Está en la página 1de 29

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALSENAI

Marianny Dantas
Mossor/2014

a quebra ou ruptura de qualquer osso do corpo humano; Pode lesar outras estruturas vizinhas, como nervos, vasos sanguneos, msculos, articulaes e tendes. Causas: acidentes de trnsito, trabalho, esportivos, quedas e esforo fsico realizado de forma incorreta.

Fechadas- os ossos fraturados no perfuram a pele; Abertas- osso fraturado perfura a pele;

Sinais e sintomas:

Dor que piora com a palpao ou movimentao; Edema; Hematoma; Perda da funo; Deformidade do segmento afetado; Sentir, na palpao, o atrito das superfcies fraturadas.

Complicaes Hemorragias; Embolia; A compresso ou leso de nervos e artrias pode provocar paralisia, paresia (perda da sensibilidade.) e isquemia do membro fraturado.

Mexer o mnimo possvel; Verificar a presena de outras leses (exemplo: hemorragia);

No remover o cliente antes de imobilizar a rea afetada;


No tentar alinhar o osso para seu local; Imobilizar.

FECHADAS Imobilizar: Colocar talas para sustentar o membro; Envolv-las com panos; Apoiar o membro fraturado na tala; Fix-lo com tiras de pano ou ataduras, sem apertar muito; Imobilizar as articulaes acima e abaixo da fratura;

ABERTAS
Fazer curativo protetor sobre o ferimento com gaze ou pano limpo; Se houver hemorragias cont-las; Imobilizar do mesmo modo que a fechada; Observar as extremidades quanto : cor, temperatura e presena de pulso.

Providenciar atendimento.

a leso das partes moles, provocada por batida, sem soluo de continuidade da pele.
SINAIS E SINTOMAS Dor local; Edema; Equimose infiltrao de sangue nos tecidos por ruptura de capilares. Hematoma- coleo de sangue pela ruptura de um vaso de maior calibre;

PRIMEIROS SOCORROS No-movimentao afetada, da parte

Aplicao de compressas frias ou bolsa de gelo por 48 horas e, em seguida, aplicao de calor para auxiliar na reabsoro de lquidos extravasados. Pode haver a necessidade colocar uma bandagem compressiva.

Entorse o estiramento dos ligamentos adjacentes a uma articulao e a distenso refere-se ao estiramento dos msculos. Sinais e Sintomas: Dor local; Dificuldade de movimentao; Edema.

PRIMEIROS SOCORROS: A parte afetada mantida elevada e em repouso; Aplica-se compressas frias ou bolsa de gelo por 48 horas e, aps, aplicao de calor;

Dependendo da extenso e gravidade, necessrio imobilizar o membro ou, ainda, encaminhar o cliente para cirurgia - como nos casos de ruptura de ligamentos e laceraes.

A luxao a separao de dois ossos de uma articulao, causada pela ruptura dos ligamentos. Sinais e sintomas: Dor intensa; Perda das funes; Deformidade; Edema.

PRIMEIROS SOCORROS: Imobilizao provisria da parte afetada ; Realize a analgesia, aplique compressas de gelo; Tratamento mdico - que inclui reduo da luxao e mobilizao com gesso.

Atravs das vrtebras passa a medula espinhal que transmite os impulsos nervosos; Uma leso na medula leva a perda definitiva de movimentos ou funes do corpo; Suspeitar da fratura na coluna Vtima inconsciente; Com dores nas costas e pescoo; Formigamento e dormncia; No conseguir sentar ou mexer parte do corpo.

Sinais e Sintomas: No paciente consciente ocorre: Dor no local do trauma, Perda de sensibilidade ou paralisia abaixo do nvel da leso; No paciente inconsciente ocorre: Perda de reflexo com flacidez (principalmente perda do controle vesical e intestinal); Respirao diafragmtica; Hipotenso com bradicardia.

No mexer, nem deixar tocar na vtima; Manter vitima agasalhada e imvel; Observar respirao e pulso- RCP - S/N; ABCDE; Imobilizar cervical Transportar somente em extrema necessidade sem movimentos bruscos: Providenciar maca; Transferir com no mnimo 3 pessoas (em bloco); Improvisar colar cervical; Fixar a vtima na maca com 4 faixas;

Suspeitar quando h:
Leses na cabea e face; Cefaleia Tonturas; Amnsia; Convulso; Enjoos e vmitos; Alterao na respirao.

Alterao da conscincia;
Rigidez ou flacidez muscular; Perda de sangue pelo nariz, ouvidos ou boca; Perda de massa enceflica e/ou liquor; Alteraes no tamanho das pupilas;

ESCALA DE COMA DE GLASGOW

Resultados
Igual ou inferior a 8 coma ou traumacranioenceflico grave; Entre 9 e 12 so considerados moderados;

Entre 13 a 15 so designados como leves.

Olho de Guaxinim

Sinal de Batlle

Realizar ABCDE; Imobilizar cervical; Apoiar a cabea em local macio; Se houver sangramento cobrir com gaze com compresso direta da leso;

Enfaixar a cabea, sem apertar;


Avaliar sinais vitais e Glasgow;

Se for necessrio transportar preferir maca; Atendimento mdico com urgncia; AVALIAR CONSTANTEMENTE: Nvel de conscincia, alteraes pupilares e presena de convulses.

PODE OCASIONAR : Obstruo das vias areas; Pneumotrax; Hemotrax; Trax instvel provocado por mltiplas fraturas de costelas; Tamponamento cardaco; Ruptura do diafragma; Dor torcica; Dispneia; Taquicardia; Hipotenso arterial;

PODE OCASIONAR:

Cianose;
Inquietao;

Perda da conscincia;
Parada cardiorrespiratria.

Deitar a vtima em superfcie plana; No realizar movimentaes desnecessrias; Caso seja necessrio imobiliz-la em maca ou tbua revestida com panos macios; Manuteno das vias areas desobstrudas; Aspirao de secreo; Administrar oxignio ;

SE HOUVER ABERTURA:

Tapar ferimentos externos;


Pressionar com gaze ou pano limpo;

Prender o curativo com faixa ou cinto.

También podría gustarte