Está en la página 1de 31

PLANEJAMENTO DE LOGSTICA

Logstica Empresarial e Reversa Prof Marlia Fogaca marilia.fogaca01@etec.sp.gov.br

Para refletir...
O que planejamento?
O que estratgia? O que planejamento estratgico?

O que planejamento logstico?

Planejamento
Planejamento um processo contnuo e dinmico que
consiste em um conjunto de aes intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decises antecipadamente.
Preparar-se

para o inevitvel, prevenindo o

indesejvel e controlando o que for controlvel


(Peter Drucker).
3

Estratgia
A estratgia da empresa consiste do conjunto de mudanas
competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratgia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para

atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que


situao a organizao se encontra,que tipo de organizao se encontra, que tipo de organizao ela ou deseja ser.
4

Planejamento Estratgico
Planejamento estratgico um processo contnuo de,
sistematicamente e com o maior conhecimento possvel do futuro contido, tomar decises atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessrias execuo destas decises e, atravs de uma retroalimentao organizada e

sistemtica, medir o resultado dessas decises em confronto


com as expectativas alimentadas.
(Drucker, 1984)
5

Planejamento Estratgico
um planejamento que tem as metas j definidas da
empresa e atravs disto ele implantar estratgias que sero pontuais para o cumprimento dos objetivos traados pela empresa.

Planejamento Logstico
O objetivo do planejamento logstico desenvolver
estratgias que possam resolver os problemas de 4 reas de destaque em empresas, que so: A) o nvel de servios oferecidos aos clientes; B) a localizao das instalaes e dos centros de distribuio;

C) decises de nveis de estoque e;


D) decises de transportes que devem ser utilizados no desenvolvimento de todo o processo
7

Planejamento Logstico
Estratgia de Estoques
Estratgia de Transportes

Estratgia de Localizao
8

Planejamento Logstico
ESTRATGIA DE ESTOQUE
Nvel de Estoque; Disposio de Estoque; Mtodos de controle de estoques.

Planejamento Logstico
ESTRATGIA DE LOCALIZAO
Numero, tamanho e localizao das instalaes; Decises de localizao; Processo de planejamento da rede de distribuio.

10

Planejamento Logstico
ESTRATGIA DE TRANSPORTE
Modais de transporte; Roteirizao/programao do transportador; Tamanho/ consolidao do embarque.

11

Planejamento Logstico
Todas as quatro reas, so de fundamental importncia para a empresa, suas funes e atividades devem ser planejadas de forma integrada, buscando oferecer um resultado operacional dentro das necessidades que o mercado exige de seus participantes. Levantar informaes sobre o mercado no qual se est inserido e suas respectivas necessidades so de grande validade no processo de planejamento da empresa, bem como, na definio de como sero utilizados os recursos disponveis, alocando-os da melhor maneira possvel.

Planejamento Logstico
A definio dos servios a serem oferecidos aos clientes o que afeta drasticamente toda a viabilidade do negcio. Ele ser o indicador pelo qual o cliente tomar a deciso de utilizar ou no os servios da empresa. Desta forma, atravs do planejamento logstico, a empresa deve estruturar toda sua plataforma de operao, definindo seus padres de nveis de servios que sero oferecidos aos seus clientes.

Componentes do Sistema Logstico


A logstica empresarial envolve todos os ncleos de gesto organizacional a saber: operaes/manufatura, finanas, marketing e pessoas
E abrange todos os processos e subprocessos de abastecimento fsico e de distribuio fsica

14

Planejamento Logstico
O planejamento logstico envolve decises em vrias reas e se desenvolve em trs nveis: estratgico, ttico e operacional.
A diferena principal entre esses nveis o horizonte de tempo dos objetivos e metas e a amplitude destes ltimos.

