Está en la página 1de 68

AS CAPACIDADES LINGUSTICAS DA ALFABETIZAO FASCCULO 01

AS CAPACIDADES LINGUSTICAS DA ALFABETIZAO O termo capacidade ser utilizado quase sempre associado aos termos conhecimentos e atitudes.

Termo amplo, que pode abranger desde os desempenhos mais simples da criana (como os atos motores), at os mais elaborados (como o ato de ler, de produzir uma escrita ou um conceito abstrato).

EIXOS
Compreenso

e valorizao da cultura escrita pag. 18 Apropriao do sistema da escrita pag. 24 Leitura - pag. 40 Produo de textos escritos pag 47 Desenvolvimento da oralidade pag 54

18

CONHECER, UTILIZAR E VALORIZAR OS MODOS DE PRODUO E DE CIRCULAO DA ESCRITA NA SOCIEDADE


usos sociais da escrita Prticas e necessidades de leitura e escrita Gneros de Textos espcies : bilhete, romance, conversa ao telefone, sermo, contrato de aluguel.... Suportes - portadores: jornal, livro, placas, catlogos...

CONHECER OS USOS E FUNES DA ESCRITA


Textos de gneros diversificados, presentes em diferentes suportes. Orientar a explorao desses materiais, valorizando os conhecimentos prvios do aluno, possibilitando a ele dedues e descobertas, explicitando informaes desconhecidas.

Leitura

de livros, jornais, revistas e conversas sobre a leitura; reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita como: livros, revistas, placas, jornais, folhetos, bula; identificar as finalidades e funes da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes; relacionar o suporte s possibilidades de significao do texto.

CONHECER OS USOS DA ESCRITA NA CULTURA ESCOLAR - PAG. 21

nos livros e nos cadernos, como se faz a seqenciao do texto nas pginas (frente e verso, pgina da esquerda e pgina da direita, numerao)? como se dispe o escrito na pgina (margens, pargrafos, espaamento entre as partes, ttulos, cabealhos)? como se relacionam o escrito e as ilustraes? como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? qual a sua editora e sua data de publicao?

como

se faz para localizar, no livro didtico ou no livro de histrias, uma informao desejada? como se consulta o ndice, o sumrio? como a seqenciao do texto, sua disposio na pgina, sua relao com as imagens e ilustraes funcionam no computador? qual a melhor maneira de dispor um texto num cartaz? que tipo de letra e que recursos grficos deve-se usar (lpis de escrever? lpis de cor? caneta hidrogrfica? tinta guache?)? como se l uma histria em quadrinhos?

DESENVOLVER AS CAPACIDADES NECESSRIAS PARA O USO DA ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

(i)

Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar

(ii)

Desenvolver capacidades especficas para escrever

22

24

Compreender diferenas entre escrita e outras formas grficas de expresso fundamental para os momentos iniciais da alfabetizao: (i) letras e desenhos; (ii) letras e rabiscos; (iii) letras e nmeros; (iv) letras e smbolos grficos como setas, asteriscos, sinais matemticos, etc.

Dominar convenes grficas (i) compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa

(ii) Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao de final de frase

(i) Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa Os alunos precisam compreender certos princpios de organizao: escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo, isto , que a seqncia das letras nas palavras e das palavras nas frases obedece a uma ordem de alinhamento e direcionamento que respeitada como regra geral e que tem conseqncia nas formas de distribuio espacial do texto no seu suporte. a escrita ocupa, em seqncia, a frente e o verso da folha de papel; escreve-se dentro das margens, a partir da margem esquerda. (ii) Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao de final de frase

Guardei a fita denda gaveta ao invs de dentro da gaveta). Quando escrevemos, grafamos as palavras por inteiro, de acordo com as convenes ortogrficas, e as separamos nitidamente por espaos em branco. Isso significa que as marcas que usamos na escrita para distinguir palavras, frases e seqncias de frases no so bvias nem naturais, so convenes sociais que precisam ser ensinadas e aprendidas na escola.

Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.


Segmentos sonoros, rimas, troca de slabas nas palavras, listas de palavras iniciadas ou terminadas com a mesma slaba......

Aliterao a repetio de um fonema numa frase ou numa palavra (por exemplo: quem com ferro fere, com ferro ser ferido). Assonncia uma espcie de rima em que no h identidade entre os traos fnicos do final das palavras. Em geral, vale-se da coincidncia entre as vogais das palavras, como nos versos de Manuel Bandeira: Belo, belo, belo/Tenho tudo quanto quero.

