Está en la página 1de 10

O baldrame o tipo mais comum de fundao.

. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construda diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. mais empregada em casos de cargas leves como residncia construdas sobre solo firme. O alicerce a base que sustenta a casa, d solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes A sapata preferida onde o baldrame no recomendado, quer pelo peso do prdio ou pela baixa resistncia do solo. A sapata um bloco de concreto armado construdo diretamente sobre o solo dentro de uma escavao. Isto acontece quando o peso da casa grande (como em sobrados) ou quando a casa construda em terrenos fracos. Neste caso dever ser adotada a sapata como fundao. A sapata pode ser do tipo SAPATA CORRIDA ou SAPATA SIMPLES.

A sapata corrida um tipo de fundao contnua que transfere as aes das estruturas para o solo atravs da sua aba.(Uma espcie de base alargada).

A resistncia do solo, deve ser condizente com aos esforos mecnicos a que so submetidos as aes dos painis e estruturas para as bases.

Pode-se dizer que uma viga de concreto armado de base alargada (aba), para melhor distribuir a ao oriunda do painel (ou parede) ao solo. construda numa vala sobre um solo cuja resistncia condizente com a intensidade de carregamento a ela transmitida pela largura da aba da sapata. O solo do fundo da vala deve ser apiloado e um lastro de concreto magro geralmente colocado.

A sapata corrida pode ser classificada em rgida ou flexvel, dependendo das dimenses das abas. O dimensionamento da armadura leva em considerao essa diferena, devido variao distinta da tenso normal no solo. Na prtica, adota-se geralmente a sapata rgida. A sapata corrida interessante em solos com boa resistncia a aproximadamente 60 cm da superfcie.
*Diagramas de tenso na interface sapata/solo.

A vantagem no custo da sapata corrida que ela pode ser confeccionada em alvenaria e no necessita de vigas e pilares para a sustentao do peso da parede e do telhado, porm vale ressaltar que a alvenaria deve ser toda com tijolo macio.

O contrapiso pode ser constitudo de concreto ou de uma estrutura com perfis galvanizados apoiados na sapata. A configurao da sapata corrida, contudo, determina a necessidade de executar o contrapiso de maneira independente. Nesse caso, pode-se fazer economia caso no haja necessidade de armadura, o que j ocorre na adoo do radier.

A desvantagem no custo da sapata simples em comparao a sapata corrida, que ela necessita de baldrames, vigas e pilares (colunas) para fazer a distribuio e a concentrao do peso das paredes, laje e telhado, porem o tipo de fundao que proporciona maior resistncia em casos de moradias com mais de um pavimento (sobrados).

También podría gustarte