Está en la página 1de 27

ESTABILIZAO DE EMULSES

4/22/12

DEFINIO
Entende-se por estabilizar uma emulso todo procedimento que conduza o sistema a um estado de energia livre de superfcie mnima, evitando que o mesmo entre em colapso por coalescncia ou creaming. Ortega

4/22/12

Estabilizao de Emulses

IMPORTNCIA DA ESTABILIZAO DAS EMULSES


- aumento da estabilidade qumica em soluo; - possibilita mascarar sabor e odor desagradvel; - h possibilidade de se otimizar a biodisponibilidade; - boa biocompatibilidade com a pele;

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Para que uma emulso seja considerada estvel, trs condies devem ser satisfeitas:
existncia de dois lquidos imiscveis em contato; agitao para mistur-los intimamente; existncia de agentes emulsificantes.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Estabilidade Cintica Retardo da Quebra de Emulso


1. Baixa tenso interfacial 2. Filme mecanicamente estvel 3. Barreira eletrosttica ou estrica 4. Baixa frao volumtrica de fase dispersa 5. Alta viscosidade da fase contnua 6. Gotas pequenas e uniformes

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Os agentes emulsificantes so espcies qumicas que apresentam ao surfactante ou tensoativa em funo de sua estrutura molecular. Estes compostos apresentam em suas molculas regies polares e apolares que lhes conferem um carter anfiflico (hidroflico e lipoflico), isto dupla afinidade, tanto pela gua como pelo leo. Assim, quando as gotas de gua so geradas, esses emulsificantes migram e alojam-se na superfcie destas gotas, criando uma barreira (pelcula ou filme interfacial), que impede o contato entre as gotas, e portanto sua coalescncia. A rigidez do filme ir depender da natureza e da quantidade de molculas de emulsificantes adsorvidos na superfcie das gotas e do grau de empacotamento dessas molculas. 4/22/12
Estabilizao de Emulses

Mecanismos de Estabilizao de uma Emulso


3 mecanismos de estabilizao de emulses: q Formao de filmes monomoleculares; q Formao de filmes multimoleculares; q Formao de um filme particulado, na superfcie da gotcula dispersa.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Mecanismos de Estabilizao de uma Emulso Formao de filmes monomoleculares


q q

Tensoativos exemplo clssico de substncias que atuam pela formao de um filme monomoolecular. Quando colocados em um sistema composto por gua e leo vo se comportar de maneira especfica, orientada a parte apolar para a fase lipoflica e a parte polar para a hidroflica. A mistura de dois ou trs tensoativos de diferentes hidrofilia resulta em emulses mais estveis.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Mecanismos de Estabilizao de uma Emulso


q q

Na indstria farmacutica: Tween 80 (hidroflico) e Span 80 (lipoflico). Para efeito de estabilizao alm do tamanho e da estrutura da cadeia apolar, tambm importante a presena de grupos ionizveis capazes de promover repulso entre gotculas portadoras de potenciais efetivos de igual carga.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Mecanismos de Estabilizao de uma Emulso Formao de filmes Multimoleculares


q

Diversos colides hidroflicos, como goma arbica goma adraganto e hidroxipropilmetilcelulose, tambm apresentam propriedades emulsionantes, embora no sejam tensoativos.

A adio de goma arbica no vinho tem como objetivo a estabilizao dos aromas.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Formao de filmes Multimoleculares


q

Atuam atravs da formao de uma camada multimolecular ao redor de gotculas dispersas.


q

Princpios estricos e de repulso entre potenciais de igual carga impedem a coalescncia.

Colides hidroflicos apresentam comportamento no newtoniano e alguns tem capacidade espessante.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Formao de filmes Multimoleculares


q

O aumento da viscosidade, em meio aquoso, diminui o movimento browniano e o efeito da agitao trmica das gotculas de fase dispersa, frequncia e intensidade de colises entre as partculas. (Vdeo) Usado em larga escala em emulses de uso farmactico

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Mecanismos de Estabilizao de uma Emulso Formao de filmes Particulados


q

Hidrxido de magnsio e bentonita Um silicato de alumnio hidratado, insolvel em gua, mas com alta capacidade de intumescimento e altamente hidroflico.
So adsorvidos na interface, atuam por repulso de cargas eltricas efetivas e incrementam a viscosidade do meio.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

SISTEMA EHL E SUAS APLICAES


4/22/12

Equilbrio Hidrfilo-Lipfilo
O tipo de emulso depende basicamente de dois fatores: q Proporo entre as fases; q Tipo de agente emulsionante utilizado.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

Equilbrio Hidrfilo-Lipfilo
Proporo entre as fases q A fase que est em maior proporo a que determina a natureza da fase externa.
q

Em uma mistura gua + leo, por exemplo, se a gua est em maior proporo, a tendncia ser a formao de sistema O/A, e vice-versa. E quando as partes so iguais?