Conhecer o alfabeto
Identificar e saber os nomes das letras. Apresentar aos alunos o alfabeto e promover situaes que lhes possibilitem a descoberta de que se trata de um conjunto estvel de smbolos as letras, sejam consoantes ou vogais cujo nome foi criado para indicar um dos fonemas que cada uma delas pode representar na escrita, representando os sons das palavras que falamos.

(i) Compreender a categorizao grfica e funcional das letras

Tipos de letras Maisculas e Minsculas Posio da letra na palavra

(ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra ( de forma e cursiva) Letras de forma, cursiva, ... Em sala de aula, essa questo poder ser encaminhada de maneira produtiva com flexibilidade e sensibilidade para o aprendizado especfico que estiver em foco a cada momento.

Propiciar aos alunos o manuseio de escritos diversos, impressos e manuscritos, perguntando-lhes em que gneros de texto e em que suportes existentes na sociedade se podem encontrar exemplos de cada tipo de escrita, pedindo-lhes que classifiquem as letras quanto a suas caractersticas grficas. Quanto ao aprendizado da escrita, necessrio orientar os alunos a traar os diferentes tipos de letra, buscando propiciar-lhes o domnio dos instrumentos da escrita e tambm o domnio das formas de registro alfabtico.

Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita


Nosso sistema de escrita alfabtico - cada som representado por uma letra ou seja, cada fonema por um grafema. Atividades: Identificao de /f/ em um grupo de palavras; Contraposio de palavras parecidas: casa / mala bola / cola maleta / muleta organizar letras para formar frases

Dominar as relaes entre grafemas e fonemas


Os fonemas so representados por grafemas na escrita. Grafema = letra ou grupo de letras (nh, lh) Correspondncia rara em que um fonema representado por um nico grafema, e esse grafema s representa esse nico fonema: fonema /p/ grafema P; fonema /b/ grafema B; fonema /f/ grafema F; fonema /v/ grafema V. As relaes que predominam so as complexas, que dependem da posio do fonema-grafema na palavra (so posicionais), ou dos fonemas/grafemas que vm antes ou depois (so contextuais).

Atividades baseadas na decomposio e composio de palavras em slabas. Separar em slabas palavras faladas e observar de que maneira essa separao se configura na escrita ajuda os alunos na identificao e percepo da representao grfica dos fonemas.
Identificao e comparao da quantidade, da variao e da posio das letras na escrita de determinadas palavras: bingo, texto com lacunas, colocao de palavras em ordem alfabtica, confronto entre a escrita produzida pelo aluno e a escrita padro.

Prever o significado das palavras a serem reconhecidas na leitura pode ser uma chave importante na decifrao das seqncias de grafemas e no aprendizado das relaes fonemas/grafemas. Essa proposta corresponde natureza da lngua, na medida em que considera as dimenses fonolgica e semntica, que funcionam integradamente no sistema lingstico. *** BOLA, CARRO, PETECA Mesmo campo semntico. A busca do sentido pode se valer de elementos como o conhecimento do suporte (livro didtico? livro de histria? jornal? cartaz?) e do gnero do texto que est sendo lido (lista de nomes de colegas? lista de materiais escolares? histria? notcia? aviso?).

Escrever listas teis de nomes, de objetos ou de decises, etiquetas que serviro para organizar a sala de aula, pequenos avisos, etc., o aluno se v desafiado a grafar as palavras que quer empregar e isso provoca a necessidade de refletir e formular hipteses sobre como cada fonema e cada slaba pode ser representado na escrita. Considerando a complexidade do sistema, importante que se leve em conta, no trabalho de alfabetizao, o princpio de progresso do mais simples ao mais complexo.

Os alunos no vo conseguir, ao final do primeiro ano, dominar todas as regras ortogrficas.


Esse um trabalho a ser desenvolvido no apenas no decorrer dos trs primeiros anos da alfabetizao, mas ao longo do Ensino Fundamental, considerando a progresso da complexidade dessas regras e as situaes de uso. Para esse aprendizado, so muito teis as discusses coletivas da adequao ortogrfica de textos produzidos pelos alunos, bem como a orientao do trabalho de autocorreo, a partir do estabelecimento de critrios compatveis com o desenvolvimento j alcanado pelas crianas e os avanos que o professor ou a professora pretende desencadear.

