Está en la página 1de 13

Lipdios: as biomolculas hidrofbicas

Qumica Orgnica

Definio
Definem um conjunto de substncias qumicas que, ao contrrio das outras classes de compostos orgnicos, no so caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgnicos e baixa solubilidade em gua.

Lipdios
Os lipdios se encontram distribudos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas clulas de gordura. Na alimentao so conhecidos como importantes fontes de energia.

Propriedades funcionais dos Lipdios


Embora possam apresentar uma estrutura qumica relativamente simples, as funes dos lipdios so complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definio das estruturas celulares. Principais funes: Reserva energtica Componentes estruturais de membrana Isolantes trmicos Proteo contra choques mecnicos Precursores de alguns hormnios

Classificao dos Lipdios


De acordo com a presena ou no de cidos graxos em sua molcula.
Os lipdios que possuem cidos graxos (cidos carboxlicos com grande cadeia carbonada) so saponificveis, uma vez que reagem com bases fortes formando sabes. So lineares em sua maioria, podendo ser saturados ou insaturados. Possuem funo energtica e estrutural. So os acilgliceris, fosfolipdios, esfingolipdios e ceras. Os lipdios que no possuem cidos graxos em sua molcula, no so saponificveis e no so energticos. A maioria possui funo estrutural ou especializada (hormnios, vitaminas, anti-oxidantes), desempenhando papel chave em vrias vias metablicas. So os terpenos, esterides e eicosanides.

cidos Graxos

Os cidos graxos so cidos carboxlicos de cadeia longa que pode ser saturada ou insaturada e quase sempre de nmero par de carbonos e de cadeia no linear. Os cidos graxos saturados so sintetizados tanto por vegetais quanto por animais, o que lhes d larga distribuio na natureza. Possuem uma boa estabilidade estrutural devido organizarem-se em camadas de grande adesividade devido a forma linear das cadeias hidrocarbonadas. Os cidos graxos insaturados possuem um arranjo estrutural menos estvel, devido dupla ligao que desestabiliza as camadas de lipdios, conferindo uma temperatura de fuso bastante baixa (no cido nevrnico a temperatura de fuso de 39oC enquanto que no cido araquidnico de -49,5oC). Desta forma, os lipdios ricos em cidos insaturados possuem o estado lquido (leos) em temperatura ambiente, o que prprio das gorduras vegetais.

cidos Graxos

Os cidos graxos sofrem vrios tipos de reaes qumicas, dentre as quais podemos citar:

Esterificao: cidos graxos ligam-se a lcoois formando steres R-COOH + HO-R R-COO-R + H2O
Saponificao: cidos graxos reagem com bases fortes gerando um sal (sabo) que possui propriedades emulsificantes (solubilizantes de gorduras). R-COOH + NaOH R-COONa + H2O Hidrogenao: cidos graxos insaturado (com duplas ligaes) recebem H2 e con-vertem-se a cidos graxo saturado. A hi-drogenao severa pode converter cidos graxos em lcoois graxos. R-CH=CH-COOH + H2 R-CH2-CH2-COOH

cidos Graxos

Acil-Gliceris

So molculas compostas por grupamentos acil (R-COO-) ligado ao glicerol. So formados pela esterificao de um, dois ou trs cidos graxos (saturados ou insaturados, iguais ou no) com uma molcula de glicerol, formando mono, di ou triacil-glicerol, comumente denominados de mono, di ou triglicerdeos.

Lipdios Esterides

Eicosanides

So lipdios no saponificveis derivados do cido araquidnico de 20C. So importantes hormnios locais, produzidos no local de uma reao inflamatria e responsveis pela potencializao do sinal qumico da inflamao, no sendo disseminado pela corrente sangunea como os hormnios clssicos

Eicosanides

As funes primordiais so desempenhadas pelos diferentes tipos de eicosanides.

Prostaglandina: so produzidas em quase todos os tecidos e esto envolvidas nos processos de sono e viglia, resposta in-flamatria e contrao dos msculos lisos do tero.
Tromboxanas : so produzidas pelas plaquetas e atuam na diminuio do fluxo sangneo e na formao de trombos Leuciotrienos: so produzidos pelos leuccitos atuando na contrao da muscula-tura lisa dos pulmes.

Triacilgliceris

También podría gustarte