Está en la página 1de 38

O SISTEMA NICO DE SADE

SUS

O QUE SISTEMA NICO DE SADE-SUS?


uma nova formulao poltica e organizacional para o reordenamento dos servios e aes de sade estabelecida pela Constituio de 1988. O SUS o novo sistema de sade que est em construo.

Por que sistema nico?


Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princpios organizativos em todo o territrio nacional, sob a responsabilidade das trs esferas autnomas de governo: federal, estadual e municipal. No um servio ou uma instituio, mas um sistema que significa um conjunto de unidades, de servios e aes que interagem para um fim comum.

Qual a doutrina do SUS?


Baseado nos preceitos constitucionais a construo do SUS se norteia pelos seguintes princpios doutrinrios. Universalidade Eqidade Integralidade

Universalidade
a garantia de ateno sade, por parte do sistema, a todo e qualquer cidado. O indivduo passa a ter direito de acesso a todos os servios pblicos de sade, assim como aqueles contratados pelo poder pblicos de sade, assim como aqueles contratados pelo poder pblico. Sade direito de cidadania e dever do Governo.

Equidade
assegurar aes e servios de todos os nveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidado onde morar, sem privilgios e sem barreiras. Todo cidado igual perante o SUS e ser atendido conforme suas necessidades at o limite do que o sistema pode oferecer para todos.

Integralidade
Cada pessoa um todo indivisvel e integrante de uma comunidade e integral; As aes de promoo, proteo e recuperao da sade formam tambm uma todo indivisvel e no podem ser compartimentalizadas; As unidades prestadoras de servio devem capaz de prestar assistncia integral.

Quais so os princpios que regem a organizao do SUS?


O SUS segue os seguintes princpios organizacionais: Regionalizao e hierarquizao Descentralizao e comando nico Participao popular

Regionalizao e hierarquizao
Os servios devem ser organizados em nveis de complexidade tecnolgica crescente, dispostos numa rea geogrfica delimitada e com a definio da populao a ser atendida. Isto implica na capacidade dos servios em oferecer a uma determinada populao todas as modalidades de assistncia, bem como o acesso a todo tipo de tecnologia disponvel, possibilitando um timo grau de resolubilidade (soluo de problemas).

O acesso da populao rede deve se dar atravs dos servios de nvel primrio de ateno que devem estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que demandam os servios de sade. Os demais devero ser referenciados para os servios de maior complexidade tecnolgica.

Nvel de complexidade dos servios

TERCIRIO

SECUNDRIO PRIMRIO

DOMICILIAR

Descentralizao
entendida como uma redistribuio das responsabilidades quanto s aes e servios de sade entre os vrios nveis de governo. Assim, o que abrangncia de um municpio deve ser de responsabilidade do governo municipal, o que abrange um estado ou uma regio estadual deve estar sob responsabilidade estadual; e o que for de abrangncia nacional ser de responsabilidade federal..

Participao dos cidados


a garantia constitucional de que a populao, atravs de suas entidades representativas, participar do processo de formulao das polticas de sade e do controle da sua execuo, em todos os nveis. Essa participao deve se dar nos Conselhos De Sade, com representao paritria de usurios, governo, profissionais de sade e prestadores de servios. Outra forma de participao so as conferncias de sade.

Como fica o setor privado?


A Constituio definiu que, quando, por insuficincia do setor pblico, for necessria a contratao de servios privados, isso deve se dar sob trs condies: 1.A celebrao do contrato, conforme as normas do direito pblico;

2. A instituio privada dever estar de acordo com os princpios bsicos e normas tcnicas do SUS; 3. A integrao dos servios dever se dar na mesma lgica organizativa do SUS, cada regio, dever estar claramente esclarecido os servios pblicos e os privados contratados, quem vai fazer o que, em que nvel e em que lugar.

PAPEL DOS GESTORES DO SUS

O que so gestores?
Gestores so as entidades encarregadas de fazer com que o SUS seja implantado e funcione adequadamente dentro das diretrizes doutrinrias, da lgica organizacional e seja racionalizado dentro dos princpios anteriormente esclarecidos. Haver gestores nas trs esferas do governo, isto , no nvel municipal, estadual e federal.

Quem so os gestores?
Nos municpios, os gestores so as secretarias municipais de sade ou as prefeituras, sendo responsveis pelas mesmas, os respectivos secretrios municipais, ou equivalentes, e prefeitos. Nos estados, os gestores so secretrios estaduais de sade e, no nvel federal, o Ministrio da Sade no nvel federal.

Quais so as principais responsabilidades dos gestores?


No nvel municipal, cabe aos gestores programar, executar e avaliar as aes de promoo, proteo e recuperao da sade. Isto significa que o municpio deve ser o primeiro e o maior responsvel pelo planejamento, execuo e controle das aes de sade na sua rea de abrangncia.

O secretrio estadual de sade, como gestor estadual, o responsvel pela coordenao das aes de sade do seu estado. Seu plano diretor ser a consolidao das necessidades propostas de cada municpio. Assim, cabe tambm aos estados planejar, controlar o SUS em seu nvel de responsabilidade e executar apenas as aes de sade que os municpios no forem capazes e/ou que no lhes couber executar.

A nvel federal, o gestor o Ministrio da Sade, e sua misso liderar o conjunto de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, identificando riscos e necessidades nas diferentes regies para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento. Ou seja, ele o responsvel pela formulao, coordenao e controle da poltica nacional de sade.

De onde vem o dinheiro para pagar tudo isto?


