Está en la página 1de 49

UM MINISTRIO DE LOUVOR CHEIO DO ESPRITO SANTO GANHA ALMAS AT NOS ENSAIOS.

ADORA0 & LOUVOR

DEFININDO LOUVOR E ADORAO


Louvar (elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer). No Antigo Testamento encontramos as seguintes palavras: Barak (abenoar,ajoelhar,louvar).
Heb. Yadah,(Dar graas,agradecer,confessar,lanar ao cho)associada s aes e gestos corporais que acompanham o louvor; e zemar (cantar, cantar louvor, fazer msica associada com a msica tocada ou cantada halal aparece 160 vezes no Antigo Testamento e a raiz de Haleluiah.

De acordo com a Bblia, o louvor est associado com a idia de agradecimento, elogio, valorizao, glorificao, exaltao, por aquilo que Deus faz (fez, far) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:01; Lc. 19:37), ou seja, ns louvamos a Deus por Suas obras, bnos, curas, livramentos, perdo, graa, amor, misericrdia, cuidado, etc. O louvor est sempre associado a uma ao de Deus. Deus age (agiu, agir) e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor a Salvao em Cristo.

O que Adorao?
Adorar ,ajoelhar, louvar, saudar, reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileo a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se. Aparece 170 vezes no Antigo Testamento denota prostrarse diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul;( I Sm 24.8) Rute X Boaz;( Rt 2.10) Jos X feixes...(Gn 37.7). usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adorao (Jr. 7:2). Gr. Proskuneo. Pros (na direo de) + Kuneo (beijar) Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29-30; Ne 8:6; J 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; J 4:22-24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8-9.

A palavra adorao assim como outras palavras admirveis como, graa e amor podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas. Porm, passeando pela Bblia vemos que a adorao est associada com a idia de culto (resposta), reverncia, venerao, por aquilo que Deus (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, Imutvel, etc.). (Sl.96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:1617), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou far, ns o cultuamos (o adoramos), pela sua pessoa (sua natureza e carter), por aquilo que ele .

A adorao melhor representada pela comunho pessoal que temos com Deus, pois atravs do nosso relacionamento com ele, que conhecemos melhor a Sua pessoa. A adorao tambm pode ser descrita como toda e qualquer reao que temos para com Deus. Essa reao, por sua vez, tambm se encontra intimamente ligada ao conhecimento (revelao) que temos da pessoa de Deus.
Obs: Tanto o louvor quanto a adorao, devem estar presente em tudo o que fizermos. Eles devem ser manifestados no falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, cantar, etc. Porm, nos cultos da igreja atual, a forma mais popular de expressar o louvor e adorao por meio de msica (cnticos e hinos).

Algumas razes pelas quais devemos louvar a Deus:


1- Acima de tudo, porque ELE DIGNO E MERECEDOR! (Sl 96:4 a 6; Ap 4:11). 2- Porque somos ordenados a faz-lo (Sl 148:1). 3- Porque Deus habita no meio dos louvores (Sl 22:3). 4- H poder no louvor (Sl 149:6). 5- Porque bom louvar a Deus (Sl 92:1; Sl 135:3). 6- Porque fomos criados para isso (Is 43:21;Ef. 1:6; Apoc. 5:8 a 11). 7 - O louvor o nico ministrio que no tem fim eterno (Apoc.5:8 a 11).

Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAO:


LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor ADORAO: Motivado no esprito por um impulso de dar ao Senhor LOUVOR: Pode ser comunitrio ADORAO: individual LOUVOR: Brota das emoes ADORAO: Brota da devoo LOUVOR: Pelos feitos de Deus ADORAO: Pelo que Deus

LOUVOR: Pelos presentes de Deus

ADORAO: Pela presena de Deus LOUVOR: uma expresso de vida ADORAO: um estilo de vida LOUVOR: circunstancial ADORAO: incondicional LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus ADORAO: Vive para Deus LOUVOR: Pode ser distante ADORAO: S ocorre na presena LOUVOR: mais exuberante, enrgico, movimentado, barulhento, com mais palavras ADORAO: mais sbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cnticos espirituais e silncio.

A HISTRIA DA MSICA NA BBLIA


O Novo Dicionrio Bblico e alguns comentaristas consideram que a msica foi "Criada" por Deus nos cus pois, a msica sempre teve um papel importante na adorao a Deus. H muito tempo atrs, no incio da Criao:as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.(J 38:7)Lcifer tinha a ver com o louvor e a adorao a Jesus.Era Lcifer quem guardava a presena santa de Jesus,em Ezequiel 28:14 diz: Tu eras querubim da guarda ungido,e te estabeleci;permanecias no monte santo de Deus,no brilho das pedras afogueadas andavas.

