Está en la página 1de 72

ROMANTISMO

FREI LUS DE SOUSA Almeida Garrett

ROMANTISMO

Romantismo

- Tendncia que se manifesta nas artes e na literatura do final do sculo XVIII at o fim do sculo XIX; - Nasce na Alemanha, na Inglaterra e na Itlia, mas na Frana que ganha fora e de l se espalha pela Europa e pelas Amricas; - Ope-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo; - Caracteriza-se por defender a liberdade de criao e privilegiar a emoo;

- As obras valorizam: - o individualismo - o sofrimento amoroso - a religiosidade crist - a natureza - os temas nacionais - o passado

ROMANTISMO
A tendncia influenciada pela tese do filsofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe

tambm est impregnada de ideais de Liberdade da Revoluo Francesa (1789).

Delacroix

ROMANTISMO
ARTES PLSTICAS - O romantismo chega pintura no incio do sculo XIX. - Na Espanha, o principal expoente Francisco Goya (1746-1828). - Na Frana destaca-se Eugne Delacroix (1798-1863), com sua obra Dante e Virglio. - Na Inglaterra, o interesse pelos fenmenos da natureza em reaco urbanizao e Revoluo Industrial visto como um trao romntico de naturalistas como John Constable (1776-1837). - O romantismo na Alemanha produz obras de apelo mstico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774-1840).

ROMANTISMO LITERATURA... - A poesia lrica a principal expresso. - Tambm so frequentes os romances. - Frases directas, vocbulos estrangeiros, metforas, personificao e comparao so caractersticas marcantes. - Amores irrealizados, morte e fatos histricos so os principais temas. - O marco da literatura romntica Cantos e Inocncia (1789), do poeta ingls William Blake (1757-1827). - O livro de poemas Baladas Lricas, do ingls William Wordsworth (17701850), uma espcie de manifesto do movimento. - O poeta fundamental do romantismo ingls Lord Byron (1788-1824). - Na linha do romance histrico, o principal nome o escocs Walter Scott (1771-1832). - Na Alemanha, o expoente Goethe (1749-1832), autor de Fausto . - O Romantismo impe-se na Frana no fim da dcada de 1820 com Victor Hugo (1802-1885), autor de Les Miserables . - Outro dramaturgo e escritor francs importante Alexandre Dumas (1802-1870), autor de LeTrois Mosqueteiros .

ROMANTISMO
MSICA - Os compositores buscam liberdade de expresso. Para isso flexibilizam a forma e valorizam a emoo; exploram as potencialidades da orquestra e tambm cultivam a interpretao a solo; resgatam temas populares e folclricos, que do ao romantismo carcter nacionalista. - A transio do classicismo musical, que acontece j no sculo XVIII, para o romantismo representada pela ltima fase da obra do compositor alemo Ludwig van Beethoven (1770-1827). - Nas sonatas e em seus ltimos quartetos de cordas, comea a se fortalecer o virtuosismo. - De suas nove sinfonias, a mais conhecida e mais tpica do romantismo a nona. - As tendncias romnticas consolidam-se depois com Carl Maria von Weber (1786-1826) e Franz Schubert (1797-1828).

- O apogeu, em meados do sculo XIX, atingido principalmente com Felix Mendelssohn (1809-1847), autor de Sonho de uma Noite de Vero, Hector Berlioz (1803-1869), Robert Schumann (1810-1856), Frdric Chopin (1810-1849) e Franz Liszt (1811-1886). No fim do sculo XIX, o grande romntico Richard Wagner (1813-1883), autor das peras romnticas O Navio Fantasma e Tristo e Isolda .

ROMANTISMO

TEATRO - A renovao do teatro comea na Alemanha. - Individualismo, subjectividade, religiosidade, valorizao da obra de Shakespeare (1564-1616) e situaes prximas do quotidiano so as principais caractersticas. - O drama romntico em geral ope num conflito o heri e o vilo. - Os dois grandes expoentes so os poetas e dramaturgos alemes Goethe e Friedrich von Schiller (1759-1805). - Victor Hugo o grande responsvel pela formulao terica que leva os ideais romnticos ao teatro. - Os franceses influenciam - os espanhis, como Jos Zorrilla (1817-1893), autor de Don Juan Tenrio ; - os portugueses, como Almeida Garrett (1799-1854), de Frei Lus de Sousa ; - os italianos, como Vittorio Alfieri (1749-1803), de Saul ; - e os ingleses, como Lord Byron (1788-1824), de Marino Faliero .

