Está en la página 1de 1

BOLVIA, PAS SEM LITORAL: UMA PROBLEMTICA DE DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS

INTRODUO O ACESSO AO MAR COMO UM DIREITO? Os conflitos existentes entre pases para garantir acesso ao mar, problemtica atinente ordem econmica equitativa entre Estados, objeto de estudo do direito do mar, que por sua vez enquadrado como subdiviso do direito internacional pblico martimo. Tal tema foi normatizado na Conveno das Naes Unidas para o Direito do Mar, quando trata da figura do Estado Sem Litoral (Landlocked State LLS) em seu artigo 69. Ficou determinado no dispositivo citado que, levando em conta os fatores econmicos e geogrficos pertinentes a todos os Estados interessados na mesma sub-regio em que haja LLS, estes tem direito de participar equitativamente no aproveitamento de uma parte apropriada dos excedentes dos recursos vivos das Zonas Econmicas Exclusivas ZEE de Estados costeiros. Acordos bilaterais, sub-regionais ou regionais deveriam ser o meio para estabelecer os termos e condies de tal participao dos LLS. Uma vez que a CNUDM estabelece devida considerao pela busca por uma ordem econmica internacional justa, faz-se responder em que medida a inacessibilidade ao mar afeta o desenvolvimento humano, para que se legitime o fomento a ajustes jurdicos internacionais e diplomticos que tragam o que foi estabelecido em Montego Bay. MATERIAL E MTODOS - OS ASPECTOS ECONMICOS, POLTICOS E JURDICOS DA PROBLEMTICA DO ACESSO AO MAR PELOS ESTADOS SEM LITORAL Diferenas no PIB per capita Empregando o princpio econmico da dependncia nos vizinhos de Adam Smith, a doutrina entende que as dificuldades estruturais de transporte terrestre dos LLS e dos Estados costeiros, a necessidade de travessia de fronteiras e o custo desvantajoso do trnsito em terra comparado ao martimo so dificultadores constantes economia desses pases, cujas economias so baseadas na exportao de commodities. A falta de acesso ao mar acaba se tornando um bice alarmante ao desenvolvimento, como se constata nas diferenas grficas ao lado. A dependncia de bons laos diplomticos com pases vizinhos outro desafio encontrado, apesar de fazer parte da agenda da CNUDM para o enfrentamento desse desfavorecimento geogrfico. Apenas este ano se viu o incio da efetividade de acordos bilaterais entre Bolvia e Peru. No obstante, o sistema internacional de proteo aos direitos humanos encaram esse tema como parte de sua agenda. Duas ilustraes disso podem ser o aceite por parte da CIJ no peticionamento da Bolvia pelo acesso ao mar da Arica, atravs do territrio do Chile e a existncia do Escritrio da ONU dos Altos Representantes para os Pases Menos Desenvolvidos, Sem Litoral e Pequenos Insulares (UM-OHRLLS).

RESULTADOS H EFETIVIDADE?

justamente emblemtico o caso boliviano frente vulnerabilidade da questo, posto que o Chile, Estado costeiro na melhor posio a promover equidade na repartio de recursos vivos do mar, deixou de manter laos diplomticos com a Bolvia desde 1978, mesmo depois da criao da Conveno de Montego Bay (1982). Uma vez que as questes estruturais de transporte para fins de comrcio s podem avanar se h cooperao internacional, percebe-se a falta de mecanismos regionais de fomento ao desenvolvimento, orientao esperada quando a Conveno foi redigida. CONCLUSO QUAL A ORIENTAO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? Os direitos humanos podem agregar valor agenda do desenvolvimento, vez que relatrios e conferncias polticas buscam identificar e mensurar as vulnerabilidades decorrentes da inacessibilidade ao mar. No apenas isso, mas tambm transferir prioridade aos que sofrem privaes. Tais medidas representam uma orientao moral inserida no contexto jurdico humanitrio, que tem vinculado as instituies e a legislao de modo a garantir o desenvolvimento humano.

DISCUSSO QUAIS SERIAM AS NOVAS ABORDAGENS PARA O ASSUNTO? Solucionar a problemtica exposta atravs de um vis humanitrio se torna uma abordagem vlida, uma vez analisado o Relatrio Global das Naes Unidas para o Desenvolvimento Humano de 2000. Uma das propostas trazidas seria justamente o fomento a trabalhos estatsticos e gerao de informao como modo de mobilizar as mudanas polticas. Outra recomendao a extenso da responsabilidade dos Estados para alm de suas fronteiras nacionais, a fim de combater os desajustamentos jurisdicionais, os de incentivos estatais e os de participao. Finalmente, seria essencial engajar os atores internacionais pela efetividade da ao interestatal em trs mbitos: a) reforas a cooperao para o desenvolvimento baseada nos direitos, sem condicionalidades; b) reforar abordagens regionais; c) dar maior sustentao aos mecanismos internacionais dos direitos humanos.

REFERNCIAS FAYE, Michael L. The Challenges Facing Landlocked Developing Countries. Journal of Human Development. v. 5, n. 1, Mar. 2004. SERIEUX, John. The impact of the global financial and economic crises on the development of the landlocked developing countries. Disponvel em: <www.un-ohrlls.org>. PNUD Brasil. Relatrio do Desenvolvimento Humano 2000: direitos humanos e desenvolvimento humano. Disponvel em: <www.pnud.org.br>.

También podría gustarte