Está en la página 1de 31

http://gnt.globo.com/mariliagabrielaentrevista/Noticias/GNT-reapresenta-a-entrevista-de-Jose-Alencar-no--Marilia-Gabriela-Entrevista-.

shtml

36

DESPESA /CUSTOS e

RECEITA e

A fi
`

de ati

ir sua fi alidade, a Contabilidade utiliza as seguintes t ni as:

Escriturao: consiste em efetuar, de forma sistematizada, os registros das ocorrncias que influenciam a evoluo patrimonial. A escriturao, portanto, realizada levando em considerao a ordem cronolgica de todos os acontecimentos. A tcnica contbil da escriturao baseada em documentos comprobatrios, ou seja, todos os acontecimentos a serem escriturados devem corresponder a um documento legalizado que comprove a sua veracidade. Demonstraes contbeis: consiste em apresentar todos os registros efetuados em uma forma condensada, que apresente os resultados atingidos pela empresa em um determinado perodo. Os fatos registrados devem constar em demonstraes expositivas, que, segundo as Leis n 6.404/76, 11.638 e 11.941, so denominadas demonstraes financeiras.

Auditoria: tcnica que busca ratificar a exatido dos registros j efetuados e apresentados nas demonstraes contbeis. Consiste em um exame pormenorizado de todos os dados escriturados pela contabilidade, verificando se todos foram efetuados seguindo os princpios fundamentais da contabilidade. Essa tcnica pode ser aplicada de duas formas distintas: auditoria interna e auditoria externa. Anlise: levando em considerao que as demonstraes contbeis representam dados sistematizados, que apresentam de forma sinttica os resultados da empresa, nem sempre os usurios tm condies de interpret-los. Assim, cabe prpria contabilidade decompor, comparar e interpretar os demonstrativos contbeis, com a finalidade de fornecer informaes mais geis para os usurios.

Os mtodos e tcnicas de pesquisa em Contabilidade surgiram a partir de observaes das dificuldades enfrentadas pelos profissionais desta rea. As universidades, os Institutos, os Comits levou a estudos de casos, atravs de pesquisas documentais e bibliogrficas, estudos monogrficos, entrevistas, questionrios, observao, amostragem e pesquisas qualitativas, mostrando a complexidade da pesquisa na rea de Contabilidade.

A informao sempre foi um importante fator para tomada de deciso determinante para o sucesso profissional. necessrio que os profissionais da contabilidade sejam capazes de inserir-se competitivamente no ambiente globalizado, o que exige slidos conhecimentos. De maneira geral, a contabilidade uma das categorias com menor ndice de pesquisa. Sabemos que pesquisa significa busca, investigao, produo e formao de conhecimento.

Atualmente, se fala em quatro tipos de pesquisas contbeis:


`

1- Descoberta de conhecimentos contbeis originais e inditos; 2- integrao que ocorre entre conhecimentos contbeis j disponveis e outros que venham a ser descobertos posteriormente. Tambm pressupe integrao com outras reas no contbeis; 3- formas de se aplicar na prtica os dois tipos de conhecimento acima referidos. Como levar os conhecimentos acima para a prtica contbil; 4- metodologias para se transmitir os conhecimentos acima.

` `

` ` `

Qual a nossa disponibilidade? Quanto temos a receber de nossos clientes? Quanto temos a pagar aos nossos fornecedores? Qual o nosso lucro? Qual o total dos bens da empresa? Qual a situao lquida da empresa.

Os constantes avanos ocorridos na sociedade tem provocado alteraes substanciais no ensino e isto enfatiza a necessidade de pesquisas cientficas que possam provocar mudanas na prtica cotidiana do contador. O despertar pela pesquisa cientfica proporciona reflexes para que perceba a necessidade de mudanas no Ensino, onde possa ser desenvolvido uma autonomia do ato de aprender, porm para que isso ocorra faz-se necessrio um constante repensar metodolgico.

Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir duas principais escolas do pensamento contbil:

>>Escola Europia:
`

Aps o surgimento inicial do mtodo contbil, na Itlia, provavelmente no sculo XVIII ou XIV, de sua divulgao no sculo XV (obra de Frei Luca Pacioli), da disseminao da escola italiana por toda a Europa, surge no sculo XIX um perodo que muitos denominaram de cientfico. Neste perodo, pela primeira vez, a teoria avana com relao s necessidades e s reais complexidades das sociedades. Esta fase tambm teve seus expoentes mximos na Itlia, que denominou o cenrio contbil provavelmente at os primeiros vinte e cinco anos do sculo XX. No fim do perodo a que chamei de romntico ou em seus limites, surgem os vultos, entre outros, de Fbio Besta, Giuseppe Cerboni, e, no fim do sculo XIX e incios do sculo XX, Gino Zappa e outros; mais recentemente, Aldo Amaduzzi, TeodoroDIppolito e muitos outros.