Os investimentos e o custeio do SUS so feitos com recursos das trs esferas de governo: federal, estadual e municipal. Os recursos federais provm do oramento da Seguridade Social (que tambm financia a Previdncia Social e a Assistncia Social) acrescidos de outros recursos da Unio, constantes da Lei de Diretrizes Oramentrias, aprovada anualmente pelo congresso Nacional.

Esses recursos, geridos pelo Ministrio da Sade, so divididos em duas partes: uma retida para o investimento e custeio das aes federais; a outra repassada s secretarias de sade, estaduais e municipais, de acordo com critrios previamente definidos em funo da populao, necessidades de sade e rede assistencial.

Em cada estado, os recursos repassados pelo Ministrio da Sade so somados aos alocados pelo prprios governo estadual, de suas receitas, e geridos pela respectiva secretaria de sade, atravs de um fundo estadual de sade. Desse montante, uma parte fica retida para as aes e os servios estaduais, enquanto a outra parte repassada aos municpios, de acordo, tambm, com critrios especficos.

Finalmente, cabe aos prprios municpios destinar parte adequada de seu prprio oramento para as aes e servios de sade de sua populao. Assim, cada municpio ir gerir os recursos federais e estaduais repassados e ele e os seus prprios recursos alocados pelo governo municipal para o investimento e o custeio das aes e servios de sade de mbito municipal.

Fundo Municipal de Sade


Os municpios administraro os recursos para a sade atravs de fundos municipais de sade. A criao dos fundos essencial, pois asseguram que os recursos da sade sejam geridos pelo setor de sade e no pelas secretarias de fazenda, em caixa nico, estadual ou municipal, sobre o qual a Sade tem pouco acesso.

AS AES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO SUS

Aes de promoo e proteo de sade


Essas aes podem ser desenvolvidos por instituies governamentais, empresas, associaes comunitrias e indivduos. Tais aes visam reduo de fatores de risco, que constituem ameaa sade das pessoas, podendo provocar-lhes incapacidades e doenas.

Aes de promoo e proteo de sade


Esses grupos compreendem um elenco bastante vasto e diversificado de aes, de natureza eminentemente preventiva, que, em seu conjunto, constituem o campo de aplicao precpua do que se convencionou chamar, tradicionalmente, de Sade Pblica, ou seja: o diagnstico e o tratamento cientfico da comunidade.

No campo da promoo, so exemplos de aes:


Educao em sade, bons padres de alimentao e nutrio, adoo de estilos de vida saudveis, uso adequado e desenvolvimento de aptides e capacidades, aconselhamentos especficos, como os de cunho gentico e sexual. So estimuladas as prticas da ginstica e outros exerccios fsicos, os hbitos de higiene pessoal, domiciliar e ambiental e, em contrapartida, desistimulados o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo, o consumo de drogas, a promiscuidade sexual.

No desenvolvimento dessas aes devem ser utilizados, de forma programada e sistemtica, com emprego de linguagem adequada ao pblico-alvo, os diferentes meios de veculos disponveis de comunicao ao alcance da comunidade: cartazes, rdio, jornal, televiso, altofalantes, palestras e debates em escolas, associaes de bairro, igrejas, empresas, clubes de servio e lazer, dentre outros.

No campo da proteo, so exemplos de aes:


A vigilncia epidemiolgica, vacinaes, saneamento bsico, vigilncia sanitria, exames mdicos e odontolgicos peridicos, entre outros. Atravs da vigilncia epidemiolgica so obtidas as informaes para conhecer e acompanhar, a todo momento, o estado de sade da comunidade e para desencadear, oportunidades, as medidas dirigidas preveno e ao controle das doenas e agravos sade.

A vigilncia sanitria busca garantir a qualidade de servios, meio ambiente de trabalho e produtos, (alimentos, medicamentos, cosmticos, saneantes domissanitrios, agrotxicos e outros), mediante a identificao, o controle ou a eliminao de fatores de risco sade, neles eventualmente presentes.

Aes de recuperao da sade


Aes envolve o diagnstico e o tratamento de doenas, acidentes e danos de toda natureza, a limitao da invalidez e a reabiliatao. Essas aes so exercidas, fundamentalmente, pelos servios pblicos de sade (ambulatoriais e hospitalares) e, de forma complementar, pelos servios particulares, contrataes ou conveniados, que integram a rede do SUS, nos trs nveis federal.

Servios de Recuperao da sade


Consultas mdicas e odontolgicas, a vacinao, o atendimento de enfermagem, exames diagnsticos e o tratamento, inclusive em regime de internao, e em todos os nveis de complexidade.

O diagnstico
deve ser feito o mais precocemente possvel, assim como o tratamento deve ser institudo de imediato, de modo a deter progresso da doena. Por isso, os servios de sade, devem buscar o adequado desempenho dessas duas aes fundamentais de recuperao da sade - o diagnstico e o tratamento - visto que tais servios representam a porta de entrada do sistema de sade, onde a populao toma seus primeiros contatos com a rede assistencial.

O tratamento
Deve ser prestado ao paciente portador de qualquer alterao de sua sade, desde uma infeco corriqueira, cujo atendimento pode ser efetuado por pessoal de nvel e tecnologia avanada. O tratamento deve ser conduzido, desde o incio, com a preocupao de impedir o surgimento de eventuais incapacidades decorrentes das diferentes doenas e danos.

A reabilitao
Consiste na recuperao parcial ou total das capacidades perdidas no processo de doena e na reintegrao do indivduo ao seu ambiente social e a sua atividade profissional. Com essa finalidade, so utilizados no s os servios hospitalares como os comunitrios, visando a reeducao e treinamento, ao reemprego do reabilitado ou sua colocao no trabalho.

También podría gustarte