Está en la página 1de 15

SISTEMAS DE AVALIAO DE ATIVO INTANGVEIS

Disciplina: Anlise de Potncias e Gerencia de Talentos Professora: Paula Lamas Varejo

Componentes: Alcimar Alves de Freitas Cludio Luis Valente Muniz Luzinete Duarte Sirleni Brando Secchim

SUMRIO

Introduo Objetivo Ferramentas Apresentadas Perspectiva de Sveiby Navegador de Capital Intelectual da Skandia; Balanced Scorecard O radar de Stewart. Empresas que utilizaram as Ferramentas Concluso 2

INTRODUO
Atualmente, as empresas, para terem sucesso, precisam investir grandes somas em seus funcionrios, que so os detentores do conhecimento e nos sistemas de informaes e algumas ferramentas podem auxiliar nesse investimento. A mensurao de ativos intangveis controversa pela sua prpria definio, uma vez que sempre acompanhada por certa dose de subjetividade, mas isso no tem inibido o desenvolvimento de modelos para mensurar o valor desses ativos nas organizaes. Paradoxalmente, apesar de as empresas reconhecerem a importncia do intangvel, incluso a o conhecimento acumulado e o capital humano, o desenvolvimento de modelos de gesto existente encontra mais respaldo na academia do que nas empresas. No nvel corporativo, sabe-se que ele existe, que importante e que um diferencial competitivo, porm isto no tem sido suficiente para as organizaes criarem ncleos especficos para a sua gesto..

OBJETIVO
Apresentar aos colegas gestores, de forma simples e sintetizada a luz da nossa experincia e de alguns grandes pesquisadores algumas ferramentas que ajudam a mensurar o ativo intangvel da Empresa dentro da viso de valorizao do CI.

FERRAMENTAS APRESENTADAS
Perspectiva de Sveiby; Navegador de Capital Intelectual da Skandia; Balanced Scorecard Indicadores Balanceados de Desempenho; O radar de Stewart.

Perspectiva de Sveiby;
. Competncia do funcionrio
A capacidade que os funcionrios tm de agirem em diversas situaes pelo conhecimento individual. impossvel conceber uma organizao sem pessoas, elas tendem a ser fiis se forem tratadas de forma justa.

. Estrutura Interna Feita para a gerncia que necessita conhecer . Estrutura Externa

a empresa ao mximo, para monitorar seu desempenho.(Patentes, modelos,padres, procedimentos). Constituda pelas relaes com clientes, credores, fornecedores e acionistas, incluindo tambm marcas registradas e a imagem da empresa.

Navegador de Capital Intelectual da Skandia;

Tem como objetivo identificar melhorar o CI da empresa. Passado Financeiro Presente Cliente e Processo (CI)

e/ou

Futuro - Renovao/ Desenvolvimento (CI)

NavegadorSkandia Navigator de Capital Intelectual

da Skandia;
Passado

Financeiro

Presente

Clientes
CI

Humano

Processos

Futuro

Renovao e Desenvolvimento

Fonte: Edvinsson L., Malnoe M. (1997)

Balanced Scorecard Indicadores Balanceados de Desempenho

Para Kaplan e Norton seguintes perspectivas:

essa ferramenta se baseia nas

Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento.

Paradigma Prevalecente

Balanced Scorecard
Financeira
Para sermos bem sucedidos financeiramente como devemos olhar os nossos accionistas ?

Clientes
Para cumprirmos a nossa viso, como devemos olhar os nossos clientes?

Processos

Viso e Estratgia

Para satisfazer os nossos accionistas e os nossos clientes em que processos nos devemos tornar excelentes?

Aprendizagem e Crescimento
Para cumprirmos a nossa viso, como iremos sustentar a nossa capacidade de mudar e melhorar? Source: Kaplan, R. Norton D. (1996). The Balanced Scorecard.

10

O radar de Stewart.

Stewart Para esse autor, a grande contribuio da ferramenta a possibilidade de ver onde a empresa est em termos de CI e para onde deveria dirigir-se.

11

MENSURAO DO C.I.
N V G D RD C P A IN E C U L A E A O O A IT L T LE T A
M D A D C PIT LD E ID S E A A O C IE T L NE S atisfao do C liente V L RD M R A O A O E E C D / V L RC N IL AO O T B Increm ental de C lientes N vos o G s de C iro apital MD A D E ID S E C PIT L A A E R T R L ST U U A

V alor da M arca

Participao de no vos pro dutos na R eceita to tal

MD A D E ID S E C PIT L A A H MN U A O Participao no M ercado

A titude dos funcionrios R tativ o idade de trabalhadores do conhecim ento

12

Empresas que utilizaram as Ferramentas apresentadas:


SKANDIA empresa da rea de seguros de um grupo sueco, pioneira na divulgao de relatrios contendo dados sobre a avaliao do capital intelectual de suas empresas, desde 1993. Modelo de Edvinsson e Malone. CELEMI empresa de gesto do conhecimento, treinamento e provedora de softwares e consultoria para grandes empresas multinacionais, com sede em Marmo, Sucia. Modelo de Sveiby. BBVA Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, instituio bancria com sede na Espanha, mensurando o capital intelectual desde 1995. Modelo de Stewart. 13

CONCLUSO
A maior dificuldade como mensurar o CI a ponto de saber se o que est sendo feito est atendendo a estratgia da organizao, pois somente com a disposio dos gestores em embutir na estratgia essas ferramentas que faz sentido mensur-los. Do contrrio, pura perda de tempo e consumo de recursos.

14

Grupo: Alcimar Cludio Luzinete Sirlene


15

También podría gustarte