(i) Dominar as regularidades ortogrficas recomendvel que nesse momento do ensino da escrita a sistematizao em sala de aula se oriente pelo critrio da progresso, indo do mais simples para o mais complexo: dos casos nos quais os valores atribudos aos grafem as independem do contexto para os casos nos quais os valores dos grafemas dependem do contexto. Grafemas cujo valor no depende do contexto: P, B, T, D, F, V Grafemas cujo valor dependente do contexto: a) Considerando as consoantes; b) Considerando as vogais; c) Considerando a morfologia (ii) Dominar as irregularidades ortogrficas Importante integrar ao aprendizado do cdigo escrito e da ortografia a dimenso semntica da lngua. O professor ou a professora pode contribuir apontando esses casos, dirigindo para eles a ateno e a memria dos alunos. possvel promover jogos ortogrficos, como palavras cruzadas, desafios, charadas, caa palavras, com palavras cuja grafia precisa ser memorizada. Crianas em alerta para as grafias que podem lhes trazer dificuldades e estimul-los a procurar a soluo de suas dvidas no dicionrio ou na consulta aos professores, aos colegas, a outros adultos.

40

DESENVOLVER ATITUDES E DISPOSIES FAVORVEIS LEITURA

O sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a funo de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de acesso pblico e privado aos textos impressos (bibliotecas), quando identifica pontos de compra de livros (livraria, bancas, etc.).

CAPACIDADE QUE PRECISA SER EXERCITADA E AMPLIADA DURANTE TODA A TRAJETRIA ESCOLAR

Pode e DEVE ser iniciado antes que as crianas tenham aprendido a decodificar e reconhecer globalmente as palavras!

Um exemplo recente de novas prticas ou formas de ler est relacionado ao uso do computador: para inserir-se nesse novo uso, preciso manusear a mquina e adquirir outros comportamentos, como buscar informaes na Internet, participar de bate-papo nos chats, mandar correspondncias (emails) para diferentes pessoas, entre outras possibilidades.

COM RELAO AOS TRS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAO, DESEJVEL QUE AT O TERCEIRO ANO OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
Utilizar bibliotecas para manuseio, leitura e emprstimo de livros, jornais, revistas.
Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais); Utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas.

Engajar-se na produo e organizao de espaos para realizao de leituras, tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais, realizando leituras para outros colegas, para outras classes, para grupos de amigos, para a escola como um todo.

DESENVOLVER CAPACIDADES DE DECIFRAO

saber decodificar palavras - identificao das relaes entre grafemas (letras) e fonemas (sons); saber ler reconhecendo globalmente as palavras - quando algum no precisa analisar cada parte das palavras, porque j as reconhece instantaneamente.

desenvolver fluncia em leitura - capacidade de ler com fluncia e silenciosamente. Est associada a: 1. A ampliao de seu vocabulrio, ao domnio progressivo das estruturas sintticas da lngua escrita e do aumento do conhecimento de mundo. 2. possibilidade de, com base nesses conhecimentos, diminuir a quantidade de unidades utilizadas para compor o texto.

QUATRO PRINCPIOS PARA A ELABORAO DE ATIVIDADES

O primeiro deles consiste em diminuir a quantidade de informao visual para apoio do leitor. O segundo princpio est baseado no trabalho com o vocabulrio e com estruturas sintticas freqentemente utilizadas em textos escritos. Evidentemente, no preciso (nem produtivo)ensinar anlise sinttica para os alunos iniciantes. Mas vale a pena fazer atividades em que os alunos, a partir de um conjunto pr-definido de palavras, possam formar frases; ampliar sentenas por meio do acrscimo de novas unidades e palavras, ou colocar palavras em lacunas retiradas de frases ou textos.

Terceiro - consiste em levar o aluno a usar intensivamente seu conhecimento prvio para formular hipteses sobre o que ler ou estar lendo, buscando, tambm confirm-las. (com base no ttulo, sobre o que voc acha que texto vai falar? que tipo de texto ser? com base no conhecimento de outros textos do autor, como voc acha que o texto ser? de acordo com o que foi lido at agora, o que voc acha que acontecer?). Quarto - Leitura em voz alta, em situaes mais formais, aps uma preparao prvia. Para que a leitura em voz alta seja fluente, a criana precisar, progressivamente, fazer previses, utilizar seus conhecimentos lingsticos com maior intensidade.

