Está en la página 1de 30

O Ttano

Membros da Equipe: Adriano Rocha Carlos Henrique Erisvaldo Falco Guilherme Freire
Disciplina: Fundamentos de Enfermagem Profa. Samira Valentim

O que o Ttano?
O ttano uma doena

infecciosa aguda, no contagiosa, mas muitas vezes fatal. O bacilo causador o Clostridium tetani ou bacilo tetnico ou bacilo de Nicolaier, em homenagem ao mdico alemo que o descobriu em 1885. Estes bacilos podem formar esporos, tornando-se arredondados e podendo sobreviver em condies adversas.

O que o Ttano?
uma doena

imunoprevenvel que pode acometer indivduos de qualquer idade e no transmissvel de uma pessoa para outra.
Comea com uma leso

externa ocasionada por um objeto contaminado. Tal leso apresenta uma reao infecciosa aguda. Porm, ocorre o aparecimento de espasmos musculares tnicos e hiperexcitabilidade reflexa. Acomete o Sitema Nervoso Central e o Tecido Muscular.

Descoberta do Ttano
O primeiro registro de

ocorrncia de ttano de autoria de Hipcrates, que escreve no sculo V a.C., dando inmeras descries clnicas da doena. Contudo a sua etiologia (causa) foi descoberta somente em 1884, por Carle e Rattone.

Dados da Descoberta
O capito de um grande navio

esmagou o dedo indicador de sua mo direita com a ncora. Sete dias depois apareceu uma secreo ftida, depois problemas com a lngua, queixava-se de que no podia falar adequadamente. Foi diagnosticado ttano. Suas mandbulas ficaram presas, os dentes travados e depois os sintomas se estenderam para o pescoo. No terceiro dia apareceram opisttonos acompanhados de sudorese. Seis dias aps o diagnstico ele morreu. Hipcrates (460-375 A.C.)

Estrutura do Seminrio
1 Introduo

Definio e histria do Ttano. Por Adriano Rocha


2 Desenvolvimento I

Sintomas e transmisso. Por Carlos Henrique


3 Desenvolvimento II

Tipos de Ttano, Tratamento, Preveno e Descobertas Recentes. Por Guilherme Freire


4 Concluso

Dados Histricos (Ocorrncias - localizao e datas - Brasil e Exterior) e Estatsticas Atuais. Por Erisvaldo Falco

Transmisso, Sintomas e Tipos de Ttano

Por Carlos Henrique

Sintomas do Ttano no Homem


Desde o contato com a pele at as primeiras

manifestaes da doena, passam-se 7 dias. Se o organismo estiver com poucas defesas e houver uma contaminao por muitos bacilos, a doena pode aparecer em at dois dias.

Espasmos musculares de

um paciente que sofre de ttano. Pintado por Sir Charles Bell, 1809.

1-Crise hipertensiva. A contrao muscular faz com que o organismo

libere substncias excitantes, como a adrenalina, que aumentam o ritmo cardaco e fazem o sangue correr mais depressa. 2-Embolia Cerebral, por falta de oxigenao do crebro. 3-Flebite. Inflamao dos vasos sangneos do corpo. 4-Fratura de vrtebras. Quando o osso est fragilizado, especialmente em velhos e crianas, a contrao muscular, de to forte capaz de quebrar um osso. 5-O ttano mata principalmente pela parada cardiorespiratria que acontece quando o msculo da respirao, o diafragma, a ponto de no conseguir mais colocar ou retirar o ar dos pulmes.

Sintomas do Ttano nos Animais


Os msculos enrijecidos da

cara do ao eqino doente, um ar de riso denominado sardnico, com os lbios estticos e sem movimentao.
Os olhos excessivamente

parados e sem movimentao, apresentamse com projeo da terceira plpebra ( membrana esta caracterstica dos eqinos e que normalmente fica escondida, coberta pela plpebra superior do animal).
A primeira imunizao passiva contra a doena foi implementada

durante a Primeira Guerra Mundial em cavalos.

A Contaminao
O bacilo entra por qualquer

ferida na pele, como queimaduras, pancadas machucados ou cortes aparentemente tolos, como o de uma unha ruda. A bactria costuma estar em objetos enferrujados, na terra, na poeira, em instrumentos cirrgicos no esterilizados, principalmente.

Ttano Acidental

A Bactria Causadora
O Clostridium tetani ou

bacilo de Nicolaier (1885), gram-positivo, estritamente anaerbio, resistente ebulio durante 8 minutos, dessecao, luz e aos anti-spticos. Conserva sua vitalidade durante anos ao abrigo da luz. O bacilo tetnico sobrevive temperatura de 37C, podendo sobreviver a variao entre 14 e 43C.

Outros locais de proliferao

Tipos de Ttano, Preveno, Tratamento e Descobertas Recentes

Por Guilherme Freire

Ttano Neo-natal
causado pela aplicao de substncias contaminadas na ferida do colo umbilical durante a seco do cordo com instrumentos no esterilizados ou pela utilizao subseqente de substncias contaminadas. No incio, a criana pode apresentar apenas dificuldade para se alimentar. Geralmente ocorre em filhos de mes no-vacinadas ou inadequadamente vacinadas no pr-natal.

