Está en la página 1de 24

Tratamento de efluentes lquidos de indstrias de laticnios

Ingrid A. Veronez Martins Nayara Longo Sartor

Introduo

 Estudos realizados no setor de laticnios, parte de um Projeto de Pesquisa Tecnolgica para Controle Ambiental, identificou que as maiores carncias tecnolgicas est contida no segmento de empresas de pequeno e mdio porte. importante mencionar tambm, que neste segmento esto as unidades produtivas com menor capacidade de busca das solues tecnolgicas necessrias as suas atividades.

Tratamento de efluentes lquidos de indstrias de laticnios


 A produo nacional de leite de, aproximadamente, 21 bilhes de litros/ano (IBGE, 2002), o que gera cerca de 84 bilhes de litros de efluentes. Estes so caracterizados como efluentes com elevada concentrao de matria orgnica na forma de lactose, protenas e gorduras que, se no for removida adequadamente, causa srios problemas de poluio.

Tratamento de efluentes lquidos de indstrias de laticnios


 Outro fator de grande importncia, que ocorre neste segmento, por suas prprias caractersticas, uma grande agresso ao meio ambiente, ocasionada principalmente pelos efluentes lquidos gerados (Minas ambiente, 1997).

Tratamento de efluentes lquidos de indstrias de laticnios


 Na tentativa de busca por solues as empresas de pequeno e mdio porte vm realizando parcerias com instituies de pesquisa e desenvolvimento com o intuito de suprir suas deficincias tecnolgicas. Isso porque essas empresas no investem em tecnologias devido aos altos custos com pesquisa e desenvolvimento.

A gerao de efluentes
 Os efluentes lquidos gerados no Laticnio abrangem os efluentes lquidos industriais, os esgotos sanitrios e as guas pluviais captadas. A estimativa , de que o volume de efluentes gerados mensalmente deve ser prximo ao consumo de gua do Laticnio, uma vez que alguns Laticnios no realizam controles de medidas para os efluentes. Strydon, citado por Montez (1999), no Projeto Minas Ambiente cita que o valor da relao entre a vazo de efluentes lquidos e vazo de gua consumida pelos laticnios costuma situar-se entre 0,75 e 0,95.

Quanto ao volume gerado de soro e leitelho possvel demonstrar alguns exemplos sobre os seguintes itens:
 o volume especfico de soro gerado na produo de queijo gira em torno de 5,9 litros/Kg de queijo fabricado, o que se converte em aproximadamente 236.000 litros de soro mensais (236 m3 mensais);  o volume especfico de soro gerado na produo de requeijo gira em torno de 2,5 litros/Kg de requeijo fabricado, se convertendo em aproximadamente 2.500 litros mensais (2,5 m3 mensais).

 o volume especfico de leitelho gerado, j incorporada o volume das guas de lavagem, gira em torno de 1,8 litros/Kg de manteiga produzida, se convertendo em 16.200 litros mensais (16,2 m3 mensais).

 Outra observao interessante refere-se ao fato de que no retorno das caixas utilizadas na distribuio para os clientes dos leites tipo B e C, um volume de cerca de 50 litros dirios de leite retornam devido ao rompimento dos sacos. Este volume converte-se em cerca 1.500 litros mensais que so desperdiados e que alimentam a corrente de efluentes da indstria.

 As guas de lavagem resultantes das operaes de higienizao das instalaes do Laticnio so as que mais contribuem para o volume gerado de efluentes na empresa. As guas de lavagens so constitudas basicamente de leite (tanto matriaprima quanto seus derivados), refletindo em um efluente com elevada Demanda Qumica de Oxignio (DQO), Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), leos e graxas, nitrognio, fsforo, etc. (BRIO, 2000).

Caractersticas dos efluentes das indstrias de laticnios


 As indstrias de alimentos, nas quais esto inseridos os laticnios, utilizam grande quantidade de gua no processo industrial, gerando guas residurias. Estas guas so caracterizadas por elevada carga orgnica, em termos de lipdeos, protenas, carboidratos e concentrao de slidos em suspenso, provenientes dos processos de lavagem de pisos e equipamentos. Entretanto, as caractersticas dos efluentes lquidos variam dependendo do tipo do processo adotado.

 O efluente gerado no beneficiamento do leite contm uma Demanda Qumica de Oxignio (DQO) em torno de 3.000 mg/L. Em setores em que h grande produo de queijos e derivados, o valor de DQO da ordem de 50.000 mg/L, (GAVALA et al., 1999). Nesses tipos de efluentes, o teor de lipdeos superior a 1.500 mg/L (HWU et al., 1998).

 ). Os lipdeos causam flotao da biomassa e m formao de grnulos de lodo em reatores anaerbios de fluxo ascendente, toxicidade a microrganismos acetognicos e metanognicos, formao de espumas devido ao acmulo de cidos graxos no biodegradados e decrscimo da concentrao de trifosfato de adenosina (ATP) (HANAKI et al., 1981; PERLE et al., 1995).