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

Introduo - A tragdia uma forma dramtica ou pea de teatro, em geral solene, cujo fim excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou heri, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto. Nela se expressa o conflito entre a vontade humana e os desgnios inelutveis do destino, nela se geram paixes contraditrias entre o indivduo e o colectivo ou o transcendente. - Em sentido lato, pode abranger qualquer obra ou situao marcada por acontecimentos trgicos, ou seja, em que se verifique algo de terrvel e que inspire comoo. - A palavra tragdia vem do grego trgos + od, que significa canto dos bodes ou canto para o bode. Cr-se que resultou de os actores se vestirem com pele de cabra ou de, primitivamente, na Grcia, nas festas em louvor a Dionsio (o deus grego do vinho e da alegria, tal como Baco entre os Romanos), se sacrificar um bode (tragos) ao som de canes (od) executadas por um corifeu (elemento destacado do coro, que pode cantar sozinho) acompanhado por um coro.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

A origem da tragdia como teatro parece ter acontecido em 534 a.C., quando um corifeu chamado Tspis decidiu encarnar a personagem Dionsio, dramatizando os ditirambos (composies lricas corais) num dilogo com os restantes elementos do coro, que passou a ter um papel de espectador privilegiado ao interpretar os sentimentos dos outros espectadores. Se os cantos e as danas, entusiastas, com stiras a alguns aspectos da vida permitiram o aparecimento da comdia, as reflexes mais srias e tristes que mostravam os aspectos negativos da existncia, muitas vezes pela crena num destino funesto, provocaram o aparecimento da tragdia.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

Estrutura da tragdia clssica grega As partes principais da tragdia clssica grega so: - o Prlogo (introduo e preparao para a entrada do coro); - o Prodo (entrada do coro), - Episdios (cenas no palco, entre os cantos corais, com os actos que constituam a intriga); - Estsimos (trechos lricos executados pelo coro); - o Eplogo (desenlace ou desfecho). A tragdia clssica latina (influenciada pela comdia nova grega) apresentava o Prlogo (exposio inicial), os Episdios (os actos que constituam a intriga) e o xodo (desenlace ou desfecho).

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)


Elementos intrnsecos caractersticos da tragdia Na tragdia, percebe-se o seguinte percurso sequencial: - hybris (desafio do protagonista aos deuses, s autoridades ou ao destino); - pthos (sofrimento intenso como consequncia do desafio e capaz de despertar a compaixo do espectador); - agnrise ou anagnrise (reconhecimento de um facto inesperado), que desencadeia o clmax (crescendo trgico at peripcia, ou seja, mudana repentina de estado nas personagens, muitas vezes como resultado da agnrise); - katastroph ou catstase (desfecho trgico). - cathrsis (reflexo purificadora, purgao das emoes dos espectadores); Outros elementos sempre presentes so: - fatum (o destino (moira) que persegue as personagens); - nmesis (vingana dos deuses, ou do destino, perante o desafio arrogante do homem); - anank (necessidade como fatalidade); - phbos (sentimento de terror, de medo); - leos (sentimento de piedade).

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.) 1A1

squilo o primeiro poeta trgico clssico, a que se lhe seguiram Sfocles e Eurpides, que acrescentaram outros actores ao corifeu, podendo cada um desempenhar vrios papis com recurso a mscaras. Entre os romanos, foram importantes dramaturgos Lvio Andrnico e Sneca. Na poca clssica, merecem referncia Shakespeare, Caldern de la Barca, Corneille, Racine ou o portugus Antnio Ferreira, com A Castro . Na poca moderna, os grandes representantes da tragdia so Ibsen, Strindberg e Tchekhov.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

Frei Lus de Sousa de Almeida Garrett, apesar de ser um drama romntico, pode aproximar-se da tragdia clssica na medida em que possvel encontrar quase todos os elementos da tragdia, embora nem sempre obedea sua estruturao objectiva; assim, uma obra hbrida. Tal como foi teorizada e cultivada pela Antiguidade greco-latina e pela literatura clssica, a tragdia, tem um conjunto de convenes rgidas de gnero: - com a interveno de personagens hericas em conflito com deuses vingadores; - subordinadas a um fatum inelutvel. um gnero extinto desde o Romantismo.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