Ttano Acidental
adquirido em geral atravs da contaminao de ferimentos com esporos do Clostridium tetani, que so encontrados no ambiente, ex.: solo, poeira, esterco, superfcie de objetos, principalmente quando metlicos e enferrujados. Costuma ocorrer em pessoas que no foram vacinadas ou que receberam esquemas incompletos.

Ttano Generalizado
Caracterizado pelo trismo, devido contrao dos masseteres e msculos da mmica facial, ocasionando o riso sardnico. Outros grupos musculares so acometidos, como os retos abdominais e a musculatura paravertebral, podendo ocasionar opisttono (caracterstico das crianas). Com a evoluo da doena, os demais msculos do organismo so acometidos progressivamente.

Ttano Ceflico
Ocorre devido a ferimentos em couro cabeludo, face, cavidade oral e orelha, levando a paralisia facial ipsilateral leso, trismo, disfagia e comprometimento dos pares cranianos III, IV, IX, X, XII.

Ttano Animal
A infeco se d geralmente atravs de feridas acidentais ou cirrgicas, em contato com esterco e com a terra, principalmente se esta tiver sido estercada assim como no cordo umbilical. Nos bovinos pode-se instalar atravs de feridas resultantes de colocao de argola no focinho, da amputao dos chifres, da castrao e de traumatismo da pario.

Profilaxia ou Tratamento no Homem


feita com o doente em hospital para administrao de imunoglobulina ou, quando no disponvel , soro antitetnico, alm de antibitico venoso e limpeza cirrgica do ferimento. Como a doena no produz imunidade, o doente deve tambm receber o esquema vacinal completo contra o ttano. O perodo de internao de uma pessoa com ttano prolongado, e geralmente fica entre trs e quinze semanas. extremamente importante evitar os estmulos colocandoos em locais tranqilos, confortveis e de fcil observao.

A Preveno no Homem
O ttano pode ser prevenido atravs de vacinas. A imunizao dividida em doses, a saber:

1 dose 1 dia 2 dose 30 dia 3 dose - 60 dia 4 dose 10 anos aps ltima dose 5 dose 10 anos aps ltima dose 6 dose 10 anos aps ltima dose

Em adultos, o esquema vacinal completo feito com trs doses da dT (vacina dupla, prpria para adultos), que confere proteo contra o ttano e a difteria.

A Preveno no Animal
Programa de Vacinao: Vacinar com BIODECTIN e revacinar 4 a 6 semanas depois com a mesma vacina ou com uma vacina polivalente contendo os mesmos antgenos. Para animais com peso corpreo at 50 Kg, aplicar 2 mL; 2 dose 30 dia Para animais com peso corpreo entre 51 e 75 Kg, aplicar 3 mL; Para animais com peso corpreo acima de 75 Kg, aplicar 1 mL para cada 25 Kg. Existem vrias vacinas no mercado, contudo, todas so compostas e combatem mais de um tipo de enfermidade.

Descobertas Recentes
A vacina atualmente usada nos adultos chama-se dT (Difteria e Ttano). A novidade que, de acordo com pesquisas, esta vacina tem combatido a Esclerose Mltipla (EM). Cientistas ainda tentam confirmar a notcia, mas os dados comprovam a eficcia em 33% da populao vacinada. Crnica, a doena atinge o comando do corpo, o sistema nervoso central. caracterizada pela inflamao da mielina bainha que reveste e protege as fibras nervosas -, o que ocasiona o incio dos sintomas como viso borrada, fadiga, fraqueza, formigamento nos braos e nas pernas, incontinncia urinria ou fecal e dificuldades na fala.

Dados Histricos e Atuais

Por Erisvaldo Falco

Dados Epidemiolgicos - Brasil


O DATASUS, atravs

do Sistema de Informao de Mortalidade (SIM), edio maio de 1996, permitiu anlise do comportamento da distribuio etria do ttano, entre 1980 e 1991, baseado nos dados de declarao de bito.

Estatsticas por regies

Compara a letalidade do ttano acidental, no Brasil e principais

regies, em 1980 e 1991. Verifica-se tendncia para aumento da letalidade no Brasil (p < 0,001), Nordeste (p < 0,001) e Sul (p < 0,001).

Estatsticas Mundiais

Dados Histricos e Atuais


SEXO ANO 2007 2008** NO 15 14 MASCULINO CI 0,07 0,07 % 75,0 77,8 NO 5 4 FEMININO CI 0,02 0,02 % 25,0 22,2 NO 20 18 TOTAL CI 0,05 0,04 % 100,0 100,0

Fonte: Diviso de Zoonoses - CVE/ Pop IBGE/DATASUS * Por 100.000 habitantes ** Dados provisrios, atualizado em 01/09/08

Situao de pessoas acometidas pela doena no Estado de So Paulo.

A Concluso
J erradicada, a doena

s precisa permanecer sob o domnio do nosso Sistema de Sade. E, a vacina a melhor forma de preveni-la. O Ministrio da Sade promove campanhas anuais de vacinao para a segurana da populao.

Muito Obrigado!!!
Esperamos que todos tenham compreendido um pouco mais sobre essa doena. Boa Noite!

También podría gustarte