Querubins so seres descritos na Bblia como criaturas cheias de poder e majestade,que cercam o trono de Deus. A palavra fogo ou afogueadas em hebraico quer dizer fogo sobrenatural,altar,o que permanece aceso.
Creio que Lcifer foi criado para dirigir o louvor,ou at mesmo dar direo ao louvor ao DEUS VIVO,ele tinha que manter sempre aceso o fogo do altar da adorao ao Altssimo , ele precisava administrar o louvor dos outros seres e dirigi-lo ao lugar santo.

Lcifer - No latim - Lux ou Lcis (luz) e Ferre (fazer, produzir, portar, carregar) "o portador da luz" ou "o portador do archote" ou seja, de acordo com a origem, seu significado "aquele que carrega a luz". No hebraico Heilel Ben-Shachar, os judeus o chamam de Heilel Ben-Shachar, onde heilel significa Vnus e ben-shachar significa "o luminoso, filho da manh". Apoc. 22:16,IIPed.1:19 em grego na Septuaginta, (Hesphoros) representa a estrela da manh (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vnus, que foi o nome dado ao anjo antes de cair,pois ele era da ordem dos Querubins (ligados a adorao de Deus).

Nos dias de hoje,depois de sua rebelio e queda, o chamam de Diabo que no grego Diabols (falso, caluniador, acusador,aquele que separa) literalmente significa, Lanar Atravs. Portanto quer dizer Crivar algum com acusaes, (Zc.3:1;Apc.12:10).
Satans ou Sat (cuja origem o hebraico Shai'tan, que significa adversrio). Demnio - No grego Daimnion, esta palavra era empregada nos escritos gregos pagos para referir-se a uma raa inferior de seres divinos, inferiores aos deuses gregos, porm mais poderosos que os homens.

A bblia usa esse termo aludindo aos espritos malignos que so servos do diabo. So os principados (arch) e potestades (exousia),princpes do mundo destas trevas (kosmokrator), hostes espirtuais do mal (skotos) Ef.6:12.

Portanto Lcifer perdeu sua posio de estar ou ser de luz,e agora todas as formas de manifestaes e expresses do mal, no mundo de trevas.

Baseando-se em Gnesis 4.21 onde est escrito que Jubal filho de Lamec era o "pai de todos os que tocam harpa e flauta, Jubal foi o primeiro homem citado na Bblia como msico Um detalhe importante que Jubal tinha um irmo chamado Jabal, o qual foi o "pai dos que habitam em tendas e criam gados" (Gn 4.20), ou seja, os pastores. Tal fato, leva-nos reflexo de que pode existir uma relao muito prxima entre os que so "pastores de ovelhas" e os que so msicos.

bvio que a msica e os cnticos so uma parte vital do louvor e da adorao a Deus. Isto retratado em toda a Bblia de Gnesis a Apocalipse.

Hoje em dia ainda assim. So uma expresso vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus.

Todos que fazem parte do ministrio de louvor de sua igreja, precisam saber da histria da msica na Bblia; sua influncia; aqueles que a utilizaram; em que situaes ela aparece.
Veremos algumas passagens Bblicas que mostram que as mulheres tambm faziam parte do ministrio musical levita, para que no sejamos ignorantes sobre nosso prprio ministrio(II sm19:35,IIcro35:25,esd.2:65,ne7:67 e ecl 2:8.

A msica hebraica era predominantemente vocal. Havia bem poucos instrumentos nos primeiros dias de sua histria. A voz humana era o instrumento mais acessvel e popular com o qual a msica podia ser feita. A adorao com cnticos primeiramente mencionada em xodo 15:1-21. Moiss e os filhos de Israel cantaram ao Senhor, Miri e todas as mulheres, com pandeiros e danas, responderam ao cntico de Moiss. A escavao do poo em Beer foi celebrada com cnticos (Nm 21:17,18). Dbora e Baraque celebraram sua vitria com cnticos (Jz 5:1-31). As mulheres de Israel celebraram a vitria de Davi sobre Golias com cnticos (1 Sm 18:6,7).