COMPREENDER TEXTOS

Componentes
A compreenso linear, a produo de inferncias, a compreenso global.
A compreenso linear do texto diz respeito capacidade de reconhecer informaes visveis no corpo do texto e construir, com elas, o fioda meada que permite a apreenso de sentidos.

Produzir inferncias. Trata-se de ler nas entrelinhas ou compreender os subentendidos, realizando operaes como associar elementos diversos, presentes no texto ou que fazem parte das vivncias do leitor, para compreender informaes ou inter-relaes entre informaes que no estejam explicitadas no texto.

IDENTIFICAR FINALIDADES E FUNES DA LEITURA, EM FUNO DO RECONHECIMENTO DO SUPORTE, DO GNERO E DA CONTEXTUALIZAO DO TEXTO

Proporcionar a familiaridade com gneros textuais diversos (histrias, poemas, trovas, canes, parlendas, listas, agendas, propagandas,notcias, cartazes, receitas culinrias, instrues de jogos, regulamentos), lendo para eles em voz alta ou pedindo-lhes leitura autnoma.

(II) ANTECIPAR CONTEDOS DE TEXTOS A SEREM LIDOS EM FUNO DE SEU SUPORTE, SEU GNERO E SUA CONTEXTUALIZAO

Realizar procedimentos ligados antecipao de contedos, como a elaborao de hipteses (este texto trata de que assunto? uma histria? uma notcia? triste? engraado?).

(III) LEVANTAR E CONFIRMAR HIPTESES RELATIVAS AO CONTEDO DO TEXTO QUE EST SENDO LIDO

Levantando e checando hipteses interpretativas, a classe vai produzindo o indispensvel fio da meada, que permite ao leitor compreender o texto.

(IV) BUSCAR PISTAS TEXTUAIS, INTERTEXTUAIS E CONTEXTUAIS PARA LER NAS ENTRELINHAS (FAZER INFERNCIAS), AMPLIANDO A COMPREENSO

A partir de outros textos conhecidos, construir pontes intertextuais, e tambm utilizar-se de conhecimentos que j tm (do tema, da sociedade em geral, da lngua, de sua prpria experincia de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferncias o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cmplice do autor.

Veja um exemplo de inferncia: Maria pediu a Joo para sair. Qual o sujeito de sair? Pode ser Joo, pode ser Maria. Teremos de inferir o sujeito com base em outros elementos: pode ser o que vem antes do texto (por exemplo, Maria precisava ir ao dentista; logo, ela pediu a Joo para ela sair). Podemos inferir o sujeito tambm em funo de nosso conhecimento prvio sobre, por exemplo, a relao entre Joo e Maria: se Joo o chefe de Maria, entendemos que Maria quem pede para sair; se, ao contrrio, Maria chefe de Joo, quem sai ele.

(V) CONSTRUIR COMPREENSO GLOBAL DO TEXTO LIDO, UNIFICANDO E INTER-RELACIONANDO INFORMAES EXPLCITAS E IMPLCITAS

Ler com compreenso implica ser capaz de produzir uma viso global do texto, de tal modo que, ao final da leitura, o leitor saiba do que o texto fala, por onde ele comea, que caminhos ele percorre, como ele se conclui. Isso significa ser capaz de resumir o texto lido e de recont-lo ou repass-lo para algum.

VI) AVALIAR TICA EXTRAPOLAES

AFETIVAMENTE

TEXTO,

FAZER

Partilhar suas atitudes diante do texto com os colegas, avaliando e comentando tica e afetivamente o que leram, concordando ou no com afirmaes e passagens, fazendo extrapolaes.

47

COMPREENDER E VALORIZAR O USO DA ESCRITA COM DIFERENTES FUNES, EM DIFERENTES GNEROS


documentar compromissos divulgar conhecimento se informaes partilhar sentimentos, emoes, vivncias, escreve-se para registrar e preservar informaes e conhecimentos

para organizar rotinas coletivas e particulares.

ONDE??? Nos diversos gneros textuais carta, bilhete, notcia, histrias, informaes, convites, etc. Em diferentes suportes (ou portadores de texto) livros, revistas, jornais, cadernos, encartes, agendas etc.

O QUE PODEMOS FAZER?

