Está en la página 1de 22

Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Materiais e Tcnicas Construtivas III

Grupo:
Amandha Moraes Cristiane Nunes Luana Broner Nataly Pfeiffer Thayssa Szymanskyj Turma A11 Data: 25/04/2011 Prof. Bruno

ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAO preparao da matria-prima e da massa formao das peas

tratamento trmico
acabamento

Preparao da Matria-Prima
Aps a minerao, os materiais so beneficiados ( desagregados ou modos) e classificados de acordo com a granulometria .

Preparao da Massa
Os materiais cermicos geralmente so fabricados a partir da composio de duas ou mais matrias-primas, alm de aditivos e gua; Dosagem das matrias primas e dos aditivos.

Formao das Peas


Colagem, prensagem, extruso e torneamento.

Tratamento Trmico
Secagem e queima.

Acabamento
Polimento, corte, furao, entre outros.

Esmaltao e Decorao
Camada de esmalte ou vidrado.

A Alvenaria Estrutural um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a funo estrutural so de alvenaria.

Na Alvenaria Estrutural, elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificao do processo construtivo, reduzindo etapas e mo-deobra, com conseqente reduo do tempo de execuo.

O bloco e os tijolos cermicos com funo estrutural devem apresentar as dimenses nominais conforme tabela abaixo: (segundo INMETRO)
Largura (cm) Altura (cm) 11,5 11,5 19 Comprimento do Bloco 24 24 29 39 29 39 29 39 Comprimento (cm) Comprimento do 1/2 bloco Amarrao L 11,5 11,5 14 26,5 19 31,5 14 19 34 14 34 19

Amarrao T 36,5 41,5 51,5 44 54 49 59

14 19

19 19

So materiais que servem para dividir compartimentos ou ved-los. Quando sobrepostos e rejuntados formam o que se chama de alvenaria ou, vulgarmente, paredes. Os blocos tambm podem desempenhar funo estrutural, formando alvenarias portantes. Assim, existem no mercado blocos para uso de vedao e para uso portante.

Vantagens da utilizao de blocos cermicos


Leveza e maior rapidez na execuo da obra; Isolamento trmico e acstico superior; Propicia a construo racionalizada Diminuio dos desperdcios dos materiais (componentes, argamassa de assentamento e reboco); Decrscimo na espessura de revestimento gesso, reboco ou textura, podendo aplicar diretamente sobre o bloco. Grande reduo na quantidade de ferro, cimento, areia, brita; Dispensa a utilizao de tbuas, quando utilizar as canaletas prprias; Canteiro de obra menos congestionado e espao mais limpo; Facilita as prumadas das paredes; Alta resistncia mecnica e preciso dimensional.

Bloco furado: Tanto suas medidas como o nmero e a forma dos furos variam. Os
furos podem ser prismticos, com base quadrada, ou cilndricos.

Bloco furado para vedao 10x20x20

Bloco furado para vedao 10x20x30

Blocos furados portantes da famlia 20x20x40

Tijolo baiano Tm em sua parte externa uma srie de rachaduras para facilitar a
aderncia da argamassa de revestimento e seu interior tem pequenos canais prismticos ou, como se diz popularmente, furos. Em geral, encontra-se os de 6 furos e de 8 furos, mas h uma grande variedade de tijolos furados. Suas vantagens so a rapidez na execuo, baixo peso e preo acessvel. o tipo de tijolo mais barato do mercado, por outro lado tem maior ndice de quebras. No suporta cargas estruturais porm comparado ao tijolo comum possui desempenho trmico superior.

TIJOLO BAIANO BLOCO DE 8 FUROS

Peso por Unidade: 2Kg

PRODUTOS CERMICOS PARA CONSTRUO Classificados em: materiais cermicos comuns materiais cermicos de alta vitrificao (materiais de loua e materiais de grs cermico) materiais de cermica refratria

MATERIAIS CERMICOS COMUNS


Materiais de argila tambm chamados de cermica vermelha. Dentre os materiais de argila destacam-se os porosos (tijolos, telhas, tijoleiras, etc.) e os vidrados ou gresificados (tijolos e telhas especiais, ladrilhos, etc.).