Quatro mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomo foi levantado como rei sobre Israel. E os filhos de Israel... celebraram a festa dos pes asmos sete dias com grande alegria: e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos fortemente retinintes ao Senhor. (2 Cr 30:21). E disse Davi aos prncipes dos levitas que constitussem a seus irmos, os cantores, com instrumentos musicais, com alades, harpas e cmbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria (1 Cr 15:16). bvio que a msica e os cnticos so uma parte vital do louvor e da adorao a Deus. Isto retratado em toda a Bblia de Gnesis a Apocalipse. Hoje em dia ainda assim.

A msica desempenha um papel essencial dentro da liturgia no culto cristo. Ela um dos meios principais que utilizamos para servir a Deus e a Igreja. Sem a msica o ministrio da adorao pelo louvor musical no existiria. Devido grande importncia que a msica tem neste ministrio, h algumas coisas que devemos saber acerca dela.

O Poder da Msica
A msica, mais do que qualquer outra arte, exerce uma forte influncia sobre a vida das Pessoas, vejamos: A msica capaz de produzir sentimentos positivos e negativos dentro de ns : POSITIVOS. Alegria,gozo,felicidade,esperana,gratido,confiana e segurana. NEGATIVOS. Tristeza, medo,remorsos,sentimentos de culpa,rancor,temor. A msica pode nos levar a diferentes tipos de reaes (ex.: rir, chorar, ficar apreensivo, relaxar, etc.

A msica capaz de influenciar o nosso comportamento (ex.: andamos mais rpido, produzimos mais, somos motivados a comprar determinado produto, etc. A msica tem o poder de gravar mensagens em nossa mente para toda a vida (ex.: um casal de idosos que se lembram perfeitamente da letra da msica que costumavam ouvir a 60 anos quando estavam namorando, uma pessoa de 90 anos de idade que lembra de uma msica que aprendeu na sua infncia, etc).Realmente, a msica possui uma fora que no pode ser ignorada.

INSTRUMENTOS MUSICAIS NA BBLIA


Em alguns textos bblicos podemos observar algumas caractersticas quanto natureza dos instrumentos musicais empregados nas terras bblicas do mundo antigo. A arqueologia muito tem feito para dar-nos informaes mais exatas sobre a questo. Podemos dividir os antigos instrumentos musicais em trs categorias: os de corda; os de sopro; e os de percusso. Os instrumentos musicais tm acompanhado a humanidade desde os tempos antigos.

DEFININDO MINISTRAO
O Que Ministrao de Louvor? Ministrar significa servir. Em outras palavras, aquilo que oferecemos a algum. A ministrao pode ser dividida em dois tipos: uma que dirigida Deus e outra que dirigida ao prximo. A ministrao dirigida a Deus: essa ministrao direcionada exclusivamente a Deus. Seu sentido deve ser sempre na vertical (para cima). A ministrao dirigida Deus tm como alvo principal proporcionar alegria ao corao do Senhor.

O nico tipo de ministrao que agrada a Deus a aquela que oferecida com sinceridade de corao. Porm esta ministrao s ser aceita se for oferecida por intermdio de Jesus Cristo, nosso Senhor,mediador,intercessor e dono da igreja. (Joo 14:6; Hebreus 13:15). de suma importncia o manejo da Palavra de Deus (II Tm 2:15) e ministrao da mesma durante o louvor para gerar f e confiana congregao, fazendo assim, com que os objetivos sejam alcanados.

A ministrao dirigida ao Prximo


Essa ministrao direcionada exclusivamente para o prximo. Seu sentido deve ser sempre na horizontal (para os lados). A ministrao dirigida ao prximo tm como alvo principal confortar, encorajar, edificar e provocar transformao na vida das pessoas.
O tipo mais profundo de ministrao aquele que faz diferena no dia-a-dia das pessoas. Se quisermos mudar vidas, devemos preparar uma ministrao para impactar as pessoas, e no apenas para inform-las. A nossa ministrao deve buscar sempre ser clara, relevante e aplicvel,com um diferencial chamado, amor.

O Amor na Ministrao
Algo que ir fazer uma grande diferena em nossa ministrao o amor com que ministramos. Quando as pessoas sabem e sentem que ns as amamos, elas nos ouvem e se deixam ser conduzidas por ns. Para amar as pessoas ns precisamos nos aproximar delas, e quando ns nos aproximamos delas, o nosso poder de impact-las muito maior. O amor tambm essencial quando ministramos ao Senhor, pois Ele est mais interessado na inteno do nosso corao e no amor com que correspondemos ao Seu amor por ns, do que no servio que prestamos(oferecemos) a Ele. O amor deve nortear tudo o que fizermos. Sem amor a nossa ministrao no passa de barulho.

