Está en la página 1de 16

Concordncia Nominal

Concordncia Nominal
Regra Geral
O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gnero e nmero com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os meus pronome artigo
(masc.pl.) (masc.pl.)

velhos

amores substantivo (masc.pl.)

acabaram esquecidos.

adjetivo (masc.pl.)

Observe que o artigo os, o pronome meus e o adjetivo velhos referem-se ao substantivo (masculino/plural) amores. Por isso que eles esto todos no masculino plural.

Casos especiais
Adjetivo referente a vrios substantivos:

1 Quando o adjetivo vier depois de dois ou mais substantivos do mesmo gnero, h duas possibilidades de concordncia:
O adjetivo acompanha o gnero comum a todos os substantivos e vai para o plural, ou concorda em gnero e nmero com o mais prximo. Ex.: O pas viveu uma crise e uma mudana inesperada. concordou apenas com o mais prximo Ex.: O pas viveu uma crise e uma mudana inesperadas. feminino/plural Obs. Ela adora salada e carne suna.

Vozes e lamentao estranhas. (ou estranha) mesmo gnero, de nmeros diferentes


Devido estiagem, a represa e a mata continuavam secas

2 Quando o adjetivo vier posposto a dois ou mais substantivos de gneros diferentes, no singular tambm h duas possibilidades de concordncia:
O adjetivo vai para o masculino plural ou concorda em gnero e nmero com o substantivo mais prximo. Ex.: Ele apresentou argumento e razo justos. masculino/plural

Ex.: Ele apresentou argumento e razo justa. concordou com o substantivo mais prximo

Ex.: Ele apresentou razo e argumento justo. concordou com o substantivo mais prximo.

Gneros diferentes, no plural Ex.: Louas, mveis e cadeiras alugadas (ou: alugados) O adjetivo vai para o plural, no gnero do substantivo mais prximo, ou assume o masculino plural, concordando com o conjunto de substantivos. Substantivos de gneros e nmeros diferentes Ex.: Calas e vestido largos. (ou largo) Obs. Em qualquer caso, a concordncia do adjetivo com o substantivo mais prximo obrigatria, quando o sentido exigir.

3 Quando o adjetivo vier anteposto a dois ou mais substantivos, concordar com o mais prximo, se funcionar como adjunto adnominal; entretanto se funcionar como predicativo, haver duas possibilidades: poder ir para o plural ou concordar com o mais prximo.
adjetivo

substantivo

substantivo

Ex.: Nunca vi tamanho desrespeito e ingratido.

adjunto adnominal

Ex.: Permaneceu fechada a porta e o porto.


predicativo do sujeito (concorda com o mais prximo)

Ex.: Permaneceram fechados a porta e o porto.


predicativo do sujeito (masculino plural)

Casos particulares de Concordncia Nominal


As expresses proibido, necessrio, bom, preciso quando se referem a palavras desacompanhadas de determinantes, tomadas, portanto, em sua generalidade, ficam invariveis. Ex.: proibido entrada. Cerveja bom. Coragem necessrio. Porm, se a palavra estiver acompanhada de determinante, com ela devem concordar. Ex.: proibida a entrada. A cerveja boa. A coragem necessria.

As palavras bastante, meio, mesmo, caro, barato

As palavras mesmo e bastante ora exercem papel de advrbio, ora de pronome. Como advrbio so invariveis:
Ex.: Os alunos so bastante estudiosos. As pessoas deveriam se interessar mesmo pela situao do pas. Como pronome, concordam com a palavra a que se referem: Ex.: As crianas mesmas contaram o que aconteceu na festa. Conversamos bastantes vezes a esse respeito. As palavras caro e barato so invariveis quando funcionam como advrbio Ex.: Esses automveis custam caro. As laranjas custam barato. e variveis quando funcionam como adjetivo: Ex.: Elas s usam joias baratas. So muito caras as internaes em hospitais particulares.

Meio quando numeral, concorda com a palavra a que se refere; quando advrbio, invarivel: Ex.: No final do dia, as crianas j esto meio cansadas. Usando meias palavras, ele tentou explicar o que acontecera.

Um e outro / Nem um nem outro + Substantivo


Quando as expresses "um e outro", "nem um nem outro" so seguidas de um substantivo, este permanece no singular. Ex.: Um e outro aspecto. Nem um nem outro argumento. De um e outro lado. Um e outro + Substantivo + Adjetivo Quando um substantivo e um adjetivo vm depois da expresso "um e outro", o substantivo vai para o singular e o adjetivo para o plural. Ex.: Um e outro aspecto obscuros. Uma e outra causa juntas.

Muito, pouco Como adjetivos: seguem a regra geral. Ex.: Comi muitas frutas durante a viagem. Pouco arroz suficiente para mim.

Como advrbios: so invariveis.


Ex.: Comi muito durante a viagem. Pouco lutei, por isso perdi a batalha.

Quite / Incluso
Concordam com o elemento a que se referem. Ex: Estamos quites com o Banco. Ele estava quite com o servio militar. Inclusos, enviamos os documentos solicitados.

Os adjetivos anexo, obrigado, incluso concordam com o substantivo a que se referem.

Ex.: Seguem anexos os documentos da partilha de bens. A carta segue anexa. Os documentos esto inclusos. Muito obrigada disse ela. Obs. A locuo em anexo invarivel: Ex.: As cpias iro em anexo.
Os advrbios s (equivalente a somente), menos, alerta e a expresso a ss so invariveis. Ex.: Elas s esperam uma nova oportunidade. Tenho agora menos possibilidade de vencer. As pessoas continuam alerta e combatem a violncia. As meninas ficaram a ss no quarto.

CONCORDNCIA DOS NOMES COMPOSTOS

Flexo dos dois elementos Substantivos formados por:

Subst + subst Subst + adj Adj + subst

Cirurgi(s) /o( es) dentista(s) Amor(es) perfeito(s) Livre(s) pensador(es)/ a(a)

Flexo s do segundo elemento

Substantivos formados por verbo +subst Verbo +verbo Porta-retrato (s) Guarda-chuva(s) Puxa puxa (s) Corre-corre (s)

Substantivos e adjetivos formados por


Adv+adj Alto falante (s) Abaixo-assinado(s)

Adjetivos compostos formados por Adj + adj Greco-latino(s) /a(s)

Obs. As crianas surdo-mudas Os surdo-mudos

Flexo s do primeiro elemento:

Substantivos formados por Subst+de+subst Subst+subst (2 elemento com ideia de finalidade) P(s) de moleque Caneta(s)-tinteiro Escola (s)-modelo

Merecem destaque os seguintes substantivos compostos:

O salva-vidas Os salva-vidas
O bota-fora os bota-fora

Invariveis Advrbio formados por Adv+adv Adjetivo composto formado por Adj. + subst. (ndios) pele-vermelha Os cavalos puro-sangue Os ndio pele-vermelha Os puros-sangues Os peles-vermelhas (vive) assim -assim

Nomes de cor: Quando originado de um substantivo, no varia, quer se trate de uma palavra simples, quer se trate de uma palavra composta. Ex.: Automveis vinho. / Lenos verde-musgo. Cortinas areia. / Tintas vermelho-rubi.

Quando adjetivo, varia, quer seja uma palavra simples, quer seja o segundo elemento de uma palavra composta.
Ex.: Caixas azuis / Cortinas branco-acinzentadas Casas amarelas / Sapatos verde-escuros Excees: As palavras bege, azul-marinho e azul-celeste so invariveis. Na loja, havia vrias bolsas bege. Ela ganhou dois sapatos azul-marinho e comprou lenos azul-celeste.

También podría gustarte