Está en la página 1de 21

UNIME-UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA CURSO: RADIOLOGIA, DISCIPLINA BIOFSICA DOCENTE: JEOV L.

CALHAU

Biofsica da Audio

Por: Jaqueline Santos, Otoniel Nogueira, Uraci Gama,


Lauro de Freitas-Bahia Setembro-2011.

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

INTRODUO Otoniel

O som a propagao de Energia Mecnica em meio material, sob forma de movimento ondulatrio com pulso longitudinal (fenmeno Campo Gravitacional).
Os rgos dos sentidos so responsveis por captar e transmitir as informaes externas para o crebro. Os receptores e as vias nervosas permitem a deteco dos sinais sonoros pela audio. Quando uma mensagem sonora acompanhada de mmica, esta prevalece e pode at inverter o sentido da mensagem falada. que o gesto foi o meio mais primitivo de comunicao e predomina naturalmente.

Heneine, 2002

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

METODOLOGIA Otoniel

A metodologia utilizada foi a reviso bibliogrfica e pesquisa em meio eletrnico.

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

OBJETIVO GERAL Otoniel

Foi compreender de uma forma geral o funcionamento biofsico do aparelho auditivo, suas funes, os fenmenos internos e

importncia desse sentido na percepo dos estmulos externos.

OBJETIVO ESPECFICOS :

Descrever a fsica do som Descrever propriedades e caracterstica do som Descrever o aparelho auditivo, estrutura e funes

FSICA DO SOM Otoniel

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Pode ser visto levando em considerao dois aspectos: - Perturbao material, deslocamento de energia: - Representao com movimento de ondas:

Heneine,2002

FSICA DO SOM Otoniel

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

COMPRIMENTO DE ONDA

a distncia percorrida num ciclo completo, representado por lambda. O comprimento de onda varia conforme o meio de propagao, fonte emissora.

VELOCIDADE

o espao percorrido pela onda; e a velocidade depende do meio da propagao.


Heneine,2002

FSICA DO SOM
FREQUENCIA Otoniel

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

o numero de vezes que o fenmeno se repete em intervalo de tempo, medido em ciclos por segundo.
CARACTERISTICA FISIOLOGICA DO SOM : ACSTICA O som fsico percebido pelo ouvido pode ser definido por trs caractersticas: intensidade, altura e timbre: a) Intensidade: o nvel de energia sonora e no movimento ondulatrio medido pela amplitude. qualidade que permite distinguir sons fortes (vai desde dos sons poucos audveis, cochichando, ate o barulho do avio); Altura: corresponde frequncia do som emitido. Distingue sons graves (baixas frequncias) e sons agudos (altas frequncias); Timbre: distingue sons de mesma altura e intensidade, mas que so produzidas por fontes sonoras diferentes. Por exemplo, piano, violino. Todos que escutam, so capazes de identificar pela voz as pessoas conhecidas. Heneine,2002

b)

c)

PROPAGAO DO SOM Uraci

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

O som se propaga em funo das propriedades do meio transmissor; Os tecidos biolgicos conferem ao som caractersticas semelhantes da gua (movimentos ondulatrios). Reflexo do som: quando h uma superfcie que se ope a propagao do som, ele muda de direo com ngulo de incidncia igual ao da reflexo. A reflexo do som tambm o principio do sonar e da explorao biolgica atravs do ultrassom. Difrao: as ondas possuem uma capacidade de contornar os obstculos, ex: uma porta entreaberta passa muito som e rudo. Interferncia: responsvel pela perda da discriminao de sons e rudos, ou seja, aumenta ou diminui a intensidade do som. Efeito Dopler: a mudana aparente de frequncia, quando existe movimento relativo entre o emissor e o receptor, seja se aproximando ou afastando. Esse efeito usado para determinar a velocidade da circulao sangunea, usando ondas refletidas pelo sangue que se afasta. Observa esse fenmeno em sirenes de ambulncia Heneine,2002

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Propriedades das ondas sonoras


Uraci

SOM
Energia mecnica Vibrao do ar que somos capazes de perceber

Transversais Longitudinais

As partculas do ar se movem no mesmo eixo da propagao do som

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Caractersticas do som

Uraci

Amplitude
Intensidade do som (dB) Variao na quantidade de energia

Energia

Amplitude

A1 < A2

Heneine,2002

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Caractersticas do som

Uraci

Tonalidade (tom)
Frequncia (Hz): ciclos/segundo A energia no muda, mas a velocidade varia

f1 < f2

Heneine,2002

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Caractersticas do som

Uraci

Timbre: Qualidade distintvel do som


Composio de ondas Exclusivo e dificilmente imitvel

som secundrio TIMBRE som secundrio

som principal

Heneine,2002

APARELHO AUDITIVO

Biofsica da Audio 1 2 3 4 5 6

Uraci

Os estmulos sonoros, cuja origem fsica so as ondas mecnicas, ao chegarem no sistema auditivo terminam agindo sobre clulas ciliadas e seus nervos terminais, enviadas ao crebro que codificaro o estmulo mecnico inicial, causando a sensao de audio