PREPARANDO A MINISTRAO DO LOUVOR CONGREGACIONAL


O Esprito Santo est mais presente em um planejamento cuidadoso do que em uma improvisao descuidada. Sendo assim, segue abaixo alguns pontos que iro nos auxiliar na preparao da ministrao do louvor congregacional. Elaborando a Ministrao O prximo passo na preparao da ministrao elaborarmos o que vamos ministrar. Nesta etapa escolhemos a direo que vamos ministrar (Vertical-[Deus] ou Horizontal-[Pessoas]). Conhecendo a classificao das letras dos cnticos. Apesar de parecer tudo igual na hora em que cantamos, as letras dos cnticos so classificados em diversos tipos. importante sabermos o tipo de letra de cada cntico, pois, isso vai influenciar diretamente na preparao da ministrao do louvor congregacional.

Uma coisa muito importante que todos ns precisamos saber que qualquer pessoa que estiver no altar estar se expondo e influenciando outras pessoas, por isso cuidado! (II Co 3:2).

Inevitavelmente ns que constantemente estamos na linha de frente seremos mais notados quanto conduta, postura, seriedade, vocabulrio etc. Haver uma cobrana muito maior por parte de nossos lderes com tambm de nossos liderados, ento se faz necessrio um cuidado todo especial quanto algumas coisas. Exemplos:

E como pessoas expostas que seremos, devemos tambm sempre nos trajar de forma decente e agradvel diante dos olhos do Senhor, pois volto a ressaltar que qualquer coisa que chamar a ateno de algum estar dividindo a glria de Deus, tirando a beno da igreja e tendo conseqncias negativas. Ainda dentro deste mesmo assunto, de suma importncia falarmos sobre a unidade da equipe. Vemos muitos grupos por a buscando uno de Deus, procurando ser abenoados, etc. Mas alguns destes grupos tm um problema que vai estar sempre os atrapalhando: A falta de comunho entre os levitas!

A desunio do grupo pode ser causada por milhares de motivos. Dentre os mais conhecidos quero citar alguns que talvez o seu grupo se identifique: Pessoa magoada Falta de humildade (soberba) Fofoca (contendas) Falta de amor pelos membros do grupo Irmos com pensamentos e idias diferentes Falta de respeito Irmos que no estudam e ficam para Trs

As escrituras sagradas dizem que devemos honrar e amar uns aos outros. Quero que fique bem claro que honrar o prximo no ser um puxa-saco pelo fato de algum cantar ou tocar muito bem, e sim ser um instrumento de motivao para todos os seus colegas. Podemos elogiar a fora de vontade, dizer que o arranjo ficou muito bonito, que foi muito bom ministrar junto com este irmo (), enfim, no exaltar o homem e sim mostrar que seus irmos so importantes para voc e mesmo que haja alguma diferena tcnica entre vocs, o maior nunca deve desprezar ou inferiorizar ainda mais aquele que sabe menos.

Diga sempre para seus amigos de equipe que voc os ama, que est orando por eles. Esteja sempre disponvel para ouvir suas dificuldades e compartilhar de suas conquistas.
Temos que viver como uma grande famlia que mora em tetos separados, pois com certeza, uma equipe de louvor que quiser crescer acaba passando muito tempo junto. Quando fizermos da comunho com Deus uma prioridade, iniciaremos e terminaremos tudo o que fizermos em dilogo com o Pai e, desta forma, conheceremos sua mente e receberemos sua beno.

Em sintonia com o Pastor

muito importante que pastor e dirigente de louvor estejam sempre em perfeita sintonia.
O lder de adorao precisa ser conhecedor do seu pastor, de sua viso e manter um harmonioso o relacionamento com ele. A comunicao entre dirigente de louvor e pastor vital. Eles devem se reunir regularmente para conversarem e discutirem sobre a liturgia, o tema da mensagem, os cnticos, enfim, tudo o que diz respeito a ministrao e direo do louvor congregacional.

QUALIDADES E CARACTERSTICAS DESEJVEIS NA NDOLE DE TODOS AQUELES QUE ESTO LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE AO MINISTRIO DE LOUVOR

As palavras "designassem", "colocou" e "separaram" utilizadas em diversas passagens do primeiro livro de Crnicas (15.16-17; 6.31; 16.4; 25.1), nos mostram que no era qualquer pessoa que ministrava o louvor, havendo uma preocupao de quem "escolhia" e de quem era "escolhido", pois que levavam to a srio o papel da msica a ponto de se dedicarem integralmente a esse ministrio, com disciplina, esmero e responsabilidade. Por isso os louvoristas devem buscar viver em Santificao; Procurarando ser uma pessoa segundo o corao de Deus;e tendo conscincia de que dependemos de Deus para tudo que fizermos.

