Está en la página 1de 10

As formas de governo e suas diferenas

Qual a primeira palavra que vem sua cabea ao olha para estas imagens? Ser que em todos os lugares do mundo elas tm o mesmo significado?

Monarquia algumas caractersticas


Monarquia o nome dado ao regime poltico comandado por um monarca (rei, imperador, prncipe,) Na maioria dos casos a monarquia hereditria participao do povo na escolha do monarca. e no h

O local onde o monarca vive e trabalha chamada corte, e os cidados de uma monarquia so referidos como sditos. Esta foi a primeira forma de governo utilizada pelas sociedades humanas desde a Antiguidade. Alguns pases ainda hoje adotam esta forma de governo.

O Brasil j teve um monarca?


O que esta bandeira nos diz a respeito do Brasil?

Antes de vir para o Brasil, D. Joo era prncipe de Portugal. Em 1808, ao chegar no Brasil, tornou-se o primeiro monarca a habitar o pas quando ele ainda pertencia Portugal.

Filho do rei e da rainha, chegou ao Brasil com 9 anos. Foi ele quem proclamou nossa independncia, tornando-se o primeiro Imperador do Brasil e iniciando o regime monrquico no Brasil.

D. Pedro II: o ltimo monarca

15 de novembro: Feriado Nacional

A Repblica uma forma de governo em que o chefe do Estado eleito pelos cidados ou seus representantes, tendo a sua chefia uma durao limitada

Como funciona uma Repblica?

Num regime republicano o chefe de Estado, normalmente chamado presidente,


A forma de eleio normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o pas. A maioria dos pases ocidentais utilizada essa forma de governo, mas existem variaes conforme a realidade poltica e social de cada pas.

Smbolos da Repblica Brasileira


O Braso Nacional ou Armas Nacionais um smbolo que no centro h um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O smbolo cruzeiro do sul est no centro sobre uma espada. Um ramo de caf est na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrio Repblica Federativa do Brasil

O Selo Nacional usado para autenticar documentos e atos do governo e tambm para autenticar outros tipos de documentos como diplomas e certificados. Seu smbolo (muito parecido com a bandeira nacional) representado por uma esfera com as estrelas com a seguinte frase:Repblica Federativa do Brasil

Monarquia e Repblica: uma comparao


No Brasil a monarquia durou de 1822 at 1889 (68 anos) e o poder poltico era dos monarcas. A partir de 1889 passamos a ter uma repblica, ou seja, um regime comandado pelos presidentes. Essa a nossa forma de governo atual e j passou por vrias transformaes.

También podría gustarte