Tabela 1 Caracterizao do efluente bruto colhido jusante da descarga de uma indstria de laticnios com volume de descarte numa vazo de 110 m3/dia.
Caractersticas Slidos totais (g/L) Lipdeos (g/L) cidos graxos livres (%) ndice de acidez ndice de saponificao (mg KOH/ g) Protenas (mg/L) Acares redutores simples (g/L) DQO (mg O2/L) pH Glicerol (%) Unidades de cor (UC) Temperatura (C) cido Cprico (%) cido Lurico (%) cido Mirstico (%) cido Palmtico (%) cido Esterico (%) cido Olico (%) Valor mdio 9,16 4,68 0,60 1,10 184,60 5.711 0,38 52.500 5,25 0,38 13.777 28 2,40 3,21 13,90 39,20 16,80 21,20

Sugesto para tratamento final de efluentes lquidos de laticnios

Tratamento por lodos ativados apresenta-se como uma boa alternativa. Altos custos na instalao e manuteno do tratamento por lodos ativados. Tratamento por filtros anaerbios so uma opo mais vivel.

Filtro anaerbio
 So tanques cheios de material inerte que serve como suporte para aderncia e desenvolvimento de microrganismos.  So indicados para esgotos com baixa concentrao de slidos suspensos.  Podem propiciar alta eficincia.  Baixa perda de slidos.  Efluentes clarificados e com baixa concentrao de matria orgnica.  Alto risco de obstruo.

Esquema tratamento sugerido

Sistema de gradeamento

Medidor de vazo

Filtro de fluxo ascendente, com entrada distribuda, fundo falso e coleta do efluente em tubos afogados e descarga de fundo do lodo

Lagoa de Maturao

Corpo Receptor

Esquema do filtro anaerbio

Filtro de fluxo ascendente, com entrada distribuda, fundo falso e coleta do efluente em tubos afogados e descarga de fundo do lodo

Tratamento sugerido
 Sistema de gradeamento;  Medidor de vazo;  Filtro de fluxo ascendente, com entrada distribuda, fundo falso e coleta do efluente em tubos afogados e descarga de fundo do lodo;  Lagoa de Maturao.

Lagoas de maturao
 Para garantir que o efluente no seja despejado no corpo receptor providos de organismos patognicos, faz-se necessrios a construo de uma lagoa de maturao. So lagoas com profundidades de 0,8 a 1,5 m e sua principal funo remover organismos patognicos devido a boa penetrao de radiao solar, elevado pH e elevada concentrao de oxignio dissolvido neste caso uma boa indicao para o tratamento final.

Alternativa para reaproveitamento de matrias primas nobres.


 Filtros anaerbios tem como limitaes o alto risco de obstruo do leito alm do volume relativamente grande devido ao espao ocupado pelo material inerte de preenchimento.  Se for dada outra finalidade ao soro e ao leitelho o efluente lquido produzido pelo laticnio se resumir apenas s guas de lavagem.

Alternativa para reaproveitamento de matrias primas nobres.


 Distribuio das matrias primas nobres aos produtores da regio para serem utilizadas na alimentao de alguns animais ou como adubo orgnico.  Desta forma, seus gastos seriam resumidos apenas na aquisio de um tanque destinado ao armazenamento do soro e tambm a instalao de um sistema automtico de limpeza.

Concluso
 Independente do tipo de indstria, h sempre gerao de efluentes lquidos na produo de qualquer produto. Dependendo da indstria, estes efluentes tem maior ou menor potencial de poluio, o que implica num sistema de tratamento de efluentes mais simples ou mais complexos. Com os laticnios no poderia ser diferente.  Para a escolha do sistema de tratamento mais adequado, vrios fatores devem ser levados em conta. Mas o mais importante que o corpo receptor nunca receba uma carga poluidora maior do que consegue suportar.

Referncias bibliogrficas
 ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Disponvel em <http://www.abes-dn.org.br/> acessado em 14 jul. 2009.  Companhia catarinense de guas e saneamento. Disponvel em <http://www.casan.com.br/index. php?sys=138> acessado em 15 jul. 2009.  KONIG, A.; LIMA L. M. M.; CEBALLOS, B.S.O. Comportamento das guas residurias brutas e tratadas provenientes de uma indstria de laticnios durante um dia de funcionamento. In: XXVII CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITRIA AMBIENTAL. Porto Alegre-RS, 2000.  MENDES, A. A.; PEREIRA, E. B.; CASTRO, H. F. Biodegradao de guas Residurias de Laticnios Previamente Tratadas por Lipases. Faculdade de Engenharia Qumica de Lorena. Lorena-SP, 2006.  MINAS AMBIENTE. Ensino e Desenvolvimento para o Controle Ambiental nas Indstrias: Relatrio Soro. Belo Horizonte, 1998.  RIBEIRO, A. C. P; CONCEIO Jr. J. C; ROSA, D. R; FREIRE, D. M; CAMMAROTA, M. C. Aplicao de enzimas hidrolticas no tratamento aerbio de efluentes de laticnios. VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica.

También podría gustarte