Está en la página 1de 30

Cilindro compactador montado

Vrios tipos de cilindros compactadores

Cilindro apeado Cilindro de asfalto

Cilindro de asfalto

Cilindro de valas Cilindro de terras Cilindro de 3 rolos

1.saltito, placas vibradoras - So compactadores de impacto utilizados em locais de difcil acesso para os rolos compressores, como em valas, trincheiras, etc. Possuem peso mnimo de 15Kgf, podendo ser manuais ou mecnicos. A camada compactada deve ter 10 a 15cm para o caso dos solos finos e em torno de 15cm para o caso dos solos grossos.

Rolos Estticos Os rolos estticos compreendem os rolos p-de-carneiro, os rolos lisos de roda de ao e os rolos pneumticos . Rolo liso Trata-se de um cilindro oco de ao, podendo ser preenchido por areia hmida ou gua, a fim de que seja aumentada a presso aplicada. So usados em bases de estradas, em capeamentos e so indicados para solos arenosos, pedregulhos e pedra britada, lanados em espessuras inferiores a 15cm.

P-de-Carneiro Os rolos p-de-carneiro so constitudos por cilindros metlicos com protuberncias (patas) solidarizadas, em forma tronco-cnica e com altura de aproximadamente de 20cm. Podem ser alto propulsivos ou arrastados por tractor. indicado na compactao de vrios tipos de solo, exepo da areia e promove um grande entrosamento entre as camadas compactadas.

Rolo Pneumtico Os rolos pneumticos so eficientes na compactao de camadas asflticas, bases e subbases de estradas e indicados para solos de granulao fina e arenosa. Os rolos pneumticos podem ser utilizados em camadas de at 40 cm e possuem rea de contato varivel, funo da presso nos pneus e do peso do equipamento.

Rolos Vibratrios Nos rolos vibratrios, a frequncia da vibrao influi de maneira extraordinria no processo de compactao do solo. So utilizados eficientemente na compactao de solos granulares (areias), onde os rolos pneumticos ou p-de-carneiro no actuam com eficincia. Este tipo de rolos quando no so usados correctamente produzem super compactao. A espessura mxima da camada de 15cm.

Os equipamentos aqui descritos foram preparados para:


Compactao de terras, solos, asfalto

Devendo-se evitar utilizar o equipamento dos seguintes maneiras


Utilizao do equipamento por parte de menores ou pessoas inexperientes Utilizao da mquina por parte de pessoas sob o efeito de lcool, de medicamentos que possam diminuir a ateno, de estupefacientes. Utilizao da mquina para elevao em associao com outras mquinas. Transporte de pessoas mesmo se quando na cabina do operador. Transporte e levantamento de recipientes que contm lquidos inflamveis ou de qualquer forma considerados perigosos sem dispor do adequado equipamento de acondicionamento Utilizao da mquina para rebocar veculos avariados. Deve-se evitar a utilizao do equipamento sem a consulta prvia do manual de operador do equipamento

Sinalizao de segurana

ROPS
A mquina est munida de uma estrutura de proteco anti-capotamento (ROPS). No utilize a mquina sem a ROPS instalada. A ROPS foi concebida para proteger o operador em caso de acidente em que ocorra o capotamento. Antes de utilizar a mquina, posicione a ROPS na vertical de acordo com as seguintes instrues: Se o equipamento for equipado com cabine, no a retire ou de alguma maneira altere a estrutura da cabine do equipamento, uma vez que pe em risco o operador

Cinto de Segurana
Mude os cintos de segurana a cada 3 anos ou sempre que tiverem sido sujeitos a acidente ou quando estiverem em mau estado

Sistemas de segurana activa


A mquina est equipada com um sistema de presena do operador. O sistema est includo no banco do condutor e detecta o peso de um operador no banco. No caso do operador no estar sentado no banco, o movimento do cilindro interrompido. .

Rudo
Nvel de exposio mxima ao rudo interno 85db de limite mximo at equipamentos com 300hp Nvel de exposio mxima ao rudo no exterior da mquina 115db de limite mximo at equipamentos com 300hp

Exposio vibrao
O operador deste tipo de equipamento deve estar consciente da sua exposio aos nveis de vibrao Os nveis de vibrao para as mos/braos no devem ultrapassar 2,5m/s2. . . Estes valores mximos so estipulados na directiva europeia 2002/44/CE.

Inspeces Visuais Antes de subir ao equipamento


Se h parafusos ou porcas soltos. Se h fugas de leo, de combustvel ou de lquido refrigerante. Se o equipamento de trabalho apresenta sinais de desgaste. Se as ligaes elctricas esto bem apertadas. Se o tubo e o colector de escape esto fixados firmemente. As condies das jantes e as condies e o desgaste dos pneus. Se todas as instrues de segurana e as advertncias esto limpas e legveis. Se as pegas e os estrados de acesso esto limpos e seguros. O estado do cinto de segurana. O estado dos instrumentos e do painel. Se os vidros da cabina no esto partidos, se os faris de trabalho, os indicadores de mudana de direco e pirilampos, esto a funcionar convenientemente.