15

Planejamento Estratgico
Decises de longo prazo, normalmente com horizonte de mais de um ano, sendo que em algumas organizaes pode chegar a cinco anos em virtude dos investimentos relacionados s decises; So definidos os objetivos alinhados misso e valores organizacionais, nveis de investimento, projetos e metas de rentabilidade da organizao. Nos aspectos da logstica, algumas decises do nvel estratgico so: localizao das instalaes, localizao dos centros de distribuio, projeto do sistema de informaes, layout ou arranjo fsico das instalaes etc.
16

Planejamento Ttico
Tem o carter de desdobramento dos objetivos estratgicos nas reas de gesto da unidade de negcios ; Metas fixadas em mdio prazo, normalmente para perodos inferiores a um ano e dependente do horizonte de planejamento do nvel estratgico. o nvel em que so desenvolvidos os processos e definidos os modos de utilizao dos recursos da organizao. Algumas decises nesse nvel so: planejamento dos fluxos internos de movimentao de materiais, nveis de estoques de segurana, nvel de ocupao da capacidade instalada etc
17

Planejamento Operacional
O planejamento operacional se ocupa das decises imediatistas, da gesto da rotina e do acompanhamento dos indicadores de desempenho que assegurem o cumprimento dos planejamentos dos nveis anteriores.
A administrao operacional logstica envolve atividades como: recebimento e rotulagem de materiais para estocagem, alimentao das linhas de produo, determinao de rotas de distribuio, separao de carga de acordo com pedidos e rotas, carregamento, controle de inventrio etc
18

Resumindo...
Em suma, o planejamento logstico busca equacionar as decises sobre estoques e transportes, estabelecendo um apropriado nvel de servio aos clientes, o que envolve vrias atividades.

19

Resumindo...
Os trs nveis de planejamento devem estar alinhados em suas decises de modo que cada qual dos inferiores sustente o anterior, criando consistncia nos objetivos e metas e garantindo a realizao dos planejamentos.

20

Resumindo...

Figura 1 - Nivis Estratgicos


21

Planejamento
O planejamento logstico ampara-se no planejamento estratgico da empresa, sendo assim, ambos devem ser coerentes de forma que os objetivos estipulados sejam atingidos.

Estratgias
Terceirizao (Outsourcing): a pratica em que parte do conjunto de produtos e servios utilizados na cadeia produtiva providenciada por uma empresa externa.

Centralizao: as empresas controlam os fornecedores, os insumos e a distribuio; procuram assim, garantir a qualidade padro de matrias- primas, componentes e produtos finais.

23

Estratgias
Postponement: adiantamento do processo de montagem final de produtos para depois que o pedido do cliente recebido. O postponement pode ser de vrios tipos:
Etiquetagem: os produtos so armazenados sem qualquer rotulo ou etiqueta, permitindo que o cliente possa personaliza-la; Embalagem: vivel para produtos vendidos em embalagens de tamanho diferentes. Montagem: a montagem do produto aguardada at o pedido do cliente, permitindo a personalizao individual do produto; Fabricao: a fabricao concluida aps o recebimento de um pedido do cliente; a justificativa economica o transporte e a armazenagem ao mesmo tempo.
24

Nivel de Servio
Por nvel de servio, entende-se a entrega de valores ao cliente que assegurem a fidelidade. Nvel de servio consiste no processo integral de atendimento ao cliente considerando o desempenho do fornecedor em custo, qualidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade; critrios competitivos cujos nveis definem um potencial fornecedor em um mercado.

25

Nivel de Servio
Na cadeia de suprimentos, o nvel de servio no determinado isoladamente por uma organizao e sim reflexo de suas aes conjuntas.

Nivel de Servio
Segundo Ballou (2006), o servio oferecido envolve elementos de pr-transao, transao e ps-transao comercial. A soma desses elementos compe o nvel de servios ao qual o cliente reage.

Nivel de Servio
O nvel de servio est associado ao planejamento da movimentao de matria-prima, produtos acabados, entrega de bens e servios e contempla tambm elementos que antecedem a concretizao dos aspectos fsicos da logstica. Inclui tambm suporte tcnico ou servios psvendas, sistemas de devolues e reposio de materiais.

Nivel de Servio
Na viso da logstica, consiste na entrega das quantidades certas, na data certa, no local certo e depende dos esforos conjuntos de todos os participantes de uma cadeia de suprimentos, O nvel de servio determina a rentabilidade dos participantes da cadeia.

Nivel de Servio
Gerenciar o nvel de servio no funo exclusiva do profissional de logstica Os custos logsticos crescem medida que maior nvel de servio estabelecido

Nivel de Servio
O nvel de servio determinado no projeto da organizao no nvel estratgico e deve ser realizado nos nveis ttico e operacional, sendo fortemente influenciado pelo relacionamento entre participantes de uma cadeia de suprimentos.

También podría gustarte