>>Escola Americana (anglo-saxnica) : anglo`

O surgimento das gigantescas corporations (corporao em ingls), principalmente em incios do sculo XX, aliado ao formidvel desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinrio ritmo de desenvolvimento que os Estados Unidos experimentaram e ainda experimentam, constitui um campo frtil para o avano das teorias e prticas contbeis norte-americanas. No podemos esquecer-nos, tambm, de que os Estado Unidos herdaram da Inglaterra uma excelente tradio no campo da auditoria, criando, l slidas razes.

A evoluo da Contabilidade nos Estados Unidos apia-se, portando, em um slido embasamento:


1. 2. o grande avano e o refinamento das instituies econmicas e sociais; o investidor mdio um homem que deseja estar permanentemente bem informado, colocando presses sobre os demonstrativos financeiros, no sentido de que sejam evidenciadores de tendncias. o governo americano, as universidades e os institutos de contadores empregam grandes quantias para pesquisas sobre princpios contbeis; e o Instituto dos Contadores Pblicos Americanos um rgo atuante em matria de pesquisa contbil, ao contrrio do que ocorre em outros pases; mais recentemente, a criao da Financial Accounting Standards Board (FASB) e, h muitos anos, da SEC (a CVM deles), tm propiciado grandes avanos na pesquisa sobre procedimento contbeis.

3. 4.

5.

Algumas razes da queda da Escola Europeia


1-Excessivo culto a personalidade: Os mestres e pensadores tornaram-se orculos; 2-nfase a Contabilidade Terica: Os estudiosos produziam trabalhos tericos em excesso e com pouca aplicao prtica; 3-Pouco importncia Auditoria: a legislao italiana dava enfatizava pouco a auditagem; 4-Queda do nvel de Ensino: As faculdades sofreram uma involuo de qualidade.

Algumas razes da ascenso da Escola Americana


1-nfase ao usurio da informao Contbil:atender os tomadores de decises o maior objetivo; 2-nfase a Contabilidade Aplicada: Principalmente a Gerencial, buscando uma aplicao no dia a dia das empresas; 3-Bastante importncia Auditoria: A trabalho da auditoria buscando sempre a transparncia e dados confiveis; 4-Universidade em busca de qualidade: grandes quantias para pesquisas.

A Contabilidade no Brasil evolui sob a influncia da escola italiana, no sem aparecerem vestgios de uma escola verdadeiramente brasileira, at que algumas firmas de auditoria de origem anglo-americana, certos cursos de treinamento em Contabilidade e Finanas, oferecido por grandes empresas, tais como o excelente BTC da General Eletric, e a Faculdade de Economia e Administrao, em seu curso bsico de Contabilidade Geral, acabassem exercendo forte influncia, revertendo a tendncia. Por outro lado, a legislao comercial (com inspirao europia) , que at a Lei das Sociedades por Aes( Lei 6.404/76), passa adotar uma filosofia nitidamente norteamericana, a partir, principalmente, da Resoluo n. 220/65 e da Circular n. 179/72 do Banco Central .

Doutrina: conjunto das ideias bsicas contidas num sistema filosfico, poltico, religioso, cientfico, etc. O que caracteriza as correntes cientficas a determinao do objeto de estudos da contabilidade. Comparando com os dias de hoje onde o objeto de nosso conhecimento o patrimnio e a eficcia deste nas clulas sociais.

>>Escola Controlista:
Tem Fbio Besta como seu maior representante que deu uma fundamentalmente econmica ao estudo da contabilidade, voltada para a anlise da riqueza das entidades. Para compreenso do seu campo de estudo, dividiu as contas em dois grandes grupos: a) Principais: correspondiam aos bens patrimoniais b) Derivados: relativas ao patrimnio lquido Fbio Besta, enxergava controle em todas as reas do processo de gerao de riqueza da entidade, denominando-os de controle antecedente, controle concomitante e controle subsequente.

>>Escola Contista/Contismo: Auge Sc. XVII


`

Tomou como objeto da contabilidade a conta Contbil. A contabilidade deveria se preocupar especialmente com o processo de escriturao e com as tcnicas de registro atravs do sistema de contas pelo mtodo das partidas dobradas. Essa teoria definia que os negcios de um comerciante deveriam ser controlados a partir de 5 contas: a)mercadorias b)dinheiro c)efeitos a receber d) efeitos a pagar e e)lucros de perdas.

