Está en la página 1de 16

A Cultura do Caf

1. Importncia

O Brasil o principal produtor e o maior exportador mundial de caf, sendo que na safra 2006/2007, estima-se uma produo de 41.600.000 sacas.

No Brasil as reas cafeeiras esto concentradas no centro-sul do pas, destacando-se quatro estados como grandes produtores: Minas Gerais, So Paulo, Esprito Santo e Paran. Em segundo plano, situam-se Rondnia e Bahia, e como pequenos produtores: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Gois, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Par e Cear.

2. Origem, Evoluo e Introduo no Brasil


O cultivo e uso da planta iniciou-se na Abissnia, h mais ou menos quinhentos anos, passando Etipia, ao Imen, ao restante da Arbia, transmite-se sia, Indonsia, s Amricas e frica Tropical, e hoje considerada bebida universal.

A primeira planta de caf foi introduzida no Brasil, em 1727, pelas mos do sargento-mor Francisco de Mello Palheta. As plantas foram cultivadas em Belm do Par, de onde o caf irradiou-se para o Maranho e estados vizinhos e chegou a Bahia em 1770. Chegando ao estado do Rio de Janeiro em 1774, desenvolvendo-se nos contrafortes da Serra do Mar, indo em direo ao Vale do Paraba, onde chegou em 1825, espalhando-se, em seguida por So Paulo e Minas Gerais.

3. Botnica e Cultivares
Famlia das Rubiceas Gnero: Coffea Espcies: eugenioides congenis canephora arabica

uma planta de porte arbustivo ou arbreo, de caule lenhoso, lignificado, reto e quase cilndrico. O p de caf frutifica em mdia aps cinco anos do plantio, exigindo tratos constantes nesse intervalo. So produzidos em mdia 2,5 kg de frutos ("cerejas") ao ano, por p, de que resulta 0,5 kg de caf verde, em seguida obtendo-se 0,4 kg do caf torrado. A brota do caf depende do clima e da altitude de seu cultivo, e a flor d um fruto de cor vermelha, de 10 a 15 milmetros de dimetro, com dois gros geminados de cor cinza amarelado.

- As flores so de cor branca, em grande nmero por inflorescncia; Os frutos possuem em mdia 1,5 cm de comprimento por 1,2 cm de largura com formas variadas entre as diferentes variedades; Os frutos apresentam colorao vermelha ou amarela, quando maduros;

As espcies Coffea arabica (caf arbica) e Coffea canephora (caf robusta) so as nicas cultivadas em grande escala nas variadas regies cafeeiras do mundo e representam, praticamente, 100% de todo o caf comercializado.

4. Clima, Solo, Adubao


As temperaturas timas para o crescimento do cafeeiro jovem (at o primeiro ano) so de cerca de 30oC durante o dia e 23oC noite. medida que a planta cresce, as exigncias quanto a temperatura diminuem. Aps um ano e meio de idade, as temperaturas ideais, diurnas e noturnas, situam-se em torno de 23oC (diurno) e 17oC (noturno). Temperaturas fora desta faixa tornam-se inaptas ao cultivo do cafeeiro, uma vez que pode causar o abortamento de flores e geada. uma taxa de precipitao de 1200 mm anuais so suficientes

Na adubao de plantio, a adubao orgnica benfica para o desenvolvimento da planta. Aplicase 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de cama de galinha. A literatura apresenta uma anlise nutricional da casca do caf, quando estas recomendaes so utilizadas: 15 g de N/kg, 0,1 g de P/kg e 25 g de K/kg. A adubao mineral realizada conforme anlise de solo. Quando o solo apresentar teor de argila inferior a 35%, recomenda-se reduzir a quantidade de boro em 50%, em funo da toxidez. Aps o pegamento das mudas, aplicar 4 g de N por cova, de 30 em 30 dias at as chuvas.

A adubao de formao iniciada no segundo ano ou seja, no primeiro ano aps o plantio. Nos meses de setembro a maro, recomenda-se aplicar 8 g de N, 4 vezes a cada 45 dias.

5. Plantio e Tratos Culturais Existem algumas recomendaes de espaamento para os sistemas de livre crescimento e adensado

Espaamento do cafeeiro para o sistema de livre crescimento. Espaamento entre Espaamento entre Nmero de Variedades
linhas (m) covas mudas na cova

Novo Mundo, Acai, Icat

4,0

1,5 1,0 a 0,7

2 1

Catua vermelho ou amarelo, Obat e Tupi

3,5

1,2 0,7 a 1,0

2 1

Espaamento do cafeeiro para o sistema de livre adensado


Variedades Espaamento entre linhas (m) 2,0 Espaamento entre covas (m) 0,5 a 1,0 Nmero de mudas na cova 1

Novo Mundo, Acai, Icat Catua vermelho ou amarelo, Obat e Tupi

1,5 a 2

0,5 a 1,0

O plantio deve ser feito em nvel no perodo chuvoso, utilizando-se 2 mudas por cova, de 15 a 20 cm de distncia. A muda deve apresentar de 4 a 5 pares de folhas bem acostumadas ao sol, e o colo da planta deve ficar ao nvel do solo, por ocasio do plantio.

También podría gustarte