Está en la página 1de 40

AULA DIGITAL

E
PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção
Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Maria Auxiliadora Maciel Anomal
Disciplina
Ano
Nome do(a)
Educopedista revisor(a) da
aula: Tânia Almeida Aula número
Coordenador de disciplina: Maria Poyares
Coordenador Pedagógico : Anderson Souto

Disciplina

Ano

Aula

Língua Portuguesa

13

Tema da Aula Digital
O conto popular: histórias passadas e repassadas

Atividade 1: Relembrando
Na aula passada, você compreendeu que nas conversas espontâneas do dia a dia, usamos algumas
expressões que não podem ser interpretadas ao “pé da letra”, pois dão efeitos de sentido ao que
queremos comunicar. Clique no ícone e observe:

http://portaldoprofessor.mec.gov.be

Para ser entendida pelo namorado, a personagem teve que criar uma metáfora com
elementos que, certamente, fazem parte da vida dele (motor de um carro, óleo e
mecânica). Agora é com você, crie um texto semelhante ao que leu, utilizando outras
metáforas!

Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você conhecerá histórias que fazem parte de um universo cultural cuja característica
principal é a tradição oral de um povo.

http://vendavaldasletras

.

Ao final da aula, você estará pronto para...

Compreender, a partir do gênero conto popular, o emprego dos traços da oralidade,
reconhecendo sua expressividade e identificando os variados efeitos de sentido decorrentes
de seu emprego nestes textos.

Atividade 3: Pergunta-desafio
Ouça esta história bem divertida!

http://i4.ytimg.com

Por que esta narrativa é chamada de “conto popular”? O que a diferencia de outros
tipos de narrativas? Quais suas características principais?

Muitos desses contos nos trazem recordações e despertam nossa curiosidade.Atividade 4: Por que isso é importante? Quantas histórias já lemos ou ouvimos por aí? Com certeza. pergunte a seus pais. fazem sonhar. Mas o que será que essas histórias representam em nossas vidas? Faça uma lista de seus contos preferidos. elas nos transmitiram e ainda transmitem sentimentos diversos.. vamos mexer com nossas emoções e imaginação. avós quais histórias eles conhecem e quem as contou. Algumas nos encantam. tios.com .ytimg. Certamente. Fonte : http://i1. Clique no ícone e prepare-se.. você entenderá a importância dos contos populares e descobrirá que eles são a verdadeira manifestação cultural de um povo! Para começar nossa aula. outras nos levam a pensar e refletir. divertem.

d) fadas. b) suspense. c) humor.ytimg.com A história narrada apresenta características de um conto de a) aventura. .Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?(1) Reveja o conto: “A Sopa de Pedra de Pedro” http://i4.

esta característica não é permitida. O conto “A Sopa de Pedra de Pedro” não apresenta estas características. levando entretenimento e diversão ao ouvinte. Um conto de aventura apresenta palavras específicas que revelam mudanças repentinas e interrupções no enredo. b) Resposta incorreta. ou seja. c) Resposta correta. Além de proporcionar um “ensinamento”. . No conto narrado não há reis.Justificativa: Questão 1. características necessárias dentro de um conto de fadas. d) Resposta incorreta. rainhas e castelos. o conto “A Sopa de Pedra de Pedro” apresenta traços de humor. No conto “A Sopa de Pedra de Pedro”. onde sempre surge um grande evento ou momento dramático.Educoquiz 1 a) Resposta incorreta. Um conto de suspense apresenta um clima de incerteza e ansiedade.

d) zelosa.” As palavras destacadas têm com objetivo mostrar que a velha era a) antipática. mão de vaca. ela dava de comer! Avarenta. E nem pros cachorros que cuidavam da casa dela.com Releia o trecho: ..ytimg.. unha de fome.. b) ciumenta. . c) egoísta.Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?(1) Veja novamente o conto: http://i4..

. indicam que a velha era egoísta. b) Resposta incorreta. dentro do contexto da história. As palavras destacadas não apresentam nenhuma relação com a palavra “antipática”. .Educoquiz 1 a) Resposta incorreta. Releia a história e você perceberá que não há relação entre as palavras destacadas e a palavra “ciumenta”. A palavra “zelosa” não apresenta nenhuma relação com as palavras destacadas. As palavras destacadas.Justificativa: Questão 2. d) Resposta incorreta. c) Resposta correta.