G. Genette afirma a necessidade de se distinguir "tragdia" e "trgico : - o gnero "tragdia", definido na Potica de Aristteles, por oposio a outro gnero nobre, a epopeia, e a um gnero menor, a comdia, com outra realidade "puramente temtica e de ordem mais antropolgica do que potica: o trgico, isto , o sentimento da ironia do destino ou a crueldade dos deuses" (id. ibi., p. 25, trad.). O recurso ao "trgico" na poca contempornea pode traduzir-se na introduo do arcaboio temtico ou estrutural da tragdia sob outros discursos, como o romanesco, como sucede, por exemplo, em Os Maias, de Ea de Queirs.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)

Drama Romntico - Modalidade do drama, que, como tal, privilegia a dinmica do conflito, o drama romntico veicula conflitos emocionais, muitas vezes em situao do quotidiano. - No romantismo, em geral, despreocupado com uma expresso realista do mundo, opunha num conflito o heri e o vilo, embora a temtica se tecesse sempre em volta de acontecimentos de cariz sentimental e amoroso.

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)


Garrett, recorrendo a muitos elementos da tragdia clssica, constri um drama romntico, definido

- pela valorizao dos sentimentos humanos das personagens; - pela tentativa de racionalmente negar a crena no destino, mas psicologicamente deixar-se afectar por pressentimentos e acreditar no sebastianismo; - pelo uso da prosa em substituio do verso e pela utilizao de uma linguagem mais prxima da realidade vivida pelas personagens (diferente do tom solene da tragdia clssica); - sem preocupaes excessivas com algumas regras, como a presena do coro ou a obedincia perfeita lei das trs unidades (aco, tempo e espao).

FREI LUS DE SOUSA - A. GARRETT


Importncia

- Frei Lus de Sousa, que continua a ser considerado um clssico da literatura de lngua portuguesa e uma das criaes mximas do seu teatro, foi inicialmente apenas lido a um grupo selecto de amigos do autor (entre os quais Herculano). - A primeira representao fez-se em privado, no teatro da Quinta do Pinheiro, no mesmo ano de 1843, tendo o prprio Garrett desempenhado o papel de Telmo. - A pea s teve a sua estreia pblica em 1847, no Teatro do Salitre, em verso censurada pelo regime cabralista. - A verso integral s foi levada cena no ento Teatro Nacional (actual Teatro Nacional de D. Maria II), em 1850.

FREI LUS DE SOUSA - A. GARRETT #


Temas:

- Um dos temas mais importantes da obra , sem dvida, o da liberdade de amar, mesmo contra as convenes sociais da poca. - A personagem de Maria de Noronha, a filha adolescente perfeitamente inocente dos actos de seus pais, a prpria personificao da beleza e da pureza que pode ser engendrada mesmo por uma relao socialmente condenvel. - A recepo da obra no deixou de ver nisto um paralelo com a vida do autor, que se separara da primeira mulher para viver em mancebia com D. Adelaide Pastor, da qual tivera igualmente uma filha ilegtima. - O tema do amor livre interessou igualmente Alexandre Herculano e foi abundantemente glosado no segundo romantismo portugus, nomeadamente por Camilo Castelo Branco.

FREI LUS DE SOUSA - A. GARRETT

Sinopse da Obra

Esta obra de Almeida Garrett aconteceu no decorrer do sculo XVI, retrata a vida de D. Manuel Coutinho e da sua esposa D. Madalena de Vilhena, uma mulher muito supersticiosa, que acredita que qualquer sinal que achasse fora do normal era uma chamada de ateno para aces futuras, um pressgio. Enquanto que D. Manuel, um homem corajoso, patriota, provado historicamente que era possuidor de um grande amor por Madalena, no se importa com o passado da sua esposa. Mas Madalena vive com muitos receios em relao ao facto do seu primeiro marido, D. Joo de Portugal, que, apesar de se pensar que ter sido morto na batalha de Alccer Quibir, est ainda vivo e regressa a Portugal tornando ilegtimo o casamento de D. Manuel. Este facto valoriza o amor, mesmo contra os ideais sociais da poca.