Entrar e sair do equipamento


Limpe bem as pegas manuais e os estrados que apresentem manchas de leo ou massa. Da mesma forma, limpe bem o cho do lugar de conduo se ficar manchado de leo, massa, lama ou detritos. No salte de e ou para a mquina, que ela esteja estacionada ou em movimento. Para entrar ou sair da mquina, utilize as pegas manuais e os estrados especiais. Entre e saia da mquina com calma e com muita ateno. No se agarre nem se apoie nas alavancas dos comandos para entrar ou sair da mquina. Sempre que entre ou saia da mquina, mantenha trs pontos de contacto simultaneamente (apoio de mos e ps) de modo a evitar a perda de equilbrio e a queda.

Espelhos retrovisores
Verifique se os retrovisores esto limpos e bem posicionados; Boa viso da zona da retaguarda Se os retrovisores se deslocarem ou partirem durante o trabalho, pare imediatamente a mquina, volte a posicion-los ou substitua-os. Trabalhar sem ver a zona que se encontra atrs da mquina pode provocar o atropelamento de pessoas que tenham en-trado inadvertidamente na rea de trabalho ou a coliso com objectos imveis ou veculos em movimento

Baterias
NO utilize baterias para automvel neste tipo de equipamentos uma vez que no foram fabricadas para suportar fortes vibraes. Inspeccione periodicamente a bateria. Mantenha os terminais da bateria limpos e as ligaes apertadas. Quando necessrio, aperte os cabos e lubrifique o terminal de cabo com vaselina. Mantenha a bateria com a carga total para melhorar o arranque no tempo frio. Elimine as baterias gastas de acordo com as regulamentaes locais de proteco ambiental. Nunca desligue a bateria com a mquina em funcionamento. Nunca tente fazer a mquina funcionar sem uma bateria. Nunca tente efectuar o arranque assistido por outra bateria. Se o equipamento tiver a bateria sem carga, substitua a bateria por uma totalmente carregada ou carregue a bateria utilizando um carregador de baterias adequado.

Trabalho
Nunca se mantenha nem penetre na zona de trabalho do equipamento, mesmo que um Operador esteja na mquina e com o motor a funcionar. Nunca permanea nem trabalhe junto s articulaes sem primeiro ter verificado se foram aplicados as trancas de segurana . Antes de ligar o motor, verifique cuidadosamente a zona onde vai trabalhar e note eventuais condies de terreno que possam ser perigosas. Depois de examinar a zona de trabalho, e antes de ligar o motor, analise o plano de trabalho e o mtodo de funcionamento proposto. Sempre que trabalhar numa via pblica, escolha algum para controlar o trnsito, tanto pedestre como motorizado, e procure demarcar e cercar o permetro da zona de trabalho. Se tiver que trabalhar dentro da gua ou nas margens de um rio, verifique cuidadosamente a profundidade da gua antes de entrar nela e note a fora e a direco da corrente. Caso as condies do terreno e ou trabalho no lhe permita uma boa visibilidade, pea ajuda a outra pessoa e aceite apenas as indicaes dessa pessoa.

Inspeces dirias
Antes de comear a trabalhar, verifique Os nveis do lquido refrigerante, do leo do motor, e do fluido hidrulico. Reabastea de combustvel logo que tenha terminado o trabalho, de forma a evitar a formao de resduos verificando o nvel no indicador do painel de instrumentos. Nunca encha completamente o depsito. Deixe algum espao para o combustvel expandir. No fim do reabastecimento, volte a colocar o tampo do depsito e certifique-se de que o orifcio do respiradouro est completamente desobstrudo. Verifique o nvel do leo do motor e o nvel do fluido hidrulico com a mquina em solo horizontal e o balde pousado no solo.

Raspadores do rolo Os 2 raspadores so accionados por mola. Os mesmos podem ser regulados para a posio de deslocamento (1) ou para a posio de raspagem (2). A distncia entre o raspador e o tambor tambm pode ser regulada. Para regular a distncia: Desaperte as porcas de reteno (c).

Regule o raspador para a distncia pretendida do tambor e volte a apertar as porcas de reteno.

Colocar o motor a funcionar:


Antes de entrar na mquina, observe em seu redor e tome nota de todas as pessoas ou obstculos que se en-contrem nas imediaes. No deve pr o motor em movimento se tiverem sido apostos sinais de aviso nas alavancas Verifique que o travo de parque est accionado Verifique que a alavanca de comando acelerador-inversor est no ponto morto (N). Rode a chave de arranque para o primeiro clique e controle o funcionamento das luzes de aviso de faris, indicadores de direco, avisadores acsticos. Ajuste a posio do assento, lembrando que a posio ideal a do operador sentado com as costas apoiadas. Regule os espelhos retrovisores e aperte o cinto de segurana Rode o volante nos dois sentidos e verifique o movimento da direco dos rolos No permita que mais ningum suba para a mquina,

Movimentar para a frente e para trs


Antes de movimentar a mquina, certifique-se de que est perfeitamente familiarizado com todas as suas funes e comandos e com as normas de segurana do equipamento. Assegure-se de que est correctamente sentado no assento do condutor, com o cinto de segurana apertado e verifique a posio dos espelhos retrovisores. Acelere ligeiramente o motor do equipamento e mova o inversor de sentido de marcha para a frente para que o equipamento se mova suavemente. Quanto mais para a frente ou para trs for posicionada a alavanca, mais rapidamente o cilindro se deslocar.

