Está en la página 1de 24

PESQUISA DE MERCADO

CONCEITOS ETAPAS

CONCEITOS
Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratgias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrncia, enfim, obter informaes que possam orientar no s a formulao de um plano de marketing, como a tomada de decises mais cotidianas. (IBOPE)

CONCEITOS
Pesquisa de Mercado
Instrumento que liga, por meio da informao, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, pblico.

CONCEITOS
DADOS PRIMRIOS

So dados no disponveis ou inacessveis para consulta. Normalmente tratam de situaes especficas e demandam estudos personalizados para sua coleta e anlise.

CONCEITOS
Dados Secundrios

So dados j disponveis para consulta, podendo esta ser gratuita ou remunerada. Normalmente tratam de situaes gerais e podem ser consultados em bancos de dados oficiais como o IBGE, centros de pesquisas universitrios como a FGV e ainda em institutos privados como IBOPE, DATAFOLHA, etc

CONCEITOS
Universo

Totalidade dos indivduos (Ex: moradores da Grande Vitria)

Populao

Conjunto da totalidade dos indivduos sobre o qual se faz uma inferncia (Ex: moradores da Grande Vitria membros da classe mdia)

Amostra

Parte selecionada da populao que ser analisada de forma representar a populao que se pretende estudar.

MTODOS
QUANTITATIVO Este mtodo adequado quando se deseja conhecer a extenso - estatisticamente falando - do objeto de estudo, do ponto de vista do pblico pesquisado. Aplica-se nos casos em que se busca identificar o grau de conhecimento, as opinies, impresses, seus hbitos, comportamentos, seja em relao a um produto, sua comunicao, servio ou instituio.

MTODOS
QUALITATIVO

adequado na investigao de atitudes, valores, percepes e motivaes do pblico pesquisado, com a preocupao primordial de entend-los, em toda a sua profundidade. Ou seja, o Mtodo Qualitativo oferece informaes de natureza mais subjetiva e latente. Isto implica no s uma anlise do discurso do entrevistado, como tambm de sua postura mais global, diante das questes que lhe so colocadas.

MTODOS Quadro Comparativo


QUANTITATIVO

QUALITATIVO

Aspectos numricos Objetiva dimensionamento, quantificao Existe uma dependncia numrica da amostra Mostra-se frgil quanto s mudanas ambientais e aos efeitos do tempo Normalmente sofre menores influncias do pesquisador

Aspectos textuais Busca o aprofundamento, avalia comportamentos Existe uma dependncia qualitativa da amostra (homogeneidade) Menos suscetvel s mudanas ambientais e efeitos do tempo Pode sofre maiores influncias do pesquisador

MTODOS Quadro Comparativo


QUANTITATIVO

QUALITATIVO

mensurao quantidade tamanho nmeros questionrios amostra tabulao tabelas estruturada

avaliao opinies juzos sensaes roteiro discusses de grupo entrevistas em profundidade recrutamento transcrio no-estruturada

REAS DE PESQUISA
PESQUISA DE PRODUTO

Aceitao e potencial de novos produtos Estudos de produtos concorrentes Testes de produtos existentes
Embalagens

PESQUISA DE PROPAGANDA

Motivao de propaganda Mdia Eficcia dos anncios Day after recall / memorizao dos anncios Estudos da concorrncia

REAS DE PESQUISA
PESQUISA CORPORATIVA/NEGCIOS

Previses e tendncias de negcios Preos Localizao de fbricas, depsitos, aquisies, operaes Mercados internacionais SIM (Sistema de Informao de Marketing) Empregados da empresa

REAS DE PESQUISA
PESQUISA DE VENDAS E DE MERCADO

Mensurao de potencial de mercado Anlise dos segmentos de mercado Determinao das caractersticas do mercado Anlise das vendas Estabelecimento das cotas e territrios de vendas Estudos dos canais de distribuio Teste de mercado e auditoria de lojas Painis de consumidores Estudos de comisses de vendas Estudos sobre promoes de vendas

FONTES
PRIMRIAS

obtida diretamente com os respondentes de Pesquisas, como acontece mais comumente nas Pesquisas de Mercado e de Opinio.

SECUNDRIAS

estatsticas e indicadores de mercado, obtidos internamente, ou em publicaes setoriais e oficiais.