Todos os Louvoristas Devem Ser: Adoradores; ntegros, Retos e Tementes a Deus; Humildes; Fiis nos dzimos; Submissos liderana; Responsveis em tudo; Reverentes; Prudentes; Atraentes no falar, no vestir, sem ferirem a tica, a disciplina, o pudor e os preceitos bblicos e no fazerem acepo de pessoas; Serem bons comunicadores; Procurarem sempre aprender e se aperfeioarem cada vez mais,pois precisam saber cantar harmoniosamente Haviam pessoas treinadas em msica (I Crnicas 15.22: "Quenanias, chefe dos levitas msicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era entendido nisso". sempre bom saber tocar bem ao Senhor (Salmo 33.3): "Cantai-lhe um cntico novo; tocai bem e com jbilo"; na edio Almeida diz: "Entoai-lhe novo cntico, tangei com arte e com jbilo" (Romanos12.6 a 8).

Bom dirigente de louvor se concentra primeiramente em ser uma pessoa de Deus antes de fazer o trabalho dele,por isso invista em seu ministrio,leia faa cursos pois Haviam pessoas treinadas em msica (I Crnicas 15.22: "Quenanias, chefe dos levitas msicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era entendido nisso". sempre bom saber tocar bem ao Senhor (Salmo 33.3): "Cantailhe um cntico novo; tocai bem e com jbilo"; na edio Almeida diz: "Entoai-lhe novo cntico, tangei com arte e com jbilo" (Romanos-12.6 a 8). O bom dirigente de louvor se concentra primeiramente em ser uma pessoa de Deus antes de fazer o trabalho dele,por isso invista em seu ministrio,leia faa cursos pois a tcnica sempre bem vista por Deus.

MINISTROS DIRIGENTES DE LOUVOR


Considerando que a ministrao no algo realizado individualmente, podemos considerar ento que ministros de louvores so todos aqueles que esto envolvidos, direta ou indiretamente, na ministrao do louvor (instrumentistas, cantores, operadores/montadores de som, operadores de retro projetor, e outras funes ligadas rea). Em outras palavras, ministros de louvores so todos aqueles que servem a igreja na rea de msica. Cabe ao lder de louvor ministrar para a igreja a direo e onde quer chegar. Existem formas de se conduzir congregao de maneira eficiente dentro da vontade de Deus. o que chamamos de ambientes espirituais. Deve-se notar a importncia da necessidade espiritual da igreja para que se programe tal direo corretamente.

Qualidades de um bom lder de louvor!


Radicalmente salvo e consistentemente andando com Cristo. Um dedicado estudante da bblia Capaz de interceder pelo grupo Um lder arrojado de pulso firme(infundir respeito e temor aos insubmissos) Submisso s autoridades
Gestos devem ser feitos com discrio, pois tem como objetivo a direo do grupo musical e no da igreja. Com a igreja devemos sempre falar em alto em bom som. importante que o som da igreja tambm tenha a qualidade suficiente para todos se ouvirem, quer a igreja como a equipe toda (msicos e vocalista).

Dentre os objetivos do Ministrio de Louvor esto:


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) Alegrar a congregao. Batalhar espiritualmente. Levar a igreja em um ambiente de orao. Louvor. Adorao. Ambiente de cura. Batismo no Esprito Santo. Exercitar a f. Declarao de amor ao Senhor. Comunho entre os irmos.

ALGUMAS DICAS AO DIRIGENTE DE LOUVOR


Ter convico e segurana da presena real de Deus Conhecer as letras das msicas Compromisso responsabilidade e seriedade com a posio ocupada Como bonito ver e ouvir um grupo inteiro glorificando a Deus, buscando a presena de Deus, todos adorando e louvando, os instrumentos tocando uma melodia espontnea de adorao, as vozes bem suaves dos componentes do grupo dando gloria, aleluia, enfim, tendo um perodo de 5-10 minutos de busca, entrega, e comunho com Deus. O Louvor isso.