O equipamento est tambm equipado com um travo de parque, antes de o colocar em andamento certifique-se que o desactiva.

Cuidados com o terreno


Lembre-se de que o risco de queda reforado pela chuva e por tremores de terra Em princpio, a distncia mnima de segurana dos rebordos de valas, taludes, escavaes ou margens de canteiros, para a translao e a estabilizao da mquina deve ser: a - com terreno compacto: distncia (X) igual profundidade da vala (A). b - com terreno desmoronvel ou solto: distncia (X) dupla da profundidade da vala (B).

Bloqueio de articulao
Bloqueie a junta de direco articulada (a). Consulte a seco Bloqueio/desbloqueio da junta de direco articulada para obter mais informaes. Fixe a mquina atravs da passagem de cordas ou correntes em ao pelos olhais de amarrao (b). A transmisso est geralmente travada quando o motor a gasleo est desligado ou quando o sistema hidrulico no est a funcionar, excepto se houver uma falha e/ou se os traves de estacionamento tiverem sido desactivados manualmente. No posicione cordas ou correntes atravs da estrutura da mquina ou da junta articulada quando estiver a amarrar a mquina. Faz-lo poder causar danos mquina. No faa uso da deflexo total dos suportes anti-choque quando amarrar a mquina. Faz-lo poder causar danos aos suportes anti-choque.

wc_gr0022

Trabalhar em declives

wc_gr002529

Sistema vibratrio

A mquina tem sistema vibrador que equipa os cilindros. Os vibradores so accionados por motores hidrulicos de engrenagem. Os motores dos vibradores so alimentados por uma bomba hidrulica. No deixe a vibrao a funcionar quando o veculo permanecer imobilizado durante algum tempo.
.

Deixar o sistema vibratrio ligado durante um perodo de tempo prolongado quando a mquina est imobilizada pode danificar o motor.

Conduo em via publica


Siga sempre as regras de trnsito das vias pblicas, Faris e pirilampo devem ser ligados bem como um sinal indicado que um veculo lento em movimento colocado na traseira do cilindro. Nunca exceda os limites de velocidade e tenha em mente as distncias de travagem. Conduza a direito quando atravessar linhas frreas em passagens de nvel e nunca permita que os rolos dos cilindro estejam ambos em contacto simultneo com os carris

Trabalhar com pneus


Os pneus so cheios com ar comprimido. Encha sempre os pneus com a presso adequada. Tenha em ateno que o calor do sol ou a frico podem aumentar a presso nos pneus. No esvazie os pneus abrindo a vlvula manualmente. . Verifique regularmente o desgaste dos pneus.

Parar e estacionar o equipamento


Quando acabar de utilizar a mquina Pare a mquina numa superfcie plana com uma capacidade para suportar o peso do equipamento Mude a alavanca de deslocamento para a frente/para trs (f) para a posio de ponto morto. Mude a manete de potncia para a posio baixa (1). Puxe o travo de estacionamento (h). Rode o interruptor de chave para a posio 0 (desligado). Retire a chave da ignio antes de abandonar o banco do condutor. No caso de o veculo representar um potencial perigo ou obstculo ao trfego rodovirio quando estacionado, este deve ser assinalado com sinais, luzes e outros avisos

Nunca pare o motor subitamente aps um longo perodo de tempo de utilizao. Deixe o motor trabalhar ao ralenti durante alguns minutos antes de o desligar. Se a mquina tiver de ser estacionada num declive, calce os tambores com cunhas para evitar qualquer deslocamento do veculo

Transporte Suspenso
Mquinas pequenas podem ser levantadas do solo para o veculo de transporte utilizando uma grua. Todas as mquinas pequenas esto equipadas com olhais de elevao devidamente identificados no equipamento O peso da mquina est mencionado na placa da mquina que est sempre colocada perto dos pontos de elevao.

Carregar em rampas
Verifique sempre se a rampa est intacta. Use uma rampa metlica, nunca tbuas de m qualidade. Verifique se a rampa est bem fixa ao veculo de transporte e no solo. Certifique-se de que a rampa no est suja de leo, neve, gelo ou barro. Carregue o equipamento no sentido das rampas.

wc_gr002287

Amarre o equipamento ao carro de transporte nos pontos de amarragem devidamente identificados para o efeito no equipamento

También podría gustarte