Está en la página 1de 12

METODOLOGIA CIENTFICA

Mtodos e Procedimentos de Pesquisa


Objetivos da Pesquisa: Constituem-se em declaraes claras e explicitas do para que se deseja estudar o fenmeno ou assunto, ou seja, o que se pretende alcanar com a realizao da pesquisa.

METODOLOGIA
Como se proceder a pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Ser utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construdos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que ser usada para a tabulao de dados? Como interpretar e analisar os dados e informaes?

METODOLOGIA

Universo da Pesquisa total de indivduos que possuem as mesmas caractersticas definidas para um determinado estudo Amostra parte do universo Instrumentos de Pesquisa instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas. Instrumentos de pesquisa mais utilizados: Observao Entrevista Questionrio perguntas abertas, fechadas e de mltipla escolha Formulrios

COLETA E TABULAO DOS DADOS

Coleta de dados

Como ser o processo de coleta de dados? Como? Atravs de que meios? Por quem? Quando? Onde?

Tabulao dos dados


Como organizar os dados obtidos? Recursos: ndices, clculos estatsticos, tabelas, quadros e grficos

Anlise e discusso dos resultados


Como os dados coletados sero analisados? Confirmar ou refutar hiptese anunciada

Concluso da anlise dos resultados


Sintetizar os resultados obtidos Evidenciar as conquistas alcanadas com o estudo Indicar as limitaes e as reconsideraes

CLASSIFICAO DAS PESQUISAS

A rea da cincia

Pesquisa terica; metodolgica; emprica e prtica. Trabalho cientfico original ou resumo de assunto. Pesquisa exploratria; descritiva; explicativa Pesquisa de campo; Pesquisa de fonte de papel

A natureza

Aos objetivos

Aos procedimentos

Ao objeto

Pesquisa bibliogrfica; Pesquisa de laboratrio; Pesquisa de campo


Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa

A forma de abordagem

SEGUNDO OS OBJETIVOS DA PESQUISA

Pesquisa exploratria
Proporcionar maior familiaridade com o problema Levantamento bibliogrfico ou entrevistas Pesquisa bibliogrfica ou estudo de caso

Pesquisa descritiva
Fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferncia do pesquisador Uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados (questionrio e observao sistemtica)

Pesquisa explicativa
Identificar fatores determinantes para a ocorrncia dos fenmenos Cincias naturais mtodo experimental; cincias sociais mtodo observacional

OBS: A diferena em relao pesquisa exploratria e a descritiva que o assunto pesquisa na ltima j conhecido. grande contribuio das pesquisas descritivas proporcionar novas vises sobre uma realidade j conhecida.

SEGUNDO O OBJETO DE PESQUISA, PROCEDIMENTOS DE PESQUISA E AS FONTES OU TCNICAS DE COLETA DE DADOS

Aplicao de questionrio e entrevista; Pesquisa de Campo; Pesquisa bibliogrfica e documental;

De acordo com Gil (2008), a pesquisa documental guarda estreitas semelhanas com a pesquisa bibliogrfica. A principal diferena entre as duas a natureza das fontes: na pesquisa bibliogrfica os assuntos abordados recebem contribuies de diversos autores; na pesquisa documental, os materiais utilizados geralmente no receberam ainda uma tratamento analtico (por exemplo, documentos conservados em arquivos de rgos pblico e privados: cartas pessoais, fotografias, filmes, gravaes, dirios, memorandos, ofcios, atas de reunio).

Estudo de Caso;

Trata-se de uma modalidade de pesquisa muito especfica, pois consiste no estudo profundo e exaustivo de um nico objeto ou de poucos objetos (um caso particular).

Anlise de Contedo.

SEGUNDO AS FONTES DE ABORDAGEM E NATUREZA DA PESQUISA

Pesquisa quantitativa
Traduz em nmeros as opinies e informaes para serem classificadas e analisadas Utilizam-se tcnicas estatsticas

Pesquisa qualitativa
descritiva As informaes obtidas no podem ser quantificveis Os dados obtidos so analisados indutivamente A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa

HIPTESES

Entende-se como uma declarao que antecipa a relao entre duas ou mais variveis.

Problema, pesquisa e hipteses esto intimamente ligados.


A hiptese uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da reviso bibliogrfica. Nos estudos quantitativos pode ser colocada prova para determinar sua validade. A hiptese conduz a uma verificao emprica e tornar-se importante para que a pesquisa apresente resultados teis. A formulao de hipteses deriva necessariamente do problema de pesquisa.

REFERNCIAL TERICO

Envolve a montagem do quadro referencial terico, de abordagem clssica ou atual, ligado diretamente ao problema de pesquisa, que o aluno utilizar para obter subsdios, visando definir, com mais clareza, os diversos aspectos a serem objeto de levantamento de campo.

REFERNCIAS

DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995.

DIEHL, Astor Antnio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em cincias sociais aplicadas: mtodos e tcnicas. So Paulo: Prentice Hall, 2004. FREIRE-MAIA, Newton. A cincia por dentro. Petrpolis: Vozes, 1998. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

También podría gustarte