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?(3) Se você fosse reescrever esta fala de Pedro. expressa a) nervosismo. d) raiva.ytimg. de forma correta. b) admiração.com O ponto de exclamação na frase. que beleza! Agora tá uma maravilha!” http://i4. usaria a seguinte pontuação : “Eta. . c) medo.

d) Resposta incorreta.Justificativa: Questão 3. o ponto de exclamação não sugere nervosismo. A velha expressou admiração ao provar a sopa e saboreá-la.Educoquiz 1 a) Resposta incorreta. Neste contexto. . Em nenhum momento da história a velha expressou medo. b) Resposta correta. Não há nenhuma expressão de raiva nesta frase. c) Resposta incorreta.

abril... http://revistaescola. as diferentes sensações e sentimentos que são tão bem expressados em uma história narrada oralmente? .Atividade 8: Momento de reflexão Leia uma história contada e recontada.com O que os contos populares geralmente retratam? Como você consegue identificar nos contos escritos.

Clique no ícone e assista a um filme bem divertido. no qual o cineasta mostra o Brasil rural a partir de um “conto acumulativo” popular. A Velha a fiar Conto de domínio popular http://portaldoprofessor Você consegue identificar o autor dessa história? Qual sua origem? Por que recebe o nome de “conto acumulativo” e é considerado um “conto de domínio popular”? .Atividade 9: Passando adiante as histórias Você vai conhecer uma história diferente.

Atividade 10: Analisando as narrativas Cada história que contam por aí! Clique no ícone e conheça mais uma! http://sitededicas O que você observou quanto ao tamanho do conto? O narrador participa da história? Quais elementos de uma narrativa você consegue identificar no texto? Escreva suas conclusões em seu caderno. .

bp...Atividade 11: Por onde tudo começa Leia o conto “O Homem preguiçoso”: http://3.blogspot.com Observe os acontecimentos. qual deles é o conflito gerador do enredo? .

abril. desses de vidro e moldura de madeira. . Aquilo era só espelho comum.Isso é o retrato do meu pai.com “O dono da loja sorriu. Explicou de novo. b) indicar que o homem descobriu que se parecia bastante com o pai. E o cabelo? E o nariz? E aquele sorriso meio sem jeito?” No trecho acima. . Olha a testa. os pontos de interrogação têm o efeito de a) mostrar que o espelho era um objeto desconhecido para o homem. .respondeu o outro.Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?(1) Releia: O caso do Espelho http://revistaescola.É não! . d) convencer o dono da loja de que aquela era a aparência de seu pai. É ele. c) mostrar o encantamento do homem ao reconhecer a foto de seu pai. sim! Olha o rosto dele.

portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada. d) Resposta correta.Justificativas. O homem não tinha consciência de que se parecia com o pai. . Os pontos de interrogação não deram este efeito à frase apresentada. Pontos de interrogação não produzem efeito de encantamento.Questão 1. c) Resposta incorreta. o homem tentava mostrar para o dono da loja que aquelas características físicas eram de seu pai. b) Resposta incorreta. portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada. Em cada pergunta feita.Educoquiz 2 a) Resposta incorreta.

Pai.Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?(2) Relembre a divertida história “O Menino. o Burro e o Cachorro. eu estava na mata juntando lenha. c) repete a fala do burro.” http//sitededicas Releia: . não é você quem vai levar!” No trecho acima o sinal gráfico “aspas” indica que o menino a) fala com o pai.. d) repete a fala do pai. . ele se virou para mim e disse: "É Claro. acredite se quiser. e depois de preparar uma carga para trazer. quando eu disse que ia colocá-la na garupa do burro. b) fala com o burro..

As falas do menino com o burro foram indicadas pelo “travessão” e não pelo sinal gráfico “aspas”. portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada.Justificativas.Questão 2 . Apesar do menino falar com o pai. c) Resposta correta. O menino não repete a fala do pai.Educoquiz 2 a) Resposta incorreta. o sinal gráfico “aspas” não foi usado para indicar um diálogo. . O sinal gráfico “aspas” foi usado para o menino reproduzir e repetir a fala do burro. d) Resposta incorreta. b) Resposta incorreta.

blogspot. d) encostaram no preguiçoso.Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?(3) Releia “O Homem preguiçoso” http//3.bp.com 3) Na frase “Puseram-no na rede e tocaram” o cortejo. a expressão “tocaram o cortejo” significa a) seguiram a procissão. b) pegaram o homem. . c) assopraram o instrumento.

c) Resposta incorreta. a palavra “tocar” não significa tocar instrumentos. Dentro do contexto. a palavra “tocar” não significa “pegar” algo.Justificativas.Questão 3 . b) Resposta incorreta. Neste contexto. a palavra “tocar” não apresenta o significado de tocar ou encostar em algo ou alguém. “tocar o cortejo” significa seguir em frente.Educoquiz 2 a) Resposta correta. Esta é uma expressão popular. No trecho apresentado. d) Resposta incorreta. Dentro do contexto. seguir a procissão ou o enterro. .