4/22/12

Equilbrio Hidrfilo-Lipfilo

Equilbrio Hidrfilo-Lipfilo
Propriedades do agente emulsificante: q O tensoativo ter > afinidade por um meio lipoflico ou hidroflico, dependendo da natureza e da quantidade de grupamentos qumicos polares e apolares presentes na molcula do tensoativo.
Escala de Valores de EHL 0 16
Antiespumante s

4 20

6
Formadores de gel

10
Emulsionantes O/A

12
Solubilizante s

14

18 Emulsionantes A/O

4/22/12

Equilbrio Hidrfilo-Lipfilo

SISTEMA EHL

Esse mtodo a cada componente se atribui um valor EHL ou um nmero que indica a polaridade da substncia. Aos materiais altamente polares ou hidrfilos so atribudos nmeros mais elevados do que aos materiais menos polares e mais lipoflicos. Geralmente, os tensoativos com valor EHL de 3 a 6 so altamente lipoflicos e produzem emulses de gua leo, e os agentes que tm valor EHL de cerca de 8 a 18 produzem emulses de leo em gua.
4/22/12

PORTANTO OS VALORES DE EHL PERMITE PREDIZER O TIPO DE COMPORTAMENTO ESPERADO DO COMPOSTO

Emulsificantes hidrfilo/lipfilo 3 a 6 Molhantes 7 a 9 Antiespumantes < (8 principalmente 1,5 a 8 Emulsificantes lipfilo/hidrfilo 8 a 18 Detergentes 13 a 15 Solubilizantes 15 a 20

4/22/12

CLCULOS DE EHL

Os valores de EHL em emulses fundamental para garantia de estabilidade fsica. No caso de derivados graxos, o EHL determinado em funo de parmetros que incluem: peso molecular, ndice de saponificao (S) e ndice de acidez (A). EHL = 20.(1-S/A)

Para compostos no-inicos, tais como polmeros hidroxilados, o ndice de polaridade da molcula dado por uma relao entre peso molcula e nmero de hidroxilas.
4/22/12

Exemplo de clculos envolvendo EHL

Loo hidratante Cera branca....................5,0 g leo mineral...................26,0 g leo de amndoas..........18,0 g Lactato de amnia.........4,0 g Emulsificante(s).............5,0 g gua destilada q.s.p......100 ml
4/22/12

Calcule o EHL da emulso e sugira um tensoativo que estabilize a emulso.


Para resolver este problema voc seguir as seguintes etapas: A) Calcule a massa total dos componentes oleosos (Cera, Parafina e leo vegetal):5 + 26 + 18 = 49g; B) Calcule a % parcial de cada um dos componentes oleosos na formulao (massa do componente = 49); C) Multiplique o EHL da cada componente pela sua % parcial; D) Some os EHLs parciais e obtenha o EHL do emulso (10.4). Teoricamente, o melhor tensoativo para emulsificar uma emulso aquele cujo valor do EHL mais se aproxima ao EHL da emulso. No entanto, este sistema apenas orientativo e deve-se testar tensoativos com valores de EHL prximos ao da emulso.
4/22/12

Assim sendo, os valores a serem utilizados na emulso sero os EHL O/A.

Cera branca.............5,0 / 49 . 11 = 1,12 leo mineral...........26,0 / 49 . 12 = 6,36 leo amndoas.......18,0 / 49 . 14 = 5,18 FO = 5 + 26 + 18 = 49 EHLreq = 1,12 + 6,36 + 5,18 = 12,66

4/22/12

OBRIGADO!!!

4/22/12

FORMAO DE FILMES MONOMOLECULARES

Filmes superficiais so filmes de dimenses prximas de uma molcula e, por isso, tambm so chamados de filmes monomoleculares ou monocamadas. Uma aplicao dos filmes monomoleculares que desperta interesse crescente o estudo de reaes enzimticas que se processam em monocamadas. A vantagem dessa abordagem a possibilidade de controlar as condies em que se processa a reao, como orientao das molculas, presso superficial, rea superficial e, desta forma, pode-se obter um melhor entendimento e elucidar os fenmenos envolvidos na reao, principalmente relativos s interaes entre as espcies. Pesquisas envolvendo filmes monomoleculares que esto sendo conduzidas pelo grupo incluem: estudo da atividade da enzima hialuronidase em um sistema organizado e controlado, similar membrana plasmtica; produo de filmes de biopolmeros semicondutores, como a melanina; produo de biossensores para aplicao em anlises clnicas.

4/22/12

Estabilizao de Emulses

4/22/12

Estabilizao de Emulses

4/22/12

Estabilizao de Emulses

También podría gustarte