Está en la página 1de 32

Aula

04

Aula 4:
CAP 17

- Desenvolvimento Fsico e Cognitivo da Terceira Idade

PAPALIA D. E. & OLDS, S. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Aula

04

O DESENVOLVIMENTO FSICO DA TERCEIRA IDADE


Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e Idoso 2

Aula

03

O DESENVOLVIMENTO DA TERCEIRA IDADE


A terceira idade no o clmax nem o perodo de decadncia do ciclo vital um perodo normal com seus prprios desafios e com suas oportunidades. A populao tem envelhecido principalmente em funo dos progressos da medicina e de estilos de vida mais saudveis, ao crescimento econmico, melhores condies sanitrias e de alimentao e maior acesso assistncia mdica.

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e Idoso

Aula

03

ENVELHECIMENTO PRIMRIO
Processo gradual e inevitvel de deteriorizao corporal que ocorre durante todo o ciclo de vida. ENVELHECIMENTO SECUNDRIO processo de envelhecimento que resultam de doenas, de abuso ou de falta de uso do corpo e que, muitas vezes so evitveis. CLASSIFICAAO - 3 grupos de adultos mais velhos
IDOSOS JOVENS adultos de 65 a 74 anos que costumam ser ativos e cheios de vida. IDOSOS VELHOS adultos de 75 a 84 anos IDOSOS MAIS VELHOS adultos de 85 ou mais anos com maior tendncia para enfermidades e podem ter dificuldades para desempenhar algumas atividades da vida diria.

Aula

03

OUTRA CLASSIFICAAO IDADE FUNCIONAL Medida da capacidade de uma pessoa para funcionar efetivamente em seu ambiente fsico e social em comparao com outras da mesma idade cronolgica.
IDOSO JOVEM termo usado para a maioria dos idosos saudveis e ativos; IDOSO VELHO termo que caracteriza os adultos idosos mais frgeis e enfermos (independente da idade).

Aula

03

GERONTOLOGIA estudo dos idosos e dos processos de envelhecimento GERIATRIA ramo da medicina relacionado com os processos de envelhecimento e com os problemas de sade relacionados com a idade.

Aula

03

LONGEVIDADE E ENVELHECIMENTO
Aumento do nmero de idosos em funo da diminuio das mortes por doenas cardacas (principal causa de morte na 3. Idade) Outras causas (ordem decrescente)
Cncer Derrame Doenas pulmonares Pneumonia e gripe Diabete Acidentes Doenas renais Alzheimer e Septicemia.

Aula

03

DIFERENAS DE GNERO E LONGEVIDADE


MULHERES vida mais longa atribuda a fatores como: maior tendncia a se cuidar e buscar assistncia medica. Os problemas de sade das mulheres mais velhas se constituem em condies de longa durao, crnicas e incapacitantes. HOMENS maior vulnerabilidade biolgica, so mais propensos a morrer nos 1os. Anos de vida, adolescentes e jovens tm uma maior probabilidade de morrer de AIDS ou de acidente e os adultos de meia idade e mais velhos tendem a morrer de doenas cardacas. Tendem a desenvolver doenas fatais e de curta durao.
8

Aula 03 POR QUE AS PESSOAS ENVELHECEM?

SENESCNCIA
Perodo do ciclo de vida marcado por mudanas no funcionamento fsico associadas ao envelhecimento Ele se inicia em idades diferentes para cada pessoa.

Aula 03 TEORIAS SOBRE O ENVELHECIMENTO

TEORIAS DE PROGRAMAO GENTICA


TEORIA DA SENESCNCIA GENTICA - sustenta que os corpos envelhecem segundo uma seqncia normal de desenvolvimento programada nos genes essa seqncia implica um ciclo de vida mximo geneticamente determinado pode haver um limite biolgico no ciclo de vida das clulas humanas limite da vida humana 110 anos. A falha poderia ocorrer por meio da senescncia programada genes especficos seriam desativados antes que perdas relacionadas com a idade se evidenciem. TEORIA ENDOCRINOLGICA o relgio biolgico poderia atuar sobre os genes que controlam as mudanas hormonais que causam problemas no sistema imunolgico deixando o corpo vulnervel a doenas. TEORIA IMUNOLGICA um declnio programado nas funes do sistema imunolgico leva a maior vulnerabilidade a doenas infecciosas, ao envelhecimento at a morte.