Heneine,2002

Aparelho Auditivo Anatomia

Uraci

Orelha externa: constituido pelo pavilho auricular Captao e convergncia do som, se da atraves de coletar o som e levar para o canal auditivo at a membrana timpnica Orelha mdia: Formado por uma cavidade cheia de ar constituida no tmpano e por tres pequenos ossos interconectados : martelo, bigorna e o estribo, eles tem a funo de transformar energia de uma onda sonora em vibrao interna da estrutura ssea do ouvido mdio maior amplificao do som Orelha interna: Conhecido como cclea formado
pelo labirinto, uma estrutura tubular penchido pela endolinfa, sendo divido em trespartes:vestibulo,cclea e canais semicirculares. Funo transduo de energia transforma a energia da onda de compresso dentro do fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro.

Heneine,2002

Estruturas do sistema auditivo


Jaqueline

Orelha externa: Captao e convergncia do som


Pavilho auricular Conduto auditivo externo Membrana timpnica (tmpano)

Orelha mdia: Maior amplificao do som Ausente nos animais aquticos

Cadeia de ossculos:
Martelo Bigorna Estribo

Heneine,2002

Jaqueline

Estruturas do sistema auditivo

Os ossculos formam um conjunto de alavancas mecnicas: ganho mecnico (30%)

Tmpano (ar)

Martelo Bigorna Estribo (ar)

Janela oval (lquido)

Controle da presso
Pe > Pi : Inflamaes Pe > Pi : Mergulhos Pe < Pi : Altas altitudes

AR GUA
Reflexo (99,9 %) Refrao (0,1 %) O ganho total resultar na amplificao do som em at 20 vezes!

Pode causar desconforto e perda da acuidade auditiva

Heneine,2002

Estruturas do sistema auditivo


Jaqueline

Orelha interna: Onde ocorre a transduo de energia


Cclea Vias de recepo:

Cadeia de ossculos Via area Via ssea

Heneine,2002

Jaqueline

Como ouvimos?

Jaqueline

Concluso

O aparelho auditivo, objeto de estudo desse trabalho, apresenta-se com alto grau de complexidade como qualquer outro sistema biolgico. Trata-se de uma estrutura altamente especializada que nos possibilita receber estmulos externos, convertendo em informaes que vo diretamente ao crebro. Perceber mecanismos dos organismos vivos atravs de fenmenos biofsicos no tarefa fcil, mas ao mesmo tempo enriquecedora e gratificante, pois ao entendermos um pouco mais do que somos e dos processos que ocorrem semelhantemente aos animais, percebemos o quo relacionado estamos enquanto seres do mesmo meio ambiente.

fundamental reafirmar a importncia do aparelho auditivo, inclusive no mbito psicomotor do ser humano, na medida em que contribui para manuteno do equilbrio da sua estrutura fsica, assim como sua fundamental importncia desse sentido na percepo dos estmulos externos.

Mensagem do ouvido masculino


Muitas vezes se ouve dizer que as mulheres falam demais. Mas no tem problema, porque o ouvido (seletivo) masculino escuta somente o que lhe interessa. Preste ateno. Quando a mulher diz: - Esse lugar est um baguna, amor! Voc e eu precisamos limpar isto. Suas coisas esto jogadas no cho e voc vai ficar sem roupas pra usar se no lav-las agora mesmo.
O que o homem escuta: Blah, blah, blah blah, Amor, blah, blah, blah, blah, voc e eu, Blah, blah, blah, blah, no cho, blah blah, blah, blah, sem roupas, blah, blah, blah, blah, agora mesmo. Percebe a diferena?
Carlos Drumond de Andrade

Bibliografia

Eduardo A.C. Garcia. Sarver Biofsica. Ed. Atheneu So Paulo. (2002) Heneine, Ibrahim Felippe- Biofsica Bsica Ed Atheneu So Paulo 2002 Moacir S.C. Leo. Princpios da Biofsica Ed. Universitria, Pernambuco (1980).

También podría gustarte