FREI LUS DE SOUSA, A. GARRETT

(CONTINUAO da sinopse)

O dramatismo desta obra mais acentuado quando o autor concede ao casal uma filha, Maria de Noronha, uma jovem que sofre de tuberculose. Pura, ingnua, curiosa, corajosa, perfeitamente inocente dos actos dos seus pais, a personificao da prpria beleza e pureza que se consegue originar mesmo num casamento condenvel. -lhes concedido tambm um aio, Telmo Pais, que ainda leal ao seu antigo amo, D. Joo de Portugal, para alm de ser contra o segundo casamento de D. Madalena. Conselheiro atencioso e prestativo que tem um carinho enorme por Maria.

FREI LUS DE SOUSA, A. GARRETT


CONTINUAO da sinopse

O desfecho da obra originado por Manuel de Sousa que incendeia a sua casa a fim de no alojar os governadores. Ao perceber que D. Manuel destrura a sua prpria casa, onde residia o quadro de D. Manuel, Madalena toma esta situao como um pressgio, pressentindo que iria perder D. Manuel tal como perdeu a sua casa e o seu quadro. Consequentemente, Manuel v-se forado a habitar na residncia que dantes fora de D. Joo de Portugal. Este regressa sua antiga habitao, como romeiro, e frisa as apreenses de Madalena ao identificar o quadro de D. Joo. Com esta revelao, o casal decide ingressar na vida religiosa adoptando novos nomes: Frei Lus de Sousa e Sror Madalena.

FREI LUS DE SOUSA, A. GARRETT


CONTINUAO da sinopse

O conflito desenvolve-se num crescente at ao clmax, provocando um sofrimento (pathos) cada vez mais cruel e doloroso. Esta obra est to bem organizada, ou seja, os acontecimentos esto to bem organizados, que nada se pode suprimir sem que se altere o conflito e o respectivo desenlace. Considera-se um drama romntico pois possui algumas caractersticas de um clssico: o nacionalismo, o patriotismo, a crena em agoiros e supersties, o amor pela liberdade (elementos romnticos); indcios de uma catstrofe, o sofrimento crescente, o reduzido nmero de personagens, peripcias, o coro (elementos clssicos).

Tragdia Clssica vs Drama Romntico (F.L.S.)


Na pea Frei Lus de Sousa possvel identificar diversas caractersticas romnticas, que justificam a classificao de "drama romntico" que lhe atribuiu o seu autor (na Memria ao Conservatrio Real): - o amor da Ptria (o patriotismo e o nacionalismo de Manuel de Sousa Coutinho; o idealismo patritico de Maria); - o amor pela Liberdade (quase uma nova religio); - a religiosidade, as crenas, os agouros, as supersties, as vises; - a apologia do individualismo (o conflito entre a sociedade e o indivduo, entre o cdigo moral e o desejo de ser feliz), a morte como soluo para os problemas; - o fatalismo (o destino comanda a vida das personagens) e a evidente inteno pedaggica (a problemtica dos filhos ilegtimos, a denncia da falta de patriotismo de alguns). Para alm destes aspectos, h ainda ao longo da intriga dramtica uma atmosfera psicolgica do sebastianismo com a crena no regresso do monarca desaparecido e a crena no regresso da liberdade. Telmo Pais quem melhor alimenta estas crenas, mas Maria mostra-se a sua melhor seguidora. Percebe-se tambm uma atmosfera de superstio, nomeadamente desenvolvida em redor de D. Madalena.

Caractersticas da linguagem romntica

CLASSICISMO Razo mimesis; imitao da realidade

ROMANTISMO emoo teoria expressiva; expresso do prprio eu

objetividade

subjetividade

universalismo (o mundo)

individualismo (o eu) "meu amor"

Amor (extratemporal, extra-espacial, universal)

imitao de modelos (formas fixas)

inspirao ou liberdade criativa

realidade objetiva (mundo exterior)

realidade subjetiva (mundo interior)

equilbrio Ordem

contradio reformismo

Alm das caractersticas j observadas, h outras que merecem destaque ou ser vistas com maior aprofundamento:

Subjetivismo:
O romntico quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia.

Egocentrismo:
Cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece; microcosmos (mundo interior) X macrocosmos (mundo exterior).

Idealizao:
motivado pela fantasia e pela imaginao, o artista romntico passa a idealizar tudo; as coisas no so vistas como realmente so, mas como deveriam ser segundo uma tica pessoal.
Assim, a ptria sempre perfeita; a mulher vista como virgem, frgil, bela, submissa e inatingvel; o amor, quase sempre, espiritual e inalcanvel; o ndio, ainda que moldado segundo modelos europeus, o heri nacional.