bp. . c) a coelha enganar a onça e não cuidar bem do filhote. d) a onça simular uma viagem para enganar um animal.Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?(4) É hora do conto “A onça e o coelho” http://4.blogspot. b) o filhote da onça ter ficado magrinho e chupadinho.com O problema que dá origem à história é: a) o papagaio não aceitar ser babá do filhote da onça.

d) Resposta correta. portanto não foi o problema que deu origem à história. Este acontecimento faz parte do desenrolar da história. mas não foi o que deu origem à história. Se a onça não tivesse simulado a viagem com o objetivo de enganar algum animal. portanto não foi o fato que deu origem ao enredo. Este foi o acontecimento que deu origem à história. Este é um fato que faz parte do desenrolar do enredo. . b) Resposta incorreta.Questão 4 . O fato do papagaio não ter aceito ser babá do filhote da onça foi importante para o desenrolar do enredo. c) Resposta incorreta.Educoquiz 2 a) Resposta incorreta. outros fatos não surgiriam.Justificativas.

http://2.bp. .Atividade 16: Os Contos Populares Clique no ícone e relembre alguma características dos Contos Populares.blogspot.com O que significa “autor anônimo”? Como essas histórias chegaram até nós? Qual a importância de um conto popular para a cultura de um povo? Por que podem existir várias versões de um mesmo conto? Como expressar nos contos intenções e diferentes sentimentos? Registre suas conclusões em seu caderno.

. 2003.Atividade 17: Outros recursos importantes..com .. 103) . In: Antônio de Alcântara Machado et alii.c Clique no ícone e veja que explicação interessante! Registre suas novas descobertas! http://3. cada vírgula. p. Em uma descrição.] (André Fiorussi. Ática. De conto em conto. cada adjetivo é insubstituível. São Paulo. cada espaço – tudo está cheio de significado.. informações são valiosas. cada ponto. [.blospot.bp. No conto tudo importa: cada palavra é uma pista.

. Analise a estrutura do Conto “O Macaco e a Velha” e identifique os elementos da narrativa.com/file/d/ Ouça uma divertida história! http://i1.com.google.. http://docs. .ytimg.Atividade 18: Um pouco mais… Clique no ícone e relembre um pouco mais.

com Na frase – Ó garoto. b) reproduzir o barulho de um tapa. c) provocar uma sensação de confusão. c) simular uma briga entre personagens. eu vou te dar um tapa e vou contar até três. se você não me der a banana.Atividade 19: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu ?(1) Vale a pena ver de novo.. hem? E é um. e é três e “PÁ”! A onomatopeia “PÁ” foi usada como recurso para a) provocar uma sensação de ritmo. Clique no ícone ao lado: http://i1. e é dois. .ytimg.

Não houve uma briga entre os personagens. O trecho destacado não indica “ritmo”.Educoquiz 3 a) Resposta incorreta. o recurso da “onomatopeia” não foi utilizado com este objetivo.Questão 1. d) Resposta incorreta. b) Resposta correta. portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada. A “onomatopeia” foi usada com o objetivo de reproduzir o som do tapa que o macaco deu no boneco. portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada. .Justificativas. Apesar de ter havido uma grande confusão provocada pelo macaco. c) Resposta incorreta.

c) folhas e nuvens. b) moedas de ouro. .com. as palavras destacadas “rolinhas” e “peninhas” referem-se às a) moças e camisas.Quando neste palácio entrei Três rolinhas encontrei Três peninhas lhes tirei E agora mostrarei… http://www. d) nuvens e aves. No versinho declamado pelo “Amarelo”.jangadabrasil.Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu ?(2) Clique no ícone e leia uma nova história! Releia o trecho:: .

Não há relação entre os termos destacados e as moedas de ouro.Educoquiz 3 a) Resposta correta.Justificativas. . b) Resposta incorreta. portanto esta não pode ser a resposta da questão apresentada. d) Resposta incorreta. O rapaz não encontrou três nuvens e nem tirou três aves. As “peninhas” são as camisas que elas lhe entregaram.Questão 2. refere-se às três moças. Não há relação entre as palavras destacadas e os termos “folhas e nuvens”. c) Resposta incorreta. Quando o “Amarelo” diz que encontrou três “rolinhas”.

foi resolvido quando a) o “Amarelo” disse a adivinhação para a princesa.com. b) o rapaz resolveu mostrar a camisa da princesa.Atividade 21: Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?(3) Releia esta história pra lá de “Adivinhada”! http://www. . na história. c) a princesa decidiu contar a verdade para todos. O problema.jangadabrasil. b) a princesa entregou sua camisa para o “Amarelo”.