Tijolos e Blocos:
Servem para dividir compartimentos ou ved-los formando a alvenaria, ou vulgarmente, paredes. Assim, existem no mercado blocos para uso de vedao e para uso portante. Devemos atentar para certas particularidades, quando recebemos o material na obra: quando muitas quebras indicam material fraco, no devendo ser utilizado; quando com miolos escuros indicam material cru; e quando com cores muito carregadas indicam excesso de vitrificao.

Variam em forma e dimenso, podendo ser classificados em:

Tijolo macio

Bloco furado

Bloco especial furado

Tavela

Elementos vazados ou cobogs :


Formam alvenarias vazadas que evitam o superaquecimento do ambiente iluminado, permitindo a passagem da luz e da ventilao. Inicialmente feitos em cimento, hoje so construdos em argila, vidro e cermica.

Canaletas :
Elementos cermicos com forma de U ou J, usados para concretar vigas e vergas ou o contorno em volta das lajes, respectivamente.

Telhas:
Usadas na confeco de coberturas. Devem apresentar bom acabamento, com superfcie pouco rugosa, sem deformaes, defeitos, manchas, eflorescncia ou ndulos de cal. Realizar o teste do som (devem emitir som metlico, indicando efetividade na queima e no presena de fissuras). A norma tambm estabelece que a telha deve ser impermevel, absorver no mximo 20% de gua e resistir flexo, alm de possuir as devidas tolerncias dimensionais e empenamento adequado. So basicamente dois tipos de telhas, com grande variedade de formas: Telhas de encaixe com salincias e reentrncias em suas bordas

Francesa

Romana

Termoplan

Telhas de capa e canal. As telhas de capa so convexas e se apiam em canais, estes so cncavos e se apiam em ripas.

Paulista Colonial

Plan

Tijoleiras :
So tijolos de pequena espessura, em torno de 2 cm, empregados na pavimentao. So fabricados em diversos tamanhos e formas, as mais comuns so retangulares. Destinam-se tambm a arremates, como degrau, peitoril e pingadeira.

Ladrilhos: Empregados no revestimento de pisos e paredes, encontrados de vrios formatos onde se destacam o quadrado, retangular e sextavado.

MATERIAIS CERMICOS DE ALTA VITRIFICAO


Divididos em: Materiais de loua azulejos loua sanitria pastilhas

Materiais de grs cermico manilhas (tubulaes para gua e esgoto)

MATERIAIS DE CERMICA REFRATRIOS


Os mais comuns so os tijolos macios de 50 mm x 100 mm x 200 mm, prprios para a execuo de fornos, lareiras, chamins e etc.

Cermica Ermidas
Empresa que fabrica blocos cermicos h 40 anos. Produz tanto blocos estruturais como de vedao. Blocos estruturais de 14x19x29 ou 14x19x14 (mais comuns). Blocos de vedao de 11,5x14x24 ou 11,5x14x11,5 (mais comuns). Outros blocos: canaletas, hidrulico, eltrico, blocos para lajes, entre outros.

Selecta Blocos
Empresa que produz em torno de 180.000 m2 de alvenaria/ms. Produz tanto blocos estruturais como de vedao, assim como a Cermica Ermidas, seus blocos tem variados tamanhos, dependendo da modulao de cada projeto. Outros blocos: canaletas, hidrulico, eltrico, blocos para lajes, entre outros.

http://www.selectablocos.com.br/ae_intro.html http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001665.pdf http://www.fea.fumec.br/biblioteca/artigos/civil/alvenaria.pdf

http://www.abceram.org.br/asp/abc_5.asp
http://www.ceramicaermida.com.br/

También podría gustarte