CLASSIFICAO DOS CNTICOS


Louvor - So cnticos cujas letras expressam elogio e agradecimento por aquilo que Deus fez, faz ou far. Adorao - So cnticos cujas letras expressam reconhecimento a Deus por aquilo que Ele . Exaltao - So cnticos cujas letras tratam de engrandecer a Pessoa de Deus(Seu carter, Sua natureza e Suas qualidades). Contemplao - So cnticos cujas letras se concentram em meditar(contemplar) a Pessoa de Deus(Seu carter, Sua natureza e Suas qualidades).

Consagrao - So cnticos cujas letras tratam da dedicao de nossas vidas a Deus, da nossa Santificao, etc. Adorao proftica - So cnticos cujas letras tratam da Volta de Cristo, seu reinado eterno, etc. Confisso - So cnticos cujas letras tratam de arrependimento, reconhecimento do pecado, desejo de mudana de vida, etc. Clamor - So cnticos cujas letras expressam splicas a Deus, pedido de misericrdia, auxlio, etc.

Relacionamento - So cnticos cujas letras tratam de unidade, comunho entre as pessoas.

Guerra - So cnticos que do nfase batalha espiritual contra o inimigo de nossas almas, proclamam a vitria de JESUS na cruz e a derrota de satans.
Doutrinrios -Os cnticos classificados como doutrinrios, so cnticos cujas letras expressam os nossos princpios e valores. Alegria (Jbilo) - So cnticos cujas letras expressam alegria pelo Senhor, pelos Seus feitos, etc.

Expectativa - So cnticos cujas letras expressam esperana de ver a glria de Deus, o seu agir, etc.

Evangelizao - So cnticos cujas letras tratam da Salvao em Cristo, do amor de Deus por ns, etc.

Servio - So cnticos cujas letras tratam da importncia de servir, tratam do chamado para trabalhar no Reino de Deus, etc.
Especiais - So cnticos cujas letras tratam de temas como casamento, batizados, etc.

Composto - So cnticos cujas letras contm em suas estrofes mais de um tipo de classificao.

ESCOLHENDO OS CNTICOS A ltima coisa a ser feita na preparao da ministrao do louvor a escolha dos cnticos. Segue abaixo algumas dicas e alguns cuidados que devemos ter na hora de escolher os cnticos:

Qual ser o tema principal do CULTO? O primeiro cuidado que devemos ter na hora de escolher os cnticos, procurar saber qual ser o tema principal do culto.
Qual ser o tempo disponvel para ministrar? Se tivermos 30 minutos disponveis, dificilmente conseguiremos encaixar 15 cnticos dentro deste tempo.

Fazendo uma Pr-Seleo dos Cnticos Por exemplo, se vamos ministrar 5 cnticos, o ideal que a prseleo tenha entre 10 e 12 cnticos. Qual foi a ltima vez que cantamos este cntico? Evitar que alguns cnticos sejam repetidos com muita freqncia. Se a equipe de louvor tocar sempre os mesmos cnticos, chegar uma hora que o louvor ficar mecnico. Uma cano que executada mais de 50 vezes, as pessoas no pensam mais no significado da letra e cantam sem perceber o que esto falando. O ideal dar um intervalo de 2 a 3 meses para repetir um mesmo cntico.

A Letra est Biblicamente correta? Como j sabemos, letra da msica que a torna santa ou profana, por isso, muito importante que a letra da msica esteja sempre biblicamente correta. Este cuidado deve ser observado especialmente no caso de msicas novas, pois temos msicas crivadas de heresias do tipo,anjos que batizam,sangue da cruz etc. importante tambm estar atento para possveis erros de portugus.

DICA IMPORTANTE PARA UM GRUPO TEMENTE DEUS


Risadas, cochichos, gestos para pessoas da platia, expresses corporais indecentes tais como danas que chamam a ateno (Acredito na dana para o Senhor como expresso de louvor, porm tal dana jamais servir para o desvio de ateno de algum). Tem que ser algo espiritual onde no tenha escndalo! Tudo isso poder prejudicar a ministrao e ao invs de ser beno passa a ser motivo de crtica e ocasio para o inimigo.

CONCLUSO
Finalmente, temos que admitir que, de acordo com as Escrituras e a histria crist, adorar a Deus corretamente exige tempo e humildade. Preparao essencial. Examinar nossas intenes e avaliar nossas aes devem ser exerccios constantes em nossa vida de adoradores. Alm do mais, nosso corao deve ser continuamente guardado contra o egocentrismo a fim de que possamos dizer: "no a ns, Senhor, no a ns, mas ao Teu nome d glria" (Salmo 115.1). somente adorando o Senhor de modo verdadeiro que seremos encontrados por Ele e, acharemos o sentido da nossa existncia.

También podría gustarte