Sentimentalismo :
Exaltam-se os sentidos, e tudo o que provocado pelo impulso permitido. Certos sentimentos, so constantes na obra romntica como: a saudade (saudosismo), a tristeza, a nostalgia e a desiluso.

Liberdade de criao:
Todo tipo de padro clssico preestabelecido abolido. O escritor romntico recusa formas poticas, usa o verso livre e branco, libertando-se dos modelos greco-latinos, to valorizados pelos clssicos, e aproximando-se da linguagem coloquial.

Medievalismo:
H um grande interesse dos romnticos pelas origens de seu pas, de seu povo. Na Europa, retornam Idade Mdia e cultuam seus valores, por ser uma poca obscura. Tanto assim que o mundo medieval considerado a "noite da humanidade"; o que no muito claro, agua a imaginao, a fantasia. No Brasil, o ndio representa o papel de nosso passado medieval e vivo.

Escapismo psicolgico:
Espcie de fuga. J que o romntico no aceita a realidade, volta ao passado, individual (fatos ligados ao seu prprio passado, a sua infncia) ou histrico (poca medieval).

Pessimismo:
Conhecido como o "mal-do-sculo". O artista se v diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angstia, solido, inquietao, desespero, frustrao, levando-o, muitas vezes, ao suicdio, soluo definitiva para o mal-dosculo.

Condoreirismo:
Corrente de poesia poltico-social, com grande repercusso entre os poetas da terceira gerao romntica. Os poetas condoreiros, influenciados pelo escritor Victor Hugo, defendem a justia social e a liberdade.

Byronismo:
Atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda gerao romntica e relacionada ao poeta ingls Lord Byron. Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo; um estilo de vida bomia, noturna, voltada para o vcio e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo egocntrica, narcisista, pessimista, angustiada e, por vezes, satnica.

O novo pblico leitor


Em um s dia, em Londres, Lord Byron vende dez mil exemplares do seu romance O corsrio; jornais que publicam romances em fascculos, como La presse, em Paris, conseguem mais de duzentos mil assinantes. Walter Scott, Victor Hugo e outros fazem fortuna com seus direitos autorais.

Lord Byron

Religiosidade:
Como uma reao ao Racionalismo materialista dos clssicos, a vida espiritual e a crena em Deus so enfocadas como pontos de apoio ou vlvulas de escape diante das frustraes do mundo real.

Culto ao fantstico:
A presena do mistrio, do sobrenatural, representando o sonho, a imaginao; frutos da pura fantasia, que no carecem de fundamentao lgica, do uso da razo.

Nativismo:
Fascinao pela natureza. O artista se v totalmente envolvido por paisagens exticas, como se ele fosse uma continuao da natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romntico exaltado atravs da natureza, da fora da paisagem.

Nacionalismo ou Patriotismo:
Exaltao da Ptria, de forma exagerada, em que somente as qualidades so enaltecidas.

Luta entre o liberalismo e o absolutismo:


Poder do povo X poder da monarquia. At na escolha do heri, o romntico dificilmente optava por um nobre. Geralmente, adotava heris grandiosos, muitas vezes personagens histricos, que foram de algum modo infelizes: vida trgica, amantes recusados, patriotas exilados.

Caractersticas da linguagem romntica

CLASSICISMO ROMANTISMO Razo emoo mimesis; imitao da realidade teoria expressiva; expresso do prprio eu objetividade subjetividade universalismo (o mundo) individualismo (o eu) Amor (extratemporal, extraespacial, universal) "meu amor

imitao de modelos (formas fixas) inspirao ou liberdade criativa realidade objetiva (mundo exterior) realidade subjetiva (mundo interior) equilbrio contradio Ordem reformismo

Entre duas Revolues


- Nasceu na Alemanha e Inglaterra depois se
espalhou por toda Europa. - Nasceu no final da Revoluo Francesa e na euforia da Revoluo Industrial. - Se deu na realidade industriais, criadora:
- da diviso de trabalho, - dos centros fabris, - do operariado,

ROMANTISMO:

das

sociedades

- sindicatos, - patres, - revoltas sociais.

