Está en la página 1de 15

Universidade Federal do Amazonas ISB Coari Curso: Graduao Enfermagem

Princpios de Biossegurana

Enf Esp. M Francileide A. M. Barros

Introduo a Biossegurana
Os Profissionais de enfermagem esto sempre sujeitos a riscos de acidentes em seu ambiente de trabalho, que podem resultar em conseqncias irreversveis e a toda equipe multidisciplinar.
O objetivo principal da Biossegurana gerar um ambiente de trabalho que se promova a reduo ou eliminao de exposio a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes, animais e meio ambiente.

Conceito de Biossegurana
So aes seguras e adequadas destinadas a evitar ou controlar riscos provocados, mais especificamente, voltadas para a preveno e proteo sade do homem saudvel ou enfermo, dos animais e a preservao do meio ambiente.

RISCOS EM AMBIENTES DE SADE


O controle dos riscos o princpio fundamental da Biossegurana. A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) tem por atribuio identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com Assessoria do Servio Especializado de Medicina e Segurana do Trabalho (SESMT).

TIPOS DE RISCOS
(Portaria do Ministrio do Trabalho, MT n 3214, de 08/06/78). Riscos de Acidentes; Riscos Ergonmicos; Riscos Fsicos; Riscos Qumicos; Riscos Biolgicos.

MTODOS DE CONTROLE DE AGENTE DE RISCO


Barreiras Primrias: Equipamento de Proteo Individual (EPI).

Barreiras Secundrias: Desenho e Organizao do Laboratrio.

ACIDENTE DE TRABALHO
Doena Profissional produzida ou desencadeada pelo exerccio de trabalho peculiar a determinadas atividades. Doena do Trabalho adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relaciona diretamente. Acidente de Trajeto sofrido no percurso da residncia para o local de trabalho.l

DOENAS OCUPACIONAIS

Lombalgia; Acidentes com materiais perfuro-cortantes; Contato com secreo e eliminao; Contato com produtos qumicos; Estresse irritao cansao desnimo;

QUALIDADE DE BIOSSEGURANA

Atender condies seletivas relativas aos nveis de rudo previstos na NB 95-ABNT Atender condies de iluminao conforme NB 57 da ABNT; Atender condies de conforto trmico prevista na RDC 50/02 ANVISA; Manter os ambientes de trabalhos em condies de limpeza e conservao.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA (EPC)


Cabines de Segurana Fluxo Laminar de Ar Capela Qumica NB Chuveiro de Emergncia Lava Olhos Manta ou Cobertor Vaso de Areia Vrios Tipos de Extintores Mangueira de Incndio

OBRIGAES DOS EMPREGADORES E DOS EMPREGADOS


CIPA: Tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. Empresas so obrigada pelas Leis Trabalhistas a realizar exames, com base no programa de controle mdico de sade ocupacional (Norma Reguladora 7).

NORMAS E LEGISLAES BRASILEIRA


Est legalmente formatada para processos que envolvem: a) organismos geneticamente modificados (Lei de Biossegurana - N. 8974 de 05 de Janeiro de 1995). b) Alimentos transgnicos, produtos da engenharia gentica. Pesquisas cientficas com clulas-tronco embrionrias (Lei de Biossegurana N.11.105 de 24 de Maro de 2005) .

CONCLUSO
Por mais avanado que esteja a Biossegurana, esta nunca alcanar seu objetivo ideal, que a total eliminao dos riscos ao homem, animal e meio ambiente. Portanto est lanado o desafio para o constante aperfeioamento da referida cincia visando a preservao da prpria vida humana como um todo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICA
<http://pt.wikipedia.org/wiki/biossegurana. html> capturado em 18/07/2011, 20:22 hs. <http://www.4shared.com/get/apostila__bio seg.nasAe.html > capturado em 18/07/2011, 21:07 hs. <http://www.fcf.usp.br> capturado em 18/07/2011, 17:26. http://www.ebah.com.br/biossegurana.pdf capturado em 18/07/2011, 21:36 hs.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICA
http://passeporaqui.webs.com capturado em 18/07/2011, 18:43 hs. <http://biossegurancahospitalar.com.br > capturado em 18/07/2011, 19:41 hs. <http://www.fcf.usp.br> capturado em 18/07/2011, 17:26. OPERMANN, Maria Carla e PIRES, Lia Capsi: Manual de Biossegurana para servios de Sade. PMPA, SMS, CGVS. Porto Alegre, RS, 2003.

También podría gustarte