Está en la página 1de 24

PROJETO DE PROTEO AMBIENTAL APRESENTADO AO CURSO: PROGRAMA DE INFORMTICA INTEGRADA- PROINFO INTEGRADO CENTRO DE ENSINO MDIO FLIX CAMOA

PROFESSORAS: MARILENE P. GUIMARES, ROSILDE AIRES, EVANICE MATOS E ELIANA OLIVEIRA.

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PROJETO DE EDUCAO AMBIENTAL PORTO NACIONAL

OBJETIVO
Proporcionar ao aluno a compreenso de que Educao Ambiental Escolar um processo participativo, em que o educador orienta, e o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnstico dos problemas ambientais e busca de solues, tanto no ambiente escolar como na sociedade, sendo preparado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de habilidades e formao de atitudes, desenvolvendo uma conduta tica, condizentes ao exerccio da cidadania.

COM BASE NESSE PROJETO O ALUNO DEVE COMPREENDER QUE:


a) A Educao Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma

convivncia harmoniosa com o ambiente e as demais espcies que habitam o planeta, auxiliando-o analisar criticamente o princpio antropocntrico, que tem levado destruio inconseqente dos recursos naturais e de vrias espcies. b) Considerar que a natureza no fonte inesgotvel de recursos, suas reservas so finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdcio e considerando a reciclagem como processo vital as demais espcies que existem no planeta merecem respeito. Manter a manuteno da biodiversidade fundamental para a sobrevivncia; c) Planejar o uso e ocupao do solo nas reas urbanas e rurais, considerando que necessrio ter condies dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, reas destinadas produo de alimentos e proteo dos recursos naturais.

d) Compreender que a escola um local onde o aluno dar seqncia ao seu processo de socializao. O que na escola se faz ou se diz ou se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prtica, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formao de cidados responsveis. e) Considerar a importncia da temtica ambiental e a viso integrada do mundo, no tempo e no espao, a escola dever oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenmenos naturais, as aes humanas e sua conseqncia para consigo, para sua prpria espcie, para os outros seres vivos e o ambiente. fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construo de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudvel.

Com os contedos ambientais permeando as disciplinas de geografia, LEM- Ingls e Biologia do currculo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudar o aluno a perceber a correlao dos fatos e a ter uma viso holstica, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educao Ambiental deve ser abordada de forma sistemtica e transversal, em todos os nveis de ensino, assegurando a presena da dimenso ambiental de forma interdisciplinar nos currculos das diversas disciplinas e das atividades escolares. d) A fundamentao terico/prtica dos projetos ocorrer por intermdio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e sadas a campo. Esse processo oferece subsdios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a histria da rea para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais. Os contedos trabalhados sero necessrios para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, elaborao de pequenos projetos de interveno. Considerando a Educao Ambiental um processo contnuo e cclico, o mtodo utilizado pelo Projeto de Educao Ambiental Porto Nacional desenvolver aes que possibilitem os alunos a aprender na prtica a preservar o meio ambiente.

PRINCPIOS GERAIS DA EDUCAO AMBIENTAL:

Sensibilizao: processo de alerta, o primeiro passo para alcanar o pensamento sistmico; Compreenso: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais; Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista; Competncia: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema; Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova tica capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.

PROPOSTAS DE TRABALHO: Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui rea verde, horta, separao de lixo, etc.); Levantamento dos projetos que esto sendo desenvolvidos nas escolas; Acompanhamento de projetos especficos nas escolas que sero desenvolvidos pelos professores (horta comunitria, reciclagem de lixo, bacia hidrogrfica como unidade de estudo, trilhas ecolgicas, plantio de rvores, recuperao de nascentes, etc...); Mobilizao de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a populao sobre as questes ambientais; Realizao de campanhas educativas utilizando os meios de comunicao disponveis, imprensa falada e escrita, distribuio de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a populao em relao problemtica ambiental;

Promover

a integrao entre as organizaes que trabalham nas diversas dimenses da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementao dos direitos de cidadania no cotidiano da populao. Com o intuito de levar s escolas e comunidade o conhecimento necessrio para a construo da cidadania sero envolvidos diferentes rgos que asseguram os direitos e deveres de cada indivduo na sociedade. Entre esses rgos podemos citar, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Vigilncia Sanitria, etc. Sero trabalhados temas relacionados melhoria da qualidade de vida da populao, por exemplo:

.Lixo (reduo, reutilizao e reciclagem); .Lixo Hospitalar (destinao); gua (consumo, disperdcio, poluio); Florestas (porque preserv-las?); Fogo (preveno, efeitos negativos ao meio ambiente); Agrotxicos (riscos para a sade, danos ambientais); Caa ilegal; Respeito aos animais silvestres e domsticos; Drogas; DST Doenas sexualmente transmissveis; Segurana no trnsito; Respeito ao prximo; Noes de sade (higiene, preveno de doenas); Cidadania (direitos do cidado), etc...

Ao implementar um projeto de educao para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e populao uma compreenso fundamental dos problemas existentes, da presena humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crtico como cidados de um pas e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competncias e valores que conduziro a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes dirias e as suas conseqncias no meio ambiente em que vivem. Como o aluno ir aprender a propsito do ambiente, os contedos programticos lecionados, tornar-se-o uma das formas de tomada de conscincia, tornando-se, mais agradveis e de maior interesse para o aluno.

