Está en la página 1de 19

A REFORMA PROTESTANTE

A Reforma: Definio e Antecedentes D-se o nome de Reforma ao grande movimento religioso que no sculo XVI cindiu a Igreja Crist em duas partes: O Protestantismo e o Romanismo. At aquela data havia uma s igreja, mas esta, cheia de erros e de inovaes, tinha-se desviado bastante dos ensinos bblicos.

preciso lembrar que a Igreja Crist primitiva teve de sustentar uma luta tremenda para fazer o seu caminho atravs do mundo pago. Infelizmente, porm, exercendo sobre a grande massa pag as influncias salutares de Cristo, deixou-se por sua vez influenciar pelos seus costumes, admitindo em seu seio muitas prticas que no conduziam com os ensinos cristos.

Mudanas que transformaram a Igreja:


 Criao de hierarquia: papas, arcebispos, bispos, etc.  Introduo de idolatria e adorao imagem;  Ensino da salvao pelas obras;  Confisso auricular (confessar ao padre (auricular ouvido);  Penitncias;  Simonia (comrcio de coisas sagradas)  Celibato clerical.

PR-REFORMADORES Joo Wycliff e os Lolardos - (1320-1330) Inglaterra; Joo Huss - Hussitas - (1373-1415) Bomia; Jernimo Savanarola e os Valdenses Itlia Albigenses da cidade de Albi Sul da Frana.

Renascimento Movimento Cultural


Uso da razo; Dignidade do ser humano; Rigor Cientfico Imprensa; Ideal Humanista; Valorizao da Cultura Greco-romana Liberdade individual;

Lutero e o golpe decisivo


Martinho Lutero, monge agostiniano, um dos mais reputados professores da Universidade de Wittemberg, homem de sensvel conscincia e grande fervor religioso, veio em contato com as Escrituras Sagradas. Lendo-as, achou a paz para sua conscincia atribulada, vendo que a Palavra de Deus ensina a justificao pela f, dando nfase graa de Deus.

Quem foi Martinho Lutero Nasceu em 10 de Novembro de 1483, em Eisleben, (Saxnia) filho de um minerador de poucos recursos. Destinado para o estudo de Direito, voltou-se para o mosteiro. Desenvolveu uma nova compreenso. Aprofundou-se na filosofia Medieval. Era estudioso, orador fluente polemista e gostava de msica.

No mosteiro sustentou uma tremenda batalha: no encontrou a paz e a segurana de quem estava no caminho de Deus. Era um leitor ardente da Bblia e tinha e uma vida muito agitada. Quando se tornou doutor confessou que era um ignorante do Evangelho.

No fim de 1512 e incio de 1513, enquanto lia a Epstola aos Romanos, encontrou esta palavras: Mas o justo viver pela f Aquilo lhe incendiou a mente, vislumbrou aquela verdade que tinha procurado a muito tempo.

Como ocorreu a Reforma?


Diante do escandaloso trfico das indulgncias, Lutero no se conteve. Escreveu 95 proposies contra as indulgncias e afixou-as porta da catedral (31 de outubro de 1517). Comeou ento o movimento religioso que Estado e Igreja em vo fizeram tudo por abafar.

Frederico Saxe, mandou ocult-lo em seu castelo de Wartburg. Ficando a cerca de um ano, Lutero aproveitou esse tempo para escrever diversas obras e traduzir a Bblia para o alemo, espalhando ento suas doutrinas entro o povo. Uma coisa, porm, ele no esperava: que se formasse uma nova Igreja. Ele, como os outros reformadores, queria uma reforma dentro da Igreja.

Dividiu-se ento a Igreja Crist, ficando de um lado as Igrejas Evanglicas, Protestantes ou Reformadas e do outro lado, a Igreja Romana que, ao invs de eliminar os erros que se tinham introduzido em seu seio, reuniu um conclio em que os confirmou, adotando outros ainda e tomando medidas severas contra as Igrejas reformadas.

Outros Reformadores
A Reforma era uma necessidade que se impunha e, com tal, se fez sentir por toda parte. Na Sua se levantam Zwnglio, Calvino e outros; na Frana, Calvino, Lefvre e Farel: surgem outros na Inglaterra e um grupo considervel de reformadores, em diversos lugares, trabalham ativamente. No se pode olvidar o nome de insigne Melanchton, o criador do sistema de educao protestante.

Princpios da Reforma
Princpio FORMAL ou OBJETIVO a absoluta supremacia da Palavra de Cristo. Por este princpio se afirma que as Escrituras Sagradas, os 66 livros cannicos, so a NICA REGRA DE F E PRTICA. Sintetizado neste princpio na conhecida frmula: A Bblia, toda a Bblia e nada seno a Bblia a religio dos Protestantes.

Princpio MATERIAL ou SUBJETIVO a absoluta supremacia da graa de Cristo. Por este princpio se afirma a justificao pela f somente. O que salva o homem Cristo ao qual o crente est unido pela f. As boas obras vm como conseqncia lgica da unio com Cristo pela f.

Princpio SOCIAL ou ECLESSTICO o sacerdcio geral dos crentes. Por este princpio se afirma que todos os crentes leigos tm o direito e o dever de ler a Bblia, bem como de tomar parte no governo e em todos os negcios pblicos da Igreja. O cristo pode dirigir-se a Deus, sem ser por intermdio de qualquer outro homem. Cristo alcanou com o Seu sacrifcio o livre acesso presena de Deus.

A REFORMA E OS DIAS ATUAIS  As igrejas evanglicas esto priorizando a soberania de Deus;  At que ponto as novas igrejas se afastaram dos erros cometidos pela igreja Catlica se hoje temos: gua do Rio Jordo, leo santo, areia de Israel, os costumes nas igrejas, etc.

A Igreja Romana faz tudo para abafar o movimento da Reforma. Queimam-se centenas de crentes: na Espanha, sufocase a ferro e a fogo o movimento nascente; nos Pases Baixos o duque de Alba massacra cem mil vtimas; na Frana se processa a horrenda carnificina de S. Bartolomeu, em que perecem de oitenta a cem mil Huguenotes.

También podría gustarte