Ler em voz alta para eles histrias, notcias, propagandas, avisos, cartas circulares para os pais,etc.;
Apresentar na sala de aula textos escritos de diferentes gneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam); Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro de giz, anotao de decises coletivas, pauta de organizao de trabalhos, jogos e festas coletivos, etc.).

PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS DE GNEROS DIVERSOS, ADEQUADOS AOS OBJETIVOS, AO DESTINATRIO E AO CONTEXTO DE CIRCULAO
O que lembrar ao escrever?

Qual o objetivo da escrita? Quem vai ler o texto? Em que situao o texto ser lido?
E em razo desses fatores?

Qual gnero e qual estilo de linguagem so mais adequados e devem ser adotados.

(I) DISPOR, ORDENAR E ORGANIZAR O PRPRIO TEXTO DE ACORDO COM AS CONVENES GRFICAS APROPRIADAS E (II) ESCREVER SEGUNDO O PRINCPIO ALFABTICO E AS REGRAS ORTOGRFICAS

Saber pegar no lpis e traar letras, compondo slabas e palavras, bem como dispor, ordenar e organizar o prprio texto de acordo com as convenes grficas apropriadas, so capacidades que devem ser desenvolvidas logo no incio do processo de alfabetizao.

Atividades como essas envolvem, simultaneamente, aprendizagens na direo da alfabetizao e do letramento, porque requerem habilidade motora, perceptiva e cognitiva no traado das letras e na disposio do escrito no papel, convidam reflexo sobre o sistema de escrita e suscitam questes sobre a grafia das palavras, ao mesmo tempo em que do oportunidade s crianas de vivenciarem importantes funes da escrita.

(III) PLANEJAR A ESCRITA DO TEXTO CONSIDERANDO O TEMA CENTRAL E SEUS DESDOBRAMENTOS

A chamada coerncia textual diz respeito organizao dos contedos do texto de modo que ele parea, para seus leitores, lgico, bem encadeado e sem contradies.

Essa uma capacidade importante a ser desenvolvida na escola, desde os anos iniciais da alfabetizao. O prprio convvio social proporciona s crianas boas intuies sobre como organizar as idias para produzir textos orais que os ouvintes considerem coerentes.

(IV) ORGANIZAR OS PRPRIOS TEXTOS SEGUNDO OS PADRES DE COMPOSIO USUAIS NA SOCIEDADE

Diz respeito ao modo de organizao do texto em partes. Os diferentes gneros textuais costumam se compor de acordo com um padro estabelecido nas prticas sociais e que tem certa estabilidade. Ex carta comercial, memorando.

Esses padres so pontos de referncia flexveis e no regras fixas, obrigatrias e imutveis.

Ateno

Saber organizar os prprios textos segundo os padres sociais mais aceitos um aprendizado til e relevante.

(V) USAR A VARIEDADE LINGSTICA APROPRIADA SITUAO DE PRODUO DE CIRCULAO, FAZENDO ESCOLHAS ADEQUADAS QUANTO AO VOCABULRIO E GRAMTICA

A variao lingustica acontece no apenas na fala, mas tambm na escrita. consensual a crena de que se vai escola para aprender uma dessas variedades, a que tem maior prestgio social, que a lngua padro escrita ou norma culta.

mui/mulher; vio/velho

No esquece as msicas... A Lista Oswaldo Montenegro Paixo Kleiton & Kledir

Al turma do Bomfim As gurias to tri afim!

A variao lingustica ...

Encarregada de possibilitar a todos os cidados o domnio da variedade padro escrita da lngua, para as prticas de leitura e de produo de textos.
E o aprendizado da escrita ...

No se resume ao domnio do padro culto, porque circulam na sociedade textos escritos tambm em outras variedades lingusticas.
Aprender a escrever inclui...

Saber escolher a variedade adequada ao gnero de texto que se est produzindo, aos objetivos que se quer cumprir com o texto, aos conhecimentos e interesses dos leitores previstos, ao suporte em que o texto vai ser difundido.

(VI) USAR RECURSOS EXPRESSIVOS (ESTILSTICOS E LITERRIOS) ADEQUADOS AO GNERO E AOS OBJETIVOS DO TEXTO

Textos literrios Poesias Letras de msica Cantigas de roda Trava-lngua Parlendas

VACA AMARELA
Vaca amarela fez coc na panela, cabrito mexeu, mexeu, quem falar primeiro comeu o coc dela. Vaca amarela, suti de flanela, cabrito coseu, coseu quem se mexer primeiro ps o suti dela. Vaca amarela fez xixi na gamela, cabrito mexeu, mexeu, quem rir primeiro bebeu o xixi dela. Vaca amarela cuspiu da janela, cabrito mexeu, mexeu, quem piscar primeiro lambeu o cuspe dela.

