Está en la página 1de 18

Faculdade Integrada Brasil Amaznia

Recepo Crtica da Obra Hortncia, de Marques de Carvalho


Danielly Gomes Chaves Giordano Luiza Moreno Carvalho

Introduo

num cenrio naturalista que surge Marques de Carvalho com sua obra Hortncia, a qual constitui o objeto de anlise deste trabalho, e com diversos contos e poemas. Todavia, apesar de possuir uma vasta obra, que abrange diversos gneros, aventurando-se como romancista, contista, poeta e teatrlogo, ainda hoje esse escritor no obteve o devido reconhecimento, principalmente no que diz respeito ao romance naturalista Hortncia, sobre o qual nos propomos a esclarecer as consideraes de crticos como Jos Verssimo, Carmen Rocha e Eidorfe Moreira sobre a obra, buscando entender os pontos em que tais crticos convergem em suas colocaes e pontos nos quais divergem.

Introduo

Considerando-se, principalmente, a importncia do escritor paraense para o mundo das letras em Belm no final do perodo oitocentista, objetiva-se, com este trabalho, apresentar a recepo do romance naturalista Hortncia, de Marques de Carvalho, pela crtica literria, desde o final sculo XIX at a primeira dcada do sculo XXI, para que esses dados possam subsidiar uma discusso acadmica sobre o panorama da Literatura de Expresso Amaznica, fomentando o conhecimento cerca da literatura produzida no Par.

O autor

Joo Marques de Carvalho foi um romancista, poeta, contista, jornalista e poltico paraense, nascido em 6 de Novembro de 1866.; Foi ainda colaborador dA provncia do Par e o criador dos jornais Alfinetadas e Comrcio do Par, e das revistas, em parceria com outros, Arena e A Revista; Um dos fundadores da Academia Paraense de Letras e da Mina Literria, revista organizada e publicada por um grupo de poetas paraenses de 1870 a 1885.

Enredo

A histria se passa entre Hortncia, uma mulata de 15 anos, mas que parecia ter vinte, que mora com a me, Maria, lavadeira h mais de 35 anos, e o irmo, Loureno, mulato alto e forte, amigo da baguna e das mulheres. Certo dia, Loureno convida a me e a irm para irem ao circo. Mais tarde ao dormir tem sonhos libidinosos com uma trapezista americana que vira no circo. Em uma situao inesperada, acaba por ver a irm em trajes menores e transfere a representao da trapezista para a figura da irm. Ainda nesta noite ele invade o quarto de Hortncia e a subjuga. O que viria a acontecer outra vez, quando Hortncia assume ser esta a sua sina e ser este o homem que Deus reservara a ela, aceitando o seu destino como tal. Os dois passam ento a viver maritalmente. A me abandona-os ao descobrir. Mais tarde Hortncia d a luz ao filho que esperava do irmo e acaba assassinada por ele, anos depois, ao recusar a continuar sendo sua mulher e dar-lhe dinheiro para pagar as luxrias.

A recepo da crtica
Quanto a obra e o autor

Jos Verssimo Direi entretanto e j, com toda a franqueza que devo aos que me tm feito o favor de ler e ao Sr. Marques de Carvalho, que no gosto de Hortncia (VESSIMO, 1978, p. 192)

Eidorfe Moreira Por ser inferior a Ingls de Souza como romancista, Marques de Carvalho ficou mais preso as esprito e tendncias do movimento naturalista. (A PROVNCIA DO PAR, 1984, p. 13)

A recepo da crtica

Quanto a personagem Hortncia


Jos Verssimo A crtica nacional em relao ao naturalista prende-se, em maior relevo, ao interesse pela ao e seus personagens. A classificao das trs personagens femininas destacadas de O Homem, A Carne e Hortncia tendo como resumidor a histeria consequncia desta postura. (ROCHA, 2004, p. 57) Eidorfe Moreira [...] a herona do romance no histrica, como Magd de O Homem. (A PROVNCIA DO PAR, 1984, p. 13)

A recepo da crtica

Quanto a personagem Hortncia


Carmen da Rocha Hortncia se ope relao sexual que, na adolescncia, abomina, apesar de sua simplicidade cultural. (ROCHA, 2004, p. 60) A simples rapariga tinha horror ao homem, juno carnal dos corpos [...]. Repugnando-lhe as crapulosas pndegas desonestas de todas as pessoas da sua classe, havia sabido conservar-se pura, inteiramente imaculada de corpo e de esprito reservando com escrpulo a sua pessoa para entrega-la um dia ao homem a quem amasse. (CARVALHO, 1997, p. 48)

A recepo da crtica

Quanto a ausncia de densidade literria


Eidorfe Moreira O romance de Marques de Carvalho tem fora, mas no tem densidade; e a prpria simplicidade do enredo leva-nos a considera-lo antes uma novela do que um romance. (A PROVNCIA DO PAR, 1984, p. 13)