PERIODICIDADE DA REALIZAO
CONTNUA (longitudinal)

a Pesquisa que fornece fluxo constante e peridico de informaes, levantando a mesma informao, em intervalos regulares, junto ao mesmo segmento de pblico. So exemplos de Pesquisa contnua mais comuns o Painel, envolvendo sempre os mesmos entrevistados, ao longo do tempo, e o Tracking, cujos entrevistados variam, mas mantendo-se o mesmo perfil.

PERIODICIDADE DA REALIZAO
AD HOC a Pesquisa feita sob encomenda, especfica para determinado produto e cliente.Refere-se a grupos diferentes, fornecendo informaes diferentes sobre problemas especficos.

Exemplos: comportamento e atitudes em relao a um produto, avaliao de campanhas, teste de produtos e de conceitos, imagem e estrutura de concorrncia.

PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (1)


ANLISE DA SITUAO E DEFINIO DO PROBLEMA

Nesta fase busca-se uma real compreenso do negcio que se pretende analisar e do momento que este vem passando, bem como so levantadas quais perguntas devero ser respondidas. Neste momento mister que se desenvolva um debate sobre a utilizao dos resultados, visando entender as principais necessidades que devero ser atendidas pela pesquisa.

Definir o problema de estudo consiste em identificar o pblico-alvo a ser estudado e que tipo de informaes devero ser coletadas sobre ele. Principais informaes a serem obtidas:

Caractersticas demogrficas Comportamentos de consumo Atitudes dos consumidores Processo de deciso de compra

1. 2.
3. 4. 5. 6. 7.

Perguntas-chave: Qual o problema a ser resolvido pela empresa? Que tipo de informao relevante para a resoluo do problema? Como sero obtidas essas informaes? Qual a relao existente entre as informaes obtidas? O que revelam as informaes obtidas? Quem pode ter interesse nas informaes obtidas e nas concluses apontadas e que uso pode fazer delas? Como comunicar essas informaes e concluses aos interessados / usurios?

PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (2)


DEFINIO DOS OBJETIVOS

Definir os objetivos do projeto de pesquisa o ponto mais importante desta fase, e um dos mais relevantes no projeto. a partir do objetivo que todas as formulaes, consideraes e questionamentos sero constitudos. O objetivo ser a questo-chave (ou resposta a esta) do projeto, podendo ser dividido em sub-objetivos ou objetivos especficos, que juntos iro compor o todo e responder aos anseios do pesquisador.

PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3a)


ELABORAO DO BRIEFING

Briefing uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como resumo. Trata-se de um documento, fundamentalmente curto e direto, que comporta as principais informaes sobre o cliente, a anlise da situao/situao problema e os principais objetivos envolvidos no projeto de pesquisa. Dependendo do profissional encarregado de elabora-lo e de sua capacidade tcnica, o briefing poder conter, tambm, as proposies tcnicas e metodolgicas do projeto.

PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3b)


ELEMENTOS DO BRIEFING

Definir e documentar a situao Especificar a natureza da informao procurada Apresentar o histrico do objeto de estudo e eventuais dados j existentes a seu respeito Precisar a finalidade da Pesquisa: para que tipo de deciso seus resultados sero utilizados Indicar questes especficas a examinar Identificar o pblico a ser pesquisado, ou, na ausncia desta definio, indicaes sobre suas caractersticas Determinar o prazo desejvel.

PESQUISA DE MERCADO ETAPAS (3c)


Briefing ou Descrio da Empresa
A Paradise Kitchens, Inc. foi fundada em 1989 por Randall F. Peters e Leah E. Peters para desenvolver e comercializar a Howlin Coyote Chili, uma linha exclusiva de produtos base de chili, tpicos do Mxico e do sudoeste norte-americano, em pores individuais, para serem consumidos utilizando-se o forno de microondas. A linha de chili Howlin Coyote foi introduzida no mercado de Minneapolis St. Paul em 1990. Em seguida, a linha foi expandida para Denver em 1992 e para Phoenix em 1994. A DESCRIO DA EMPRESA DESTACA A HISTRIA RECENTE E OS LTIMOS SUCESSOS DA ORGANIZAO.

FOCO E PLANO ESTRATGICOS


O Foco e Plano Estratgicos estabelecem a direo estratgica para toda a organizao, uma direo que deve ser coerente com as aes propostas no plano de marketing.

MISSO/VISO METAS ANLISE SITUACIONAL (SWOT Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaas)

También podría gustarte