HAI KAI
uma forma potica de origem japonesa, que valoriza a conciso e a objetividade. Os poemas tm trs linhas contendo na primeira e na ltima cinco caracteres japoneses. Guilhermen de Almeida introduziu o hai kai no Brasil, onde o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo verso possui uma rima interna.

A girafa, calada, l de cima v tudo e no diz nada

fim do dia porta aberta o sapo espia

TRAVA-LNGUA

TEMPO O tempo perguntou ao tempo, Quanto tempo o tempo tem, O tempo respondeu ao tempo, Que no tinha tempo, De ver quanto tempo, O tempo tem SEU TAT O seu Tat t? No, o seu Tat no t, Mas a mulher do seu Tat t. E quando a mulher do seu Tat t, a mesma coisa que o seu Tat t,t? A LARGATIXA DA TIA

Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! S no dia em que a sua tia Chamar a largatixa de lagartixa

O peito do p do pai do padre Pedro preto. A bab boba bebeu o leite do beb . O dedo do Dudu duro A rua de paraleleppedo toda paralelepipedada. Quem a paca cara compra , cara a paca pagar O Papa papa o papo do pato . Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia Norma nina o nen da Neuza A chave do chefe Chaves est no chaveiro . Sabia que a me do sabi sabia que sabi sabia assobiar? Um limo , dois limes , meio limo . muito soc para um soc s coar! Nunca vi um doce to doce como este doce de batata-doce! O padre pouca capa tem, pouca capa compra . Chega de cheiro de cera suja ! preto o prato do pato preto . Bagre branco ; branco bagre Um tigre , dois tigres , trs tigres. Trs tristes tigres trigo comiam

(VII) REVISAR E REELABORAR A PRPRIA ESCRITA, SEGUNDO CRITRIOS ADEQUADOS AOS OBJETIVOS, AO DESTINATRIO E AO CONTEXTO DE CIRCULAO PREVISTOS

A escrita eficiente e independente implica saber planejar, escrever, revisar (reler cuidadosamente), avaliar (julgar se est bom ou no) e reelaborar (alterar, reescrever) os prprios textos. Isso envolve bem mais que conhecimentos e procedimentos, mais do que saber fazer, porque requer a atitude reflexiva de voltar-se para os prprios conhecimentos e habilidades para avali-los e reformul-los.

54

Participar das interaes cotidianas em sala de aula, escutando com ateno e compreenso, respondendo s questes propostas pelo(a) professor(a) e expondo opinies nos debates com os colegas e com o(a) professor(a)

Espao pblico,que tem seu modo peculiar de se organizar.

Possui regras que se referem participao nas interaes orais em sala de aula.

Importante desenvolver a capacidade de interagir verbalmente segundo as regras de convivncia dos diferentes ambientes e instituies.

Alm do jogo de pergunta e resposta e da discusso, normalmente empreendidos nas atividades de interpretao de textos lidos, outras situaes devem ser implementadas para incentivar a participao oral dos alunos: organizao da rotina diria, produo coletiva de textos, decises coletivas sobre assuntos de interesse comum, planejamento coletivo de festas, torneios esportivos, a rodinha e outroseventos.

Respeitar a diversidade das formas de expresso oral manifestas por colegas, professores e funcionrios da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar.

Usar a lngua falada em diferentes situaes escolares, buscando empregar a variedade lingstica adequada.

Na convivncia social, importante saber qual variedade lingstica usar em diferentes situaes. No se fala sempre do mesmo jeito, em todas as circunstncias. Numa festa familiar, numa conversa descontrada, falar bem usar o dialeto cotidiano, de uma maneira coloquial. Numa reunio de trabalho com o chefe e os colegas, numa discusso com outros membros da associao comunitria, falar bem saber expor a prpria opinio com clareza e educao, numa linguagem mais cuidada que a de uso caseiro. Saber adequar o modo de falar s diferentes interaes uma capacidade lingstica de valor e utilidade na vida do cidado e por isso que deve ser desenvolvida na escola.

También podría gustarte