Está en la página 1de 14

Conteúdos e temas: ideia de Pré-história, períodos

pré-históricos e origem da vida e povoamento da Terra.
Competências e habilidades: reconhecimento da
diversidade dos processos históricos e das experiências
humanas.

• 2. Ao assistirmos desenhos animados e filmes. A partir das aulas e dos estudos realizados por você.• 1. notamos a convivência entre seres humanos e animais préhistóricos. responda: Como o ser humano surgiu nos continentes? . Esta convivência ocorreu de fato? Justifique a sua resposta.

Entre o Atlas e a floresta tropical de um lado. 3. p. ed. entregam-se ainda a essas depredações e “pilhagens desavergonhadas”[. transformou-se num meio propício à conservação. os autóctones.].. a região não era de desertos e estepes.].. Nos setores privilegiados. o homem perpetrou por vezes atos de destruição..]. por exemplo.. Já na Pré-história. descobriram-se objetos que estavam in situ há milênios [. formando o rebordo das terras altas. Há milênios as relíquias Préhistóricas deste continente vêm sofrendo degradações provocadas tanto pelo homem quanto pelos elementos naturais. no Saara. 743-744. movido por uma iconoclastia ritual. porque. graças à própria secura do ar. Os dois centros mais importantes são as regiões do Saara e a África Austral. porque. . os sítios localizam-se essencialmente no nível das falésias. os industriais do petróleo.. Em segundo. Os colonizadores civis e militares. Brasília: UNESCO. talvez centenas de milhares de gravuras e pinturas. na época. 2011.• “[.). contendo dezenas.] A Pré-história africana não foge à regra. Joseph (Ed.. [. sobretudo quando avançam sobre os talvegues de rios atuais ou já desaparecidos..” KI-ZERBO. ao tornar-se como é hoje. História geral da África I: metodologia e pré-história da África. e o mar Vermelho e o Atlântico de outro. foram localizados inúmeros sítios. os turistas.. Por que esse florescimento nos desertos e nas estepes? Em primeiro lugar. São Paulo: Cortez.

• Como podemos observar. • A Pré-história é composta por períodos. o excerto anterior nos fala sobre a Pré-história africana. A partir da leitura. em um pequeno texto. pesquise sobre o tema e elabore um texto que reflita a importância dos estudos arqueológicos para este continente. explique as características de cada um deles. . Identifique-os e.

segundo a qual cada grupo pesquisará sobre determinado continente. e considerando a divisão proposta pelo professor. . elabore um pequeno texto sobre a origem da vida no continente que coube a seu grupo pesquisar.PESQUISA EM GRUPO • Após ter realizado a pesquisa sobre a origem da vida em diferentes continentes.

. os períodos Paleolítico e Neolítico.LIÇÃO DE CASA • Nomadismo e sedentarismo podem ser entendidos como duas características que marcaram. respectivamente. Registre. no quadro a seguir. as características de ambos os períodos pré-históricos de forma a esclarecer as diferenças entre eles.

Paleolítico Neolítico nomadismo sedentarismo Surgimento dos hominídeos Pedra polida Pedra lascada Domínio de técnicas agrícolas ( Revolução Neolítica) Domesticação de animais Caçadores e coletores Domínio do fogo Assentamento humano .

caracterizados por organizações econômicas e sociais específicas. O espetáculo das raças: cientistas. como se o conjunto da humanidade estivesse sujeito a passar pelos mesmos estágios de progresso evolutivo. mas como modelos universais. que ia sempre do mais simples ao mais complexo e diferenciado. Lilia Moritz Schwarcz afirma: • “Civilização e progresso. entendidos como únicos e obrigatórios – já que toda a humanidade deveria passar por eles –. em todas as partes do mundo a cultura teria se desenvolvido em estados sucessivos. seguiam determinada direção. Esses estágios. Lilia Moritz. instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. eram entendidos não enquanto conceitos específicos de uma determinada sociedade. 57-58. Segundo os evolucionistas sociais.” SCHWARCZ. São Paulo: Companhia das Letras.VOCÊ APRENDEU? • 1. . Tratava-se de entender toda e qualquer diferença como contingente. termos privilegiados da época. p. Ao tratar da emergência da ideia de “raça” no século XIX. 2001.

