Está en la página 1de 40

FACULDADES ALVES FARIA ALFA METODOLOGIA CIENTFICA

Profa. Ms. Sonilda Aparecida de Ftima

Historicidade do Conhecimento
Conhecimento humano formado a partir de explicaes para vrios questionamentos; Construo de saberes garantiam sobrevivncia fsica do Homem e supriam seu desejo em ter sua vida facilitada: automveis, telefone, rdio, computador Maior exploso tecnolgica da histria da humanidade. Grande alterao na vida do Homem.
2

IDADE ANTIGA Desenvolvimento tcnico, cultural e instituies sociais: famlia e Estado Utilizao da gua com irrigao natural (Egito, Mesopotmia e China) Continente Americano legado cultural (civilizaes maias, incas e astecas) Inveno da escrita, domnio da botnica, mineralogia, engenharia Grandes correntes religiosas e o pensamento abstrato (Scrates, Plato e Aristteles) No ocidente o legado das civilizaes grego romanas permanece at hoje Repblica)
3

IDADE MDIA Abarca mil anos (476 a 1453) DOMNIO DA Igreja Catlica Teocentrismo IDADE MODERNA (1453-1789) //RENASCIMENTO, Reforma Kuterana Descartes, Bacon, Locke, /spinoza, Kant e Hegel discutem a teoria do conhecimento Galileu ruptura com a cincia contemplativa IDADE CONTEM[PORNEA A mecanizao liberta o homem do trabalho.
4

NVEIS OU TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Emprico


Conhecimento Filosfico Conhecimento Teolgico

Conhecimento Cientfico
5

EMPRICO
Popular, vulgar ou senso comum; o conhecimento obtido pela experincia cotidiana; espontneo, sensitivo, subjetivo, superficial, destitudo de mtodo; um conjunto de informaes no-sistematizadas que aprendemos por processo formais, informais e, s vezes, inconscientes, e que inclui um conjunto de valoraes. So as lendas, crenas, costumes, supersties... 6

FILOSFICO
Se

interessa pelas questes que dizem respeito reflexo humana, iluminada pela razo, e em busca das causas mais profundas; Procura responder s grandes indagaes do esprito humano; Segue essencialmente o mtodo racional; A cincia procura descobrir o como, a filosofia tem como objetivo descobrir o porqu.
7

TEOLGICO ou RELIGIOSO
Baseia-se na verdade revelada; uma reflexo racional e sistemtica que pressupe a f; As verdades so indiscutveis, inquestionveis e infalveis, pois consistem em revelaes da divindade. A adeso das pessoas passa a ser um ato de f; 8 O objeto os dados da f.

CONHECIMENTO CIENTFICO
Busca

constante de

explicaes e

solues; Exige a utilizao do mtodo cientfico processos, tcnicas especiais para a anlise, compreenso e interveno na realidade; um conhecimento falvel por no ser definitivo, absoluto ou final a cincia sempre dinmica.

Tipos de Conhecimento Senso Comum


No utiliza metodologia de pesquisa; Baseado na sabedoria popular; Conhecimento intuitivo / espontneo; Subjetividade (minha experincia).

CHC Cientfico
Utiliza metodologia de pesquisa; Baseado na investigao cientfica; Mtodos e tcnicas especficas; Objetividade (neutralidade); Objeto especfico; Linguagem rigorosa; Processo cumulativo de 10 CHC.

Trabalhos acadmicos devem ser produzidos e apresentados de acordo com a metodologia cientfica. As regras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) do os guias de metodologia para a refncia e apoio aos alunos de iniciao cientfica. A Disciplina de Metodologia Cientfica tem a funo de estimular os alunos a se enganjarem no processo de descoberta do conhecimento cientfico, ensejando que se aprimorem no contedo e na forma sua produo 11 intelectual.

Resumos
Resumo um recurso didtico muito difundido na prtica educativa. O professor em geral no especifica a modalidade e o aluno no sabe o que apresentar Envolve uma atividade intelecual indispensvel para a aquisio de conhecimentos Pode ter vrias formas e cada um apresenta 12 caractersticas prprias.

RESUMO ESQUEMTICO Identificar ttulo, autor, elementos no textuais, sublinhar palavras ou expresses desconhecidas, assinalando na margem direita dvidas e destaques.
Forma de tpicos
13

CAPA PGINA DE ROSTO RESUMO REFERNCIA

14

RESUMO DESCRITIVO

Indica as principais idias do autor. Ampliao do esquema elaborado Necessita de uma segunda leitura Apresenta as idias principais de forma resumida.

