, pg. 79. 1997

OBJETIVOS ECONOMICOS DA INOVAO.

Melhorar a qualidade do produto; Melhorar as condies de trabalho; Reduzir os danos ao meio ambiente.

Manual de Oslo, pg. 79. 1997

CONCLUSO.

También podría gustarte