>>Escola Personalista:
Surgiu na segunda metade do sc. XIX sob a orientao tcnica de que as contas deveriam ser abertas para as Pessoas em sua materializao fsica ou jurdica, entendo-se que o dever e o haver representariam dbitos e crditos para essas mesmas pessoas. ` Francesco Marchi, um dos nomes dessa Escola, Fundamentou os seus princpios na teoria da gesto, inserindo a figura de um gestor entre o ativo e o passivo de um empreendimento. Admitiu, ele, que a entidade seria confiada a Um administrador e que este seria devedor do proprietrio do estabelecimento por todo o ativo(direitos) e passivo (obrigaes) que lhe fossem confiadas.
`

>>Escola Reditualista/Rdito
`

Desenvolveu-se principalmente na Alemanha, tendo como principal lder Eugen Schmalenbach cuja doutrina parte do principio de admitir que o resultado (lucro ou prejuzo) o objeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial. Existem, ainda hoje, duas correntes do pensamento reditualista, uma que considera o aspecto individual do rdito (maximizao do lucro) e outra que considera o aspecto social (como base de sustentabilidade social). Eugen entendia que o sucesso ou insucesso de uma empresa depende dos lucros que ela possa ou no obter. Wilhelm Rieger, outro estudioso, entendia a empresa como instrumento de lucro, devendo ser considerada de maior significao. Para Eugens, as relaes ambientais so fatores determinantes na formao do fenmeno patrimonial e que a formao do lucro no depende s da empresa, como tambm das pessoas externas.

RDITO=LUCRO

>>Escola Aziendalista: ` Cerboni e Besta dirigiram seus estudos ao campo das aziendas, acrescentando a organizao, administrao e o controle parte cientfica da contabilidade. ` Gino Zappa, como mximo representante desta escola, colocou num s plano a gesto, a organizao e a contabilidade, no admitindo o estudo cientfico da contabilidade sem o conhecimento concomitante ` das doutrinas que, ao seu lado, formam a economia aziendal. ` Outro ponto importante do pensamento doutrinrio de Zappa foi o de desenvolver um sistema terico contbil a partir do resultado. Segundo ele, ` a contabilidade deveria ocupar-se da demonstrao dos fatos da gesto, e no se resumir apenas a um simples mtodo de registro. Para que esta demonstrao fosse possvel, todos os fatos a demonstrar deveriam ser conhecidos.

` `

>>Escola Aziendalista: Podem-se resumir as contribuies desta escola para a comunicao contbil mencionando que, para seus representantes: 1. A teoria contbil deveria ser capaz de interpretar os acontecimentos ligados vida da entidade e demonstrar a formao do resultado e suas relaes com os fatos administrativos e com todo o contexto em que a entidade est inserida. 2. O resultado era considerado o mais importante fenmeno econmico de uma entidade. 3. O conhecimento e a demonstrao do resultado da gesto empresarial representavam o principal objetivo da contabilidade. Essa escola permitiu que Zappa fosse a figura personalizadora, embora Fibonacci tenha sido uma grande estrela.

>>Escola Aziendalista:
`

Podem-se resumir as contribuies desta escola para a comunicao contbil mencionando que, para seus representantes: 1. A teoria contbil deveria ser capaz de interpretar os acontecimentos ligados vida da entidade e demonstrar a formao do resultado e suas relaes com os fatos administrativos e com todo o contexto em que a entidade est inserida. 2. O resultado era considerado o mais importante fenmeno econmico de uma entidade. 3. O conhecimento e a demonstrao do resultado da gesto empresarial representavam o principal objetivo da contabilidade. Essa escola permitiu que Zappa fosse a figura personalizadora, embora Fibonacci tenha sido uma grande estrela.
OTA: Azienda e o patrimnio, considerado juntamente com pessoa que tem sobre ele poderes de administrao e disponibilidade.

>>Escola Patrimonialista:

>>Escola Neopatrimonialista:

Contista: define a contabilidade como a cincia das contas. Personalista: enfatiza a relao jurdica entre as pessoas como objetivo da Contabilidade. Controlista: limita a contabilidade em funo do controle das entidades. Aziendalista: define a contabilidade como a cincia da administrao da entidade. Patrimonialistas: define a contabilidade como a cincia que estuda o patrimnio. Reditualista: (O Reditualismo) o princpio admitir que o lucro seja o que mais preocupa como objeto de estudo, sendo o fenmeno bsico a ser observado, embora com a relatividade necessria. Desde a Antigidade, a preocupao do primitivo sempre foi a riqueza, seu patrimnio. Neopatrimonialista: consiste em uma nova corrente cientfica que se aplicou na direo de classificar e reconhecer especialmente as relaes lgicas que determinam a essncia do fenmeno patrimonial, as das dimenses ocorridas, com nfase no por que ocorrem os fatos, ou seja, qual a verdadeira influncia dos fatores que produzem a transformao da riqueza (e que so os dos ambientes interno e externo que envolvem os meios patrimoniais).

Para que as tcnicas contbeis sejam aplicadas de maneira correta e legal so necessrios princpios e regras a serem observadas pelos profissionais da rea contbil

También podría gustarte