15

RESUMO INTERPRETATIVO
uma forma mais elaborada de resumo, em que se estabelece um dilogo com o autor. Texto prprio, incluindo a interpretao pessoal. Exige leitura reflexiva problematizando o texto Fazer apreciao crtica quanto ao contedo 16 e abordagem do autor.

INTRODUO contextualizao do texto, apresentando informaes sobre o autor, a obra e os objetivos que motivou a produo do resumo. RESUMO Revela-se as idias principais do texto analisado, bem como os comentrios pessoais feitos pelo autor do resumo. CONCLUSO apreciao a respeito da clareza e importncia do texto, relevncia e contribuio para o crescimento profissional. REFERNCIA indicao da fonte
17

O QUE UM PROJETO DE PESQUISA? Um projeto de pesquisa serve para mapear um caminho a ser seguido durante a investigao; o planejamento de uma ao a ser empreendida; Deve responder as seguintes perguntas: - O que pesquisar? - Por que pesquisar? - Para que pesquisar? - Como pesquisar? - Quando pesquisar? - Com que recursos? E pesquisado por quem? 18

Elaborao do Projeto de Pesquisa (etapas):


1) Escolha e delimitao do tema (assunto): - O tema ou assunto o fato (objeto) que se deseja estudar; - Depende dos motivos (os porqus) e dos objetivos (para que); Um tema / assunto deve levar em considerao:
Inclinaes pessoais do pesquisador (motivao); Disponibilidade de tempo, recursos financeiros... Um objeto que tenha relevncia cientfica; O assunto ser o objeto da pesquisa.

19

Escolha do Tema: a) Desenvolver o hbito de leitura b) Fazer uma lista de possveis temas c) Delimitar tema ou objeto de estudo d) Levar em conta o prprio interesse e) Manter-se aberto ao dilogo

f) Sentir-se seguro(a) da escolha


g) Expressar o tema em um ttulo conciso e objetivo
20

2) Justificativa e viabilidade do tema: - Relevncia social e cientfica do tema;

-O tema vivel? Existe material bibliogrfico para pesquisa / consulta?

21

3) Formulao do Problema: - Transformar o assunto/tema escolhido em problema; - Surge de uma curiosidade a respeito de algo; - A pesquisa gira em torno da soluo do problema; - Geralmente apresentado de forma interrogativa.
22

Como Problematizar:
a) Descrever de maneira simples e direta:
Problematizar levantar questes sobre o tema. Devem ser utilizadas palavras-chave relacionadas ao tema , procurando expressar em poucas linhas a situao-problema.

b) Formular Questes: Conjunto de questes que mostrem


a relao da pesquisa com o seu campo de estudos. Questes devem ser relevantes, viveis, originais, adequadas ao tempo e aos recursos que se dispe. Pergunta central desdobrada em perguntas secundrias.
23

4) Levantamento de Hipteses:
- uma tentativa provisria (suposio) para explicar ou responder a determinado problema (teoria); - Problema e Hiptese interligados; - Hipteses - forma positiva, no sentido de responder questo formulada no problema.
24

- A hiptese surge aps formulao do problema;


- uma verdade pr-estabelecida, com o apoio de uma teoria; - Os fatos podero verificar ou no a hiptese;

- Pode ser confirmada ou no no invalida o estudo; - Indica caminhos ao investigador sobre o que ele quer pesquisar.
25

5) Enunciado dos Objetivos:


-Para que fazer? Qual a finalidade? -Uso do verbo no infinitivo: Estudar, analisar, determinar, verificar, caracterizar...

Objetivo Geral: viso global / abrangente.

Objetivos Especficos: mais delimitado/ especfico.


26

6) Referencial Terico-Metodolgico:
Constitui a teoria ou as teorias que sustentaro conceitualmente a pesquisa. (Importncia do levantamento bibliogrfico). Deve-se levar em conta os seguintes aspectos: a)Relao do problema da pesquisa com o referencial terico escolhido; b)Relao das hipteses e dos objetivos levantados no projeto com a teoria que se pretende desenvolver.
27

Como Facilitar a Fundamentao Terica:


a) Identificar as teorias utilizadas por outros pesquisadores b) Ter clareza nas definies conceituais

c) Localizar fontes de consulta


d) Fazer uma leitura crtica das principais fontes

e) Definir fundamentao terica


f) Ser organizado
28

7) Cronograma: Orienta o pesquisador quanto ao tempo que vai gastar em cada etapa, desde a apresentao do projeto de pesquisa para a aprovao do seu orientador, at a defesa pblica.

