Está en la página 1de 11

Escola Superior Madre Celeste Curso de Licenciatura em Educao Fsica Ensino da Capoeira

PLANO

DE

ENSINO
Otvio Luiz Pinheiro Aranha

EMENTA

DA

DISCIPLINA

Aspectos histrico-culturais da capoeira no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento e institucionalizao. As principais vertentes de capoeira e seus principais representantes. Capoeira na escola. Cultura e tradio - fundamentos ritualsticos da capoeira. Organizao e normatizao da capoeira. Fundamentos tcnicos da capoeira. Fundamentos musicais e instrumentao da capoeira. Fundamentos biofsicos aplicados capoeira bases cinesiolgicas, fisiolgicas, capacidades sensrio-motoras e fsicas; Fundamentos e aplicaes didtico-pedaggicas para o ensino da capoeira planejamento, mtodos de ensino e avaliao do ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS
1.Geral:

DA

DISCIPLINA

Fazer a reflexo terico-metodolgica sobre a Capoeira enquanto manifestao da cultura corporal brasileira, seu histrico, desenvolvimento, seus rituais, seus fundamentos de jogo, dana, luta e ginstica, suas implicaes sociais contemporneas e seus limites e possibilidades de ensino no contexto escolar.

2. Especficos :
Discutir e analisar o contexto histrico e social da Capoeira, ressaltando o mundo do trabalho escravo, a situao do negro e o racismo no Brasil. Discutir e apresentar elementos terico-metodolgicos, sistematizadas ou no que orientem possibilidades de desenvolver o trabalho pedaggico em capoeira no contexto escolar. Contribuir para a formao da conscincia poltica do futuro professor de Educao Fsica, a partir do trato com o conhecimento da Capoeira.

HABILIDADES ESPERADAS DO DISCENTE


Educadores com a formao para atuar no campo escolar nos diversos ciclos ou nveis de escolaridade com o trato do conhecimento Capoeira, considerando:
A apreenso crtica da capoeira e da sua realidade no contexto escolar; As bases terico-metodolgicas para a produo do conhecimento em capoeira, articulando ensino e pesquisa; As bases terico-metodolgicas para a formulao do trabalho pedaggico tendo em vista a relao da capoeira com a educao e o projeto de formao humana.

CONTEDO
UNIDADE I - HISTRIA E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA. A configurao do mundo do trabalho escravo e as formas de resistncia do negro. A Capoeira: origem e desenvolvimento. A Capoeira no Par.

UNIDADE II - AS PRINCIPAIS VERTENTES DA CAPOEIRA Mestre Pastinha e a Capoeira Angola Mestre Bimba e a Capoeira Regional Outras vertentes

CONTEDO
UNIDADE III - ORGANIZAO E NORMATIZAO DA CAPOEIRA Tradio, Cultura, Cerimnias e Rituais. Grupos Capoeiras, fundamentos filosficos e sistemas de graduao. A Capoeira contempornea e sua institucionalizao.

UNIDADE IV - FUNDAMENTOS TCNICOS DA CAPOEIRA Ginga, deslocamentos e movimentao em capoeira. Movimentos ofensivos, defensivos, traumatizantes, desequilibrantes e floreios. Roda de Capoeira.

CONTEDO
UNIDADE V INTRUMENTAO E FUNDAMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA Instrumentos: berimbau, pandeiro, atabaque, caxixi, agog. Cnticos da capoeira

UNIDADE VI - A CAPOEIRA NA ESCOLA As transformaes do mundo do trabalho escravo e a esportivizao da capoeira. Capoeira, a realidade escolar e a formao de professores. Organizao do trabalho pedaggico e trato com o conhecimento Capoeira no contexto escolar

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Exposio verbal Demonstraes, ilustraes e exemplificaes Leituras orientadas

Exibio de Vdeos
Oficinas e vivncias Trabalhos independentes e em grupos Seminrios Elaborao de portflios Produo de textos.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
1 NPC: Prova escrita. Participao e frequncia

2 NPC: Elaborao e operacionalizao de plano de aula Seminrio de socializao Participao e frequncia

CRONOGRAMA
AGO SET OUT
UNIDADE I - HISTRIA E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA. UNIDADE II - AS PRINCIPAIS VERTENTES DA CAPOEIRA 1 NPC UNIDADE III - ORGANIZAO E NORMATIZAO DA CAPOEIRA UNIDADE IV - FUNDAMENTOS TCNICOS DA CAPOEIRA

NOV

UNIDADE V - FUNDAMENTOS MUSICAIS E INTRUMENTAO DA CAPOEIRA UNIDADE VI - A CAPOEIRA NA ESCOLA 2 NPC


2 NPC NEF

DEZ

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO
MESTRE BOLA SETE. Capoeira Angola do Iniciante ao Mestre. So Paulo: Pallas, 2004. SILVA, J.M.F. A Linguagem do Corpo na Capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. VIEIRA, L.R. O Jogo da Capoeira: Cultura Popular no Brasil. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.

Bibliografia Complementar
CAMPOS, H.J.B.C. Capoeira na Escola. Salvador: Presscolor, 1990. CAPOEIRA, N. Capoeira Pequeno Manual do Jogador. Rio de Janeiro: Record, 1998. FALCO, J.L.C. A Escolarizao da Capoeira. Braslia: Royal Court Editora, 1996.

También podría gustarte