. Idade dos Metais e Neolítico. • d) Paleolítico.• 1. À luz do texto de Lilia Schwarcz e dos conteúdos estudados. Neolítico e Idade dos Metais. • 2. analise o conceito de Pré-história. • b) Paleolítico. secundária. Paleolítico e Idade dos Metais. Os períodos compreendidos pela Pré-história podem ser associados à seguinte sequência: • a) Neolítico. terciária e quaternária. • c) Eras primária.

civilizadas. principalmente. a . “bárbaros e civilizados” e “atrasados e desenvolvidos”. é correto afirmar que: • a) são adjetivos que representam o que foram os habitantes da Pré-história e como são. algumas que eram bárbaras e outras. hoje. • d) esses termos são designados para fazer referência agrupamentos humanos do Paleolítico e do Neolítico.• 3. na Pré-história. • b) dizem respeito ao fato de que. Quanto aos opostos “ágrafos e letrados”. havia pessoas que não escreviam e outras que escreviam. os habitantes do mundo moderno. a partir do século XIX. além daquelas que eram atrasadas em relação a outras que eram desenvolvidas. e que expressam o pensamento científico na Europa nesse período. • c) são criações dicotômicas desenvolvidas.

p.br> . 2008. São Paulo: Contexto. é correto afirmar que: • “O nosso século.• 4. ed. que o hominídeo originava-se da África e não da Europa. 24. Seriam eles tão ‘primitivos assim’?” PINSKY. Escavações sistemáticas e cuidadosas revelaram.com. As primeiras civilizações.editoracontexto. inicialmente. ao questionar um pouco mais a sabedoria do homem contemporâneo. 34. Considerando o texto a seguir. Jaime. <http://www. os ocidentais ‘civilizados’ passaram a se perguntar a respeito dos ‘primitivos’. De repente. passou a se situar mais humildemente diante de nossos ancestrais. contestando a certeza que se instalara entre os sábios europeus.

• b) escavações arqueológicas revelaram que o homem surgiu na Ásia. os europeus descobriram que os africanos “não são tão primitivos assim”.• a) o século XX reconheceu que a África é mais civilizada que a Europa. . • d) os estudos que apontam para o surgimento dos hominídeos na África têm contribuído para uma reavaliação da dicotomia primitivos/civilizados. • c) com os estudos recentes.

br>. Disponível em: <http://www.mae. O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Acesso em: 20 maio 2013. antigo Instituto de Pré-história. A Fundação Museu do Homem Americano é uma das principais organizações brasileiras dedicadas ao estudo interdisciplinar da Pré-história no Brasil.fu mdham.usp. Acesso em: 21 maio 2013.br>. Um aspecto importante a ser observado em relação ao museu está na sua preocupação em produzir material didático e criar espaços de visitação para os públicos escolares. a Fundação oferece diferentes formas de acesso aos resultados de suas pesquisas. oferece diferentes formas de acesso aos resultados de suas pesquisas acerca desse período nos diversos continentes. • Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAEUSP). Com sede no Estado do Piauí. Disponível em: <http://www.PARA SABER MAIS • Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). o que possibilita uma dimensão comparativa da Pré-história em distintos contextos.org. em São Raimundo Nonato. .

).• Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). identificação. proteção. sítios arqueológicos e bens móveis do país. em seus bancos de dados. fazer e viver. que pode ser consultado pela internet. Disponível em: <http:// portal. Trata-se de um órgão do Ministério da Cultura que realiza trabalhos de fiscalização. Acesso em: 21 maio 2013. modos de criar. restauração. . objetos. Ligado a uma definição ampla de patrimônio (que contempla formas de expressão. preservação e revitalização dos monumentos. obras.gov.br>. de um cadastro de sítios com várias informações a respeito deles. artes.iphan. o Iphan dispõe. sítios arqueológicos etc. tecnologias.