Está en la página 1de 9

Formao social da mente Lev S Vygotsky

Fabiane Pereira Universidade Federal do Par Ncleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento

No incio do sculo XIX


o estudo da natureza humana era um atributo da filosofia. Inglaterra - seguidores de John Locke: concepo empirista da mente, que enfatizava a origem das ideias a partir de sensaes produzidas por estimulao ambiental. Europa - seguidores de Immanuel Kant: ideias de espao e tempo e conceitos de quantidade, qualidade e relao originavam-se na mente humana e no poderiam ser decompostas em elementos mais simples. Ambas as tradies filosficas desenvolviam-se tendo como pressuposto, originado a partir dos trabalhos de Ren Descartes, que o estudo cientfico do homem deveria restringir-se ao seu corpo fsico. filosofia estava designado o estudo de sua alma.

O incio da mudana
A Origem das Espcies de Darwin: continuidade das espcies
o esforo de muitos intelectuais para estabelecer descontinuidades que separassem seres humanos adultos de seus parentes inferiores (tanto ontogentica quanto filogeneticamente). Die Psychophysik, de Gustav Fechner: descrio detalhada e matematicamente elaborada da relao entre as variaes de eventos fsicos determinveis e as respostas "psquicas" expressas verbalmente - descrio quantitativa do contedo da mente humana.

Reflexos do Crebro, de Sechenov: contribuiu para a compreenso dos reflexos sensorimotores simples usando a tcnica da preparao neuromuscular isolada.

Esses trs livros, de Darwin, Fechner e Sechenov, podem ser vistos como constituintes essenciais do pensamento psicolgico do final do sculo XIX. Darwin uniu animais e seres humanos num sistema conceitual nico regulado por leis naturais; Fechner forneceu um exemplo do que seria uma lei natural que descrevesse as relaes entre eventos fsicos e o funcionamento da mente humana; Sechenov, extrapolando observaes feitas em preparaes neuromusculares isoladas de rs, props uma teoria fisiolgica do funcionamento de tais processos mentais em seres humanos normais.

quais so as relaes entre o comportamento humano e o animal?


Entre eventos ambientais e eventos mentais? Entre processos fisiolgicos e psicolgicos?
Vrias escolas de psicologia atacaram uma ou outra dessas questes, contribuindo com respostas parciais dentro de perspectivas tericas limitadas.

Wilhem Wundt, 1980


Descrever o contedo da conscincia humana e sua relao com a estimulao externa. Seu mtodo consistia em analisar os vrios estados de conscincia em seus elementos constituintes, definidos por ele mesmo como sensaes simples. A priori, ele excluiu, como elementos de conscincia, sensaes tais como "sentimento de estar ciente" ou "percepo de relaes", considerando esses fenmenos como "nada mais do que" subprodutos de mtodos falhos de observao (introspeco). De fato, Wundt props, explicitamente, que as funes mentais complexas, ou, como eram ento conhecidas, os "processos psicolgicos superiores" (a lembrana voluntria e o raciocnio dedutivo, por exemplo) no poderiam, em princpio, ser estudadas pelos psiclogos experimentais.

Na sua opinio, s poderiam ser pesquisadas atravs de estudos histricos dos produtos culturais, tais como as lendas, costumes e linguagem.

Primeira Guerra Mundial

Psicologia ps-revolucionria na Rssia

Estrutura terica marxista

También podría gustarte