Está en la página 1de 17

Dcada de 1950: insero psicologia na sade. Final de 1970: Insero psiclogo nos servios de sade.

Finalidade: construir modelos alternativos ao hospital psiquitrico.

Fatores que contriburam para insero do psiclogo sade:


Reduo do mercado de atendimento privado; Crtica psicologia clnica tradicional.

1980: desenvolvimento psicologia na sade pblica:


Marcado pela realizao de diversos concursos

pblicos em instituies municipais, estaduais e federais de sade.

Os novos princpios que embasam os cuidados sade mental valorizam o atendimento do paciente dentro do seu contexto e o trabalho em equipe.
Mudanas no modelo de sade e na concepo de que a sade deve ser desenvolvida e no apenas conservada.

nfase na promoo e preveno de doenas abre uma nova dimenso dos fenmenos de sade e de doena.
O que demanda a reflexo de novas tcnicas e ferramentas da psicologia.

Definio: campo interdisciplinar preocupado com a aplicao dos conhecimentos e tcnicas psicolgicas sade-doena e os cuidados de sade.
Objetivos: promoo e manuteno do bemestar de indivduos, comunidade e da populao.

Destinada a entender as influncias psicolgicas sobre como as pessoas permanecem saudveis, por que ficam doentes e como agem como adoecem. Crescimento da rea est ligado a trs fatores:
Evidncia do aumento de doenas e mortalidade causadas

pelo estilo de vida.

Fortalecimento da ideia de que os indivduos so

responsveis pela sua sade.

Aumento da discordncia do modelo mdico.

Sade mental: CAPS/CERSAMs Sade da famlia: PSF; NASF Hospitais

Ncleo de Apoio Sade da Famlia (Nasf):


O Ministrio da Sade, por meio da portaria n. 154, de 24 de janeiro de 2008, autorizou a implementao dos Ncleos de Apoio Sade da Famlia.

Servio de apoio ao Programa Sade da Famlia. Objetivo:


Ampliar a abrangncia e o alvo das aes da

ateno bsica, bem como sua resolubilidade, apoiando a insero da Estratgia de Sade da Famlia na rede de servios e o processo de territorializao e regionalizao a partir da ateno bsica.

O NASF renem profissionais de diversas reas no atendimento populao:


Psiclogo mdicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras); professores de educao fsica nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudilogos, terapeutas ocupacionais.

A equipe dos Nasfs atua como formuladora de solues s questes apontadas pelas equipes de sade da famlia, auxiliando em sua implementao, ou atua como uma espcie de ambulatrio especializado? Ou ambos? Como estabelecer esses limites?

Atividades fsicas e prticas corporais voltadas promoo da sade e preveno de doenas; Prticas integrativas e complementares; Reabilitao; Alimentao e nutrio; Assistncia farmacutica; Servio social; Sade mental; Sade da criana; Sade da mulher; Sade do idoso.

Os profissionais atuaro em parceria com os profissionais das ESF;


Compartilhamento das prticas em sade nos territrios sob responsabilidade das ESF;

Apoio s equipes por meio de processos de educao permanente;


No se constituem como porta de entrada do sistema; Devem atuar de forma integrada rede de servios de sade, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF; Os profissionais devem conhecer a realidade do territrio em que vive a populao que est sob sua responsabilidade.

O psiclogo na ateno primria deve conhecer as diretrizes da Reforma Psiquitrica, as diretrizes do SUS, os princpios de uma clnica antimanicomial, o territrio, e deve, sobretudo, saber analisar as relaes de poder estabelecidas entre os grupos de uma comunidade. Deve, ainda, saber trabalhar em equipe. Enfim, deve entender que a sade um sistema complexo que exige respostas complexas.

Conselho Federal de Psicologia. A prtica da psicologia e o ncleo de apoio sade da famlia / Conselho Federal de Psicologia. Braslia : CFP, 2009.172 p.
PIRES, A. C. T. e BRAGA, T. M. S.O psiclogo na sade pblica: formao e insero profisisonal. Temas em Psicologia: Ribeiro Preto, vol. 17. n. 1, 2009.

También podría gustarte