10

Aula

03

TEORIAS DE TAXAS VARIVEIS


TEORIA DO ERRO defende que o Envelhecimento resultado de processos que variam de pessoa para pessoa e que so influenciados tanto por fatores internos e externos.

TEORIA DO DESGASTE o corpo envelhece como resultado do acumulo de danos aos sistemas das clulas que no conseguem reparar determinados componentes danificados nas clulas.
TEORIA DOS RADICAIS LIVRES os danos acumulados dos radicais de oxignio fazem com que as clulas e posteriormente os rgos parem de funcionar. (artrite, distrofia muscular, catarata, cncer, diabete, transtornos neurolgico Parkinson) TEORIA DA TAXA DE METABOLISMO quanto maior a taxa de metabolismo de um organismo, mais curto o ciclo de vida. TEORIA AUTO-IMUNE o sistema imunolgico confunde-se e ataca as prprias clulas do organismo.
Parece provvel que cada uma dessas perspectivas oferea parte da verdade. A programao gentica pode limitar a durao mxima da vida, mas fatores ambientais e de estilos de vida podem afetar o quanto uma pessoa aproxima-se do mximo e em que condies.

11

Aula

03

Aproximadamente 200 genes parecem estar envolvidos na regulao do processo de envelhecimento humano, sendo que genes especficos controlam diferentes processos. possvel que nenhum gene ou processo isolado seja responsvel pela senescncia e pelo fim da vida.

EM QUE MEDIDA PODEMOS PROLONGAR O CICLO DE VIDA?

12

Aula

03

MUDANAS FSICAS

As mudanas na 3. idade so variadas, alguns declnios que so associados ao envelhecimento podem ser efeitos de doenas em vez de causas. Mudanas no sistema cardaco enfraquecido. Altura diminui homens (2,54cm), mulheres (5,08) os discos entre as vrtebras da coluna se atrofiam. Mulheres tendncia 4 vezes maior de desenvolver a osteoporose os homens desenvolvem a osteoporose 10 anos mais tarde (maior massa ssea e perdas hormonais mais graduais).
13

Aula

03

MUDANAS FSICAS

Pessoas mais velhas tendem a dormir menos, mas isso no significa que pessoas mais velhas precisem de menos sono. Problemas de insnia so perigosos, pois podem ser um sintoma precursor da depresso. Declnio da capacidade de reserva orgnica capacidade dos rgos e sistemas corporais de funcionar em momentos de estresse essa capacidade ajuda a preservar a homeostase, a manuteno de funes vitais em seu funcionamento normal com a idade os nveis de reserva tendem a diminuir. No entanto, muitas atividades no exigem nveis mximos de desempenho para serem agradveis e produtivas. Regulando seu prprio ritmo, a maioria dos adultos mais velhos pode fazer tudo o que precisa e que desejam fazer.

14

Aula

03

O CREBRO EM ENVELHECIMENTO
Depois dos 30 anos o crebro perde peso, no incio lentamente e depois com mais rapidez aos 90 anos pode ter perdido at 10% de seu peso (perda de neurnios) perda parece ser mais rpida no crtex frontal (memria). Pode ocorrer tambm um retardo nas respostas cognitivas e motoras (lentido das sinapses).

15

FUNCIONAMENTO SENSRIO E PSICOMOTOR


VISO dificuldades para perceber profundidade ou cor, mais da metade dos idosos de 65 anos desenvolvem a catarata (cristalino opaco), enfraquecimento da vigilncia visual e retardamento do processamento visual reduz o campo visual em 40% ou mais.