Homem Primata
Desde os primrdios Ate hoje em dia O homem ainda faz o que o macaco fazia eu no trabalhava, eu no sabia que o homem criava e tambm destrua. Homem primata Capitalismo Selvagem Eu aprendi a vida um jogo cada um por si e Deus contra todos voc vai morrer, e no vai pro cu bom aprender, a vida cruel Homem primata Capitalismo Selvagem Eu me perdi na selva de pedra Eu me perdi, eu me perdi

OPOSIO AO MUNDO ILUSTRADO, CRTICA AO MUNDO BURGUS


A viso do mundo romntico surge como uma reao ao novo. Critica o mundo burgus, onde os homens valem no pelo que so interiormente mas pelo que possuem em riqueza material. Elege a valores opostos as idias clssicas do Arcadismo:
Razo Mente Cincia Materialismo Objetividade Filosofia ilustrada Corpo e matria Dia Preciso Equilbrio Vida social ampla Valores universais Esttico e permanente Estvel Sentimento Corao Poesia Espiritualismo Subjetividade Cristianismo Esprito noite Impreciso Expanso e entusiasmo Comunho restrita de gnios e eleitos valores particulares e exticos Movimento instvel

O fim do Idealismo na ps-Revoluo


O poeta romntico era:
estranho entre os homens melanclico, sensvel amante da solido desesperado no seio da Natureza

Homens idealistas abandonaram o prtico. Idealismo nasce do sangue derramado. Aps a revoluo no se voltou Natureza virtuosa e pura, e sim uma situao histrica mais grosseira, brutal e feia do que a que desaparecera.

Liberdade, paixo e emoo


O Romantismo foi
um grupo de poetas, romancistas, filsofos e msicos. um movimento Conservadorista e um desejo libertrio. uma revolta radical Liberdade, paixo e emoo.

O ROMANTISMO NO BRASIL
A independncia do Brasil em 1822
despertou nos brasileiros sentimento de unio nacional.
Organiza-se uma nao livre e autnoma

Isolou os portugueses no comrcio e na burocracia do Estado Idealizava o mundo da natureza e do indgena Novos smbolos de nacionalidade:
A mata Os ndios A fauna A flora O povo que chupa o caju, a manga, o cambuc, e a jabuticaba, pode falar uma lngua com igual proncia e o mesmo esprito do povo que sorve o figo, a pra, o damasco e a nspera? Jos de Alencar

Romantismo no Brasil

A chegada de D. Joao VI a Bahia a (1952) Candido Portnari

ROMANTISMO NO BRASIL
y
y y

Seculo XIX
A Coroa portuguesa muda-se para o Brasil Aparecem:
o escolas de nvel superior o tipografias o uma imprensa regular o Museus o Escolas publicas

Produo Literria
Mais consistente que nos sculos XVII e XVIII Dinamizao da vida cultural da colnia Criao de um publico leitor (inicialmente s de jornais)

Independncia poltica de 1882


Movimento anticolonialista e antilusitano Nacionalismo
Indianismo Regionalismo Pesquisa:
Folclore Lngua Histria

criao de uma cultura BRASILEIRA com suas prprias:


Razes histricas Lingisticas e Culturais

QUEM LIA LITERATURA?


Romantismo: emoo e sentimentalismo O ndio; smbolo artstico do nacionalismo romntico A idealizao do ndio

Ultra-Romantismo no Brasil
Gerao Perdida --1850-1860

Os poetas ultra-romnticos eram:


Conhecidos como
Jovens burgueses universitrios Desprezantes do nacionalismo e indianismo Despreocupados com o scio-poltico

Exaltavam
A liberdade criadora (o contedo mais importante que a forma;so comuns deslizes gramaticais); A versificao livre;

B) O "mal do sculo" O "mal do sculo" uma "enfermidade moral" e no fsica. Resulta do tdio ("ennui", "spleen"), mas no do tdio comum (enfado diante da chatice da vida). A concepo romntica aponta para um aborrecimento desolado e cnico, que ressalta tanto a falta de grandeza da existncia cotidiana quanto o vazio dos coraes juvenis. Estes acreditam ter vivido todas as paixes e ter experimentado todos os abismos.

O Mal do Sculo
A dvida, o dualismo; O tdio constante, o sofrimento, o pessimismo, o negativismo, o satanismo, o masoquismo, o cinismo, a morbidez, a autodestruio;
Vcio, bebida.

A fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginao(escapismo, evaso); A desiluso adolescente; A idealizao do amor e da mulher; O subjetivismo, egocentrismo; O saudosismo (saudade da infncia e do passado); O gosto pelo noturno; A conscincia de solido; a morte: fuga total e definitiva da vida, soluo para os sofrimentos; sarcasmo, ironia.