PARCERIAS: Centro de Ensino Mdio Felix Camoa Prefeitura Municipal de Porto Nacional Diretoria Regional de Ensino Universidade Federal do Tocantins

RELATRIO DE ATIVIDADES REFERENTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Tambm realizamos outras atividades: Para iniciar os trabalhos com a escola elaboramos um questionrio com o objetivo de fazer um levantamento ambiental das escolas, cada escola recebeu um questionrio juntamente com um comunicado sobre o trabalho de Educao Ambiental que ser desenvolvido no Centro de Ensino Mdio Felix Camoa. Realizamos um levantamento na videoteca da escola, sobre os vdeos educativos que iremos utilizar.
Em uma breve reunio com a chefia da Vigilncia Sanitria Municipal, discutimos sobre o recolhimento dos pneus, para sabermos mais verificamos com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre o destino desses lixos. Realizou-se uma reunio com agentes de sade no Centro de Ensino Mdio Flix Camoa, a fim de repassar informaes sobre algumas dificuldades que os mesmos encontram no seu trabalho, pois esto diretamente em contato com a populao. Tiraram dvidas sobre a questo do lixo depositado em terrenos baldios, pneus e outros assuntos para que eles possam esclarecer a comunidade de maneira mais clara e correta; Visitamos o lixo para sabermos como est sendo tratado o nosso lixo; Participamos de Seminrios sobre Legislao Ambiental Mata Ciliar, promovido pela Coordenadora de Currculo de geografia a senhora Eliana Oliveira.

ANEXO QUESTIONRIO LEVANTAMENTO DO PERFIL AMBIENTAL DA ESCOLA Nome da escola CEM FELIX CAMOA Nome do diretor (a) Vita Fernandes Brito Dias Tel. 33635311 01 - Quantos professores atuam na escola? 23 02 - Quantos alunos esto matriculados? 1002 03 - Quantos residem na zona rural? 24 04 - A escola desenvolve projetos na rea ambiental? SIM ( x) Sim ( ) No 05- Quais so os projetos que esto sendo desenvolvidos atualmente? Recicly, Palestras de conscientizao e preservao do meio ambiente. 06 - Quantos professores esto envolvidos no desenvolvimento dos projetos? 03 07 - Como a participao e o envolvimento dos alunos nos projetos? Abraaram a causa 08 - Quais so as principais dificuldades encontradas pelos professores que desenvolvem projetos? Falta de tempo, para melhor dedicao.

09 - Os professores so incentivados e motivados para estarem desenvolvendo pequenos projetos ou atividades ambientais com seus alunos? Sim 10 - A escola possui rea arborizada, horta, ou outros espaos que podero ser utilizados para trabalhar Educao Ambiental? Sim 11 - Na escola existe o processo de separao do lixo produzido pela comunidade escolar? Esta em andamento a coleta seletiva. 12 - O que feito com o lixo separado? Os orgnicos so usados como adubo, os reciclveis so separados para coleta e ou reciclados dentro da prpria unidade escolar. 13 - Os professores realizam atividades com os alunos fora da escola? Sim. 14 - Quais so os principais locais utilizados pelos professores? Na orla, no lixo, estao de tratamento de gua e esgoto, cerrado portuense e outros. 15 - A escola realiza visitas a campo, para trabalhar a realidade local sobre as questes ambientais? SIM 16 - Dos locais abaixo relacionados, assinale quais j foram visitados pelos alunos sob orientao dos professores. ( x ) Lago Tocantins ( x ) Visita a saneatins estao de tratamento ( x ) Coleta de lixo na orla da praia ( x ) Estudo dos animais em extino no cerrado tocantinense ( x ) Impactos do lago ( x ) Nascentes do lago Tocantins ( x ) Visita ao lixo ( aterro sanitrio) ( x ) Ambiente Escolar ( x ) Queimadas do cerrado

RELATRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AO MS DE JUNHO Acompanhamento nas atividades de coleta e separao do lixo trazido pelos alunos; Entrevista na rdio Tocantins sobre Legislao Ambiental; Reunio com o Comandante do Corpo de Bombeiros para esclarecimento dos impactos e queimados em nosso estado; Vistoria na rea que podero ser plantadas mudas de espcies nativas; Palestra em nossa Unidade Escolar; Divulgao do projeto Lixo no perdido, Lucro garantido na rdio Tocantins e no Jornal do Tocantins; Acompanhamos um grupo de alunos, onde os mesmos realizaram o plantio de mudas nativas; Organizao e coordenao do Ciclo de Palestras em comemorao Semana do Meio Ambiente que foi realizado na primeira semana de junho. Elaborao do panfleto sobre o projeto RECICLY; Reunio com o Secretario de Meio Ambiente para discutir sobre uma suposta Cooperativa dos catadores de lixo reciclvel; Vistoria na usina de reciclagem; Visita nas escolas convidando-as para participarem do Ciclo de Palestras em comemorao Semana do Meio Ambiente;

ANEXOS Projeto: Horta na Escola

Envolvidos alunos e funcionrios da escola

Projeto: RECICLY

Colaboradores: Alunos, professores, pais, funcionrios, direo da Escola.

Consulte este site: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2&Sub Editoria=3&Ver=1

https://docs.google.com/leaf?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00ND c5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl=en https://docs.google.com/leaf?id=0B50OFc11y7MNNjZlNjE4NjUtM2M2Mi00MWZkL Tk2ODQtMzJmODg0NGE5NjEx&hl=en https://docs.google.com/leaf?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00ND c5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl=en

También podría gustarte