Está en la página 1de 23

Potncia Eltrica

Tpicos
Potncia em Corrente Contnua; Potncia em Corrente Alternada; Potncia Ativa; Potncia Passiva; Potncia Aparente; Fator de Potncia.

Potncia eltrica pode ser definida como o trabalho realizado pela corrente eltrica em um determinado intervalo de tempo.

Potncia em Corrente Contnua


Em DC a potncia em Watts o produto da corrente pela tenso: P[W] = V[V] x I[A]; J em Corrente Alternada (AC), no possvel afirmar o mesmo.

Potncia de Corrente Alternada


A Corrente Alternada possui trs tipos de potencia. So elas: Potncia Aparente; Potncia Ativa; Potncia Reativa.

Potncia Ativa
a potncia utilizada pelas cargas; Representa diretamente a energia que est sendo convertida em trabalho em algum equipamento, mquina ou sistema eltrico; a responsvel por gerar calor, luz ou movimento; Ou seja, a potncia que o ser humano consegue utilizar; representada em Watts (W).

Potncia Reativa
Esta a unidade que representa a energia que est sendo utilizada para produzir os campos eltrico e magntico necessrios para o funcionamento de alguns tipos de cargas como, por exemplo, motores, transformadores, cargas no-lineares, retificadores industriais etc.; Ela cria e mantm os campos eletromagnticos de cargas indutivas; Ou seja, uma potncia utilizada por cada componente, aparelho ou mquina. O ser humano no tem controle sobre ela; representada por VAr (Volt-Ampre Reativo).

Potncia Aparente
a potncia absorvida ou disponibilizada pela rede; Ou seja, essa potncia engloba a Potncia Ativa e Reativa. a soma vetorial delas; Atravs dela so calculadas as protees das instalaes eltricas; representada por VA ( Volt-Ampre).

Analogia das Potncias

A Potencia Ativa (W) representa a poro lquida do copo, ou seja, a parte que realmente ser utilizada para matar a sede; A espuma representada pela Potncia Reativa (VAr). Essa espuma est ocupando lugar no copo, porm no utilizada para matar a sede; O contedo total do copo representa a Potncia Aparente.

Concluso: Tanto espuma quanto cerveja ocupam espao no copo, da mesma forma que potncia ativa e reativa ocupam a rede eltrica, diminuindo a real capacidade de transmisso de potncia ativa da rede, em funo de potncia reativa ali presente.

Como medir cada Potncia?


A Potncia Aparente mensurada atravs de um Ampermetro e um Voltmetro. Assim, utilizando Pap = V x I, se obtm a Potncia Aparente; A Potncia Ativa pode ser medida por um Wattmetro, ou pela frmula Pat = R x I; A Potncia Reativa deve ser feita atravs de clculos, ou por um instrumento chamado Varmetro.

Fator de Potncia
Representa o quanto da Potncia Total transformada em trabalho; Indica a eficincia com o qual a energia est sendo usada; Assim, um alto fator de potncia indica eficincia alta. E um baixo fator, eficincia baixa; Por definio, o fator de potncia um nmero adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de potncia igual a zero (0), o fluxo de energia inteiramente reativo, e a energia armazenada devolvida totalmente fonte em cada ciclo. Quando o fator de potncia 1, toda a energia fornecida pela fonte consumida pela carga.

O valor do fator de potncia depende do tipo de carga que instalada no sistema eltrico: Resistiva, Indutiva ou Capacitiva; Com isso, ele assinalado como atrasado, adiantado, ou em fase para identificar o sinal do ngulo de fase entre as ondas de corrente e tenso eltricas que so geradas.

Cargas puras
Cargas puramente Resistivas: fator de potncia unitrio. Ou seja, no teramos perdas por potncia aparente. a situao perfeita, mas ela no existe no sistema eltrico; Cargas puramente Reativas: Toda a Potncia Aparente transformada em Potncia reativa. Pior situao possvel. Mas felizmente ela no existe.

Cargas Mistas
Cargas com impedncia indutiva: produzem Potncia Reativa com a onda de corrente atrasada em relao tenso. Q > 0 e o fator de potncia atrasado. Cargas com impedncia capacitiva: produzem potncia reativa com a onda de corrente adiantada em relao tenso. Q < 0 e o fator de potncia adiantado.

No sistema eltrico, praticamente o nico tipo de carga encontrada o indutivo. Essa carga produzida por praticamente todos os equipamentos eltricos, como motores, transformadores, eletrodomsticos, etc.; Portanto, no nosso projeto, lidaremos com cargas indutivas; Um modo de mensurar o fator de potncia, atravs de um aparelho chamado fasmetro, que fornece a defasagem cos ().

También podría gustarte