29

Fevereiro

Pesquisa bibliogrfica e documental Levantamento bibliogrfico Seleo e leitura do material


Coleta de dados (entrevistas, aplicao de questionrios, visitas a arquivos, etc.) Tabulao e anlise dos dados coletados Escrita do texto Escrita do texto Reviso do texto Apresentao banca

Maro

Abril

30

8)Referncias ou Bibliografia: Deve conter a indicao de todos os documentos / fontes que foram efetivamente citados no corpo do trabalho. Forma de lista e em ordem alfabtica; Digitadas com espao simples e separadas uma da outra por espao duplo e com alinhamento esquerda.
31

Referncias:
Composto pela lista de publicaes efetivamente
citadas no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. Observar padres definidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) em vigor poca da realizao do trabalho. Refletem o referencial terico e so indicadores da qualidade da pesquisa devem ser criteriosamente selecionadas, observando pertinncias e guardando devida coerncia entre os diferentes autores.
32

Exemplos de Referncias Bibliogrficas CAMINO, Lencio. Anlise psicossocial do preconceito: uma construo cientfica. 2. ed. So Paulo: Vozes, 2002. SANTOS, M. H. Raa e religio. 2002. 150 f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Psicologia, Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2002.

33

Exemplos de Referncias Bibliogrficas MONTEIRO, M. B. Relaes intergrupais. In: VALA, J. (Org.). Psicologia social. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2000. cap. 3, p. 53-65. SANTOS, L. Conflito e racismo. Psicologia Reflexo e Crtica, So Paulo, v.14, n. 2, p. 143-157, jan. 2002. NUNES, H. P. Gesto estratgica das micro e pequenas empresas. 2005. 120 f. Monografia (Especializao) Curso de Ps-Graduao em Administrao, Faculdades Alves Faria, Goinia, 2005. Disponvel em:<http://www.alfa.br/pos_graduacao/trabalhos>. 34 Acesso em: 23 fev. 2007.

CITAES
a meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. a) Citao Direta: a transcrio literal / direta do texto de outros autores. b) Citao Indireta: a reproduo de idias de outro autor, mas com outras palavras.

c) Citao de Citao ou Citao de Segunda Mo: a transcrio direta ou a reproduo de idias (indireta) de outro autor, cuja obra original no se teve acesso.
35

Citaes no corpo do texto sem transcrio literal


Como defende Santos (2002), ... Santos (2002) defende que ... Recentemente, Santos (2002) defendeu que ... Segundo Santos (2002), a psicologia social estuda...

O preconceito seria formado a partir das relaes 36 entre os grupos ( SANTOS, 2002).

Citaes no corpo do texto com transcrio literal

Citaes curtas at trs linhas: insere-se no texto e entre aspas duplas; colocar a pgina.
Segundo Santos (2002, p. 27) os grupos informais possibilitam o bem estar social e psicolgico.

37

Citaes no corpo do texto com transcrio literal

Citaes longas mais de trs linhas: pargrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, letra menor (tamanho 10), sem aspas e espao simples.
O subsistema fraternal o primeiro laboratrio no qual as crianas podem experimentar relaes com iguais. Dentro deste contexto, as crianas apiam, isolam, escolhem um bode expiatrio e aprendem umas com as outras [...] Podem assumir diferentes posies, trapaceando um com o outro. (SANTOS, 1988, p. 63) 38

Citaes no corpo do texto citao de citao ou citao secundria


Freud (apud MAGALHES, 1996) afirma que a

personalidade autoritria influncia dos pais.

constituda

pela

- Apud citado por, consultado em, segundo... - Li Magalhes e no Freud. - Nas Referncias Bibliogrficas citarei a obra de 39 Magalhes, pois foi a que tive acesso.

Vencer no competir com o outro. derrotar os seus inimigos interiores. a prpria realizao do ser.
(Annimo).

Obrigada e BOM ESTUDO !!! Prof. Sonilda Aparecida


40

También podría gustarte