Aula

03

AUDIO 1/3 dos idosos de 65 a 74 anos e a metade dos de 85 sofrem perdas auditivas que so prejudiciais ao funcionamento dirio essa perda pode contribuir para uma imagem de idosos distrados ou irritados.
OLFATO E PALADAR diminuio das papilas gustativas na lngua ou o no funcionamento dos receptores gustativos - perdas que podem ser normais ao processo de envelhecimento, mas que tambm podem ser causadas por doenas ou medicaes a percepo de sabores azedos, amargos e salgados so mais atingidas do que as dos doces homens tm uma perda maior.

16

Aula

03

FORA, RESISTNCIA, EQUILBRIO E TEMPO DE REAO


Os idosos podem fazer a maioria das coisas, s que mais lentamente. At os 70 anos perda de 10 a 20% do nvel de fora, principalmente nos membros inferiores.

Reflexos mais lentos, menor fora muscular e perda de viso e de percepo de profundidade podem contribuir para perda do equilbrio.

17

Aula

FUNCIONAMENTO SEXUAL

03

Manuteno da vida sexual na terceira idade atividade regular ao longo dos anos anteriores.
Homens que foram ativos sexualmente tm a possibilidade de continuar suas atividades sexuais at os 70 / 80 anos levam mais tempo para a ereo e ejaculao e precisam de mais estimulao manual e precisam de um intervalo maior entre uma ereo e outra.

As mulheres so capazes fisiologicamente de uma vida sexual satisfatria falta um parceiro os sinais de excitao so menos visveis e a lubrificao da vagina menor .
18

Aula

03 SADE FSICA E MENTAL

Os idosos enfrentam comumente problemas de sade crnicos e alguns, incapacitantes artrite, diabete, problemas respiratrios, ortopdicos, comprometimentos visuais ou auditivos. A prtica de atividades fsicas, a nutrio e outros fatores de estilo de vida podem influenciar a sade e a doena.
19

Aula

03

PROBLEMAS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS

PROCESSO DEMENCIAL
Deteriorizao no funcionamento cognitivo e comportamental devido a causas fisiolgicas suficientes para afetar o funcionamento dirio do idoso no um aparte inevitvel da velhice.

20

PROBLEMAS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS

Aula

03

MAL DE ALZHEIMER distrbio cerebral degenerativo progressivo, caracterizado por deteriorizao irreversvel da memria, inteligncia, da conscincia e do controle das funes corporais, com o tempo, levando morte ameaa ser o principal problema de sade no sculo XXI.

Sintomas s vezes ignorados ou confundidos como sinais de envelhecimento lapsos de memria sobre eventos recentes ou novas informaes, irritabilidade, depresso, ansiedade, delrios e perambulaes, prejuzos na ateno, orientao e fala, perda da iniciativa e por fim, do controle das funes corporais.
21

PROBLEMAS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS

Aula

03

MAL DE PARKINSON
Distrbio neurolgico degenerativo progressivo e irreversvel caracterizado por tremores, rigidez e retardamento dos movimentos e instabilidade na postura (insuficincia do neurotransmissor dopamina).

22

PROBLEMAS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS

Aula

03

DEMNCIA DE INFARTOS MLTIPLOS demncia irreversvel causada por uma seqncia de pequenos derrames. DEPRESSO muitas vezes confundida com a demncia ou pode ser vista erroneamente como sintoma natural do envelhecimento desequilbrio qumico de neurotransmissores que geram um mau funcionamento dos circuitos neuronais que regulam o humor, o pensamento, o sono, o apetite e o comportamento.

23

Aula

03

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA TERCEIRA IDADE


24

Aula 03 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

A idade traz ganhos assim como perdas. O desenvolvimento cognitivo irregular durante a idade adulta. Algumas capacidades podem declinar na velhice, outras permanecem estveis e at aperfeioam-se durante a idade adulta. Os declnios nas capacidades cognitivas no so inevitveis e podem ser prevenidos.
25

Aula 03 INTELIGNCIA NA TERCEIRA IDADE

MODELO DE PROCESSAMENTO DUAL modelo que identifica e procura medir 2 dimenses da inteligncia na 3. Idade.
Mecnica da Inteligncia envolve a capacidade de processar informaes e de resolver problemas, independentemente do contedo capacidade que costuma declinar com a idade. Pragmtica da inteligncia capacidade que faz uso do pensamento prtico, aplica os conhecimentos, informaes e habilidades tcnicas adquiridas com a experincia e com a educao, conhecimentos especializados, produtividade profissional e sabedoria e que continua se desenvolvendo sempre.