Este foi um momento importante para se chegar ao desfecho da história. mas ainda não o foi responsável pela resolução do problema. d)Resposta correta. portanto não foi responsável pela resolução do problema. A resposta da adivinhação dita à princesa não levou à resolução do problema. Este momento ocorreu ainda no desenrolar da história. b) Resposta incorreta.Educoquiz 3 a) Resposta incorreta. Somente quando a princesa decidiu contar a verdade é que o problema foi resolvido e a história chegou ao final.Justificativas. c)Resposta incorreta.Questão 3. .

d) sábio e engraçado.Atividade 22: Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?(4) Nova leitura.. . no diminutivo. Este recurso foi utilizado para sugerir que o personagem era a) bondoso e amável. apareceu várias vezes durante a história.. b) assombroso e mau. Clique e conheça “O compadre Invejoso”! A palavra “velhinho”. c) descortês e soberbo.

Ao ser empregada no diminutivo. . b) Resposta incorreta.Questão 4. O personagem não apresentou um perfil assombroso e mau. este não foi o objetivo do uso da palavra “velhinho” na história. c) Resposta incorreta.Justificativas. O personagem mostrou-se descortês com o compadre invejoso.Educoquiz 3 a) Resposta correta. a palavra “velhinho” deu ao personagem uma característica bondosa e amável. portanto esta não é a resposta da questão apresentada. d) Resposta incorreta. Apesar de mostrar-se sábio. mas não foi este o objetivo de ter sido empregada a palavra “velhinho”.

.) A expressão O QUAL refere-se ao a) homem. jogue outra. d) chão. . e quando chegar em casa... o qual falou: "Quando o senhor chegar com as abóboras no princípio do morro.)Assim fez o pobre homem. jogue uma delas ao chão.. quando chegar lá em cima. b) velhinho. c) morro. mas antes de ir embora foi agradecer ao velhinho. jogue a terceira que não se arrependerá(.Atividade 23: Educoquiz 3 – O que você aprendeu até aqui?( 5) Releia um trecho da história: (.

A expressão “o qual” refere-se ao velhinho. d) Resposta incorreta. A expressão “o qual” refere-se a quem fala e um morro não fala. b) Resposta correta. A expressão “o qual” não refere-se ao homem. pois é ele quem fala ao homem. Preste mais atenção ao personagem que fala. .Educoquiz 3 a) Resposta incorreta.Questão 5.Justificativas. c) Resposta incorreta. A expressão “o qual” refere-se a quem fala e um chão não fala.

dando. Atenção aos recursos que devem ser usados para que você consiga expressar sentimentos por escrito.com Aí vai um desafio: Conte esta divertida história. clique no ícone: http://www. registrando-a em seu caderno. Bom trabalho!! . sons e diálogos.Atividade 24: Você está sendo desafiado Conheça mais uma interessante história! Para isso.sitedopastor. diferentes sentidos ao seu texto. desta forma.

liste até 10 itens que foram trabalhados nessa aula. http://farm2.static.Atividade 25: Construindo um resumo Agora que você aprendeu muito sobre “Contos Populares”. Registre-os em seu caderno. .

nos contos populares.  Os contos populares fazem parte de um universo cultural e refletem os costumes e as tradições de um povo. há um acontecimento que gera o enredo. ao menos. as rimas.  Há vários recursos para dar à língua escrita ênfase.  Nestas narrativas.  Os contos populares pertencem ao povo e geralmente os autores são desconhecidos. os contos retratam a linguagem popular e os traços de oralidade. beleza. discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. espaço e tempo pouco definidos.Atividade 26: Educossíntese Veja se você citou em sua lista. Assim.  A estrutura de um conto se divide em: apresentação.  Geralmente. entonação e produzir diferentes efeitos de sentido. estão presentes os seguintes elementos: narrador. enredo curto. Se suas características não foram citadas aqui. onomatopeias e outros recursos que nos fazem perceber melhor a intenção de quem escreve a história.  Os contos populares têm o objetivo de entreter. divertir ou ensinar. a figura do narrador se apresenta na 3ª pessoa e não participa da história. . sete dos pontos destacados abaixo.  Em toda narrativa. conflito e desfecho.  Usamos as pontuações. personagens.

. .Atividade 27: Na próxima aula.. http://chc. Que recursos são usados para chamar a atenção do leitor? Pense nisso.com Observe o final das frases que apresentam as diferentes notícias.ciencahoje.uol.... Clique no ícone e folheie a revista..