Está en la página 1de 7

DESIGN E METODOLOGIA DE PROJECTO

Oficina de Design multimdia

Definio de Design
Entende-se o design como o esforo criativo relacionado configurao, concepo, elaborao e definio de algo, como um objecto, uma imagem, entre outros, em geral voltados a uma determinada funo. Portanto, um esforo criativo atravs do qual se projectam todo tipo de coisas, incluindo utenslios, vesturio, peas grficas, livros, mquinas, ambientes e (recentemente) tambm interfaces de

De uma forma ampla o termo design, porm, refere-se concepo de uma soluo prvia para um problema. Como tal, tem diversas especializaes, de acordo com qual tipo de coisa projectada. O profissional que trabalha na rea de design chamado, portanto, de designer, visto que a palavra pertence lngua inglesa e normalmente no se traduz.

O termo vem da lngua inglesa, e isso gerou um problema de traduo. As tradues possveis envolvem "projecto", "desenho", "configurao" ou "forma".
O termo ingls bastante abrangente, mas quando os profissionais o absorveram para o portugus, queriam designar somente a prtica profissional do design. Era preciso diferenciar design de drawing, enfatizando que a profisso envolvia mais do que a mera representao das coisas projectadas. Na lngua espanhola tambm existe essa distino: existem as palavras diseo (que se refere ao design) e dibujo (que se refere ao desenho).

reas de actuao do Design


As especializaes mais comuns so o Design Industrial, Design de produto, Design grfico e o Design de moda. Nos ltimos anos, novas modalidades de design tem sido inseridas no cenrio profissional tais como o design ambiental, que procura reduzir o impacto causado pela produo em escala industrial sobre o meio ambiente, o design cnico, o webdesign, o design de vitrines e o design de interfaces, que projecta as telas dos programas de computador. O design intimamente ligado s artes aplicadas, arquitectura, e engenharia, mas a concorrncia profissional muitas vezes leva animosidade entre essas reas.

Metodologia ou Processo de Design


O design um processo, isto , um conjunto de aces em sequncia lgica para criar algo.

O processo de design exige, obviamente, a definio clara de certos aspectos bsicos da forma a conceber:
- funo ou funes a desempenhar pela forma; - aspecto visual pretendido para a forma; - necessidade ou no de se respeitar uma rigorosa adequao antropo- mtrica (aspectos mtricos relacionados com o Homem); - estudos sobre adequao ergonmica (adaptao aos aspectos fsicos e psicolgicos do seu uso); - definio do material ou materiais em que deve ser fabricada.

Exige ainda uma deciso quanto a: - processo de fabrico (aspectos econmicos e tecnolgicos). Finalmente, o processo de design deve tambm debruar-se sobre problemas levantados pelo: - acondicionamento da forma (aspectos de armazenagem em srie); - transporte (pelo correio, por camio, por barco, caminhos-de-ferro, avio)

También podría gustarte