OTIMIZAO SELETIVA COM COMPENSAO capacidade de usar estratgias para manter ou estimular o funcionamento cognitivo geral usando habilidades mais desenvolvidas para compensar aquelas que se enfraqueceram. (habilidades pragmticas para compensar o declnio das habilidades mecnicas).

26

Aula

03

MUDANAS NAS CAPACIDADES DE PROCESSAMENTO


Acontece um retardamento geral no funcionamento do sistema nervoso, reduo do tempo de reao o que contribui para as mudanas nas capacidades cognitivas e na eficincia do processamento de informaes afeta o desempenho em testes, interfere na capacidade de aprender e lembrar das coisas. O declnio cognitivo lento e no-geral o funcionamento ir declinar em algumas capacidades cognitivas, mas no em todas e nem mesmo na maioria delas e podem at se aperfeioar.
Capacidades cognitivas bsicas: (1) significado verbal (vocabulrio), (2) memria verbal, (3) capacidade de lidar com nmeros, (4) orientao espacial, (5)raciocnio indutivo e (6)rapidez perceptual.
27

Aula

03

DIFERENTES NVEIS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA 3. IDADE

Herana gentica, condies fsicas e neurolgicas e as oportunidades ambientais.


HIPTESE DO ENGAJAMENTO prope que um estilo de vida ativo, marcado por atividades intelectuais e sociais complexas que desafiem as habilidades cognitivas, define a reteno ou crescimento dessas habilidades posteriormente na vida.

28

Aula

03

AS 7 ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DA VIDA DIRIA (AIVDs)


TESTE DE COMPETNCIA
(1) administrar finanas (2) fazer as compras necessrias (3) utilizar o telefone (4) obter transporte (5) preparar refeies (6) tomar medicaes (7) cuidar da casa

O treinamento pode permitir que pessoas mais velhas recuperem habilidades perdidas A deteriorizao cognitiva pode estar relacionada com a falta de uso Os adultos podem ser capazes de manter e expandir suas capacidades de reserva e evitar o declnio cognitivo adotando um programa vitalcio de exerccio mental.

29

Aula

03

A MEMRIA
Tarefas que exigem apenas ensaio e repetio apresentam pouco declnio se comparadas com as que exigem reorganizao ou elaborao de informaes.

3 processos responsveis informaes na memria:


(1) codificao

pelo

processamento
(3) recuperao

das

(2) armazenamento

Adultos mais velhos parecem ser menos eficientes na codificao de informaes o que torna difcil a lembrana (usar recursos e associaes mentais). O material armazenado pode deteriorar-se a ponto de dificultar ou de impossibilitar sua recuperao.
30

Aula

03

ALTERAES NEUROLGICAS
Quanto mais o crebro deteriora-se, mais a memria tambm sofre perdas alm do declnio na velocidade de processamento que tambm contribui para a falta de memria. O hipocampo regio responsvel pela capacidade de armazenar novas informaes na memria de longo prazo perde 20% de suas clulas nervosas com o avano da idade e fica vulnervel a danos com o aumento da presso arterial. O crebro costuma compensar os declnios relacionados com a idade em regies especializadas utilizando outras regies como auxlio essa capacidade pode explicar por que os sintomas do Alzheimer no aparecem antes que a doena esteja muito avanada regies no afetadas assumem funes de regies j comprometidas.
31

Aula

03

A SABEDORIA
Erikson considerava a sabedoria um aspecto do desenvolvimento da personalidade na idade avanada outros estudiosos falam que uma extenso do pensamento ps-formal uma sntese entre a razo e a emoo. INTEGRIDADE X DESESPERO Sternberg via a sabedoria como uma capacidade cognitiva, uma forma especial de inteligncia prtica que utiliza o conhecimento tcito (implcito) geralmente baseado na experincia ou na observao e visa obter um equilbrio entre mltiplos interesses.

32

También podría gustarte