Está en la página 1de 24

COMO CONHECEMOS O MUNDO?

-Um

dos problemas clssicos colocados pela filosofia SOCRTICA saber como conhecemos o mundo.
-A

formulao desse problema parte Da expresso socrtica: CONHECE-TE A TI MESMO.

Scrates (469 a.C- 399 a.C) foi um filsofo ateniense. Ele nunca escreveu nada e boa parte de suas ideias foram divulgadas pelo seu aluno, o tambm filsofo, Plato (428 a.C. 348 a.C.).

Plato transformou Scrates o protagonista dos seus livros que eram escritos na forma de dilogo. Por conta disso, difcil delimitar o que seriam ideias de Scrates e o que seria ideias de Plato colocadas na boca do personagem Scrates.

As duas fontes de conhecimento


1. Os sentidos (corpo): por meio deles se conhece o MUNDO SENSVEL.
2. Razo (alma): por meio dela se conhece o MUNDO INTELIGVEL.

O QUE EST ACONTECENDO COM O SOLDADO SENTADO?

E AGORA VENDO ESSA FOTO. O QUE SE PASSA COM SOLDADO?

NAS DUAS FOTOS NOSSA VISO NOS CONDUZ A UM ENTENDIMENTO PARCIAL DOS FATOS.

OS SENTIDOS NOS ENGANAM


-

A primeira forma como conhecemos o mundo por meios dos sentidos (viso, tato, paladar, olfato, audio).
- No entanto os sentidos so FALHOS e nos conduzem o tempo todo a conhecimentos equivocados acerca do mundo.

VEJAMOS OUTROS EXEMPLO

Racionalidade

A razo seria a outra fonte de conhecimento humano. ela que permite que duvidemos daquilo que recebemos pelos sentidos e pensar criticamente ideias que antes eram dadas com verdadeiras.

Razo Vs. Sentidos

Para Scrates a razo um instrumento que nos possibilita conhecer o mundo melhor do que os sentidos. Agimos com racionalidade quando colocamos em dvida nossas prprias certezas e nos esforamos por buscar um conhecimento pautado em argumentos e provas no em achismos.

O MITO DA CAVERNA

O mtodo de investigao de Scrates chamado de dialtica. Nele, Scrates trava uma debate com seus adversrios buscando superar o SENSO COMUM e atingir um conhecimento racional. Esse mtodos dividido em duas etapas: IRONIA e MAIUTICA.

O MTODO DE INVESTIGAO DE SCRATES

1 ETAPA: IRONIA

Nessa primeira parte do seu mtodo Scrates iniciava um dilogo com outro interlocutor assumindo a seguinte postura: S sei que nada sei

Scrates ento fazia perguntas ao seu interlocutor, que geralmente dizia ser especialista em algum tema: POLTICA, CINCIA, ARTE.

Por meio de perguntas irnicas Scrates mostrava para o seu interlocutor que na verdade ele no possua um conhecimento seguro sobre o assunto discursado. A nica coisa que o interlocutor estaria fazendo reproduzir as opinies difundidas pelo SENSO COMUM.

2 ETAPA: MAIUTICA

O termo MAIUTICA deriva da palavra grega maietikos que significa parto ou dar a luz.

No mtodo de investigao de Scrates o termo MAIUTICA significa a arte de dar luz s ideias Por meio do dilogo com seu interlocutor Scrates busca construir um conhecimento ARGUMENTATIVO e supera as meras opinies do SENSO COMUM.

A recepo das ideias platnicas pelo cristianismo

O primeiro pensador cristo a aproximar o cristianismo do pensamento filosfico foi Santo Agostinho.
Compreender para crer, crer para compreender

De acordo com Agostinho, a teoria do conhecimento de Scrates estaria de acordo com uma ideia bsica do cristianismo: a superioridade da alma em relao ao corpo.

"O corpo corruptvel d grande peso alma, e esse grande peso que lhe curva o pensamento e a prende terra. (SANTO AGOSTINHO)

O corpo por ser corruptvel pode nos levar ao erro, proporcionar conhecimentos equivocados e conduzir aos pecados da carne. A alma superior ao corpo e pode nos prevenir. Mesmo o corpo sendo visto como corruptvel ele tambm visto como SAGRADO, pois alm de ter sido criado po Deus entendido como sagrado.

También podría gustarte