Lorde Byron
1788-1824 Poeta Ingls Escandalizou a Inglaterra:
Estilo bomio Relaes extra conjugais Incesto Pedofilia

O medo de amar
Viso dualista: A dvida Desejo X Culpa Atrao X Medo Ideal feminino: Figuras incorpreas ou assexuadas Anjo, criana, virgem, etc.

Alvares de Azevedo
um escritor da segunda gerao romntica passou a infncia no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a So Paulo para estudar na Faculdade de Direito onde desde logo ganhou fama por brilhantes e precoces produes literrias. Destaca-se pela facilidade de aprender lnguas e pelo esprito jovial e sentimental. Durante o curso de direito, traduz o quinto ato de Otelo, de Shakespeare; traduz Parisina, de Lorde Byron.

Vida Curta
No chegou a concluir o curso pois adoeceu de tuberculose pulmonar porm o que deu fim real a sua vida foi um tumor na fossa ilaca que piorou depois de sua queda de cavalo, aos 20 anos.

A sua obra compreende:


Obras beseadas em contradies Cultivava a poesia, o teatro e a prosa

As Trs Fases de Azevedo


1. Uma viso adolescente, casto, sentimental e ingnuo a face de Ariel, a face do bem. 2. Uma viso decadente, de vcios, bebidas, prostituio, solido , sem destino face de Caliban 3. Ironia veio anti-romntico paradoxal

Meus Oito Anos


Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

Casimiro de Abreu
Como so belos os dias Do despontar da existncia! - Respira a alma inocncia Como perfumes a flor; O mar - lago sereno, O cu - um manto azulado, O mundo - um sonho dourado, A vida - um hino d'amor!

Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingnuo folgar! O cu bordado d'estrelas, A terra de aromas cheia, As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infncia! Oh! meu cu de primavera! Que doce a vida no era Nessa risonha manh! Em vez das mgoas de agora, Eu tinha nessas delcias De minha me as carcias E beijos de minha irm!

Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Da camisa aberto o peito, Ps descalos, braos nus Correndo pelas campinas roda das cachoeiras, Atrs das asas ligeiras Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava beira do mar; Rezava s Ave-Marias, Achava o cu sempre lindo, Adormecia sorrindo E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

Segredos
Eu tenho uns amores - quem que os no tinha Nos tempos antigos ? - Amar no faz mal; As almas que sentem paixo como a minha, Que digam, que falem em regra geral. - A flor dos meus sonhos moa bonita Qual flor entreaberta do dia ao raiar; Mas onde ela mora, que casa ela habita, No quero, no posso, no devo contar!

Oh! Ontem no baile, com ela valsando Senti as delicias dos anjos do cu! Na dana ligeira, qual silfo voando Caiu-lhe do rosto o seu cndido vu! - Que noite e que baile! Seu hlito virgem Queimava-lhe as faces no louco valsar, As falas sentidas que os olhos falavam, No quero, no posso, no devo contar! Depois indolente firmou-se em meu brao, Fugimos das salas, do mundo talvez ! Inda era mais bela rendida ao cansao, Morrendo de amores em tal languidez !

- Que noite e que festa ! e que lnguido rosto Banhado ao reflexo do branco luar ! A neve do colo e as ondas dos seios No quero, no posso, no devo contar ! A noite sublime! Tem longos queixumes, Mistrios profundos que eu mesmo no sei: Do mar os gemidos, do prado os perfumes, De amor me mataram, de amor suspirei! Agora eu vos juro... Palavra!- No minto! Ouvi a formosa tambm suspirar: Os doces suspiros que os ecos ouviram No quero, no posso, no devo contar!

Ento nesse instante nas guas do rio Passava uma barca, e o bom remador Cantava na flauta: - "Nas noites d'estio O cu tem estrelas, o mar tem amor !" E a voz maviosa do bom gondoleiro Repete cantando: "viver amar !" Se os peitos respondem voz do barqueiro... No quero, no posso, no devo contar ! Trememos de medo... A boca emudece Mas sentem-se os pulos do meu corao Seu seio nevado de amor se entumece E os lbios se tocam no ardor da paixo.

Depois... mas j vejo que vs, meus senhores, Com fina malcia quereis me enganar; Aqui fao ponto; - segredos de amores No quero, no posso, no devo contar!

También podría gustarte