A recepo da crtica
Quanto a esttica naturalista

Rolavam numa fria brutal, pelo soalho nu da pea, porejando viscoso suor morno e excitante, com as grenhas soltas, eriadas, os lbios trmulos na juno dos beijos frvidos, as pupilas dilatadas como se desejassem abranger dum relance todos aqueles abismos de amor que lhes cavavam nas almas furiosas de excitao e ventura (CARVALHO, 1997, p. 131) Eidorfe Moreira [...] o romancista emprega ao relacionamento dos dois irmos um carter to cru, que dificilmente outro romance naturalista superar o do autor paraense neste particular. Em termos de carnalidade, Hortncia teria sido o romance mais representativo do Naturalismo no Brasil, se tivesse magnitude literria para tal (A PROVNCIA DO PAR, 1984, p. 13)

A recepo da crtica
Quanto a esttica naturalista

Jos Verssimo O homem no somente um animal, como boi ou cavalo, um produto de uma maneira de ser especial civilizao humana que tornando-o tal qual ele emergiu da animalidade, o afeioou de vrias maneiras, libertando-o, tanto quanto possvel faz-lo, das fatalidades inerentes quele estado (VERSSIMO, 1978, p. 189) O Sr. Marques de Carvalho confundiu na Hortncia o naturalismo com Zola, falseou o seu talento, forou a nota crua, no recuou diante das mais torpes obscenidades, reviveu a tradio simplesmente pornogrfica dos livros cujos nomes nem decente citar [...]. (VERSSIMO, 1978, p. 194)

A recepo da crtica
Quanto a esttica naturalista

Carmen da Rocha No existe, no decorrer do romance, uma nica vez que Hortncia mostre-se interessada pelo sexo (ROCHA, 2004, p. 60)

A recepo da crtica
Quanto ao ambiente/espao

Eidorfe Moreira A arborizao da cidade no tem destaque no romance, sendo escassas as referncias s mangueiras. Sob o ponto de visto climtico, nada interessante e caracterstico, nem sequer as torrenciais chuvas [...] (A PROVNCIA DO PAR, 1984, p. 13) Carmen da Rocha Eficiente, verossmil, vivo e simblico o trabalho de Marques de Carvalho em relao ao espao, em Hortncia e em toda a sua produo. (ROCHA, 2004, p. 94)

A recepo da crtica

importante ressaltar a respeito do escritor paraense, que embora tenha sido autor de uma vasta produo ficcional, no reconhecido pela crtica literria. Atualmente, pouco se sabe sobre sua produo literria no formato livro e menos ainda sobre aquela que circulou no espao folhetim.

imperioso dizer que, de maneira geral, a crtica literria, enftica em seus comentrios desfavorveis em relao ao romance Hortncia, contribuiu tambm para que essa produo ficcional casse no esquecimento (SALES; SILVA, 2012, p. 212)

Consideraes Finais

Esse trabalho contribuiu imensamente para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a Literatura de Expresso Amaznica, pois rememorou-se o quo Joo Marques de Carvalho foi feliz em seu pioneirismo ao fusionar Literatura e Histria, na "narrativa romntica naturalista Hortncia", que descreve mincias fiis de Belm; Embora os crticos da poca no tenham dado obra a devida notoriedade, Hortncia uma fonte literria rica de histria, que retrata o processo de segregao de classes sociais decorrentes do pice do ciclo da borracha, abordando temas contemporneos como o feminismo e o incesto.

Consideraes Finais

Claro est que a recepo Hortncia est sedimentada em crtica que tenta remeter o texto a algum quadro de referncia j existente, tendo o texto a obrigao de se encaixar em um contexto de algo que fosse familiar e compreensvel ao leitor. O perigo deste caminho o de ao se tentar uma distino entre um texto e as vrias formas possveis de sua transformao deixa-lo desintegrar-se na interpretao subjetiva e arbitrria do no gosto de Hortncia enunciado por Verssimo. (ROCHA, 2004, p. 64)

REFERNCIAS

BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 2011. CARVALHO, Joo Marques de. Hortncia. Coleo Lendo o Par. Belm: Fundao Cultural do Par Tancredo Neves/Secretaria do Estado de Cultura, 1989. ROCHA, Carmen Dolores Maral Barreto da. O Olhar Microscpico de Marques de Carvalho sobre o Par do Sculo XIX. Belm: Academia Paraense de Letras, 2004.

SALES, Germana Maria Arajo; SILVA, Alan Victor Flor da. A Recepo Crtica da Obra Naturalista Hortncia de Marques de Carvalho. Revista Virtual de Letras. V. 3. N. 2, ago/dez, 2012. Disponvel em: <http://www.revlet.com.br/artigos/165.pdf>. Acesso em: 18 Set. 2013.

También podría gustarte